__MAIN_TEXT__

Page 1

NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | MAR. 16 |

02


EXPEDIENTE NOMIRROR MAG | MOBILE PHOTOGRAPHY | MAR. 16 | 02

EDITORES

ALLYSON CORREIA JOSÉ LUIZ NUNES NETO

PARTICIPAM DESTA EDIÇÃO

ALLYSON CORREIA JOSÉ LUIZ NUNES NETO EDUARDO KOTTMANN LIGIA FASCIONI

CONTATOS

WWW.NOMIRROR.ART.BR CONTATO@NOMIRROR.ART.BR

E-MAG SOCIAL

WWW.ISSUU.COM/NOMIRRORMAG TWITTER - @NOMIRRORMAG FACEBOOK - WWW.FACEBOOK.COM/NOMIRRORMAG INSTAGRAM - NOMIRRORMAG

CAPA CONTRACAPA

EDUARDO KOTTMANN LIGIA FASCIONI

TODAS AS IMAGENS APRESENTADAS NESTA REVISTA FORAM PRODUZIDAS E MANIPULADAS SOMENTE COM O USO DE SMARTPHONES. ISTO É MOBILE PHOTOGRAPHY! NOMIRROR É UMA PUBLICAÇÃO COLABORATIVA SEMESTRAL. ENTRE EM CONTATO, ENVIE SEU MATERIAL E AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES.

2


EDITORIAL “Tudo que envolve amor e dedicação não tem como dar errado!” Esta frase, tirada de uma mensagem enviada pela fotógrafa curitibana Sandra Carrillo, ficou ecoando em nossas cabeças e comprova que todo tempo e envolvimento destinados à realização da primeira edição da revista não foi em vão. Uma ideia vaga que se transformou em um projeto, ganhou corpo e se materializou. Ahhh... A sensação de realização é indescritível! Fica no ar o sentimento de que precisamos dar continuidade, dando voz e vez para que os verdadeiros amantes da fotografia tenham seu espaço garantido. A todos, o nosso muito obrigado e mantemos a esperança de poder continuar publicando a NoMirror durante um bom tempo. Sem pretensão e por pura diversão. Por vontade de mostrar que tem muita gente criativa espalhada por este mundo. Relaxem e divirtam-se!

OS EDITORES

3


EDITORES

ALLYSON CORREIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

Mercadólogo e Designer Gráfico atuante nos mercados gaúcho e catarinense há mais de 20 anos. Seu lado mais criativo o conduziu para o ambiente das agências de Publicidade & Propaganda, onde teve a oportunidade de trabalhar como Diretor de Arte e Diretor de Criação em diversas agências catarinenses. Durante alguns anos, também exerceu a função de Editor de Arte Editorial, no Jornal de Santa Catarina, do Grupo RBS. Já o lado racional e metódico o levou a estudar a fundo a Fotografia e, posteriormente, o Marketing.

Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.

Com o senso de humor parecido com o do Agente K, de Homens de Preto, pode ser definido como estudioso, detalhista, metódico e organizado. Algumas pessoas desta página poderão insistir no uso da palavra “chato”, mas isto é só uma questão de ponto de vista. Além do celular e da DSLR, ainda fotografa usando câmeras 35mm, folheia livros e revistas de trás para a frente e é viciado em tipografia, chegando ao ponto de pegar um livro e ir direto para as últimas páginas, só pelo simples prazer de descobrir com qual tipo ele foi composto. Nunca recusa um café espresso. Especialmente se vier acompanhado de um bom papo sobre filmes ou de uma longa visita a uma livraria.

INSTAGRAM: @allysoncorreia

4

Atua como fotógrafo no Noir Studio e também como Diretor de Criação (em experiência ) na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda. Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau, Santa Catarina, coordenando o Curso Sequencial de Fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos. Um pouco inquieto no pensar e randômico nas conversas. Reencontrou na smartphonografia um antigo hobby perdido: a fotografia.

INSTAGRAM: @netobnu


CONVIDADOS FOTO: DANIEL MAGALHÃES

EDUARDO KOTTMANN

LIGIA FASCIONI

O nome cheio de consoantes é simplificado pelos amigos e pessoas mais próximas no apelido de apenas três letras: Duh.

Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.

Alto-astral e sempre de bom humor, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Trabalha principalmente como Stylist e Produtor de Moda, atendendo a diversas marcas catarinenses na produção de seus catálogos e campanhas publicitárias. Agitado, como todo criativo, busca sempre algo a mais. Além destas funções também atua como DJ e Produtor de Eventos, movimentando as noites de Santa Catarina e sendo um profissional reconhecido e respeitado em todo o estado. Ao longo dos nove anos de experiência com fotografia de moda, já incorporou ao seu portifólio editoriais e campanhas de sucesso, produzidas ao redor do globo. Para Duh, lugares especiais como Berlim, Paris, Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Amsterdã e Buenos Aires se transformaram em oportunidades para conhecer outras culturas, participar de projetos noturnos e enriquecer ainda mais seus conhecimentos de moda, música e comportamento.

INSTAGRAM: @eduardokottmann

Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo. Publicou sete livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos. Suas principais áreas de trabalho são gestão (marketing, identidade corporativa, planejamento estratégico, gestão de riscos), inovação (design, design thinking, ferramentas e melhores práticas) e liderança. Desde 2011 reside em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e estuda inovação. Além de colaborar como colunista em vários portais e oferecer workshops em português na Alemanha, viaja duas vezes por ano ao Brasil para palestrar e ministrar cursos.

INSTAGRAM: @ligiafascioni

5


ÍNDICE

MUITO ALÉM DO BEGEZINHO LIGIA FASCIONI PG. 8

WABI SABI ALLYSON CORREIA PG. 28

BUSCAS... JOSÉ LUIZ NUNES NETO PG. 44

6


FOTO: JOSI FERNANDES

GALERIA DO LEITOR PG. 116

#PINKISPUNK EDUARDO KOTTMANN PG. 58

VÍCIOS JOSÉ LUIZ NUNES NETO PG. 100

ALPHABETUM ALLYSON CORREIA PG. 82

7


8


MUITO ALÉM DO BEGEZINHO TEXTO E FOTOGRAFIA LIGIA FASCIONI

9


10


11


É fato conhecido que Berlim é uma cidade que se destaca na cena alternativa. Artistas do mundo inteiro inspiram-se na arte, na liberdade e na história dessa cidade especial. Num primeiro momento, pensei em mostrar um pouco da arte de rua, principalmente por seu aspecto temporário e inconstante que consegue refletir tão bem esses tempos líquidos pelos quais o mundo passa e Berlim consegue traduzir tão bem. Uma cidade que já foi destruída, reconstruída, separada, dividida, recortada, ilhada, sabe bem o que significa a palavra transformação. E a arte de rua é uma manifestação efêmera; várias obras maravilhosas que registrei já não existem mais. Em uma cidade que há 25 anos é um enorme canteiro de obras, é de se esperar. A questão é que quando fui selecionar as fotos, observei que há um tipo particular de arte de rua que não é tão explorado nas matérias, sites e artigos sobre o assunto. São as fachadas de prédios e casas trabalhadas por artistas de maneira inequívoca para destacar a edificação. Diferente dos estabelecimentos comerciais, que utilizam pinturas e grafites coloridos (muito comum aqui também, tenho outra coleção), os edifícios residenciais são pintados de maneira diferente apenas para fazer seus moradores e vizinhos mais felizes. Dê uma olhada e repense seus conceitos sobre reuniões de condomínio para decidir a cor da pintura na próxima reforma. Há pelo menos um lugar no mundo onde a decisão não precisa ser entre o cinza-penitenciária e o bege-areia-quartel-do -exército para rejuvenescer a fachada combinando com os vidros fumê. Há esperança, amigos!

12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


WABI SABI A ARTE DA IMPERFEIÇÃO

FOTOGRAFIA ALLYSON CORREIA

29


30


imperfeito

31


32


transit贸rio

33


34


impermanente

35


36


desapego

37


38


simplicidade

39


40


assimetria

41


42


despojamento

43


44


BUSCAS... FOTOGRAFIA JOSÉ LUIZ NUNES NETO

45


46


47


48


49


50


51


52


53


54


55


56


57


58


pinkispunk # TEXTO E FOTOGRAFIA EDUARDO KOTTMANN

ROSA É LIBERDADE! A brincadeira #pinkispunk surgiu da vontade de quebrar paradigmas convencionais como o do questionamento da cor de rosa ser comumente associada somente ao sexo feminino. Além de sua adoração pelas várias nuances da cor, a vontade surge por sua despretensão anárquica de não levar tão a sério alguns momentos de sua vida cotidiana, seja no trabalho, no lazer, na noite. Pink is punk isn’t it!?

59


60


61


62


63


64


65


66


67


68


69


70


71


72


73


74


75


76


77


78


79


80


81


82


ALPHABETUM FOTOGRAFIA ALLYSON CORREIA

AL-FA-BE-TO [Wikipedia]: A palavra é de origem grega (alphabetos), através do latim (alphabetum), constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (Alfa e Beta, correspondentes às nossas letras A e B, respectivamente), e significa um conjunto de letras usadas para escrever. Apesar de ter se tornado comum o termo alfabeto por Alfa e Beta, o idioma fenício séculos antes já trazia Alef e Bet, as duas primeiras letras. O alfabeto tem uma ordem que se emprega por exemplo, para a ordenação em dicionários e enciclopédias em papel, ou em listas de coisas.

83


84


85


86


87


88


89


90


91


92


93


94


95


96


97


98


99


VÍCIOS 100


FOTOGRAFIA

JOSÉ LUIZ NUNES NETO

S 101


102


C E F A C E F A

A C E F A C E F

F A C E F A C E

E F A C E F A C

C E F A C E F A

A C E F A C E F

F A C E F A C E 103


104


105


106


C E F A C E

A C E F A C

F A C E F A

E F A C E F 107


108


109


C A F E C A F E C

110


111


112


113


114


C E F A C E

A C E F A C

F A C E F A

E F A C E F

C E F A C E 115


GALERIA DO LEITOR

JOSI FERNANDES | LANCASTER/INGLATERRA | INSTAGRAM: @josifers

116

Participe desta seção enviando seu material para o e-mail: contato@nomirror.art.br. As fotos serão analisadas


LUIZ CARLOS BERRI | RIO DE JANEIRO/RJ | INSTAGRAM: @berrix7

SERGIO TORMES | BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @sergio_tormes

e escolhidas pelos editores. Ser達o aceitas somente imagens capturadas e editadas exclusivamente com celular.

117


GONZALO CHARLIER PEREIRA | FLORIANÓPOLIS/SC | INSTAGRAM: @gonzalo_pereira

118

Participe desta seção enviando seu material para o e-mail: contato@nomirror.art.br. As fotos serão analisadas


SANDRA CARRILLO | CURITIBA/PR | INSTAGRAM: @sancarrillo

SALUS LOCH | ERECHIM/RS | INSTAGRAM: @salusloch

e escolhidas pelos editores. Ser達o aceitas somente imagens capturadas e editadas exclusivamente com celular.

119


ELVYS SEWALD | BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @elvys_sewald

120

Participe desta seção enviando seu material para o e-mail: contato@nomirror.art.br. As fotos serão analisadas


VITOR GIRARDI | BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @vitorgirardi

BÁRBARA NATALY SILVA | BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @barbarazebraa

e escolhidas pelos editores. Serão aceitas somente imagens capturadas e editadas exclusivamente com celular.

121


FRANCISCO “PANCHO” FRESARD | BLUMENAU/SC | INSTAGRAM: @ffresard

122

Participe desta seção enviando seu material para o e-mail: contato@nomirror.art.br. As fotos serão analisadas


SANDRA CARRILLO | CURITIBA/PR | INSTAGRAM: @sancarrillo

e escolhidas pelos editores. Ser達o aceitas somente imagens capturadas e editadas exclusivamente com celular.

123


NOMIRROR MOBILE PHOTOGRAPHY | MAR. 16 |

02

Profile for NoMirror Mag

NoMirror #02 - Mar16  

NoMirror é uma revista digital integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositivos mobile. Editores:...

NoMirror #02 - Mar16  

NoMirror é uma revista digital integralmente produzida com imagens capturadas e editadas somente com o uso de dispositivos mobile. Editores:...

Advertisement