Mudar de Deus - Manuel Reis

Page 80

Ora, a Lição de Kant é clara e luminosa: Ele estabeleceu, para todos os efeitos, o humano Primado absoluto da Razão Prática sobre a Racionalidade teorética. De facto, o labor fecundo da Razão Pura ou Teórica funciona (deve funcionar!) como uma sorte de catarsis psicanalítica sobre a Praxis societária, que tantas vezes cai em contradições e hábitos e rotinas negativas e destrutivas. Tinha, pois, toda a razão o filósofo de Könisberg em vislumbrar e apontar o fim próximo da Metafísica, na sua última obra célebre: ‘Prolegómenos a toda a Metafísica do Futuro! (Prolegomena für Alle Metaphysic des Zukunft). Não há, efectivamente, qualquer endogamia (legítima) entre as duas áreas específicas da Razão: a Pura (teórica) e a Prática. Quando, por negligência, tal acontece, isso ocorre sempre em detrimento da Razão prática, que fica petrificada, incapaz, por definição, de se configurar como plural e comum. Eis por que, o bom método das (duas) Razões (da prática, sobretudo) é sempre o de proceder do microcosmos para o macrocosmos, e não vice-versa. Reacções correntes (pela voz da cineasta Teresa Villaverde, na entrevista sobre o seu filme ‘Colo’ (in ‘JL’, 13-26.9.2017, p.14): “Sempre me interessou esta coisa da surpresa, de como se reage, quando nos acontece na vida uma surpresa com que não contávamos. Ficar, de repente, sem trabalho é um grande murro no estômago, e cada pessoa reage à sua maneira. Não haver outro trabalho para procurar é ainda pior”. O que faz falta a todas estas personagens ‒ diz T.V. (ibi,, p.15) ‒ “é um pouco de colo e direito ao silêncio, à pausa, à reflexão. Quem sabe isso era o quase nada que faria uma grande diferença”! Em suma. Encontrar o espaço/tempo, para permitir a emergência da resistência, da indignação; pôr em prática a razão teórica individual/pessoal, para estilhaçar todas as rotinas e maus hábitos da Práxis societária!...

C ‒ POSFÁCIO ESPELHOS & SOCIALISMO ● Sobre o Espelho e suas funções. Cf. Maurice Merleau-Ponty (o Gr. Psicólogo francês da 1ª metade do séc. XX), in ‘L’Oeil et l’Esprit’ (Gallimard, Paris, 1964). Axioma sobre o Espelho: “Quant au miroir, il est l’instrument d’une universelle magie, qui change les choses en spectacles, les spectacles en choses, moi en autrui et autrui en moi”. (Maurice Merleau ‒ Ponty). • O Espelho é o ‘Adamastor’ do nosso Imaginário humano. ‒ Sobre a Série televisiva inglesa ‘Black Mirror’: (cf. ‘Science et prescience de ‘Black Mirror’ (cf. in ‘Manière de Voir’, Août-Septembre, 2017, pp.55-58). A. Thibault Henneton. Esta Série televisiva inglesa traz-nos, em tonalidades dramáticas e lúgubres/cómicas, a ciência e a presciência da actuação e do funcionamento dos duplos… porque, em última análise, tudo se passa entre o cidadão (vivo) e o ciborgue.

80


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.