Page 1

ISSN 2176-1345 | Distribuição Gratuita

Ano X - Edição nº 118 - Outubro 2017

ImpREssÃO COREs

VIDRO

Notícias do Meio Gráfico, Moda & Têxtil // Comunicação Visual

Uma história de matéria-prima para objetos de decoração & comunicação visual

EMBAPLAN 30 Anos

MAQUINTEX SIgNS NORDESTE FEMICC // PAINEL 2017

uma empresa dinâmica e renovadora


CARROSSÉIS AUTOMÁTICOS MCA | 4 A 10 CORES

MINI MCA | 1 A 4 CORES

PRODUTOS 100% NACIONAIS

PRENSA P/ TRANSFER

MTCF 250

PTP - 900: 85 x 110 cm PTP-1450: 100 x 145 cm

MTC 1.800

EQUIPAMENTOS PARA SERIGRAFIA

MTCF 500

PRENSAS TÉRMICAS P/ SUBLIMAÇÃO E TRANSFER

PTM - 110 85 x 110 cm

CALANDRA

vanguarda.art.br

PRENSA MANUAL P/ TRANSFER

Fone: 47

3323-5844

www.mogk.com.br mogk@mogk.com.br Rua 2 de Setembro, 2.877 - 89052-505 - Blumenau - SC


editorial

Entre Couros & Estampas

117

EXPEDIENTE Título// Marca de TerraNova Comunic 02.206.278/0001-45 NAE 58822100 Certificado Digital // NF@ Correspondência / / Rua Katia 91 Casa 1 / Pq S. George – Granja Vianna 06708-130 Cotia/SP Edição / Cristiane Ramos [Mtb 39615] João Barcellos Dep. Comercial / Junior Projeto Gráfico / Alô Publicidade Web / Georg Hans Impressão / QuatroCor Gráfica e Editora

A indústria do couro animal, em atividade há mais de sete milênios, pode ser substituída em breve por ´couro cultivado biotecnologicamente´. O que está em ação experimental, como disse Barcellos, é “a produção de um couro gerado com polímero sintético (cadeias de aminoácidos) em chão-de-fábrica apropriado, e assim os curtumes passarão a processar material que não chega do abate e sim de um ´plantação´ biotecnológica”.

RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

ed.

Assim como vários tipos de alimentos que saboreamos na infância já escasseiam, ou nem existem, matérias-primas estão a ser substituídas por material quimicamente processado. É “...o caso do couro e é o caso da tinta: num e noutro caso estão as ciências de última geração, que aperfeiçoam instrumentos como a nanotecnologia”, como informou João Barcellos em palestra na Web.

É como as tintas que ´digitalmente´ vêm dominando o “mercado da estamparia: um mundo de comunicação visual têxtil e vestível entre o computador e a impressora” (idem). Já vivenciamos outra realidade industrial, outra sociedade, outra economia entre couros e estampas.

3

Joana d´Almeida y Piñon – física e química. Houston/USA.

CONTATO / www.impressaocores.com.br jb@impressaocores.com.br / junior@impressaocores.com.br Redação 11 2690.2021 / JB 9 9966.5246 Contato Comercial / Junior 11 9 6898.3230 Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

ASSINATURA

12 edições por R$ 50,00 Deposite R$ 50 para TerraNova Comunic, e envie cópia do comprovante e seus dados para revista.ic@uol.com.br ou ligue (11) 2690-2021 BANCO DO BRASIL AG 0916-4 / CC 29845-X

SAIBA MAIS! impressaocores.com.br

Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades do meio gráfico, moda e têxtil, além das inovações do universo da comunicação visual.

E-Jet VO Grande novidade J-Teck Carrossel automático Excelência MOGK Phenix Máquinas O Mundo da serigrafia ao seu alcance

04/05 MERCADO

Sumário

• Moda Autoral & Tecnologia • Painel 2017 _ Signs Nordeste

08 e 09 // ESTAMPARIA & MODA

10 // ESPECIAL

11 // REPORTAGEM

12 // NOSSA CAPA

07 // VITRINE EMPRESARIAL E PERSONALIDADE • Acerca da Logomarca • Serigrafista [em torno de Zé Roberto, da Fremplast]

• EPI´s _ a essência da segurança

• Global, Química & Moda _ perfil

• Utilidade & Decoração

13 // PAINEL

• Embaplan _ 30 Anos

• Vidro / decoração e mensagem

14 // TECNOLOGIA • Jobplas • Tinta + Aderência • Palestras de João Barcellos

12 //


MERCADO

Moda Autoral & Tecnologia Não é de agora, diga-se, mas a Moda Autoral está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e com uma particularidade: a Moda assinada por Estilista, ou mesmo aquela gerada por consumidor(a), i.e., Moda Personalizada, movimenta toda a cadeia têxtil e toda a linha de aplicações técnicas (máquinas de estampar e de gravação, digitais ou não). Também não é segredo que as novas tecnologias de termoimpressão (´transfer´) digital estão a promover alterações significativas no meio mercantil, tanto entre indústria e público consumidor quanto entre empresas dos vários segmentos que compõem este ramo de atividade. Quando o estilo jeans demarcou a massificação de uma identidade jovem global, via também cinematografia, esse momento determinou a possibilidade do estilo personalizado, o que operacionalizou a criação de estúdios por toda a parte para a criação de uma comunicação visual rica em detalhes pessoais e ambientais. Agora, “as novas tecnologias de gravação e estamparia consolidam a Moda Autoral, que sai de um estúdio ou de aplicativos gráfico-têxteis num telefone móvel... Quem tem de ficar atento é o empresariado”, como disse João Barcellos em palestra na web para a minha turma, em Paris. Mariana d´Almeida y Piñon _ Profª de Artes Visuais. Paris/Fr., 2017.

Conheça a qualidade dos instrumentos de Fixação Sob Pressão, em PVC

PLásticos hiran Fone (11) 2258.5546 / Fax (11) 2258.7102

Novo Fone: 55 11 2690.2021

Rua Felisberto Freira, 483 - São Paulo - SP

plasticos.hiranltda@hotmail.com

ventosas para qualquer finalidade


RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

“as novas tecnologias de gravação e estamparia consolidam a Moda Autoral, que sai de um estúdio ou de aplicativos gráfico-têxteis num telefone móvel... Quem tem de ficar atento é o empresariado”

5

19

2134.1032


painel

MAQUINTEX SIGNS NORDESTE FEMICC RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

Painel 2017

6

As feiras simultâneas Maquintex [Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil], Signs Nordeste [Feira de Equipamentos e Serviços para Impressão Digital, Sinalização e Serigrafia] e Femicc [Feira de Máquinas para a indústria CoureiroCalçadista], são um evento único e completo, e, na Edição 2017, fabricantes e mercados consumidores do norte-nordeste mostraram a sua pujança produtiva e econômica, recebendo, inclusive, fortes empresas de outros estados. Empresas como Agabê, Barudan, IBG - Botões Guaíra, Color Sign, Digiprint, Elastan, Elizabeth Serigrafia, Embravision, Epson, ABC Distribuidora, Etical Etiquetas, Exfak, Ferros Continental, Fort Screen, Global Química & Moda, Gold Tex, Gould Laser, Haitii Nordeste, BannerJet, Imatec, Imprimax, Inarmeg, Amazonas, IS Suprimentos, J-Teck, Kent do Brasil, Day Brasil, Lola Soluções, Metal Printer, MetalSete, Mimaki, MKT, Glitter, New Japan, Ocus Print, Papéis Havir, Abude, Plásticos Alko, Poti Signs, Qualygraph, Rotoplast, Arena Bureaux, S.Roque, Sell Mac, Sensient, Sertha Brindes, Star Print, Sun Special, Systêxtil, Torento do Brasil,TS2, Virtual Age, Ampla Digital, Vision Ocus, Barudan, Color Sign, Epson, Endutex, Head Sign, Ikone, Kent, Malharia Princesa, MicroJet, MMS Plásticos, Neoplas, Papex Brasil, Serilon, Sign Supply, Silksmaq, Sign Tech By Xixiro, mais as entidades acadêmicas, empresariais e a imprensa especializada. Entre as vitrines de produtos, visitantes puderam participar de atividades como o Denim Meeting Fortaleza [evento do Guia JeansWear] e o CAMBEA / Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, consolidado como o grande evento do Envelopamento Brasileiro e Mundial; também do IV Fórum Acrílico Norte Nordeste [em parceria com o INDAC – Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico] e da Semana de Tecnologias Gráficas, promovida pelo SindGráfica-CE.  


VITRINE EMPRESARIAL

“...e a [logo] marca é...” Eu acredito que ninguém tem dúvidas quando se diz que uma empresa é o que ela faz-exibe no contexto da sua integração mercantil com a sociedade local, ou internacional. Por isso [...], ela é lembrada pela publicidade institucional a qualquer momento e, no ponto vendas, sempre que um produto seu é adquirido, por alguém, ou por outra empresa – i.e., a visibilidade mercantil e editorial de uma empresa determina a densidade na referência da [logo]marca, pelo que todas as suas estratégias passam necessariamente pelo ponto de vendas e pela publicidade na imprensa. Para empresariado consciente e na demanda de melhores oportunidades, tanto a publicidade institucional (a ligação da logomarca com a sociedade de consumo em editoriais contínuos) quanto a publicidade dos produtos,

aqui, para diferentes públicos, ou não, são focos prioritários para manterem a empresa no topo e entre as concorrentes. Neste caso, não existe livrinho de ajuda nem pajé travestido de adivinho, só existe a cultura empresarial que faz da demanda o investimento de risco que abre espaço para o sucesso. E se você não tem esta percepção de ação empresarial para exibição institucional, fique atento, pois, a concorrência espera por esse tipo de falha e chegar ao topo que você ocupou... É por isso que investir na Imprensa não é um gasto, é um investimento. Sinopse da palestra TEMPO-ESPAÇO EMPRESARIAL & IMPRENSA SETORIAL, do escritor/conferencista JOÃO BARCELLOS [São Roque, S. José dos Campos, Itapira, Santos, 2015].

SERIGRAFISTA [na pessoa de Zé Roberto]

Conversando acerca de Serigrafia, na Fespa 2017, na Sampa, defendia eu o termo ´serigrafista´ para quem atua nesta área artística e industrial, quando uma das pessoas presentes na palestra lembrou Zé Roberto [José Roberto Andreasi, fundador da Fremplast], logo, aquele ´estalo´: Ele também defendia o termo ´serigrafista´, respondi. E no ´site´ da Fremplast lá está... A função de um serigrafista é “imprimir” imagens em diversas superfícies, como papel, pano, vidro, tecido ou outros materiais, através do uso de uma tela ou matriz serigráfica. Pode receber o nome de serígrafo ou impressor de silk-screen (tela de seda). Para se tornar um profissional da área não é preciso curso superior, no entanto é preciso participar de cursos profissionalizantes. Uma das grandes vantagens é que o serigrafista pode ser um profissional autónomo e trabalhar por conta, desde que tenha os equipamentos necessários. Voltando à profissão, estão entre as habilidades deste profissional boa habilidade em desenho, criatividade, boa habilidade nos aspectos técnicos e práticos da serigrafia, saber se comunicar, saber tomar decisões e resolver problemas, ser detalhista, vontade de aprender e muita responsabilidade.

personalidade


REGISTRO

Global Química & Moda

Companhia especializada em impressão digital conta com o maior market share do Brasil em tintas para impressão direta no tecido. Em 2017, empresa se consolida ainda como uma das três principais distribuidoras Epson e prevê crescimento de 20% no faturamento total da empresa

Há 11 anos no mercado brasileiro, a Global Química & Moda surgiu com o objetivo de se tornar referência no fornecimento de equipamentos e suprimentos para o mercado têxtil. E em 2017 a companhia se consolida com presença nacional e mudanças para comportar o crescimento da marca, ampliando seu portfólio de produtos para atender o mercado de comunicação visual. No primeiro semestre, comemorou o primeiro ano de atuação em Santa Catarina, através de filial própria. Segundo o CEO Felipe Sanchez, a abertura da unidade de negócios auxiliou no fortalecimento da atuação no Sul. “Estamos localizados em uma região com forte atuação na área têxtil e com uma década de mercado percebemos a necessidade de estarmos mais presentes em Santa Catarina. A nossa filial em Blumenau proporcionou a proximidade que esperávamos e nestes 12 meses só temos que comemorar os resultados alcançados”, disse. A marca conta atualmente com o maior market share em suprimentos para impressão digital na indústria têxtil e atua em três principais vertentes: soluções Epson (impressoras e equipamentos), Tintas Sensient para impressão digital e uma linha completa de acabamentos para estamparia rotativa e localizada. Visando o crescimento dos próximos anos, a Global também conta com nova sede da matriz, localizada agora no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). “Acreditamos que estar mais próximos de nossos clientes e em um ponto estratégico que nos permite crescer é essencial. Nos próximos anos, projetamos expandir ainda mais a atuação em todo o país e para isso a mudança de estrutura física também foi necessária”, avaliou Felipe.


Já em julho, a companhia realizou um evento na região Sul: o Epson Hauss. A filial GQM em Blumenau (SC) abriu as portas no dia 06 para receber os clientes interessados em soluções para Impressão Digital. A empresa confirmou que os equipamentos Epson para Sublimação e Impressão Direta estarão disponíveis para testes durante todo o dia. A grande atração do evento foi a nova impressora Epson com tecnologia Eco-Solvent para o segmento de comunicação visual, a SureColor S40600, pela primeira vez disponível ao público catarinense no Showroom da empresa.

“Acreditamos que estar mais próximos de nossos clientes e em um ponto estratégico que nos permite crescer é essencial. Nos próximos anos, projetamos expandir ainda mais a atuação em todo o país e para isso a mudança de estrutura física também foi necessária” GQM _ Rua Major Paladino, 128 / Galpão 20 Vila Leopoldina / São Paulo, Brasil 11-3676.1400 / www.gqn.com.br

RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

Ainda neste mês a empresa realizará um evento em parceria com a Alltak (21), especializada na fabricação de mídias e adesivos para comunicação visual, impressão digital, envelopamento automotivo e decoração. A estratégia, segundo o CEO da Global, é criar uma aproximação com clientes e prospects, facilitando o relacionamento comercial. “Este evento será essencial para entendermos o que nossos parceiros buscam e conhecermos ainda mais o mercado”, destacou.

9

A empresa ALL FLOCK está já há 25 anos no ramo de veludos e comercialização de flocos (nylon, poliéster, algodão, etc.), e comercializa também PIGMENTO PEROLADO e GLITTER de alta qualidade para diversos segmentos do mercado, como produtos para a Indústria (automotiva, coureira, cosmética, etc.), a Embalagem, Decoração, Revestimentos, além dos mercados Escolar e Moda. A sede fica na cidade de Mairinque, próxima à Capital, no interior paulista, e também possui escritório/showroom no centro da Capital. Com preço, qualidade e ótimo atendimento, a empresa tem o importante diferencial: alta gama de produtos e cores associado a entrega imediata de produtos.

Rodov. Raposo Tavares, Km 67,5 / nº998 _ Distrito Industrial / Mairinque – SP Fone: (11) 4246.0800 / E-mail: contato@allflock.com.br Em SÃO PAULO: Rua Rodovalho da Fonseca, 96 / Bº Pari, Fone (11) 2359.2351


especial

se é

comercial digital editorial Rótulos embalagem comunicação visual têxtil

EPI É muito importante. Somente isto. Conhecer o que é e qual a importância de Equipamento de Proteção Individual (epi) não é mais uma ´paisagem´ no meio industrial, no chão-de-fábrica ou fora dele. O que diz a norma [NR-06] sobre o EPI? Que é [...] todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. Diante de tal definição, estes equipamentos “são responsáveis pela proteção e integridade do indivíduo com o intuito também de minimizar os riscos ambientais do ambiente de trabalho e promover a saúde, bemestar e evitar os acidentes e doenças ocupacionais”. De quem repara ou monta estruturas em ambientes externos a quem opera no chão-de-fábrica; de quem retira lixo a quem pinta paredes ou estampa com aerossóis, e etc., não pode existir desleixo quanto à utilização de EPI.

impressão

é expoprint 2018 inscreva-se agora no maior evento de impressão das américas

www.expoprint.com.br 20 a 24 de Março, 2018 - São Paulo - SP - Brasil Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco

[Fotos registradas sobre equipamentos da ExFak pela Reportagem I&C]

APOIO ENTIDADES | ENTITIES SUPPORT | APOYO ENTIDADS

APOIO INTERNACIONAL | INTERNATIONAL SUPPORT | APOYO INTERNATIONAL

03/07/2017

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE FORMULÁRIOS, DOCUMENTOS E GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO


Utilidade & Decoração A humanidade vive momentos intensos de criatividade em torno de um objeto, e hoje, quando se idealiza, projeta e fabrica um objeto, a sua plataforma-base é logo visualizada para gerar “o algo-útil com a possibilidade de ser também o algo-que-diz-algo” [J. C. Macedo – in “Tempo-Espaço & Objetos”; palestra. Buenos Aires / Arg., 1987]. Seja a estrutura de um automóvel, que serve diversas marcas e estilos, seja a estamparia têxtil-digital, que serve os segmentos doméstico e moda, etc., “o que molda o objeto é a necessidade de uma utilização sob a ótica global e multifuncional” [idem]. Esta particularidade é industrial e é artística, pois que o universo mercantil não dá margem para o desperdício de tecnologia aplicadas. Assim, e por exemplo, uma cadeira de praia pode ser ao mesmo tempo ´o algo-cadeira´ e o ´algo-que-diz algo´, ou seja, que pode “...transportar mensagens sociais, políticas, culturais, institucionais, etc., como acontece na carroceria de uma camioneta, numa camiseta ou num boné. E isto é a utilização de tecnologias em diversas plataformas, ou aproveitando uma plataforma” [João Barcellos – in TecnoTêxtil 2017, São Paulo / Br.]. Esta forma de aproveitamento de tecnologias proporciona uma indústria cada vez mais ´antenada´ com o meio ambiente e a demanda de ´chãode-fábrica´ mais eficiente contra o desperdício. O conceito ´utilidade & decoração´ é antigo, mas “[...] no meio da demanda por produtos que agregam valor ´ambiental´, em pleno Século 21, percebe-se uma sociedade que não deixa de ser industrial enquanto promove matérias-primas ´amigas da gente´ e da natureza” [idem].

Seja impressa ou eletrônica (web), a Revista I&C fornece a gente apaixonada por Comunicação Visual os parâmetros técnicos e os conceitos que geram tendências de mercado, além de apresentar, em palestras próprias, outros pontos de vista tecnico-editoriais e historiográficos. No âmbito da serigrafia, do têxtil convencional e digital, da gráfica que produz sinalização e publicidade, da termoimpressão, etc., ao bordado, à solda eletrônica e à tecnologia laser, a Revista I&C promove a interação tecnológica com artigos e reportagens que se tornam referência. Isto é Jornalismo Tecnológico. Isto é Revista I&C.

Ilustração: cadeira de praia exposta pela Alko Plásticos na FESPA 2017, São Paulo - Brasil, fotografada por João Barcellos. Tereza Nuñez – Professora e Jornalista. Buenos Aires / Arg., 2017

ALLTAK

Rua Tamotsu Iwasse, 1273 Vila Nova Bonsucesso

07176-000 Guarulhos – SP Fone: 11-3988.5022

www impressaocores com.br revista.ic@uol.com.br

55 11

2690.2021 Cotia-SP

RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

REportagem

11


CAPA

VIDRO RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

Decoração & Mensagem

12

Um dos produtos mais antigos gerados pela humanidade é o vidro. Verificou-se a existência de peças de vidro em tumbas egípcias datadas de mais de quatro milênios antes da era do calendário da cristandade, entretanto, também existem indícios historiográficos da utilização do vidro entre navegadores fenícios que, improvisando fogueiras na beira-mar delimitaram-nas com torrões de areia (sílica) de entre os quais, em reação ao fogo, escorria um líquido brilhante e viscoso que, tal e qual o ovo da galinha, logo se tornava sólido. Eis o vidro. Com os impérios substituindo as cidades-estados, principalmente na ação romana em toda a Europa, o vidro ganhou a dimensão de objeto de arte utilitária, i.e., embeleza o ambiente e serve como instrumento doméstico. E logo surge o vidro como substrato que delimita ambientes funcionais, além de se tornar panela, copo, garrafa, mesa, brinco, colar, anel, brinde ou objeto promocional, castiçal e candeeiro. E, entre os Séculos 19 e 21, o vidro é suporte de muita comunicação visual para ambientes internos, domésticos e funcionais (na indústria e no comércio) por ser inteiramente reciclável. Seja no plano artístico ou no plano promocional, o vidro é um material que permite a gravação de mensagens e imagens por tampografia e serigrafia, por exemplo, ou por instrumentos de alta tecnologia como o raio laser. SERVIÇO _ Empresas fabricantes de maquinário e insumos para gravação em vidro: Mogk, Agabê, Oscar Flues, Sefar, Ampla Digital, Fremplast, Roland DG, entre outras.

Impressora Serigráfica 4 CORES

MOGK não é uma marca, é uma instituição industrial que, de Blumenau, em Santa Catarina, leva o Brasil para o mundo da estamparia e da moda! Conheça o Mini Carrossel 4 Cores: WWW.MOGK.COM.BR


PAINEL

EMBAPLAN

Tecnologia puxa tecnologia quando empresários têm visão economicamente positiva, por isso, com o aumento da computação gráfica e a chegada do filme termo-transferível (a família Power Film) para cortadoras eletroeletrônicas (plotters de recorte), a Embaplan passou a possibilitar a aplicação do filme além dos tecidos sintéticos, também nas fibras naturais como algodão, linho, etc., além de sinalizar acessórios para a indústria têxtil e assemelhados. Assim é que, em 2017, três décadas depois daquele passo empresarial, a Embaplan continua como referência gráfica na comunicação visual, entre segmentos de sinalização e moda. Agora, a empresa sustenta essa referência com investimentos de vulto, quer em equipamentos gráficos de última geração, quer em tecnologia e aprimoramento de seus colaboradores e fornecedores: um esforço que a mantém na liderança e ainda amplia a área de atuação nos mercados que atinge garantindo aos clientes a mais alta qualidade. Obs.: Artigo escrito com base no perfil da própria empresa e em considerações mercadológicas do editor João Barcellos, que acompanha a evolução da empresa desde 1997.

REDUZA CUSTOS

LINHA SEMI-INDUSTRIAL ELITE SOLVENTE e LED UV

LINHA INDUSTRIAL FLATBED LED UV

DE PRODUÇÃO E AUMENTE SEUS LUCROS COM AS IMPRESSORAS DIGITAIS AMPLA LINHA INDUSTRIAL NEW TARGA XT SOLVENTE e LED UV

VENDAS NACIONAIS 41 3525 9300 www.ampladigital.com.br

RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

A empresa Embaplan, sediada em São Paulo, tinha como foco industrial, até 1987, somente o segmento de embalagens (cartonadas e forradas), mas, diante de outras opções tecnológicas no segmento da estampa personalizada, optou por alargar a atividade e, em 1988, adquiriu uma empresa gráfica. A visão de futuro aplicada ao negócio gráfico da comunicação visual possibilitou um crescimento gradual e certo, até que em 1994 surgiu a grande oportunidade: a produção de papel especial (folhas) destinada ao mercado de transfer por sublimação. Um mercado que lançou a empresa em segmentos economicamente importantes, como a estampa personalizada.

13


TECNOLOGIA

RevistaImpressão&Cores-ed118.pdf

Tinta + Aderência

14

Para a estamparia e para a sinalização tintas são formulações base d´água ou não, ou seja, sintética, epóxi, vinílica, acrílica, e sendo aplicações sobre material diverso a sua escolha recai precisamente no tipo de material a ser decorado/gravado. A questão está na aderência do revestimento (a tinta) ao material. É habitual se escutar no balcão de uma loja de tintas para estamparia e sinalização “Por que é que a tinta não ´pegou´ e estragou a minha produção?”. Uma resposta para essa situação é: “Eu vi o estampador fazer isso e comprei a tinta igual...”. Eis o erro. “Quando se estampa, ou grava, com tintas, é preciso conhecer o material que vai receber a tinta, porque existem formulações para cada tipo de material” [João Barcellos - in “Arte de Estampar”, palestra, Caruaru/Brasil, 2014]. Aquele “eu vi” não é e nunca será suficiente. O que é preciso é fazer a aquisição da tinta após a escolha do material e seguir os parâmetros indicados pela fabricante. A questão da aplicabilidade tem a ver com objetos planos e cilíndricos, rugosos ou não, e muitos petroquímicos (como plásticos) precisam de um tratamento superficial para que a tinta tenha a aderência necessária.

“Por que é que a tinta não ‘pegou’ e estragou a minha produção?” Em todos os casos, deve ser feita uma experiência de aplicação, “fazer uma amostra”, como se diz, e ter junto de clientes a certeza de que a amostra tem o padrão da cor original, ou do pedido efetuado. Fabricantes de tintas têm laboratórios que auxiliam clientes a buscar a tinta/cor adequada aos pedidos padronizados e projetos de impressão. MOREYRA, Carlota Maria Profª de Artes Gráficas. Paris-Fr., 2016.

Máquinas de Solda JOBPLAS para Flexíveis e Rígidos com Acionamento Pneumático O historiador, escritor e editor JOÃO BARCELLOS faz palestras sobre tecnologias de impressão convencional e digital. Senior S10 Automática p/ laminados PVC

Master S10 MDE p/ embalagens

JOBPLAS (11) 3974.8833 - www.jobplas.com.br

jb.escritor @uol.com.br


CONHEÇA O UNIVERSO TECNOLÓGICO DA CHIGUETO E IMPULSIONE SEU NEGÓCIO! PRENSA BOTTON

Com matrizes para fabricação de bottons, chaveitos, botton imã, espelho e abridores. Tamanho das matrizes: 2,5 / 3,5 / 4,5 / 5,5 / 6,5 / 8,8 cm e quadrado de 5,1 cm. Todas fabricação própria.

EFEITO AMASSADO EM JEANS com Prensa Térmica Pneumática Prensa Térmica Pneumática projetada para produzir efeito amassado em jeans. É a PJ 150, desenvolvida para ser operada com facilidade e rapidez, agora com acionamento por pedal.

Informações Técnicas: Forma Côncava: 13,8x15 Potência: 1,8 Kw Consumo de Energia: 0,9 Kw/H Voltagem: 220 v Dimensões: 32x78 cm

EFEITO AMASSADO MODELOS

INFANTIL E ADULTO

PRENSA TÉRMICA PARA ETIQUETAS Especialmente projetada para etiquetas em bobinas de até 60 mm de largura, este tipo de prensa (com 12 modelos) adequa-se a diversos tamanhos de etiquetas. Com leitor de tarja, esta prensa dá qualidade e maior produtividade. Informações Técnicas: As etiquetas são gravadas com impressora térmica monocromática; a temperatura da placa é de 200ºC e o tempo de 2 segundos; os rolos de papel são comercializados na largura de 3,5 cm ou 5,5 cm, e comprimento de 150 m. Este tipo de etiquetas pode ser aplicado em tecido de fibras naturais, sintéticas e mistas.

PRENSA TÉRMICA PNEUMÁTICA PF 1460

(11)

2402-4740

Fábrica, Loja e Show Room Rua Padre Geraldo Malzerol, 90 Jd. Santa Emília - Guarulhos / SP

Outros modelos de prensas e linha de bottons em www.chigueto.com.br

PRENSA TÉRMICA PNEUMÁTICA c/ Placa Móvel, Braços Fixos nos Formatos PL 500 (40x50 cm), PL 150 (8x15 cm), PL 430 (37x43 cm)

PRENSA TÉRMICA MANUAL

MD 500, nos Formatos 22x33, 35x35, 37x43, 40x50, 45x55 e 51x71 cm


NOVAS OPORTUNIDADES, NOVOS NEGÓCIOS

E-JET V25 | IMPRESSÃO SUBLIMÁTICA Área de trabalho/impressão até 1,80 m, painel eletrônico de comando, 4 cores e 2 cabeças de impressão. Resolução até 1.800 dpi e a velocidade máxima de 75 m²/h em 2 passadas gerando economia com alta produção.

J-TECK & OXFORD Produzindo Novos Negócios

J-Teck encontrou na Oxford a parceria certa Somos Somos uma uma empresa empresa certificada certificada ee nossos nossos para aplicação dos Somos uma empresa certificada e nossos produtos destinados à produtos produtos acatam acatam as questões questões ecológicas. ecológicas. produtos acatam as questões ecológicas. decoração sublimática âmbito dos terá objetos Utilizando Utilizando nossas nossas terá tintas sua no empresa empresa terá Utilizando nossas tintas sua empresa promocionais e qualidade, qualidade, e saúde. saúde. utilitários. qualidade, tecnologia e saúde. tecnologia e

FAÇA FAÇA PARTE PARTE DO TIME TIME J-TECK. J-TECK. FAÇA PARTE DO TIME J-TECK.

J-Teck J-TeckGlobal GlobalTintas TintasDigitais DigitaisLtda Ltda Tintas Digitais Ltda Tintas Tintase eprodutos produtospara parasublimação sublimaçãodigital digital os para sublimação digital FILIAL FILIAL – SP MATRIZ MATRIZ FILIAL – SP R. R. Ten. Pena, 75 75 -- Bom Bom Retiro, Retiro,São SãoPaulo Paulo--SP SP Rua Rua Panamá, Panamá,333 333| |Bairro Bairrodas dasNações Nações R. Ten. Pena, 75 - Bom Retiro, São Paulo - SP 33 | Bairro das Nações 3473-6443 11 11 3473-6323 | 11 11 3473-6443 Cep: Cep: 88338-185 88338-185- -Balneário BalneárioCamboriú Camboriú||SC SC 11 3473-6323 | 11 3473-6443 - Balneário Camboriú | SC Fone/Fax: Fone/Fax:47473267-8400 3267-8400 Visite Visite nossos Showrooms Showrooms 67-8400 Email: Email:vendas@j-teck3.com.br vendas@j-teck3.com.br Visite nossos Showrooms j-teck3.com.br www.j-teck3.com.br www.j-teck3.com.br 474799945-8752 99945-8752 J-Teck3 J-Teck3 JTeck3 JTeck3 www.j-teck3.com.br 752 J-Teck3 JTeck3

Revista Impressão & Cores | Edição 118  
Revista Impressão & Cores | Edição 118  

Edição 118 - Ano X - Outubro de 2017

Advertisement