Alquimia, Moda & Comunicação Visual

Page 31

O que é uma Pessoa sem roupa? Simplesmente uma Pessoa. Mas quando essa Pessoa ousa criar um vestuário próprio exibe, a partir daí, a sua Identidade emocional e sociocultural. É uma pintura objetual formada por roupa, calçado e acessórios no meio ambiente familiar e comunitário, logo, uma retórica visual. A apresentação do visual-identidade logo se transforma em livro móvel – um panfleto visual cuja leitura geral fará do estilo personalizado a fonte para o surgimento de tendências e, então, eis que essa Arte cria... Moda. Esta mobilidade artística das identidades – e elas podem ser sociais, políticas, artísticas, religiosas, esportivas, entre outras – é que gera o prazer de traçar um estilo que permita a uma Pessoa se dizer pelo que veste, calça... ou compra. As cópias do estilo e suas variantes aplicativas configuram as tendências, mas “[...] é sempre o estilo, aquela pintura objetual, que determina a ruptura ou o reaproveitamento de uma cor, de um tecido, de uma peça de mobiliário ou de uma peça de adorno, de uma decoração ambiental ou automotiva” [Barcellos, 2009]. Por isso é que Moda é um conceito que se comunica visualmente em todas as plataformas em que se apresente, porque Moda é Arte pura. Então, diga-se que “o Ser e o Estar em Elegância demonstra a percepção da Pessoa diante de sim mesma segundo valores comunitários, mas a ter essa comunidade como espelho para seu ego, diferenciando-se ou não” [Barcellos, 2013].

Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir. Paul Valéry [1871-1945]

A ótica do poeta Valéry não tem aplicação geral porque o ego não permite, na maioria das vezes, que as pessoas se recusem a uma comunicação visual para a qual contribuíram social e financeiramente. Já o sociólogo brasileiro Freyre permite-se, por exemplo, averiguar os encontros e os desencontros da moda no âmbito singular e plural de um Brasil que, livre do colonialismo, continua mentalmente colonizado. No entanto, para a moda-em-si a ótica de Valéry é a síntese perfeita do que deve ser e de como dever ser feita, porque a construção de um visual diferenciado não pode, por exemplo, neutralizar a realidade sexual trocando-a por um estar social artificial – pois,

a Moda


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.