Issuu on Google+

Manual de identidade e de normas grรกficas V 2.0 dezembro 2013

1


2


1- Introdução 2- Tom de Comunicação 3- Logotipo Be CV 3.1- Margem de proteção 3.2 - Escala de reduções

4- Logotipo Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde 4.1- Margem de proteção 4.2 - Escala de reduções

5- Cores 5.1- Uso de Cores na fotografia

6- Tipografia 7- Estacionário 8- Outros suportes de Comunicação 9- Imagens de suporte da marca 10- Proibições

3


Introdução Este manual pretende ser um guia para uma correta utilização da marca BeCV, assim como a compilação dos suportes de comunicação desenhados para a marca. Anexo a este manual serão entregues todos os suportes sobre o formato de arte final, bem como todos os vectores e respetivos tipos de letra. Para qualquer dúvida ou esclarecimento deverá se contactada a empresa de Consultoria Mundiserviços, ao cuidado do Designer de Comunicação, Ricardo Daniel.

4


Tom de Comunicação O Tom de comunicação a ser utilizado deverá ser o de uma marca jovem, dinâmica e acima de tudo simples. Esta marca deverá distanciar-se da sua concorrência através dos valores de acessibilidade e contacto permanente, tanto com os seus associados, como para potenciais interessados. Os valores patriotas correspondem também eles como uma mais valia na comunicação da própria marca, devendo espelhar eles próprios o orgulho dos Cabo Verdianos desta Associação bem como o de potenciais parcerias a serem desenvolvidas.

5


Logotipo BeCV O logotipo Be CV é obtido através da conjugação, das letras BE CV sobre uma rotação sobre um pentágono. A forma da estrela é obtida no interior destas mesmas 4 letras.

36º

6

De referir também a importância das inclinações obtidas através das intercepções diagonais, obtendo uma rotação de 36 e 18º respetivamente. Estas mesmas inclinações serão fulcrais, tanto na orientação da marca, bem como na comunicação das sub-marcas da mesma.


Versão principal da marca Deverá ser maioritariamente usada em todos os suportes da marca com a excepção de pequenos formatos, ou sempre que o espaço destinado ao logo seja superior a 20 mm de altura.

A

Margem de proteção do logo. A marca deverá utilizada SEMPRE com uma margem de proteção (A), calculada a partir da altura da letra E do logotipo. Ver também utilização da marca Be CV juntamente com a marca Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde.

B

A

B B

1/2 A

min 20 mm

7


Versão Secundária da Marca Sempre que se trabalhe em pequeno formato, ou o suporte da marca seja inferior a 20 mm de altura, esta deverá ser a versão utilizada.

Margem de proteção do logo A marca deverá utilizada SEMPRE com uma margem de proteção (A), calculada a partir da altura da letra E do logotipo.

AC

2C

1/2A

A

A

A

min 25 mm

8


Versão Vertical da Marca Está pensada exclusivamente para suportes promocionais, ou apenas quando o espaço disponível não permite a utilização da versão principal e secundária.

Uma vez em utilização deverá possuir uma margem de proteção (D), calculada a partir da distância horizontal entre a letra V e E.

D D

D

D

D D

min 8 mm 9


Logotipo Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde

Esta designação reforçará a identidade da marca Be CV. Para tal foi criado um símbolo estrelar que pretende ser uma conjugação de uma rosa dos ventos com a direção do ponto cardeal Norte.

A fim de complementar e identificar as atividades da marca Be CV com as de uma Câmara de Comércio, foi também criada a designação “Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde.”

Á semelhança da marca Be CV a divisão pentagonal e respetivas diagonais por ela obtidas serão fulcrais no desenvolvimento desta identidade conjunta.

10

O Símbolo estrela poderá e deverá ser utilizado de uma forma autónoma ou em conjunto estrelar, inspirado na bandeira Cabo-Verdiana.


Logotipo Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde Deverá ser utilizado sempre que os suportes de comunicação permitam uma utilização igual ou superior a 5 mm de altura.

Sempre que utilizado em conjunto com a marca Be CV, esta deverá ser utilizada com a proporção ilustrada e respeitar uma distância horizontal mínima (2C) calculada a partir da área ocupada pela da largura das letras Be CV . Esta distância poderá e deverá ser aumentada sempre que a largura dos suportes assim o justifique. Ver pf exemplos de utilização nos materiais de estacionário da marca.

E E E E E

E

1/2C

C

B

1/2C

1/2C

C

1/2C

1/2C

min 5 mm

11


Tipografia

O tipo de letra principal da marca é a fonte Cabin (fornecida em anexo com este manual). A versão bold está destinada para títulos e destaques e a versão regular para todos os restantes suportes. IMPORTANTE: Sempre que a fonte Cabin não esteja disponível, deverá ser substituída pela fonte Arial, devendo a todo o custo esta situação obter, instalando este mesmo tipo de letra nos computadores de todos os utilizadores da marca. O tipo de letra Gill Sans (regular e Bold) está circunscrito apenas para designação das submarcas e no suplemento empresarial de 8 páginas. O seu uso deverá ser restrito e calculado a estes 2 suportes, a fim d e obter conflitos gráficos com o tipo de letra Cabin (principal).

12

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz O1234567890@$%!? Cabin Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz O1234567890@$%!? Cabin Regular

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz O1234567890@$%!? Gill Sans Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz O1234567890@$%!? Gill Sans Regular


Cores As cores principais da marca são o Azul e o vermelho. O Azul poderá ser utilizado nas suas variantes mais claras, especialmente em formatod e ecrã (web). O Vermelho poderá entrar com o filtro de transparência multiply,

Pantone® 3025 c C100, M17, Y0, K51

R9 G89 B132

100%

Pantone® 1807 c C0,M100,Y96,K28 R181 G18 B27

C4,M15,Y98,K0 R247G208 B43

R149 G216 B231

20%

R197 G216 B231

15%

R212 G216 B231

10%

R230 G238 B244

5%

As cores secundárias serão o amarelo e o turquesa, estando circunscritas para uso em material promocional ou como complementares da cor azul no suplemento empresarial da marca Be CV. De referir que todos os suportes foram pensados tendo como base a tecnologia offset (impressão direta por meio de cor Pantone®), podendo ser impressos a quatro cores (CMYK) Em modo isolado esta passa por ter 2 cores (vermelho e azul). Sempre que utliizada com a marca de Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde, este passará ser utilizada apenas no tom azul.

C77,M13,Y26,K0 R0G167 B185

13


Cores

Quando a marca é usada de uma forma isolada esta passa por ter 2 cores (vermelho e azul).

Sempre que utliizada com a marca de Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde, este passará ser utilizada apenas no tom azul.

14


Submarcas

R

TO S E V

IN

18º

R

A CRI

IN

R A V O

Estão pensadas para ser utilizadas como categorias dos produtos da marca e deverão ter SEMPRE uma inclinação de 18º no tipo de letra Gill Sans Bold, conforme exemplo ilustrado.

R

TA R O P

EX

15


Cores e utilização composta

Sempre que as duas marcas sejam utilizadas em conjunto deverão ser respeitar a sua versão principal (fundo branco). Podem todavia ser usadas na sua forma negativa, sempre com o respetivo fundo de cor. No caso desta utilização, preferencialmente a opção a ser tomada deverá ser a de fundo azul, conforme exemplos ilustrativos deste manual. Uma vez em em conjunto com a marca Be CV, esta deverá ser ser utilizada com a proporção ilustrada e respeitar uma distância horizontal mínima (2C) calculada a partir da área ocupada a partir da largura das letras Be CV . Esta distância poderá e deverá ser aumentada sempre que a largura dos suportes assim se justifique. ver pf exemplos desta utilização nos materiais de estacionário da marca.

16

1/2C

1/2C

C

B

1/2C

1/2C

C

1/2C


Tratamento de Imagem 01

02

Sempre que forem utilizadas fotografias na comunicação da marca estas deverão submetidas a um tratamento de imagem.

O primeiro passo corresponderá a uma mudança de cor para modo de escala de cinzas (grayscale), para depois serem convertidas em modo duotone, tendo como base o Pantone azul da marca (3025C).

03

04

Posteriormente podem ser novamente convertidas para modo CMYK ou RGB (conforme suporte de utilização) e complementadas com cores sólidas em modo de transparência multiply, conforme passo 4.

17


Elementos de Marca: Estrelas Conforme explicado anteriormente o elemento estrela do logotipo da Câmara de Comércio, poderá e deverá ser utilizado em forma de constelação estrelar inspirada pela bandeira de Cabo Verde. Contudo (com a excepção de alguns suportes promocionais), o seu uso deverá ser restrito a 5 estrelas que correspondem às 5 ilhas do grupo do Barlavento Cabo-verdiano.

18


Elementos de Marca: Estrelas No estacionário as distâncias da aplicação da marca às margens dos suportes são calculadas em função da distância (altura e largura) da logomarca Be CV.

www.becv.org Mindelo - São Vicente República de Cabo Verde

19


20 www.becv.org Mindelo - São Vicente República de Cabo Verde


www.becv.org Mindelo - São Vicente República de Cabo Verde

Adriano Cruz Secretário Geral M+238 T+ 238

919 50 90 232 84 95

adriano@becv.org

www.becv.org Mindelo - São Vicente República de Cabo Verde

Cartão de Associado Nome

Adriano Cruz

Empresa

nome da empresa

Nº. Sócio

0000

21


22


23


HEAD C M Y B

FINISHE D AREA 118 x 40.5 mm DESIG N ARE A (add 3mm bleed!!)

Business Entrepen Entrepeneurs Cabo Verde

C M Y B

C M Y B

Business Entrepeneurs Cabo Verde

C M Y B

24


Exemplo meramente ilustrativo. Poderão ser escolhidos outros modelos de canetas. Contudo a orientação e disposição de elementos deverá ser respeitada sempre que possível.

25


Stand O Conjunto de peças STAND é composto por um roll up, uma torre cilíndrica, uma parede curva e dois balcões. O seu uso está maioritariamente pensado para um contexto de feira, podendo no entanto ser qualquer destes elementos utilizado separadamente sempre que existe uma oportunidade de comunicação por parte dos utilizadores da marca.

26


60

180

200

230

torre

roll uo

balc達o

parede

27


Suplemento Empresarial de 8 páginas Esta peça tem como base uma grelha ortogonal em espelho que deverá SEMPRE ser respeitada. O texto deverá ser utilizado em coluna com o tipo de letra Gill Sans e conforme escala de tamanhos apresentada em anexo. A utilização de imagens deverá seguir o tratamento sugerido da marca. .

Os supports de publicidades são meramente ilustrativos, podendo ser alterados (diminuídos ou aumentados) sempre que a paginação o permitir. Para paginação do mesmo documento deverá ser utilizado um software de desenho (Adobe Illustrator ou de paginação: Adobe In Design). .

nortada

nortada capitais internacionais não pode mais se dissociar das formas de ação. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a contínua expansão de nossa atividade pode nos levar a considerar a reestruturação do processo de comunicação como um todo. O cuidado em identificar pontos críticos no aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos desafia a capacidade de equalização das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a execução dos pontos do programa de Cabo Verde. Gostaria de enfatizar que o acompanhamento das preferências de consumo afeta positivamente a correta previsão dos modos de operação convencionais. Por conseguinte, a percepção das dificuldades aponta para a melhoria dos níveis de motivação departamental. Por outro lado, a determinação clara de objetivos obstaculiza a apreciação da importância das condições inegavelmente apropriadas. Assim mesmo, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação possibilita uma melhor visão global do investimento em reciclagem técnica. O empenho em analisar o início da atividade geral de formação de atitudes oferece uma interessante oportunidade para verificação dos métodos utilizados na avaliação de resultados. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a consulta aos diversos militantes estimula a padronização de todos os recursos funcionais envolvidos.

02

28

capitais internacionais não pode mais se dissociar das formas de ação. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a contínua expansão de nossa atividade pode nos levar a considerar a reestruturação do processo de comunicação como um todo. O cuidado em identificar pontos críticos no aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos desafia a capacidade de equalização das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.

Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a consolidação das estruturas acarreta um processo de reformulação e modernização do fluxo de informações. Todavia, a revolução dos costumes faz parte de um processo de gestão do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Pensando mais a longo prazo, o comprometimento entre as equipes nos obriga à análise do

Ficha técnica:

Edição: Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde

Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a consolidação das estruturas acarreta um processo de reformulação e modernização do fluxo de informações. Todavia, a revolução dos costumes faz parte de um processo de gestão do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades. Pensando mais a longo prazo, o comprometimento entre as equipes nos obriga à análise do orçamento setorial. A nível organizacional, o surgimento do comércio virtual auxilia a preparação e a composição dos paradigmas corporativos. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a execução dos pontos do programa facilita a criação do levantamento das variáveis envolvidas. A prática cotidiana prova que a crescente influência da mídia maxi-

Mensagem do Secretário Geral:

Por Adriano Cruz Caros amigos, a consolidação das estruturas obstaculiza a apreciação da importância das condições inegavelmente apropriadas. A nível organizacional, a crescente influência da mídia representa uma abertura para a melhoria dos níveis de motivação departamental. As experiências acumuladas demonstram que a estrutura atual da organização nos obriga à análise das novas proposições.

Gostaria de enfatizar que a necessidade de renovação processual possibilita uma melhor visão global das diversas correntes de pensamento. Do mesmo modo, o comprometimento entre as equipes causa impacto indireto na reavaliação dos

O cuidado em identificar pontos críticos na mobilidade dos capitais internacionais cumpre um papel essencial na formulação do processo de comunicação como um todo. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o acompanhamento das preferências de consumo afeta positivamente a correta previsão dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. No entanto, não podemos esquecer que a complexidade dos estudos efetuados assume importantes posições no estabelecimento da gestão inovadora da qual fazemos parte. Desta maneira, a determinação clara de objetivos estende o alcance e a importância do levantamento das variáveis envolvidas. Evidentemente, a percepção das dificuldades é uma das consequências das condições financeiras e administrativas exigidas.

Autoria : Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde Fotografia : Nome Sobrenome Publicação & Design: Nome Sobrenome Nº de Exemplares : 500 Câmara de Comércio do Norte de Cabo Verde Mindelo - São Vicente República de Cabo Verde

pub

GSM: +238 9195090 | Tel.: +238 232 84 95 Fax: + 238 232 84 96 www.becv.org ‹ geral@becv.org

Boletim informativo da Camara de Comércio do Norte de Cabo Verde

Boletim informativo da Camara de Comércio do Norte de Cabo Verde

02


nortada

nortad nortada a a O que temos que ter sempre em mente é que o entendimento das stas exige a precisão e metas propostas as diretrizes de a definição das nto para o futuro. A desenvolvimento certificação dee metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobiliitais internacionais dade dos capitais ma abertura para a representa uma melhoria das condições inegavelriadas. A prática mente apropriadas. va que o consenso cotidiana prova ssidade de qualificação sobre a necessidade agrega valor ao estabelecimento do retorno esperado a longo prazo.

O que temos que ter sempre em mente é que o entendimento das metas ppropostas p tas exige g a precisão ppreci e a definição das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria das condições inegavelmente apropriadas. A prática cotidiana otidiana prova Por or Adriano Cruzqque o consenso sobre a necessidade de qualificação agrega valor ao estabelecimento do retorno esperado a longo prazo.

O que temos que ter sempre em mente é que o entendimento das metas propostas exige a precisão e a definição das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria das condições inegavelmente apropriadas. A prática cotidiana prova que o consenso sobre a necessidade de qualificação agrega valor ao estabelecimento do retorno esperado a longo prazo.

Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o fenômeno da Internet acarreta um processo de reformulação e modernização do impacto na agilidade decisória. É claro que a necessidade de renovação processual não pode mais se dissociar do processo de comunicação como

Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o fenômeno da Internet acarreta um processo de reformulação e modernização do impacto na agilidade decisória. É claro que a necessidade de renovação processual não pode mais se dissociar do processo de comunicação como

Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o fenômeno da Internet acarreta um processo de reformulação e modernização do impacto na agilidade decisória. É claro que a necessidade de renovação processual não pode mais se dissociar do processo de comunicação como

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a execução dos pontos do programa de Cabo Verde. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos promove a alavancagem das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Por outro lado, o desafiador cenário globalizado pode nos levar a considerar a reestruturação das regras de conduta normativas. O empenho em analisar a complexidade dos estudos efetuados prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades.

02

O que temos que ter sempre em mente é que o entendimento das metas propostas exige a precisão e a definição das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria das condições inegavelmente apropriadas. A prática cotidiana prova que o consenso sobre a necessidade de qualificação agrega valor ao estabelecimento do retorno esperado a longo prazo.

pub

Todavia, a expansão dos mercados mundiais garante a contribuição de um grupo importante na determinação das diversas correntes de pensamento. Percebemos, cada vez mais, que a contínua expansão de nossa atividade facilita a criação dos procedimentos normalmente adotados. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a crescente influência da mídia assume importantes posições no estabelecimento de alternativas às soluções ortodoxas.pação geral.

Boletim informativo da Camara de Comércio do Norte de Cabo Verde

Mensagem do Secretário Geral::

Boletim informativo da Camara de Comércio do Norte de Cabo Verde

nortada

02

nortada

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a execução dos pontos do programa de Cabo Verde. O que temos que ter sempre em mente é que o entendimento das metas propostas exige a precisão e a definição das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobilidade dos capitais internacionais representa uma abertura para a melhoria das condições inegavelmente apropriadas. A prática cotidiana prova que o consenso sobre a necessidade de qualificação agrega valor ao estabelecimento do retorno esperado a longo prazo. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o fenômeno da Internet acarreta um processo de reformulação e modernização do impacto na agilidade decisória. É claro que a necessidade de renovação processual não pode mais se dissociar do processo de comunicação como

Por Adriano Cruz

Todavia, a expansão dos mercados mundiais garante a contribuição de um grupo importante na determinação das diversas correntes de pensamento. Percebemos, cada vez mais, que a contínua expansão de nossa atividade facilita a criação dos procedimentos normalmente adotados. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a crescente influência da mídia assume importantes posições no estabelecimento de alternativas às soluções ortodoxas.pação geral. Evidentemente, a mobilidade dos capitais internacionais auxilia a preparação e a composição das diversas correntes de pensamento. Desta maneira, o julgamento imparcial das eventualidades garante a contribuição de um grupo importante na determinação das regras de conduta normativas.

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a execução dos pontos do programa de Cabo Verde. O empenho em analisar o início da atividade geral de formação de atitudes cumpre um papel essencial na formulação das condições financeiras e administrativas exigidas. Não obstante, a contínua expansão de nossa atividade oferece uma interessante oportunidade para verificação dos índices pretendidos. Por outro lado, a estrutura atual da organização afeta positivamente a correta previsão dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.

A nível organizacional, o julgamento imparcial das eventualidades apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção do retorno esperado a longo prazo. O que temos que ter sempre em mente é que o comprometimento entre as equipes estimula a padronização das regras de conduta normativas. Caros amigos, a percepção das dificuldades representa uma abertura para a melhoria de alternativas às soluções ortodoxas.

pub 29


30

pub

Destaques de texto

Títulos Interior

Subtítulos/ títitulos de secções

Texto publicação Gill Sans Regular10 pt

Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a adoção de políticas descentralizadoras facilita a criação do impacto na agilidade decisória.

Gill Sans Regular14 pt

Desta maneira, o julgamento imparcial das eventualidades garante a contribuição de um grupo importante na determinação das regras de conduta normativas.

Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos desafia a capacidade de equalização dos paradigmas corporativos.

Gill Sans Bold 18 pt

O que temos que ter sempre em mente é que o comprometimento entre as equipes estimula a padronização das regras de conduta normativas. Caros amigos, a percepção das dificuldades repre-

Evidentemente, a mobilidade dos capitais internacionais auxilia a preparação e a composição das diversas correntes de pensamento.

Gostaria de enfatizar que o acompanhamento das preferências de consumo faz parte de um processo de gestão do sistema de participação geral. A prática cotidiana prova que a mobilidade dos capitais internacionais estende o alcance e a importância das direções preferenciais no sentido do progresso.

Gill Sans Bold 28 pt

Títulos Capa A nível organizacional, o julgamento imparcial das eventualidades apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção do retorno esperado a longo prazo.

Todavia, a expansão dos mercados mundiais garante a contribuição de um grupo importante na determinação das diversas correntes de pensamento. Percebemos, cada vez mais, que a contínua expansão de nossa atividade facilita a criação dos procedimentos normalmente adotados. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a crescente influência da mídia assume importantes posições no estabelecimento de alternativas às soluções ortodoxas.pação geral.

Gill Sans Bold 34 pt

O incentivo ao avanço, assim como a execução dos pontos do programa de Cabo Verde.


pub

Rodapé capa/ Contracapa 195x37 mm

pub Interior médio 195x68 mm

pub

pub Interior grande 195x128 mm

Interior pequeno 82x82 mm

31


32


33


34


Imagens de suporte da Marca A fim de facilitar e de auxiliar a marca nas suas ações de comunicação foram criadas imagens de promoção que podem ser utilizadas tanto num contexto web (site) como num formato impresso. Anexo a este manual serão fornecidas as mesmas, com e sem grafismos da marca.

35


36


37


38


39


40


41


42


Proibições

NÃO utilizar a marca nas cores que não as principais

NÃO alterar a proporção entre o lettering e os símbolos

NÃO distorcer a proporção da marca

NÃO utilizar inlcinações que não as indicadas

NÃO aplicar efeitos ou qualquer outros filtros na marca

NÃO alterar a proporção entre a marca Be CV e Câmara de Comércio

43


44


Manual identidade