Issuu on Google+

RIBEIRA BAR

Z O NA F LU V I A L DA S R A . DA R I BEI RA

ADAPTAÇÃO E REMODELAÇÃO DE EDIFÍCIO EXISTENTE A ESTABELECIMENTO DE BEBIDAS P R O J E C T O


RIBEIRA BAR

LO C A L I Z A Ç Ã O O Ribeira Bar está localizado na zona fluvial da Senhora da Ribeira, situada na freguesia de Pinheiro de Ázere. Esta zona é um dos principais atractivos turísticos do Concelho de Santa Comba Dão, estando a dar os primeiros passos no sentido de se afirmar como ponto de referência no turismo de natureza e de lazer na Região Centro.

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSIBILIDADES ACTUAIS: AUTO-ESTRADAS A1 ITINERÁRIOS PRINCIPAIS IP3 e IC12 ESTRADAS NACIONAIS N234 FERROVIAS Linha da Beira Alta AEROPORTOS 160 km do Porto e 240 km de Lisboa PRINCIPAIS PROJECTOS DE ACESSIBILIDADES FUTUROS: Está prevista a construção de uma auto-estrada nova de ligação entre Viseu e Coimbra passando por Santa Comba Dão. Estão previstas remodelações no IP3 com melhorias no acesso ao projecto da Senhora da Ribeira. DISTÂNCIAS: Lisboa - 238 km • Viseu - 44 km • Coimbra - 45 km • Porto - 160 km • Guarda - 113 km • Aveiro - 70 km NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 2


RIBEIRA BAR

Z O N A P R I O R I T Á R I A D E D E S E N V O LV I M E N T O T U R Í S T I C O

A nível local, a Senhora da Ribeira sempre teve um papel importante na economia e na vida social da freguesia e, mesmo, das localidades adjacentes. Várias são as gerações que aprenderam a nadar nas águas do rio Mondego e que, durante as quentes tardes de Verão, conviveram ao longo das margens verdejantes, povoadas de mimosas e pinheiros.

Foi devido à sua beleza natural e à relevância dos seus produtos no mercado do turismo de natureza, que a Senhora da Ribeira foi classificada como Zona Prioritária de Desenvolvimento Turístico (ZPDT) do Concelho de Santa Comba Dão. NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 3


RIBEIRA BAR

E N Q U A D R A M E N TO L E G A L O Ribeira Bar está de acordo com o definido pelos Planos de Planeamento Estratégico para o local, nomeadamente: pelo Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira, pelo Plano Director Municipal de Santa Comba Dão e pelo futuro Plano de Pormenor da Senhora da Ribeira, actualmente em fase avançada de desenvolvimento.

No Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira (POAA), actualmente em vigor, a área onde se encontra implantada o Bar está destinada à instalação de serviços de apoio aos utilizadores dos espaços públicos.

No Plano de Pormenor da Senhora da Ribeira, que se encontra em elaboração, estão também previstas a instalação de infra-estruturas de apoio à zona fluvial.

NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 4


RIBEIRA BAR

A S P E C T O S D E I N O VA Ç Ã O D O R I B E I R A B A R RELEVÂNCIA TURÍSTICA

DIFERENCIAÇÃO

• Contribui para a qualificação e organização dos recursos com interesse turístico; • Incrementa a atractividade do produto e do destino; • Requalificação paisagística da envolvente, natural e edificada; • Oferta interessante ao nível dos recursos naturais, paisagísticos, culturais; • Oferta de condições para o crescimento do ecoturismo.

• A concepção, construção e gestão do investimento apresentam soluções urbano-ambiental que devem ser valorizadas pela sua qualidade; • Estado de desenvolvimento embrionário da oferta que possibilita o planeamento e concepção de um produto turístico sustentável e actual; • Possibilidade de criar produtos específicos para “nichos” de mercado; • Projecto inserido num mercado sensível a elevados padrões de qualidade em crescimento.

FAC TO R E S D E V I A B I L I Z A Ç Ã O Para a concretização dos objectivos do Ribeira Bar, podem ser identificadas várias características, que permitem potenciar o seu desenvolvimento económico e viabilização: • Beleza natural da área envolvente, destacando-se o espelho de água da barragem e a floresta circundante; • Zona fluvial com dimensão para desenvolvimento de várias valências turísticas, natureza, desporto e de lazer; • Proximidade à oferta de golfe; • Proximidade da Serra da Estrela e a vários centros urbanos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Porto; e temperatura amena no Inverno e no Verão.

NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 5


RIBEIRA BAR

M E TO D O LO G I A

MÓDULOS: Zona de Serviços (balcão e copa); Sala de Estar; Esplanada; Instalações sanitárias (funcionários, mulheres, homens, deficientes).

O Ribeira Bar está situado num espaço densamente arborizado, com uma construção completamente integrada no meio envolvente. Desenvolve-se por módulos com base num conjunto de intervenções de adaptação envolvendo diversas fases de construção.

NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 6


RIBEIRA BAR

REGISTO FOTOGRÁFICO NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 7


RIBEIRA BAR

Z O N A D E E S TA R

E S P L A N A DA

E S PA Ç O E N V O LV E N T E

NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 8


RIBEIRA BAR

E ST R U T U R A E X T E R N A - E S P L A N A DA

S E RV I Ç O D E B A R / B A LC Ã O

NODISA UNIPESSOAL, LDA.

PÁG. 9


RIBEIRA BAR