Page 1

NOC News Nº 4, 5 de Março de 2014

Nós Orientamos Caminhos!

Candidatura a Estágio de Verão Oferta de Emprego como Administrativa ou Secretária

BES UP P. 5

P. 4

P. 6

Oficina de Cinema de Animação e Festival MONSTRINHA P. 8

P. 12

Ano Curricular 2013/2014 A informação contida nesta publicação não é da responsabilidade do Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira (NOC), relativamente à utilização que dela possa ser feita.


Índice

NOC — Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira 2ª Feira

3ª Feira

4ª Feira

5ª Feira

6ª Feira

ENCERRADO A ATENDIMENTO

9h30 - 12h30

ENCERRADO A ATENDIMENTO

9h30 - 12h30

4

9h30 - 12h30 Atendimento mediante marcação prévia

Emprego 14h - 16h

14h - 16h

ENCERRADO A ATENDIMENTO

14h - 16h

ENCERRADO A ATENDIMENTO

Atendimento mediante marcação prévia

6 Estágios

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade. 1600-214 Lisboa

8 Colóquios

Telf: +351 21 792 00 33 Fax: +351 21 792 00 30 E-mail: noc@fl.ul.pt

9 Conferências

12 Eventos Culturais

13 Outras Informações


Pรกgina Inicial

Emprego

Candidatura Site


Pรกgina Inicial

Emprego

Candidatura Site


Página Inicial

Estágio

Candidatura a Estágio de Verão BES UP

Já com a fase de candidaturas aberta, o BES apresenta novamente o seu programa de Estágios de Verão (que decorrerá entre os meses de Julho e Setembro). Os candidatos devem estar, neste momento, a frequentar a Licenciatura ou o Mestrado e pertencer às áreas da Comunicação e Marketing. É atribuída uma bolsa de estágio e a duração do mesmo será de dois meses; o estagiário será acompanhado por tutores, que irão criar um programa de estágio.

Candidatura Site


Página Inicial

Estágio Vaga de Estágio Profissional na Volkswagen para Tradutores

São esperados candidatos com formação superior em Línguas / Tradução (ex.: Alemão – Português) e com apetência para questões de engenharia industrial; são necessários sólidos conhecimentos de Alemão falado e escrito, assim como o domínio com proficiência do Inglês falado e escrito e conhecimentos de Microsoft Office (PowerPoint e Excel). O estágio terá uma duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. Terá como funções actividades ligadas ao Fórum Best Practice, entre as quais: Organização de reuniões e informação; Preparação de ideias nos layouts necessários; Tradução das ideias recebidas e enviadas para as línguas necessárias (Alemão, Inglês e Português); Pedido de informação aos originadores das ideias (outside); Follow up da implementação das ideias externas na nossa fábrica; Preparação de videoconferências; Actualização da drive comum. · Local de estágio: Volkswagen Autoeuropa (Palmela - Portugal); · Bolsa de Formação – €400; · Uma refeição diária gratuita; · Transporte gratuito de acordo com as rotas de autocarro disponibilizadas pela empresa (abarcam a zona da Grande Lisboa e arredores); · Equipamento de segurança gratuito (se necessário para o projecto); A Bolsa de Formação que oferecida pela Volkswagen não está dependente da inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), pelo que esta não é obrigatória.

As candidaturas devem ser feitas por e-mail para maria.pais@volkswagen.pt.


Página Inicial

Colóquios

O Projecto Estranhar Pessoa organiza o Colóquio Internacional "O dia triunfal de Fernando Pessoa", a realizar nos próximos dias 6, 7 e 8 de Março na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O Colóquio é celebrativo do centenário do dia triunfal de Fernando Pessoa, 8 de Março de 1914, e reúne perto de 50 especialistas num amplo debate em torno da vida e obra de Pessoa. A perspectiva crítica é a de uma revisão do Estado da Arte nos diversos campos dos Estudos Pessoanos. O Colóquio promove ainda um concurso de curtasmetragens sobre Fernando Pessoa, visando premiar a melhor curtametragem sobre a vida e obra de Pessoa, que será apresentada na sessão de encerramento. No dia 9 de Março terá lugar o passeio Lisboa com Fernando Pessoa.

Inscrições Programa Projecto Cartaz


Página Inicial

Conferências

Grémio Lusitano


Conferências

Página Inicial


Página Inicial

Conferências

“Com Respeito às Palavras”, Culturgest

Dia 12 de Março (às 18h30) irá decorrer uma conversa/debate que parte de um texto da escritora Hélia Correia intitulado “Com respeito às palavras”. Nesse texto é feita uma reflexão sobre o modo como a linguagem do poder político e económico com que se é confrontado corresponde a uma “fraseologia” que corrompe e atrofia o pensamento e nos expropria da linguagem. A necessidade de proceder a uma crítica deste processo de expropriação tornou-se urgente e nenhum comentário político, tal como ele é hoje geralmente praticado, consegue ter uma dimensão crítica se dele desaparecer a consciência de que há uma responsabilidade fundamental do homem em relação à linguagem e se ignorar que os dias de hoje fazem lembrar a “novilíngua” imaginada por Orwell. A propósito desta, já alguns cientistas sociais falaram de um “novo fascismo”, diferente dos fascismos históricos: um “fascismo democrático”, que não vem de cima, não precisa de um guia ou de um chefe, mas é produzido no próprio tecido das interacções sociais e tem como um dos seus principais instrumentos precisamente essa linguagem corrompida. Esta linguagem de uma nova teologia económica e política impõe modos de pensamento, estereótipos, formas estandardizadas. E tem um efeito de anestesia de todo o discurso crítico.

Site


Página Inicial

Eventos Culturais

Oficina de Cinema de Animação e Festival MONSTRINHA

O Museu Nacional de Etnologia propõe às famílias cinéfilas uma oficina de cinema de animação (“Memórias no Museu Nacional de Etnologia). Esta oficina acontecerá no dia 9 de Março, entre as 10h e as 13h, com Fernando Galrito. Esta é uma actividade que surge a propósito do festival “Monstrinha”. O “Monstrinha” é um festival de cinema de animação que decorrerá no Museu Nacional de Etnologia de 13 a 21 de Março.

Inscrições Site da Oficina Site do Festival


Página Inicial

Outras Informações

Apoio a Estudo sobre Cultura, Formação e Emprego

Este estudo (a convite da Secretaria de Estado da Cultura) está a ser desenvolvido por uma equipa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, coordenado pelo Professor Carlos Fortuna. Entre várias dimensões que o estudo abarca, inclui-se o mapeamento da oferta formativa em sectores culturais e/ou criativos, com vista ao diagnóstico e caracterização destas áreas de formação cujas componentes e especificidades são algo recentes e pouco estudadas. Com esse objectivo em mente, a equipa está a auscultar um vasto universo de profissionais do sector cultural e criativo, através de um breve questionário online. Faz-se, então, um apelo à comunidade académica da FLUL para que possa contribuir para o desenvolvimento deste estudo, bastando apenas preencher o questionário presente no link apresentado.

Questionário


G I R OB

! O AD

NOC News n.º 4 - 5 de Março de 2014