Page 1

PREFEITURA RIO/CULTURA CENTRO CULTURAL MUNICIPAL LAURINDA SANTOS LOBO APRESENTAM

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO—2010 novo telefone do centro - 2215

0618


2

COMUNICADO

-

NOS DIAS 02 E 03 DE OUTUBRO, DE- . VIDO AS ELEIÇÕES, O CENTRO CULTURAL LAURINDA SANTOS LOBO ESTARÁ À DISPOSIÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL E NÃO ABRIRÁ PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL FESTIVAL DAS CRIANÇAS De 09,10 e 12 de outubro Atividades culturais especialmente elaboradas para a diversão das crianças de Santa Teresa.

2


3

09/10, sábado ás 10h OFICINA DE PSICOMOTRICIDADE Oferecida pelas psicomotricistas da Escola Educar, com objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e integração entre pais e filhos. Venham participar com seus filhos de 1 a 3 anos de idade desta oficina que promoverá o encontro afetivo entre pais e seus filhos.

09/10, sábado às 11h30m CINE CLUBE CENA URBANA – CCMLS Secretaria do Áudio Visual e Programa Cine Mais Cultura associaram-se a ONG Artes e Integração Cena Urbana e esta com o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo para a criação do CINECLUBE CENA URBANA /CCMLSL, que terá como proposta a elaboração de um programa voltado a formação de platéia em audiovisual, divulgando principalmente a produção cinematográfica brasileira.

SESSÃO INFANTIL PIPOCA E GUARANÁ apresenta SERIE DE ANIMAÇÕES DA PROGRAMADORA BRASIL.Classificação: livre Animações: Isabel e o cachorro flautista O tamanho que não cai bem Alma carioca - um choro de menino Disfarce explosivo O Nordeste e o toque de sua lamparina Mitos do mundo: Como surgiu a noite? Historietas assombradas para crianças malcriadas Distribuição grátis de pipoca e guaraná para as 30 primeiras crianças que pegarem senha. 3


4

09/10, sábado às 16h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS com ITALA ARAUJO O Projeto Histórias Tradicionais propõe encontros de contação de histórias tradicionais para crianças e adultos. Fazem parte do repertório do as seguintes histórias: A Festa no Céu Todos os bichos da floresta foram convidados para uma festa, mas tinha um problema: a festa iria acontecer no céu, portanto só os bichos que tivessem asas poderiam ir. O sapo, inconformado, bolou um plano para conseguir chegar ao céu. E conseguiu! Esse conto tradicional brasileiro, encontrado em várias partes do país, é apresentado através de recursos de sonoplastia e músicas populares, além de adereços lúdicos que convidam o público a interagir com a história. A Velha a fiar , A velha estava em seu lugar, veio a mosca lhe atrapalhar, a mosca na velha a velha a fiar... Essa música tradicional brasileira, transformada em conto de acumulação, agrada principalmente as crianças de menor idade por ser apresentada utilizando bonecos feitos de pano e outros materiais. O Jabuti e a Fruta amarela Numa época em que os animais estavam passando muita fome, surgiu, como que por encanto, uma grande árvore cheia de frutas amarelas, bem no meio da floresta. Todos ficaram com água na boca, mas antes de comer a fruta precisavam saber seu nome. Um exemplo de conto onde o fraco vence. Essa história é apresentada através de um desafio de pandeiros e músicas de trava-língua. No final desse último conto o público é convidado a saborear carambola, a tal fruta amarela.

09/10, sábado ás 17h VERNISSAGE EXPOSIÇÃO DE BONECAS DAS BORDADEIRAS DO LAURINDA – Oficina de Bordados do CC-

MLSL.

Oficina de Bordados do CCMLSL acontece desde abril de 2010, promovendo um encontro de criatividade e experiências sensíveis . Tem como uma dês suas propostas a criação de uma cooperativa para o fomento da criatividade e geração de recursos . Dentre inúmeros trabalhos as participantes dedicam-se atualmente a experimentação de design voltado a criação de bonecas de pano. A exposição de bonecas faz parte das atividades do Festival das Crianças, mostrando um dos brinquedos mais antigos do mundo: as bonequinhas de pano.. 4


5

cont. FESTIVAL DAS CRIANÇAS 10/10, domingo às 15h30m APRESENTAÇÃO E OFICINA DE DANÇA DO BALLET DE SANTA TERESA. O Projeto Social, que utiliza o Ballet como uma das ferramentas de transformação de crianças e jovens, vem mais uma vez mostrar o resultado de seu grandioso trabalho. Apresentação de Ballet e aula pública para os presentes.

10/10, domingo às 17h CIRANDA — Ensaio aberto de teatro dança Ensaio aberto de teatro-dança para o público infantil. A temática refere-se ao prazer da criança com seus desafios pessoais. Inicialmente, em cena, apenas um baú , que como 1 cartola de mágico transforma ilusão em realidade. Antes mesmo de acordar duas crianças despertam para o dia e para as descobertas durante suas brincadeiras. Ficha Técnica Direção e concepção: Andrea Elias Elenco: Andrea Elias e Renata Azevedo Pesquisa: Andrea Elias e Jefferson Barbosa Iluminação: Djalma Amaral Cenário e figurino: Joana Lavallé e Gabriela Bardy

5


6

cont. FESTIVAL DAS CRIANÇAS 12/10, terça às 14h CINE CLUBE CENA URBANA – CCMLS Secretaria do Áudio Visual e Programa Cine Mais Cultura associaram-se a ONG Artes e Integração Cena Urbana e esta com o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo para a criação do CINECLUBE CENA URBANA / CCMLSL, que terá como proposta a elaboração de um programa voltado a formação de platéia em audiovisual, divulgando principalmente a produção cinematográfica brasileira.

SESSAO INFANTIL PIPOCA E GUARANÁ ESPECIAL DO DIA DA CRIANÇA apresenta A SERIE DE ANIMAÇÕES JURO QUE VI Este filme é uma produção da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios, realizada em homenagem ao folclore brasileiro. O Cine Clube apresentará desenhos animados da Série Juro que vi, os quais revisitam lendas brasileiras com a colaboração de alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro. A série foi premiada em festivais nacionais e internacionais: Anima Mundi, Direção da série : Humberto Avelar Duração: 1 h Colorido Classificação: livre

Distribuição grátis de pipoca e guaraná para as 30 primeiras crianças que pegarem senha. 6


7

12/10, terça às 15h OFICINA DE DANÇA BRASILEIRAS PARA CRIANÇAS com JOANA MARINHO Apresentação de dança afro com coreografia especialmente elaborada para crianças. Após a apresentação será promovida uma oficina onde, através de lendas africanas, será estimulado o uso criativo do corpo pela criança a partir do vocabulário de movimentos da tradição afro-brasileira, seus ritmos e sua expressividade. Ritmos e Danças Afro: Maracatu, Jongo, Coco, Cacuriá, Tambor Joana Marinho é antropóloga, bailarina e atriz da Cia. Ensaio Aberto.

12/10, terça às 16h ASSIM ME CONTARAM, ASSIM VOU CONTANDO No espetáculo, três histórias são contadas por dois palhaços que utilizam de vários elementos orais, cênicos e musicais para torná-las mais envolventes e encantadoras, são elas: “Nosso amigo ventinho” de Ruth Rocha, "História da Noite" de Marilda dos Santos Bersolt e “A galinha Galinhola que escapou da caçarola” de Leda Sellaro. A importância desse projeto é de grande relevância, pois no mundo contemporâneo, a figura do contador de histórias está intimamente ligada ao incentivo a leitura, entretenimento cultural e difusor do folclore regional. E no fim da 12/10/2010, às apresentação brincamos cantando cantigas de roda. Venha se divertir com sua família

Com Marcio Fecher e Mayara Millane 7


8

12/10, terça às 17h CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. O BORDADO MÁGICO E OUTRAS HISTÓRIAS, com RUTE CASOY A magia dos contadores de histórias é tirar do baú os personagens e os enredos, que de alguma forma, se entrelaçam com a nossa vida e o nosso cotidiano.

12/10, terça às 19h TEATRO JUVENIL—ROMEUS E MARIAS Romeus e Marias é uma adaptação da peça Romeu e Julieta de William Shakespeare. Duas famílias Murrinhos e Catinguentos, nossa história acontece em duas favelas no rio de Janeiro. Maria Junieta e Romeu-Romeu são moradores de duas favelas rivais, mas o amor entre eles ultrapassa o medo. São várias Marias e Romeus envolvidos em um laço amoroso. Transformando as duas favelas em um caldeirão de emoções. O público terá a oportunidade de assistir do início ao fim uma história de amor, comédia e muitas mensagens para refletir sobre o que somos e o que podemos ser. Elenco: Angela Rosa, Carolaybe Barbosa, Claryssa Barbosa, Carlos Rodrigues, Erika Damasceno, Élida Almeida, Felipe Freire, Marlene Santos, Romulo Diaz, Tânia Bárbara e Vivian Flaubino Cenário: Marcos Aranha e Alunos da EBA 8


9

Sessão em 16/10, sábado às 11h30m CINE CLUBE CENA URBANA – CCMLS Secretaria do Áudio Visual e Programa Cine Mais Cultura associaram-se a ONG Artes e Integração Cena Urbana e esta com o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo para a criação do CINECLUBE CENA URBANA /CCMLSL, que terá como proposta a elaboração de um programa voltado a formação de platéia em audiovisual, divulgando principalmente a produção cinematográfica brasileira. O Cine Clube oferece quatro sessões mensais sempre aos domingos pela manhã, destinando o primeiro e o terceiro domingo ao público juvenil-adulto e o segundo e quarto ao público infantil. Sempre que possível serão convidados palestrantes para falar sobre temas abordados pelos filmes.

SESSÃO JUVENIL-ADULTOS apresenta o filme MADAME SATÃ Sinopse: Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de João Francisco dos Santos - malandro, artista, presidiário, pai adotivo, negro, pobre, homossexual - e seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca. Ficha Técnica Direção: Karim Ainouz Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flavio Bauraqui, Felipe Marques, Renata Sorrah Colorido Classificação Indicativa: 16 anos Entrada gratuita. Serão distribuídas senhas meia hora antes da sessão.

9


10

16/10, sábado e17/10, domingo ás 15h GRUPO GARIMPO APRESENTA NÍVEL 6

Nível 6 é o título do novo espetáculo teatral do Grupo Garim-

po, onde quatro pessoas são colocadas em quarentena depois de surto epidêmico. Os personagens, apesar de diferentes, tornam‐ se semelhantes ao se depararem em uma quarentena. A peça propõe uma reflexão sobre a sociedade em tempos de epidemias, em uma situação de isolamento médico. Em Outubro, um desses lugares será o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa.      

Direção – Ricardo Libertini Dramaturgia – Vanessa Silveira Atuação – Marina Mercier, Renata Campos, Ricardo Libertini e outros Temporada: 16 e 17 de Outubro de 2010 Dias e horários: Sábados e domingos às 16h Duração estimada: 55 minutos

10


11

Sessão em 23/10, sábado ás 11h30m CINE CLUBE CENA URBANA – CCMLS Secretaria do Áudio Visual e Programa Cine Mais Cultura associaram-se a ONG Artes e Integração Cena Urbana e esta com o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo para a criação do CINECLUBE CENA URBANA /CCMLSL, que terá como proposta a elaboração de um programa voltado a formação de platéia em audiovisual, divulgando principalmente a produção cinematográfica brasileira. O Cine Clube oferece quatro sessões mensais sempre aos domingos pela manhã, destinando o primeiro e o terceiro domingo ao público juvenil-adulto e o segundo e quarto ao público infantil. Sempre que possível serão convidados palestrantes para falar sobre temas abordados pelos filmes.

SESSÃO INFANTIL / PIPOCA E GUARANÁ apresenta o filme CAVALINHO AZUL Sinopse: Era uma vez um menino, chamado Vicente, que tinha um cavalo, para seus pais, um velho pangaré marrom, bem feio e magro. Para Vicente, um lindo cavalo azul. Passando dificuldades, os pais vendem o pangaré para comprar mantimentos. Recuperar ser cavalinho azul é a missão e a aventura de Vicente. Duração: 1h, classificação: livre Cor: Colorido Distribuição grátis de pipoca e guaraná para as 30 primeiras crianças que pegarem senha. 11


12

23/10, sábado às 19h30m SARAU DE POESIAS / PROJETO UnirVersoS Unir Versos foi criado com o objetivo de recuperar o encanto da poesia e mostrar através de textos de retalhos do cotidiano como a solidão, amor, esperança e desejos. Enfim, entrelaçando os mais diferentes universos. UnirVersoS, invade a alma de um artista circense que se divide em três personalidades. Esse ser extremamente rico de sentimentos despe-se em linguagem poética de medos, pensamentos, sensações e emoções revelando ao público seu universo particular, vivo e inconstante.

Ficha Técnica: Direção de Carol Perrone e Luz: Gladson Fiuza Elenco: Gabi Freitas, Max Oliveira e Ziza Fagundes

12


13

30/10, domingo às 11h30m CINE CLUBE CENA URBANA – CCMLS Secretaria do Áudio Visual e Programa Cine Mais Cultura associaram-se a ONG Artes e Integração Cena Urbana e esta com o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo para a criação do CINECLUBE CENA URBANA /CCMLSL, que terá como proposta a elaboração de um programa voltado a formação de platéia em audiovisual, divulgando principalmente a produção cinematográfica brasileira. O Cine Clube oferece quatro sessões mensais sempre aos domingos pela manhã, destinando o primeiro e o terceiro domingo ao público juvenil-adulto e o segundo e quarto ao público infantil. Sempre que possível serão convidados palestrantes para falar sobre temas abordados pelos filmes.

SESSÃO JUVENIL – ADULTO apresenta o filme

O HOMEM NU Sinopse: Escritor precisa embarcar a contragosto para São Paulo, a fim de divulgar seu novo livro. No aeroporto, encontra um grupo de velhos companheiros e com eles. segue para o apartamento de Marinalva, sobrinha de um dos amigos , onde o grupo dá continuidadeà reunião. Seduzido pela música e pelos encantos de Marinalva, Proença passa a noite ali mesmo, despertando no dia seguinte, completamente nu. Decide apanhar o pão deixado à porta do apartamento. É quando o vento fecha a porta e o deixa completamente nu do lado de fora. Ficha Técnica Direção: Karim Ainouz Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flavio Bauraqui, Felipe Marques, Renata Sorrah Colorido Classificação Indicativa: 16 anos 13


14

CASO NÃO HAJA 2º TURNO DAS ELEIÇÕES NOSSA PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA ( 29 A 31/10) TRANSCORRERÁ NORMALMENTE 29/10, sexta às 20h 30/10, sábado às 20h 31 10, domingo às 20h30m UMA ESTÓRIA PARA CALIBAN, TEATRO PARA ADULTOS COM MARCIO FECHER

31/10, domingo das 15h às 19h BAILÃO DO LAURINDA Não deixe de participar do Bailão do Lauirinda , em todo último domingo de cada mês. Venha dançar zouk, soltinho, tango, bolero forro e samba no baile mais animado de Santa Teresa. O baile mais animado de Santa Teresa. Faixa etária: Livre

14


15

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO Inscrições abertas para o segundo módulo. pelo novo telefone 2215 0618

OFIC. DE PRODUÇÃO E MONTAGEM TEATRAL Prof. Samir Murad Terça e domingo das 14h às 18h.

OFIC. DE AGENTES CULTURAIS POPULARES Profa. Cana Facina Quartas das 13h às 16h.

OFICINA DE BORDADO Profa. Ruth Casoy Sábado, das 09h às 13h. Atenção a mais nova oficina do CCMLSL em parceria com o Planseq, AART, LIESA E AMEBRAS.

OFICINA DE ADEREÇOS DE CARNAVAL Profa. Regina de Paula Terça, quartas, e quintas das 14h às 17h.

Futuramente, OFICINA DE PERCUSSÃO com Flávio Monteiro.

15


16

OFICINAS LIVRES 





 

Jongo e Samba de Roda - prof. Mestre Kanoa - segunda - 19h às 20h30m Capoeira Mirim - prof. Mestre Kanoa - 3ª e 5ª - 18h as 19h Capoeira Adulto - prof. Mestre Kanoa - 3ª e 5ª - 19h às 20h30m Dança de Salão - prof. Elon - 4ª- 18h às 19h Violão e Cavaquinho - prof. Regina Rocha 5ª - 17h às 18h

Meditação da Sahaja Yoga agora as

quintas - das 18h às 20h sábados - das 10h as 12h

16


17

APOIADORES RESTAURANTE NEGA TERESA

TODOS OS EVENTOS SÃO GRATUITOS End. Rua Monte Alegre 306 Santa Teresa / Rio de Janeiro

Informações sobre cursos e programação pelo

2215 0618

17

REVISTA VIRTUAL DO CCMLSL - Programação outubro  

Revista contendo a programação do mês de outubro do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, equipamento da Secretaria de Cultura da Prefeitura...