Page 1

Projeto CONE Ver達o 2012


Sumário 1.

O que é o CONE....................................................................................3

1.1 Histórico................................................................................4

1.2

1.3 Realização.............................................................................5

Como Funciona.....................................................................5

1.3.1

CONDe (N Design)..................................................6

1.3.2 Mesa coordenadora...............................................7 1.3.3 Estudantes presentes............................................8 2.

CONE Jeitos..........................................................................................9

2.1 Parâmetros...........................................................................9

2.2 Proposta..............................................................................10

3.

O que acontece no CONE....................................................................11

3.1 Discussões...........................................................................11

3.2 Encaminhamentos...............................................................11

3.3 Palestras..............................................................................11

3.4

Candidaturas a sediar o próximo N Design........................12

3.5

Atividades de integração e conteúdo..................................12

4.

Objetivos do evento.............................................................................13

4.1 Geral....................................................................................13

4.2 Específicos...........................................................................13

5. Programação.................................................................................14-15

5.1

Grade do evento..............................................................14-15

6.

Considerações finais..........................................................................16

7. Anexos................................................................................................17

2


1. O que é o CONE? O CONE Design (Conselho Nacional de Estudantes de Design) é uma associação estudantil apartidária e sem fins lucrativos que representa os estudantes de curso superior de design do Brasil e tem como funções: promover, analisar e discutir assuntos relacionados ao ensino de design no país e seu aprimoramento. Para que ele ocorra, conta-se com a participação dos estudantes de design, a fim de fortalecer as discussões e gerar conhecimento acerca do que acontece em outras faculdades, centros e diretórios acadêmicos. Ocorrem duas edições presenciais durante o ano, ambas na cidade sede do N Design (no caso de 2012, em Belo Horizonte): a primeira, o CONE Verão, acontece preferencialmente em janeiro e a segunda durante o N Design em julho. Além dessas, há contato entre os estudantes através das listas de discussão online. De acordo com o estatuto, todos os estudantes de design do Brasil são membros do CONE Design, bastando apenas participar, sem precisar pagar taxas e com direito à voz.

3


1.1. Histórico 1990 – Pró-ENED Prévia do Encontro Nacional de Estudantes de Design realizado na cidade do Rio de Janeiro com estudantes de diversas localidades brasileiras. 1991 – N Design 1º Encontro Nacional de Estudantes de Design realizado na cidade de Curitiba. 1996 – CONE Design Durante o 6º N Design (São Luís - MA), os delegados das faculdades se unem para a criação de um órgão que passaria a representar a classe estudantil de design. 1998 – CONE Design Oficial No 8º N Design (Curitiba - PR), o CONE Design é oficializado, registrado em cartório e passa a existir legalmente. 2006 – Reforma do Estatuto do CONE Design No 16º N Design (Brasília - DF), o estatuto do CONE Design é reformado, após um período de discussões, dando início à sua atual estrutura. Assim, deixando de ter registro em cartório ou o que o valha, hoje é representando por estudantes, mas sem as questões burocráticas de uma instituição. 2008 – Aprovação da PNU (Pauta Nacional Unificada) No 18º N Design (Manaus - AM), foi aprovado no CONE Design o projeto da Pauta Nacional Unificada. Ver mais em: www.pnu.wikispaces.com

4


1.2. Como Funciona Existem dois diferentes padrões de reunião que ocorrem durante o CONE Design, sendo elas deliberativas ou executivas. As reuniões deliberativas são aquelas onde ocorre a discussão presencial entre os participantes – as pautas são decididas na primeira reunião e um cronograma é previsto para realização dos debates nas demais. Já as reuniões executivas são destinadas à concretização do material a que os estudantes reunidos se dispuseram a fazer durante as reuniões deliberativas.

1.3. Realização A entidade responsável pela organização deste evento é a CONDe vigente, que deve prover infraestrutura para que ele ocorra e organização da grade de atividades em geral; é também de seu encargo a escolha da mesa coordenadora. A presença e participação do maior número de estudantes possível tornam as discussões e decisões tomadas mais válidas; estes podem ser apenas ouvintes, votantes (apresentando documentação adequada, ver item 1.3.3.) ou representantes de pré-CONDe’s (ver item 3.4.).

5


1.3.1. CONDe (N Design) A CONDe é a Comissão Organizadora do N Design e não possui fins lucrativos – é formada apenas por estudantes que trabalham pela melhoria do cenário da atuação do designer perante a sociedade e pela integração e troca de informações entre os estudantes da área. A CONDe BH 2012 iniciou sua formação no R BH 2010, com pessoas dispostas a concretizar o sonho de realizar um N Design em Belo Horizonte. Com discussões, ideias e brainstorming, o objetivo e motivação de realizar o evento tornou-se cada vez mais vivo na concepção dos, aproximadamente, 30 integrantes da CONDe BH e o resultado da junção dos seus diferentes jeitos de pensar constituiu o projeto apresentado e divulgado durante o N Design 2011 (Rio de Janeiro - RJ). Durante as reuniões do CONE em julho de 2011, os representantes votaram aprovando e confiando à CONDe BH a responsabilidade de providenciar, até 30 de outubro de 2011, toda a documentação necessária. A partir daí, a equipe persistiu com bastante afinco no processo de documentação, que foi conquistada em setembro, oficializando a realização do 22º N Design em Belo Horizonte. Contamos hoje com subdivisão em gestão (Administração, Planejamento, RH, Finanças) e seis células (CONE, Conteúdo, Infraestrutura e Logística, Integração, Recursos, Relações Externas).

6


Contatos: CONDe BH: njeitos@gmail.com Gestão: gestao.njeitos@gmail.com CONE: cone.njeitos@gmail.com Conteúdo: conteudo.njeitos@gmail.com Infraestrutura e Logística: infraestrutura.njeitos@gmail.com Integração: integração.njeitos@gmail.com Recursos: recursos.njeitos@gmail.com Relações externas: relacoesexternas.njeitos@gmail.com

1.3.2 Mesa coordenadora A mesa coordenadora tem por responsabilidade direcionar e mediar discussões, além de garantir o andamento das reuniões de acordo com a grade prevista.

7


1.3.3 Estudantes presentes Qualquer estudante de design pode participar das reuniões e todos têm direito à voz. A sua participação é importante para o fortalecimento do CONE, possibilitando a exposição da realidade das instituições de ensino superior de design em grande parte do Brasil. De acordo com decisões tomadas no CONE Julho 2011, durante o próximo CONE Verão todos os estudantes terão direito a voto, em caráter experimental. Devido a tal resolução, torna-se necessário uma documentação que legitime o poder de voto dos respectivos estudantes. Não haverá, portanto, representantes de entidades de base, com exceção da representação de pré-CONDe’s (ver item 3.4). A documentação necessária para ser votante no CONE Verão 2012 inclui: apresentação de carteira de identidade com xerox da mesma e comprovante de vínculo com instituição de ensino de design reconhecida pelo MEC, assinado e carimbado pela secretaria desta.

8


2. CONE Jeitos O N Design 2012 vem sendo idealizado com base na conceituação de termos, tais como processo, interdisciplinaridade e JEITO. Reportando ao tema abordado no projeto desse evento, o CONE Verão 2012 terá uma proposta diferenciada dos anteriores.

2.1. Parâmetros Acreditamos ser de extrema importância para o desenvolvimento da nossa proposta do CONE Verão 2012 a relação existente entre nós, seres humanos, e a cidade: o uso que fazemos dela, como e porque o fazemos; a nossa percepção e atuação perante a realidade urbana; as influências que exercemos no meio, assim como as influências do meio em nós e, além de tudo isso, focar no emprego dos recursos urbanos a nosso favor. Em contrapartida, percebemos relação semelhante entre o membro estudante dentro dos movimentos estudantis e, de forma mais focada, dentro do CONE. Assim como o cidadão comum procura sempre seu lugar dentro da cidade, o estudante deveria constantemente se movimentar, permeando as questões acadêmicas que influenciam sua vida como estudante e influenciarão sua vida como profissional.

9


2.2. Proposta Com conceito estruturado, passamos a pensar em como aplicá-lo às reuniões do CONE Verão. Pretendemos convencer os estudantes de que o CONE é aquilo que acreditamos ser: uma intervenção na vida acadêmica dos estudantes de design. Por isso, faz parte de nossos planos levá-los a locais inesperados, realizar discussões agregando a elas a interação entre os participantes com novas dinâmicas que estimulem a troca de conhecimento.

10


3. que acontece no CONE? 3.1. Discussões São debates abertos, realizados entre os representantes e demais estudantes, mediados pela mesa coordenadora. As pautas são definidas na primeira reunião do CONE, organizadas por sequência, horários e tempos de duração. O solicitante do tema inicia a questão e os participantes dão continuidade de acordo com o pedido de voz. Se uma pessoa é citada na fala de outra, ela possui direito de réplica e, por último, tréplica.

3.2. Encaminhamentos É através de encaminhamentos que questões mais complexas, possivelmente não solucionadas no CONE ou que necessitam de um esforço posterior, tomam continuidade e são levadas adiante para serem resolvidas por alunos, Centros Acadêmicos e Organizações que se dispõem a fazê-lo. Os encaminhamentos são listados na plenária final e seus resultados apresentados no decorrer do ano ou no próximo CONE Design, de acordo com as resoluções.

3.3. Palestras Momento em que um convidado discursa acerca de um tema proposto relacionado ao design e ao movimento estudantil; é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema a ser tratado e acrescentar assuntos ao próprio repertório. Após a apresentação, abre-se um espaço para que as dúvidas da plateia sejam respondidas pelo palestrante.

11


3.4. Candidaturas a sediar o próximo N Design Existe também, no CONE Verão, um espaço para apresentação e candidatura das pré-CONDe’s que desejam realizar um N Design no ano seguinte. Para isso, é necessário que as entidades de base apresentem representante regularmente credenciado e estejam devidamente registradas e regulares no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Além dessas condições, deve-se estar de acordo com os artigos do Estatuto do CONE que determinam as condições de candidatura de uma pré-CONDe (documentação de representantes e Estatuto em anexo).

3.5. Atividades de integração e conteúdo Entendemos que, pela temática do evento aqui proposto, é imprescindível que haja um momento com igual finalidade de discutir questões ligadas à área do design, porém com caráter adicional de integração e descontração dos participantes. Essas atividades fazem com que os estudantes presentes saiam um pouco do ritmo de reuniões formais e interajam de forma diferente.

12


4. Objetivos do evento 4.1. Geral As reuniões do CONE Verão 2012 têm por objetivo garantir a interação entre estudantes de design, propondo uma nova configuração às reuniões do Conselho (proposta descrita no item 2).

4.2. Específicos - Colocar em contato os estudantes de design, CA’s e DA’s de diversas localidades brasileiras. - Discutir questões e apresentar novidades e mudanças pertinentes ao cenário contemporâneo de design e movimento estudantil. - Transpor as reuniões para fora de auditórios e salas fechadas, mantendo-as com o caráter original, mas fomentando as discussões de forma interativa e distinta.

13


5. Programação 5.1. Grade do evento Grade CONE Verão 2012 Horário

1º Dia

2º Dia

3º Dia

4º Dia

5º Dia

6º Dia

7º Dia

Reunião deliberativa

Reunião deliberativa

Reunião executiva

Reunião executiva

Entrega de certificados

Almoço

Almoço

Almoço

Almoço

Apresentação da documentação

09h 10h

Reunião deliberativa (sugestão de pautas e apresentações)

11h 12h

Almoço 13h 14h

Credenciamento e Abertura do Alojamento

15h Repentina

Reunião executiva (definição de grade)

16h 17h 18h

Treinamento da Mesa

Reunião deliberativa

Reunião deliberativa

Passeio turístico

Visita técnica (local do N Design)

Tempo Livre e Lanche

Tempo Livre e Lanche

Tempo Livre e Lanche

Tempo Livre e Lanche

Livre

Plenária final, encaminhamentos e votações

Apresentação N Jeitos 2012 Tempo livre e lanche

19h Livre

Festa de Encerramento

Rodas de discussão

Palestra

20h

14

Palestra

15


6. Considerações finais Visando promover o design, a realização do Conselho Nacional de Estudantes tem como base a troca de experiências e informações entre estudantes de diferentes universidades, abarcando uma série de olhares sobre o curso e a profissão, possibilitando ao encontrista um panorama mais amplo do que acontece com o design na sua região e em outras partes do país. É sem dúvida uma troca enriquecedora que tem por finalidade estimular o estudante a realizar pequenas e grandes ações dentro da própria universidade e também fora dela. O CONE Verão 2012 irá acontecer de 22 a 28 de janeiro. Para se inscrever, acesse o link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dE9lbjFy cHdaeFpIZjdMX1BxUTdHb1E6MQ Em breve, a CONDe BH irá divulgar informações acerca da infraestrutura e local das reuniões, além de demais esclarecimentos sobre o alojamento. As inscrições acontecerão até o dia 08 de janeiro de 2012. Não perca a oportunidade de participar e discutir junto a estudantes de design de todo o país!

16


7. Anexos (documentos) Link para Estatuto do CONE Design: h t t p: // n d e s i g n . o r g . b r / 2 010 /d o w n l o a d s /c o n e /e s t a t u t o _ conedesign2010_01.pdf Documentação para representantes indicados pela maioria simples dos estudantes regularmente matriculados em sua instituição de ensino: - Carta dos estudantes regularmente matriculados no curso de design delegando-o para esta função, assinada por maioria simples (50% + 1) de todos eles. - Declaração assinada e reconhecida em cartório competente da coordenação do curso declarando a quantidade de alunos. Link Declaração Coordenador: http://www.mediafire.com/?vm9rbm18dqb9mqi - Termo assinado pelo representante reconhecendo seus direitos e obrigações como tal. Link para Termo para Representantes indicados por alunos http://www.mediafire.com/?ljl14cyses84g0j Documentação para representantes indicados por CA’s ou DA’s: - Declaração assinada pelo Presidente, Coordenador Geral ou Secretário Geral de sua respectiva Entidade de Base, com

17


reconhecimento de firma em cartório, delegando-o a função de representar pública e juridicamente os seus membros associados. Link para Declaração DA ou CA http://www.mediafire.com/?1emcib41tb26sk1 - Ata de Posse registrada em cartório da diretoria da Entidade de Base. - Termo assinado pelo representante reconhecendo seus direitos e obrigações como tal. Link para Termo para representante indicado por CA ou DA. http://www.mediafire.com/?5w3gh0r65cgsl8w

18


Atenciosamente, CONDE BH’12 www.njeitos.blogspot.com

19

Projeto CONE Verão 2012  

Projeto CONE Verão 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you