Issuu on Google+

PUBLICAÇÃO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - UFAM

COMUNIQUE EDIÇÃO ESPECIAL - 02/DEZ/2013

! L A I C E

P S E

22 de novembro dia latino americano de luta pela valorização das Relações Públicas. 02 de dezembro: DIA NACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS


COMUNIQUE Al! CI

ESPE

RP PELO MUNDO Dia Latino Americano de Luta pela Valorização do Profissional de Relações Públicas Por: Tayara Wanderley

A profissão e o profissional de Relações Públicas ainda são pouco reconhecidos, e consequentemente, valorizados no Brasil. Baixos salários, confusão com a nomenclatura, a indefinição do seu lugar na estrutura de uma organização e o desconhecimento de suas atribuições são problemáticas comuns a esta profissão. Poderíamos dizer que RP passa por uma época de transição, onde são comuns tais dúvidas, imaturidades e incertezas, mas ficaríamos nós de braços cruzados esperando esse período passar? O profissional de Relações Públicas e diretor-geral do Portal RP-Bahia não ficou, e ainda encabeçou em 2006 um movimento pela valorização do Relações Públicas. O dia 22 de novembro foi então escolhido para ser um dia simbólico de luta pela profissão, com o objetivo de ser um instrumento de conscientização, fortalecimento, valorização e reconhecimento da profissão em todo o país. O ano de 2006 seria um marco para a profissão, que deixaria de ser “o patinho feio” da comunicação para tornar-se um belo cisne, gestor da imagem e dos relacionamentos das organizações. Deixando de ser coadjuvante e ocupando o seu verdadeiro espaço, protagonista da comunicação organizacional e corporativa, assim como, em todas as áreas que envolvam a gestão da qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre as organizações e seus diversos públicos de interesse.

A proposta, segundo a carta de convocação das entidades para participarem da luta, era que se realizasse “um movimento sem caráter institucional e personalista. Um movimento democrático, pluralista, multi e interinstitucional, agregador e mobilizador, conforme mandam os preceitos da profissão de Relações Públicas.” Tendo como fim a realização de “um movimento de nível internacional, com ações de valorização descentralizadas e eventos autônomos, que fomentasse nos estudantes e profissionais de toda a América Latina uma postura cada vez mais proativa, capaz de ajudar a combater a percepção de profissão desvalorizada e sem o reconhecimento que a maioria dos estudantes e novos profissionais ainda têm na nossa região.”

JÁ FEZ SUA INS CRI PARA A S OFICI ÇÃO NAS ? DO DIA 2/12?


COMUNIQUE Al! I

RP PELO MUNDO 22 de Novembro: Dia de luta pela valorização da profissão.

No ano de 2009 o movimento cresceu e abrangeu toda a América Latina, mostrando a força e a organização dessa categoria, mas também o triste diagnóstico de desvalorização da profissão em diversos países. A causa foi abraçada por grandes entidades da área de comunicação, Relações Públicas e comunicação empresarial como a CONFIARP – Confederação Interamericana de Relações Públicas,a ALARP – Associação Latinoamericana de Relações Públicas: Capítulos: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai, o INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e a ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Porém, desde o ano de 2011 a convocação de luta pela nossa atividade não é feita no dia 22 de novembro. Queríamos nós que tal ausência de manifestação fosse por termos atingido os objetivos propostos em 2006 e que estivéssemos nos tornado o lindo cisne, no entanto, nota-se o enfraquecimento do movimento e uma contínua valorização de nossa atividade. Cabe a nós, estudantes, futuros profissionais, professores, profissionais, estudiosos da área reviver o dia 22 de novembro como uma data simbólica e diariamente lutar pela valorização de nossa profissão e pela qualidade de nossos profissionais.

C ESPE

EDITORIAL É com alegria que lançamos a edição especial da revista eletrônica COMUNIQUE, justo no momento em que se comemora o dia nacional das Relações Públicas. Nossa publicação trata com exclusividade dessa temática e vem a público para homenagear profissionais, professores e estudantes de RP nesse «02 de dezembro». Para esta edição especial alguns alunos do Curso de Relações Públicas (ICHL/UFAM) escreveram textos especiais em alusão às datas de 22 de novembro e 02 de dezembro, mostrando que estão ligados com os acontecimentos no entorno da profissão de Relações Públicas.. Agora é com você, caro leitor! De nossa parte ficam as congratulações a todos os envolvidos com a área de RP. Conheça nossas edições anteriaores http://issuu.com/nivaldozenymoura

EXPEDIENTE: UNIVERSIDADE FEDERALDO AMAZONAS Reitora – Márcia Perales Mendes Silva Vice-reitor - Hedinaldo Narciso Lima Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) - Simone Eneida Baçal de Oliveira Coordenadora do Curso de Comunicação Social - Judy Lima Tavares Sales Chefe do Departamento de Comunicação – Allan Rodrigues EQUIPE COMUNIQUE - Edição especial Projeto Gráfico, Diagramação e Capa: Nivaldo Moura Redatores: Tayara Wanderley, Ariane Alcântara Warlison Dimas, Júlia Haber e Thaísa Lima. Revisão: Judy Tavares Colaboração: Aline Lira, Claudio Manoel.


COMUNIQUE Al! CI

CAPA

ESPE

Dia Nacional das Relações Públicas tem programação especial no dia 02 de dezembro. Com programação especial, o Dia Nacional das Relações Públicas, 2 de dezembro, será celebrado na Universidade Federal do Amazonas através de palestras e oficinas. As atividades serão realizadas no auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte da Universidade. Fazem parte da programação a palestra Comunicação e Empreendedorismo, ministrada por Larissa Tupinambá, as oficinas Organização de Eventos, ministrado Professor Nivaldo Xavier, Audiovisual sob responsabilidade do radialista e produtor audiovisual Aristeu Santos e Mídia Sociais com Anne Almeida. O evento é organizado pela coordenadora do curso de Relações Públicas, professora Judy Lima Tavares, mas todo o planejamento foi feito com a participação de alguns alunos voluntários. “Fiz uma convocação via fanpage do curso e os interessados puderam fazer uma autoindicação. A partir daí, conversamos a respeito do modelo de evento que eles

gostariam de ter”, destaca Judy. A data foi escolhida em alusão ao nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, considerado pioneiro das Relações Públicas no Brasil. O objetivo é realizar um evento de aprendizado para docentes e discentes, além de promover um debate sobre os desafios para a área nesse cenário de mudanças. «Como aluna, vejo a importância do evento para valorização não só do curso pelos profissionais que estão no mercado de trabalho, mas principalmente para os acadêmicos, os quais têm oportunidade de conhecer mais em profundidade a área", comenta Agda Sales, acadêmica do quarto período de Relações Públicas.


COMUNIQUE Al! CI

CAPA

ESPE


COMUNIQUE Al! CI

VIDA ACADÊMICA

ESPE

AL R U M L A N R JO SO S E R EXP Por: lcântara Ariane A Dimas n Warliso

Produzido pelos alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) há mais de 10 anos, em sua edição especial prestará uma homenagem ao Dia Nacional das Relações Públicas, celebrado no dia 2 de Dezembro. Aos conhecedores da atividade, a importância de Relações Públicas é inegável, mas para os demais profissionais da comunicação e à sociedade em geral, isso nem sempre está evidente, o que ofusca a visão e a representatividade que se tem da profissão. Diante disso, e em consideração a essa data memorável, os estudantes do 6º período de RP reuniram um apanhado de informações e perspectivas a respeito dessa atividade que está, cada vez mais, em expansão no mercado e considerada como uma das carreiras mais

promissoras para os próximos 10 anos (Fonte: Bureau of Labor Statistics). Destinado a todos os alunos, professores e demais profissionais da área, o Expresso abordará temas de grande interesse, como as possibilidades de atuação do profissional recém-graduado, as dificuldades de reconhecimento e valorização do profissional diante da sociedade, novos profissionais no mercado - referências nesse campo de atuação -, o diferencial da profissão, estudantes de graduação da Ufam, que tiveram trabalhos premiados no Intercom Nacional 2013 - 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em setembro, e muito mais. O Expresso está localizado na entrada do ICHL (Instituto de Ciências Humanas e Letras). Não deixe de conferir!


Edição especial da revista eletrônica COMUNIQUE