Page 1

sempreaqui A REVISTA DO PROGRAMA SEMPRE JUNTOS

Delivery

ANO 3 Nº7

Microcrédito Saiba como implantar o serviço e conheça casos de sucesso

Desvende o caminho mais rápido e seguro

A história do Presunto tipo Parma Saiba tudo sobre essa delícia


3

CARTA DO EDITOR

SUMÁRIO

Caros clientes,

4 radar 6 sempre juntos sadia 8 solução já 10 lucros sempre

Aumento das vendas e cliente satisfeito. Quem não quer? Pois o serviço de delivery não é tão complicado de ser implantado e pode trazer resultados positivos, como você vai ver em reportagem nesta edição. Negócio saudável, aliás, pede um empréstimo que cabe no seu bolso. Também aqui você vai saber tudo sobre microcrédito, as instituições aptas a atendê-lo, dicas de especialista e sites para consulta. A Sadia resolveu abrir as portas da sua unidade de Parma, em Concórdia, Santa Catarina. Lá é feito o presunto especial, de origem italiana, e que leva ao menos um ano para chegar ao consumidor final. Conheça essa história desde seu início e os segredos da fabricação do produto nesta edição da Sempre Aqui. Os lançamentos da Sadia também estão imperdíveis, lingüiça sem cubo de gordura, uma nova Qualy – saudável e que agora ainda ajuda a cuidar do seu coração – e novos sabores de produtos prontos. A Sempre Aqui traz ainda notícias fresquinhas do programa: dicas para uso das ferramentas do site do programa Sempre Juntos, premiações e histórias de sucesso dos parceiros.

Margarina Qualy agora é líder

Tudo sobre o site do programa

Saiba como implantar o serviço de delivery

Preço sugerido é melhor opção para os resultados de toda a cadeia

12 aproveite o melhor 16 faça certo

Os segredos do Parma direto de Concórdia

O passo-a-passo do funcionamento correto do freezer

18 lições de sucesso 19 volte sempre

Conheça a história de um grande vencedor

Maurício Corrêa Góis Gerente de Trade Marketing da Sadia

Um jogo de palavras bem divertido

Sempre Aqui • Coordenação Departamento de Trade Marketing • Conselho Editorial Maurício Corrêa Góis, Fernanda Papini, José Rubens Filho-Kiko, Maria Olívia Teixeira Mendes, Milena Ramacho Lago e Gustavo Costa • Coordenação Geral Editora 4 Capas • Diretora Editorial Mariella Lazaretti • Diretor Comercial Georges Schnyder • Direção de Arte Nina Franco • Arte Eduardo Galdieri • Editora Ana d’Angelo • Colaboradores Tadeu Brunelli (Fotos) e Paulo Pompêo (Revisão) • Capa Tadeu Brunelli (Foto) Para falar com a revis­ta, ­enviar car­tas e suges­tões Jornalista Responsável

Mariella Lazaretti • mtb n° 15.457

e-mail: 4capas@4capas.com.br


RADAR

Sadia e Kraft anunciam parceria o

Qualy é nº º 1 em margarina light

CONFIRA!

A Qualy, da Sadia, é a margarina mais vendida nos supermercados brasileiros no segmento diet e light. O resultado aparece na nona edição da pesquisa Líderes de Vendas, realizada pelo Instituto Nielsen e divulgada pela revista SuperHiper, publicação oficial da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O estudo revela as marcas mais vendidas (por faturamento), em âmbito nacional de 200 categorias de produtos. Por ser um levantamento do desempenho em vendas, o estudo evidencia quais as marcas preferidas pelo consumidor em 2007, informação que serve de subsídio para pequenos e médios varejistas na hora de montar seu mix de itens. Nesta edição, a pesquisa traz ainda análises regionais, o que permite avaliar quais cestas de produtos se destacaram e verificar o desempenho de vendas por volume em cada região do país.

Blog de padarias Mais um blog especializado no segmento de padarias está no ar. É o Saindo do Forno. Há 12 anos como editor da Revista Padaria 2000, Rildo Barros tem como trabalho e ao mesmo tempo hobby visitar padarias. RB – como também é conhecido – pesquisa e acompanha todas as novidades em panificação e confeitaria. Antenado com as tendências do segmento, ele não abre mão de um ambiente agradável, produtos de qualidade e atendimento nota dez. www.saindodoforno.padaria2000.com.br

A Sadia assinou em parceria com a Kraft Foods do Brasil, contrato para a criação de uma joint-venture para produzir e comercializar queijos processados no mercado interno. A joint-venture, ainda sem nome definido, terá sede em Curitiba/PR e contará com uma administração própria, na qual a Sadia terá participação de 49% de ações, oferecendo sua atual estrutura de distribuição. A Kraft, com 51%, contribuirá com as instalações fabris e todo o maquinário já existente dentro do seu complexo industrial. O foco de atuação da joint-venture será a comercialização do queijo cremoso da marca Philadelphia da Kraft e dos queijos processados e patês de queijo da Sadia, além de novos produtos e marcas que serão desenvolvidos a partir da criação da sociedade. Essa sociedade entre Sadia e Kraft Foods Brasil busca o desenvolvimento de um novo negócio, reunindo os esforços e as melhores qualidades em termos de conhecimento, tecnologia, força de vendas e distribuição das duas empresas. A Sadia reafirma seu foco na produção de alimentos com base em proteínas e na sua internacionalização. A criação desta joint-venture vem também reforçar o crescimento da empresa no segmento de industrializados no mercado interno. A Sadia permanecerá atenta às oportunidades de negócio que venham fomentar o seu crescimento.

Meio ambiente e supermercados O Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) assinaram um acordo para reduzir a emissão de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) dos aparelhos de refrigeração utilizados pelos supermercados brasileiros. Estima-se que esses equipamentos sejam responsáveis pelo lançamento de 4 mil toneladas/ano de gases CFCs (clorofluorcarbono) e HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), equivalente a cerca de 40% de toda a emissão desses gases no país. Em termos de efeito estufa, essa quantidade equivale a 7 milhões de toneladas de CO2. O acordo prevê a difusão de informações para a conscientização dos 74 mil supermercadistas do país para os benefícios ambientais e econômicos da substituição, ou, se não for possível, da boa manutenção dos freezers, refrigeradores, balcões frigoríficos, ar-condicionados e outros aparelhos de tecnologia obsoleta, que ainda utilizam SDOs. Os equipamentos novos já utilizam tecnologia não poluente. Se não for possível trocar o freezer antigo por um mais novo, a correta utilização ajuda a reduzir emissões de CO2. Manter uma tomada única para o equipamento, a distância adequada da parede e dispor o freezer em lugar seco e longe do calor são algumas dicas.

SEMPRE AQUI • MAIO

5


Sempre Juntos 2007 Visita à fábrica Quinze empresários foram premiados na ativação “Juntos na Fábrica” do programa Sempre Juntos 2007 e fizeram uma visita na fábrica da Sadia, em Concórdia (Santa Catarina). Foi um sucesso. Os premiados foram avaliados quanto ao desempenho de volume de compras e mix de produtos durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2007. No fim do período ganharam uma superviagem, com direito à acompanhante, e puderam ver de perto como são feitos os produtos preferidos de seus consumidores.

Tudo num simples clique Fácil, prático e rápido. O Portal Sempre Juntos da Sadia www.semprejuntosadia.com.br veio só para facilitar a vida dos parceiros. Com apenas um clique você fica por dentro de tudo do programa, aprende, lê dicas e só melhora seu negócio. Ao clicar www.semprejuntosadia.com.br, informar seu login e senha, você encontra tudo sobre o programa: regulamento, premiações, informações, catálogo de prêmios on-line com diferentes produtos para resgates e muitas ferramentas que fortalecem ainda mais o apoio da Sadia e seus parceiros e garantem muitas oportunidades de crescimento. No portal Sempre Juntos você tem acesso ao e-learning – ferramenta de ensino a distância que a Sadia oferece para melhorar cada vez mais o desempenho de cada estabelecimento. Além de dicas, evolução de suas metas, mix de produtos e muito mais para incrementar as vendas e tirar o melhor proveito deste programa incrível. E claro, somar muitos pontos para conquistar a premiação final, uma viagem de Cruzeiro com acompanhante. Se você ainda não tem seu login e senha, ligue na central de atendimento 0800 704.1218.

Cruzeiro de sonhos Pense nuns dias de férias com a brisa do mar. Agora, imagine todos os serviços incluídos, seu acompanhante predileto e uma viagem.... sobre o mar. Pois este sonho agora pode virar verdade em breve. Os melhores colocados no programa Sempre Juntos vão ganhar uma incrível viagem num cruzeiro, com direito a acompanhante. Os dois estabelecimentos com os melhores desempenhos em volume e mix de cada grupo de cada regional levam esse presentão da Sadia. A equipe Sempre Juntos deseja que você conquiste muitos pontos no programa e bons negócios!

palavra-chave desta edição é PARCERIA. Ligue na central de atendimento 0800 7041218 informe a palavra, dê uma nota ou sugestão para a Revista Sempre Aqui e ganhe 20 pontos no programa

7

SEMPRE AQUI • MAIO

SEMPRE JUNTOS SADIA


SOLUÇÃO JÁ

Delivery bem-feito=cliente satisfeito Produtos de qualidade e entrega rápida permitem ganho extra no fim do mês Um serviço de delivery flexível e produtos de qualidade. Essa pode ser a receita do sucesso da padaria Favos D´Mel, no bairro Casa Verde, em São Paulo. Com duas motos e um furgão – devidamente decorados com a logomarca da padaria, também presente nas embalagens e na fachada da loja – o serviço atende a praticamente todas as regiões da cidade e tem taxa de entrega variável. A escolha, conta um dos sócios da Favos d´Mel, Fábio Roberto Ferreira, foi acertada. “Dependendo do volume do pedido podemos atender até na zona sul e também abonar a taxa de entrega, fazendo um agrado ao cliente”, revela. O delivery começou no ano passado, quando redes de hotéis se interessaram pela linha de confeitaria variada e apetitosa oferecida pela padaria. Duas funcionárias atendem aos pedidos que logo seguem para a seção de embalagem e rapidinho são colocados nos veículos. As motos ganharam um baú na traseira e funcionam como um triciclo, que permite acondicionamento

um formulário com todos os produtos disponíveis para delivery agiliza o atendimento

A chamada é rapidamente atendida por uma funcionária

de grande quantidade de volumes. “Hoje, além da rapidez na entrega, o que define nosso serviço é a qualidade dos produtos”, explica Ferreira. Miudezas, como salgadinhos, pães e porções de sanduíches são os pedidos preferidos dos clientes, mas o cardápio é vasto e pode ser encontrado nos balcões da padaria ou por funcionárias que o distribuem nas redondezas. Além do mix da padaria, constam pratos rápidos, saladas, omeletes, sanduíches tradicionais, pizzas, tábuas de frios da Sadia, doces e tortas variados. Para que o delivery valha a pena, o empresário revela que atende a um pedido mínimo de R$ 10. “Temos o gasto das embalagens padronizadas e dos funcionários envolvidos, além do transporte em si.” Mas tratando-se de um pedido de grande volume, todos se desdobram para cumpri-lo a contento e, nesse caso, a taxa de entrega é eliminada. No final do mês, um acréscimo líquido e certo ao faturamento do estabelecimento.

Outro ponto-de-venda que resolveu apostar no delivery desde sua inauguração, há 15 anos, é o Vip Supermercado, em Tatuapé - São Paulo. Duas atendentes recebem os pedidos da clientela e também cuidam de separar as mercadorias pedidas. O supermercado tem um carro para as entregas mais distantes e um carrinho para os pedidos bem próximos. “É prático, rápido e fideliza os clientes”, afirma Eduardo Gandra Couto Ferreira, proprietário do supermercado. Com o passar do tempo, a loja aumentou o mix de produtos – ganhou exposição dos frios em forma de arquibancada, por exemplo – e os pedidos por telefone também aumentaram. Dessa maneira, Ferreira já prepara novos investimentos para 2008, incluindo a ampliação da rotisserie. Especialistas do Sebrae-SP acreditam que o delivery pode aumentar em cerca de 6% o faturamento do ponto-de-venda, além de ganhar a simpatia dos clientes. A dica é nunca trair a confiança do cliente, com entregas que demoram mais que o combinado ou linhas telefônicas sempre ocupadas. A recomendação é uma estrutura mínima composta por atendente, motoboy e linha telefônica exclusiva, além de uma variedade boa de produtos. O horário de funcionamento do serviço pode variar de acordo com a disponibilidade dos funcionários e a demanda dos clientes, mas é recomendável que as padarias atendam, ao menos, no período da manhã - entre 8h e 11h - e no final da tarde - entre 16h30 e 19h.

O delivery, ao contrário do que podem pensar alguns empresários, não afasta o cliente da loja. Ele pode passar na padaria ou supermercado em determinado momento e fazer os pedidos por telefone mais tarde, ao chegar do trabalho ou para um momento de comemorações. Outra vantagem apontada pelos consultores é que através do delivery pode-se conhecer melhor o cliente e até mesmo fazer um cadastro daqueles mais fiéis. No fim das contas, a atendente pode antecipar-se e oferecer produtos da preferência daquele consumidor.

TOME NOTA

com o pedido em mãos, a balconista prepara os produtos em embalagens personaolizadas

o motoboy entra em cena, acondiciona os pacotes no bagageiro e segue, rápido e seguro, ao destino do cliente

SEMPRE AQUI • MAIO

9


Negócio maior, dívida, não Como conseguir financiamentos adequados para investimentos na expansão da empresa e para capital de giro

Você precisa de dinheiro para quê? A pergunta pode parecer banal, mas é a primeira a ser feita por qualquer especialista em finanças quando o assunto é crédito para o pequeno varejo. Desde o microcrédito – considerado até a faixa de R$ 5 mil – até quantias maiores, o financiamento precisa ser bastante planejado. Todas as instituições aptas a oferecê-lo exigem um plano de negócios que demonstre a aplicação do dinheiro – se vai para ampliação e melhoria do negócio ou se é para capital de giro - e a maneira como o empréstimo poderá ser pago ao longo do tempo.

O Banco Central credenciou uma série de instituições chamadas sociedades de crédito ao microempreendedor que podem ajudar quem precisa de até R$ 5 mil. Um agente de crédito vai até o estabelecimento e faz um levantamento da situação socioeconômica e dos planos do microempresário. A partir daí o crédito é concedido ou não. Os empreendedores não legalizados também podem recorrer a essa modalidade. As parcelas podem ser pagas em até 18 vezes, com taxas variáveis, de acordo com o agente de crédito escolhido. Se o empréstimo é maior há outras opções. Quem precisa de até R$ 250 mil para investimento no negócio deve buscar o cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (www.cartaobndes.gov.br). A taxa de juros é de 1% e o prazo de até 36 meses. Várias instituições financeiras estão preparadas para oferecer esse tipo de financiamento. O melhor é consultar na Internet quais são elas e os documentos exigidos por cada uma, bem como será feita a prestação de contas. Quem organiza e coordena o empréstimo é o banco federal. Nesse caso do cartão do BNDES há uma opção de se contratar o financiamento direto com algum fornecedor do pequeno empresário. Se a idéia é aumentar o mix de produtos na loja, por exemplo, pode ser que alguma das grandes empresas fornecedores sejam fontes de financiamento através dessa modalidade. Outra linha de crédito bastante usada é o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger), que opera recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), através de bancos federais. A

vantagem desse modelo é que o prazo dos financiamentos é maior, de até 60 meses e há possibilidade de se contratar o crédito para investimento com capital de giro associado. A taxa de juros está em torno de 1% ao mês e o valor limite é de R$ 400 mil. “Em todos os casos é bom observar se a margem de lucro e a geração de caixa podem suportar os financiamentos bancários”, ensina Fábio Campos, consultor do Sebrae-SP.

Saiba mais:

www.sebraesp.com.br www.bb.com.br www.cartaobndes.gov.br

DICAS aNão misture seu negócio com projetos privados. aFaça um plano de negócios detalhado antes de recorrer ao financiamento.

a Busque instituições idôneas e taxas de juros baixas. a Se o empréstimo é para investimento, saiba exatamente como o seu próprio negócio poderá quitar a dívida, no futuro.

aBusque um prazo de pagamento de acordo com suas possibilidades.

Em todos os casos é bom observar se a margem de lucro e a geração de caixa podem suportar os financiamentos bancários”

SEMPRE AQUI • MAIO

11

LUCROS SEMPRE


Origem do Parma

Tipo Parma 12 meses do início até a sua mesa Para um produto tão especial, uma fábrica no meio da floresta, técnicas buscadas na Itália e funcionários especialistas em fazer este delicado presunto Quando se está degustando um delicioso Presunto Tipo Parma Speciale Sadia pouca gente imagina o tempo e cuidado necessários para que ele chegue ali com a maciez, cor, aroma e sabor que lhe confere o título e remete à origem italiana. São ao menos 12 meses para que o presunto atinja a maturação ideal em um processo que envolve muitas etapas, num espaço muito especial. A Sadia ainda conta com presunto tipo Parma Reserva de 16 meses. Foi na década de 70 que a Sadia decidiu que deveria pôr na mesa do consumidor uma linha de produtos maturados. Além das melhorias genéticas nos suínos, a empresa precisava garantir que o produto fosse tão bom como o similar e original italiano. Foram longas e produtivas consultorias e até treinamento dos funcionários na região de Parma, sul da Itália, que dá nome ao presunto. A unidade de Parma da Sadia já nasceu com re-

galias. Separada das outras linhas de produção, a fábrica ocupa a parte alta do terreno da empresa, em Concórdia, Santa Catarina, com acesso por estrada de terra. No entorno, uma floresta com árvores frutíferas e aromáticas como nêspereiras, macieiras, jasmins entre outras responsáveis diretas pelo aroma agradável do Parma, tal como os italianos conceberam a iguaria. “Quando ocorrem as primeiras floradas, é feita a troca de ar no ambiente da fábrica, e os dutos de ventilação levam o perfume dos frutos e flores ao presunto que está sendo maturado”, explica Rudnei Abreu, gerente da fábrica de Parma da Sadia. Ele chefia 24 funcionários que trabalham com carinho para produzir as 45 toneladas mensais de Presunto Tipo Parma Speciale Sadia que chegam ao mercado. O clima ameno da região de Concórdia também contribui para que o produto fique no ponto desejado.

O presunto de Parma não pode faltar numa boa mesa italiana. Fabricados nas pequenas empresas familiares, com receitas transmitidas pelas gerações há mais de 500 anos, esse produto ultrapassou as fronteiras da Itália e hoje são famosos no mundo inteiro. Mas, o sabor tradicional do presunto, produzido no norte do país, só ficou conhecido depois que os distritos industriais italianos foram criados, há mais de 50 anos. A cidade de Parma fica na região de Emilia Romagna, uma das mais ricas da Itália. A economia local é sustentada pelas pequenas empresas, com menos de 50 funcionários, que empregam 76% da força de trabalho. Nos distritos industriais da Emilia Romagna, os negócios unem tecnologia de ponta e especialização à produção artesanal de empresas familiares. O presunto de Parma feito nessa região tem um aroma muito especial, sal e tempo. As peças não recebem conservantes nem aditivos químicos. Apenas o sal marinho. O processo de cura é de pelo menos 12 meses. Nesse período, o presunto fica em ambientes ventilados. É quando o aroma dos bosques da região dá um sabor especial à carne.

Acompanhe o passo-a-passo da fabricação do Parma 1. As matrizes suínas recebem uma ração diferenciada para que adquiram mais peso e gordura.

2. Quando as matrizes atingem 145 quilos são abatidas e é feita a classificação do pernil. Os pernis que atendem a especificações do Parma são transportados para a unidade de Concórdia (SC).

3. A carne é resfriada e salgada várias vezes, em diferentes etapas.

4. A carne é escovada, o excedente de sal é retirado e passa para a fase de repouso e enxugamento.

5.

De 14 em 14 dias o pernil muda de fase. São 95 dias de repouso, lavagem e retirada de todo o excesso de sal.

6.

A peça é colocada numa estufa para secar e na semana seguinte segue para o segundo piso da fábrica, onde ocorre a pré-maturação, que dura seis meses.

7. Após esse prazo, é aplicada a banha rama que é responsável por manter a umidade do pernil e é quando ele começa a desenvolver as características de Parma, textura da fatia, maciez e cor rosada. 8. São mais seis meses até que se complete a maturação total do presunto. Só aí ele pode ser fatiado ou vendido em peças inteiras para a rede de varejo da Sadia.

SEGREDO – O tempo de maturação é o grande segredo da qualidade do Parma, já que o produto só leva sal, sem iodo, e nenhum tipo de conservante. Na maturação final, o Parma descansa a uma temperatura de 16 graus centígrados.

DETALHE – Para saber se o Parma está no ponto, o chefe da presuntaria faz o teste do cheiro introduzindo uma agulha em cada peça. A agulha é feita do osso da tíbia do cavalo, o que permite que o aroma do Parma fique impregnado no instrumento.

SEMPRE AQUI • MAIO

13

APROVEITE O MELHOR


Lasanha calabresa chega às gôndolas

Sabor italiano! Fundos de Alcachofra Recheados com Presunto de Parma INGREDIENTES 4pessoas 400 g de mussarela de búfala cortada em cubos Manjericão fresco a gosto 16 fundos de alcachofra em conserva 16 fatias de Presunto Tipo Parma Speciale Sadia 80 ml de azeite de oliva Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Ervas frescas

a a a a a a a

O sucesso da linha de lasanhas da Sadia, responsável por 90% das vendas na categoria de pratos prontos da marca, fez com que a empresa colocasse no mercado mais um sabor. A lasanha calabresa vem em embalagem de 650 gramas e se junta aos outros sabores que caíram no gosto dos clientes: bolonhesa, quatro-queijos, ao creme de espinafre, verde a bolonhesa, presunto e queijo ao sugo e frango ao molho de vegetais. A lasanha a calabresa pode ser preparada no microondas, 14 minutos, ou no forno convencional, 40 minutos. Aproveite!

Bolinho de aipim para o lanche, a festa, o almoço... Recheado de carne moída e feito com aipim bem macio, o novo salgadinho da Sadia é uma sensação. Perfeito para um lanche rápido, acompanhamento de refeições e até mesmo uma festa. O produto está disponível em embalagem de 300 gramas, com aproximadamente 15 unidades. O bolinho de aipim complementa uma linha deliciosa que inclui coxinha de frango, bolinho de queijo e empadinha de palmito. São práticos de fazer e os sabores são irresistíveis.

MODO DE FAZER 1. Misture a mussarela de búfala com o manjericão e recheie os fundos de alcachofra. Disponha-os numa assadeira e leve-os a gratinar em forno previamente aquecido até a mussarela derreter e dourar levemente. 2. Retire do forno, arrume em um prato e coloque as fatias de presunto sobre cada fundo de alcachofra. 3. Misture o azeite, o sal e a pimenta e regue os fundos de alcachofra. Sirva quente, decorados com ervas frescas.

Menos gordura e o mesmo sabor A pedidos, a Sadia inova e coloca no mercado a lingüiça sem cubos de gordura. Isso mesmo. O produto não tem gordura aparente e 36% menos de gordura total na sua fabricação. O melhor é que o sabor é o mesmo da lingüiça tradicional, testado e aprovado pelos consumidores. A lingüiça sem cubos de gordura chega em embalagens de 300 gramas, com três tiras do produto.

Chegou Qualy Vita,

a Qualy do seu coração A linha Qualy, líder no mercado, ganha mais um produto com o lançamento da Qualy Vita, creme vegetal especialmente voltado à saúde do coração, que auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares e agrega benefícios à saúde. É um produto que concilia saúde com prazer, devido à sua formulação diferenciada e seu sabor e cremosidade característicos da linha Qualy. A nova Qualy Vita tem uma fórmula exclusiva, que reúne óleos vegetais ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, como o ômega 3 e 6, as vitaminas: A, B6, B12, D, E, ácido fólico e o chá verde. Além de conter as gorduras mais saudáveis, que ajudam no bom funcionamento do coração, a nova margarina tem redução de calorias e de gorduras, e como todas as outras margarinas da linha Qualy, é livre de gordura trans. Melhor impossível.

SEMPRE AQUI • MAIO

15

APROVEITE O MELHOR


6

Gelado no ponto

6. Limpeza Uma vez por semana é recomenda-

2

Garanta o mix de congelados perfeitos para seu cliente fazendo uso correto do freezer! O funcionamento do freezer é simples, mas é importante se atentar a alguns detalhes que podem garantir produtos bem congelados e consumidor bem atendido. A seguir, preparamos algumas dicas para o seu freezer funcionar de forma adequada e gerar bons negócios.

1

2.

Espaço Manter uma distância mínima de 20cm da parte traseira e lateral de onde o equipamento está instalado, além de garantir ainda a distância mínima de fornos ou fogões é regra fundamental para seu bom funcionamento. O espaço também deve ser seco, longe de correntes de ar, poeira e gordura.

3.

Temperatura Os freezers já vêm regulados para manter a temperatura certa, assim, garantem o mix de produtos congelados. Uma dica de que o freezer não está funcionando direito é olhar o tampo de vidro. Se estiver suando, alguma coisa está errada com a temperatura e é melhor chamar um técnico ou representante da empresa responsável pela manutenção do equipamento.

4

4.

do fazer uma limpeza simples no freezer. Desligue o equipamento e retire todos os produtos, bem como crostas de gelo, se houver. O ideal é um usar um pano com detergente neutro. Nada de produtos químicos abrasivos, que podem comprometer a superfície.

Distribuição e acomodação Produtos mais pesados devem ficar por baixo e os mais leves por cima. Dessa forma, você preserva a embalagem dos produtos e seus clientes ficam satisfeitos. Nos freezers horizontais há uma linha interna que indica até onde dispor os produtos. Assim, você evita sobrecarregar o equipamento.

7

5 7. Dia e Noite

Não é preciso desligar o freezer à noite. O equipamento é programado para funcionamento contínuo.

3

8

1.

Tomada única O freezer deve ser ligado numa tomada só para ele. O uso de Benjamin ou outros mecanismos que distribuem a energia elétrica para outros equipamentos pode sair muito caro. Além de consumir mais energia, o uso irregular pode até causar um acidente grave.

SEMPRE AQUI • MAIO

17

FAÇA CERTO

5. Abre e fecha Quanto menos se abre o freezer, melhor a temperatura interna se mantém. Uma dica preciosa para evitar o abre e fecha constante é deixar os preços e nomes dos produtos à mostra, do lado de fora, na tampa do freezer. Assim, só abre quem leva.

8. Degelo

Se os produtos descongelarem por alguma razão, não é recomendável congelar novamente. O ideal é descartá-los.


-

LIÇÕES DE SUCESSO

VOLTE SEMPRE

Panificadora Bella

e sua aposta em qualidade Empresário de Goiânia conta como chegou ao topo da premiação no programa Sempre Juntos O supercampeão do programa Sempre Juntos, no ano passado, na categoria esmeralda, José Roberto de Athayde, proprietário da Panificadora Bella, aposta em qualidade, acima de tudo. O empresário de Goiânia abriu o negócio há 13 anos e hoje festeja sucesso de vendas, novos investimentos e os prêmios que conseguiu através da parceria com a Sadia. Athayde trabalha somente com produtos Sadia desde o início do empreendimento e diz que não se arrepende. “A gente vende tudo o que expõe”, conta, satisfeito. A parceria, segundo ele, proporcionou o incremento do negócio que atende, principalmente, ao Nova Suíça, bairro nobre de Goiânia, onde está localizada a Panificadora Bella. “A padaria cresceu com o bairro e pretendemos crescer mais ainda.” Hoje, o ponto-de-venda tem 130 funcionários, abre todos os dias e ainda tem uma lanchonete com muitas opções. Mesmo com um público considerado de classe média alta, o empresário diz que pratica preços moderados e diversifica o mix entre produtos mais sofisticados e outros tradicionais. Para o crescimento da padaria, Athayde já conta com uma ajuda do Programa Sempre Juntos. Pela colocação primeiríssima que obteve no programa, em 2007, o empresário recebeu um Vale-reforma

de R$ 25 mil e pretende ampliar a lanchonete onde, mais uma vez, os produtos Sadia são campeões de venda. A intenção é colocar um auto-serviço para salgadinhos, entre outras variedades. O segredo do sucesso no programa, segundo ele, foi juntar a qualidade dos seus produtos com a qualidade Sadia. “É mais fácil fazer parceria com uma empresa forte”, ensina Athayde, que disse também ter contado com a consultoria da equipe Sadia na regional de Goiânia. A mecânica do programa Sempre Juntos, segundo o empresário, orienta muito bem sobre o volume de compras e o mix ideal para que ele atingisse o resultado máximo esperado. Outra história contada pelo grande vencedor foi: os outros prêmios que recebeu pela pontuação conseguida no Sempre Juntos – TV, som, churrasqueira e outros - foram sorteados entre os funcionários do estabelecimento na festa de fim de ano.

É mais fácil fazer parceria com uma empresa forte” José Roberto de Athayde

PALAVRAS CRUZADAS Por Afonso Lima HORIZONTAIS 1. ___ Vita é a margarina da Sadia que ajuda a cuidar da saúde do coração de forma mais gostosa. 5. A Linguiça Sem Cubos de Gordura é muito saborosa e possui 36 por ___ menos gordura do que a lingüiça tradicional. 9. Sossego. 13. Qualidade de mestre; perícia. 15. A Lasanha ___ à Bolonhesa Sadia é preparada com massa verde, a base de espinafre. 16. Pronome pessoal. 18. Nota musical. 19. Instrumento usado na construção civil. 21. Rondônia (sigla). 22. O, em italiano. 24. Filha dos mesmos pais, em relação aos outros filhos. 26. A Salsicha Hot Dog Sadia pode ser acompanhada com ___ e catchup. 27. Mamífero ruminante. 28. Los Angeles (abrev.). 30. Símbolo de gálio (Quím.). 31. Composição poética dividida em estrofes simétricas. 34. O Patê de Queijo Sadia Sabor Ervas ___ é ideal para ser servido antes das refeições, com legumes cortados em palito. 36. Atuar. 37. Terra cercada de água por todos os lados. 38. Roraima (sigla). 40. Agência Nacional do Petróleo (sigla). 42. Milésima parte do litro (abrev.). 44. Groênlawndia (sigla). 45. O Hot Pocket Sadia é um lanche pronto para o consumo, após aquecimento por cerca de 2 minutos no ___. 50. A Salsicha Tempero Tipo ___ Sadia é a versão que traz o sabor picante da Bahia. 52. Recolocar. 53. ___ Nanini, ator. 54. Presença de ___, minissérie de TV. 56. Gosto. 58. Rico __ à toa. 59. Planta jovem. 60. O Peito de ___ Temperado Sem Osso Congelado Sadia é mais uma especialidade criada para quem valoriza requinte e sabor. 61. Brado. VERTICAIS 1. O Pão de ___ Sadia, sucesso da culinária mineira, é amarelinho, crocante por fora e macio por dentro. 2. Assim seja. 3. Ali. 4. Sim, em inglês. 5. Christiane Torloni, atriz (iniciais). 6. Época (plural). 7. Nigéria (sigla). 8. Bofetada. 9. Substância produzida pelas abelhas. 10. Armação de óculos. 11. Lima Duarte, ator (iniciais). 12. A Pizza Meio Mussarela ___ Calabresa Sadia combina os dois diferentes sabores, com a crocância e o aroma da verdadeira pizza. 14. O que os noivos dizem no altar. 17. Lupicínio Rodrigues (iniciais). 20. Oxigênio. 23. Ivan ___, cantor e compositor. 25. ___ Pacino, ator do cinema americano. 27. Ação de banhar o corpo. 29. Campo de aviação. 30. Preta ___, cantora. 32. Doar. 33. Abreviação de exempli gratia. 34. Registrar em filme. 35. Alcoólicos Anônimos (sigla) 38. Repetição de um som no final de dois ou mais versos. 39. Expressão de louvor. 40. Gesto. 41. Número (abrev.). 43. O Sorvete de Chocolate com Chocolate Trufado e Amêndoas Miss Daisy Sadia traz um toque de ___ de Amaretto. 44. Guarda Noturna (sigla). 46. Organização dos Estados Americanos (sigla). 47. Nota Promissória (abrev.). 48. Gole. 49. Lavrar a terra. 50. Botequim. 51. Preposição a, mais o artigo o. 53. Pedra de moinho. 54. Aviso de Recebimento (abrev.). 55. Magnetismo pessoal. 57. Bulgária (sigla). 58. Renato Teixeira, violonista (iniciais).


Sempre Aqui 7  

Projeto gráfico da Revista Sempre Aqui da Sadia. Revista do programa de relacionamento Sempre Juntos, voltada para os donos de padaria, açou...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you