Page 1

M A I S S A B O R E Q UA L I DA D E PA R A S UA V I DA

Ajinomoto ED. 6 • NOVEMBRO 2010

VIDA SAUDÁVEL BEBIDAS PARA MATAR A SEDE COM PRAZER

GIRO FÉRIAS NOS LUGARES MAIS BADALADOS DO BRASIL

BEMESTAR PERNAS LINDAS E TORNEADAS PARA O VERÃO

Menu da sorte

UM CARDÁPIO COMPLETO PARA COMEÇAR O ANONOVO COM O PÉ DIREITO

001_CAPA_FINAL_ED6Ok_15out.indd 1

10/25/10 4:45 PM


sumário

Entre na dança

6

SABORES AJINOMOTO • COORDENAÇÃO Marketing Culinário • CONSELHO EDITORIAL Priscila Andrade e Natália Santos • COORDENAÇÃO-GERAL Editora 4 Capas • DIRETORA RESPONSÁVEL Mariella Lazaretti • DIRETOR EXECUTIVO Georges Schnyder • DIREÇÃO DE ARTE Nina Franco • DESIGNER Paula Portella • EDITORA Rosane Aubin • REPÓRTERES Ana Paula Kuntz eMariella Luisa Cella • F•OTOS JORNALISTA RESPONSÁVEL Lazaretti mtbRicardo no 15.457D’Angelo, Slide Fotografia • PRODUÇÃO CULINÁRIA E DE OBJETOS Beth Freidenson • ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Cleusa Bonfim • REVISÃO Ruth Figueiredo PARA FALAR COM A REVISTA, ENVIAR CARTAS E SUGESTÕES

02_03_carta_sumarioed6.indd 2

Nosso entrevistado desta edição, Rodrigo Faro, precisa ter jogo de cintura para encarar um dia a dia cheio de atividades. Depois de gravar entre 10 e 12 horas na TV Record, em que apresenta os programas Ídolos e O Melhor do Brasil, ele chega em casa e sempre põe as filhinhas Clara e Maria, de 5 e 2 anos, para dormir. E quando arruma um tempinho a mais corre para a cozinha e prepara um macarrão que as pequenas e sua mulher, Vera Viel, adoram. É a rotina da maioria das pessoas hoje em dia: é preciso dar conta de trabalhar fora, cuidar da casa, dar amor e atenção aos filhos e à cara-metade e ainda por cima manter a silhueta sempre enxuta e bonita. Nesta edição você encontrará receitas e reportagens que vão ajudá-la(o) a dar conta de tudo isso sem perder o ritmo, como faz Rodrigo Faro em suas hilárias imitações de ídolos pop. Para começar, reunimos dicas espertas para limpar fogões, micro-ondas e geladeiras sem perigo de manchas ou danos. A seção Menu traz um cardápio para entrar 2011 com o pé direito e o paladar em alta, com tudo o que uma boa ceia precisa para garantir boa sorte aos convidados. Em Hoje É Dia de... e Vida Saudável, uma dupla inseparável no verão: lanches e bebidas cheios de sabor e nutrientes. E como não dá para dançar sem um bom par de pernas, consultamos especialistas de várias áreas para ajudar você a deixar as suas lindas, bronzeadas e lisinhas para exibir nas praias, piscinas e ruas na estação mais quente do ano. Um período mais que propício para programar divertidas viagens de férias com a família inteira. Como está cada vez mais em conta viajar pelo Brasil, selecionamos destinos sob medida para quem quer passear sem gastar muito. E quem optar pelo lar doce lar também tem diversão garantida: a artesã Cecília Franco ensina a fazer lindas bolinhas e cordões para enfeitar a árvore de Natal. Com isso, desejamos a você, à sua família e amigos um feliz Natal e próspero Ano-Novo. Tin-tim!

10/25/10 4:43 PM


10 4. 5. 6.

22

34

aperitivo

Limpe forno, micro-ondas e geladeira sem riscos de danos

lições Ajinomoto

Formas de cortar legumes e verduras

menu Ajinomoto

Refeição com sabor e sorte

10. oba, hoje é dia de...

Lanches sob medida para piqueniques

14. giro

Férias boas e baratas

18. bem-estar

Dicas para deixar as pernas em forma

20. entrevista

Rodrigo Faro: escracho na TV, pai dedicado em casa

22. vida saudável

Bebidas que alimentam e refrescam

24. sua casa

Enfeites de Natal para fazer em casa

PESOS E MEDIDAS

1 xícara (chá) de... Açúcar = 150 g Amido de milho = 100 g Arroz = 170 g Farinha de rosca = 140 g Farinha de trigo = 110 g Fubá = 120 g Manteiga = 200 g Qualquer líquido = 200 ml Queijo ralado = 100 g

32. Palavra Ajinomoto

1 colher (sopa) de... Açúcar = 12 g Amido de milho = 8 g Farinha de trigo = 9 g Fermento químico = 12 g Manteiga = 15 g Qualquer líquido = 15 ml

34. cantinho do leitor

1 colher (chá) de... Sal = 5 g

28. delícias da estação

Beterraba: colorida e nutritiva Uma visita à fábrica de Limeira Palha italiana e pasteizinhos: delícias concentradas

02_03_carta_sumarioed6.indd 3

10/25/10 4:43 PM


aperitivo

Cozinha limpa e perfumada DICAS PARA LIMPAR O FOGÃO, O MICROONDAS E A GELADEIRA O FOGÃO Materiais necessários: detergente neutro, água, pano e esponja. Atenção: na hora da limpeza nunca use o lado verde da esponja, esponjas de aço ou abrasiva; limpe fazendo movimentos na direção do escovamento do inox. Primeira limpeza: logo que se compra um fogão, é necessário limpar a mesa para retirar possíveis resíduos de cola ou outras substâncias. Use água, detergente neutro e esponja ou pano macio. Para secar, use um pano seco. No dia a dia: após o uso, a mesa deve ser limpa com detergente neutro, pano ou esponja macia, para evitar a formação de manchas. Nas grades, além de alimentos e líquidos, ficam, muitas vezes, resíduos do metal do fundo da panela. Para limpar, use o lado macio da esponja e detergente neutro. Nas tampas dos bicos, repita o mesmo procedimento e seque-as com um pano. Sujeiras pesadas: se o tipo comum de limpeza não funcionar, compre produtos específicos, como um polidor em pó para inox ou um saponáceo, que limpam profundamente. Siga as instruções de uso. O MICROONDAS Um jeito fácil e eficaz de limpar o micro-ondas é encher um recipiente com água e suco de limão, colocar dentro do forno, ligar e deixar a mistura ferver por alguns minutos. Após isso, passe um pano ou uma esponja macia. O vapor liberado vai ajudar na remoção das sujeiras e o limão vai garantir um aroma agradável. Caso as sujeiras sejam muito profundas ou o cheiro muito forte, outra opção é passar um pano embebido em água morna e bicarbonato. Para secar, use papel toalha ou um pano seco.

A GELADEIRA Antes de começar qualquer limpeza ou verificação técnica no refrigerador, desconecte o cabo de força da tomada. Nunca utilize produtos tóxicos, abrasivos ou fibras que possam danificar a superfície. Para limpar, use panos de algodão ou a parte amarela (macia) da esponja. Parte externa: use água com sabão neutro e um pano ou esponja. Seque com um pano seco. Parte interna: retire todos os produtos e use água com sabão neutro, pano ou esponja. Após limpar tudo, seque com um novo pano seco. Uma boa dica para evitar mau cheiro e higienizar bem: use uma solução de água morna com bicarbonato de sódio. Dilua cada colher de bicarbonato em 2 litros de água, espalhe pelo interior com pano ou esponja e seque. A tampa das gavetas de frutas, verduras e legumes pode ser removida. Coloque-a de molho em água morna com bicarbonato por 15 minutos e seque o excesso de água. Esse procedimento é necessário porque essas tampas possuem uma borda antiderramamento que evita que os líquidos sujem o interior do produto. Portanto, resíduos podem ficar armazenados. De seis em seis meses, limpe o condensador com uma escovinha, para não acumular pó. Procure lavar tudo o que você vai colocar em seu refrigerador, uma vez que produtos podem trazer bactérias de armazenamentos anteriores e infectar o que está dentro da geladeira.

04_05_aperitivo_ed6.indd 4

Agradecimentos: Electrolux

10/25/10 4:13 PM


lições Ajinomoto

Corte com elegância

5

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE CORTE DE LEGUMES E VERDURAS Você já ficou sem saber o que fazer lendo uma receita que pedia corte julliene ou brunoise? Conheça os segredos de cada um e guarde as indicações para os momentos de dúvida.

BÂTONNETS – O formato desse corte é um quadrilátero comprido, praticamente do tamanho e espessura do dedo indicador. Se você cortar o bâtonnet ao meio, na vertical, terá o tamanho perfeito para fazer batatas palito.

MACÉDONIE – São cubos com lados iguais de cerca de 1 cm cada um. Para executá-los, pegue bâtonnets e tente cortar em cubos iguais. O macédonie é um estágio depois do bâtonnets. Se você não quiser os cubos tão grandes, pode cortá-los em tamanhos menores e terá o corte jardinière, que tem a cocção mais rápida que o macédonie.

JULIENNE – É o mais fino dos cortes, no final, você deve ter praticamente fios de legumes. Também é um passo depois dos bâtonnets, deve-se cortar em tiras finas e compridas. A cocção se dá de maneira muito rápida quando o legume está cortado dessa maneira.

BRUNOISE – Pegue o resultado do julienne e corte na horizontal, a fim de formar pedacinhos muito pequenos, tanto no comprimento quanto na largura.

CHIFFONADE FATIADO – O chiffonade é muito bom para cortar folhas. Basta colocá-las uma em cima da outra, quantas quiser, e enrolar, formando uma espécie de canudo. Corte o canudo bem fininho, na horizontal.

04_05_aperitivo_ed6.indd 5

10/25/10 4:13 PM


TECIDO, D ONATELLI

 FÁCIL  45 MINUTOS

8

AGRADECIMENTOS: LOUÇA, STELLA FERRAZ CERÂMICA TALHER, ST. JAMES

PRATO

menu ajinomoto

es

porçõ

Felizano-novo DELÍCIAS PARA COMEÇAR 2011 COM SORTE E O PALADAR EM ALTA

06_09_menu_ED6.Ok.indd 6

10/25/10 4:02 PM


PRATO

F

8

 MUITO FÁCIL  20 MINUTOS

es

porçõ

olhas de louro na carteira, uvas e romãs para beliscar, roupas brancas e músicas alegres e otimistas no ar são tradição em festas de Réveillon de norte a sul do país. Mas a mesa da ceia, que deve ser preparada com capricho, também precisa ter outros ingredientes portadores de sorte e bons fluidos. Para começar, o centro da refeição pode ser a carne de porco, a mais indicada para a ocasião. Segundo a tradição, é a que mais traz sorte, porque os suínos alimentam-se fuçando para a frente. Você pode complementar com um arroz festivo, salada de lentilhas, que são imprescindíveis, e uma sobremesa para ser servida com uvas. Depois, é só preparar a lista de pedidos e compartilhar o momento com quem você mais ama!

7

INGREDIENTES 2 xícaras (chá) de lentilha crua, lavada e escorrida (320 g); 2 litros de água; 1 sachê de Tempero SAZÓN® Marrom; 1 e meia colher (sopa) de SABOR A MI® sem Pimenta; 1 tomate médio, sem sementes, picado; 1 cenoura pequena ralada; 2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada; 2 colheres (sopa) de salsa picada; meia cebola média cortada em rodelas finas; meia xícara (chá) de azeite de oliva; 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco MODO DE PREPARO Em uma panela grande, coloque a lentilha, cubra com a água e polvilhe o Tempero SAZÓN® e 1 colher (sopa) de SABOR A MI®. Leve ao fogo alto, com a panela semitampada, por 30 minutos, ou até que esteja “al dente”. Escorra, transfira para uma tigela média e espere esfriar. Junte o tomate, a cenoura, a cebolinha, a salsa, a cebola, o azeite e o vinagre. Tempere com o SABOR A MI® restante, misture bem e leve à geladeira antes de servir. DICA: servida no dia seguinte, a salada fica ainda mais saborosa.

ARROZ FESTIVO INGREDIENTES 2 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola média ralada; 2 xícaras (chá) de arroz cru; 4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml); 1 sachê de Tempero SAZÓN® Laranja; 2 colheres (chá) de SABOR A MI® Alho & Sal; 3 colheres (sopa) de margarina sem sal; 1 pacote de queijo tipo parmesão ralado (100 g);

06_09_menu_ED6.Ok.indd 7

1 xícara (chá) de castanhas de caju torradas e picadas (120 g); meia xícara (chá) de passas escuras sem sementes (60 g) MODO DE PREPARO Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por mais 2 minutos, até envolvê-lo por completo.

Regue com a água e acrescente o Tempero SAZÓN® e o SABOR A MI®. Deixe cozinhar, em fogo médio, com a panela semitampada, por aproximadamente 25 minutos, até que o arroz esteja “al dente”, sem deixar que seque toda a água. Junte a margarina, o queijo ralado, as castanhas e as passas, misture e retire do fogo. Sirva em seguida.

AGRADECIMENTOS: LOUÇA, S TELLA FERRAZ CERÂMICA TALHER, S T. JAMES TECIDO, DONATELLI

SALADA DE LENTILHAS

DICA: caso não aprecie, exclua as passas da lista de ingredientes.

10/25/10 4:02 PM


06_09_menu_ED6.Ok.indd 8

 FÁCIL  1 HORA E 45 MINUTOS (+ 12 HORAS PARA TOMAR GOSTO)

1por0ções

LOUÇA, S TELLA FERRAZ CERÂMICA TAÇA, S UXXAR TECIDO, DONATELLI

PRATO

menu ajinomoto

10/25/10 4:02 PM


PRATO

 MUITO FÁCIL  20 MINUTOS (+ 3 HORAS DE GELADEIRA)

6

es

porçõ

9

INGREDIENTES 1 lombo suíno limpo (2 kg); 2 sachês de Caldo SAZÓN® Carne; 1 e meia colher (sopa) de AJI-SAL®; 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco; meia xícara (chá) de vinho branco (100 ml); 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 e meia xícara (chá) de suco de laranja (300 ml); 150 g de queijo provolone fatiado MODO DE PREPARO Inicie o preparo na véspera: em uma assadeira grande, coloque o lombo e tempere com o Caldo SAZÓN®, o AJI-SAL®, o vinagre, o vinho, o azeite e o suco de laranja. Cubra e leve à geladeira até o dia seguinte ou por, no mínimo, 12 horas, virando ocasionalmente. Amarre a peça de lombo com barbante, retorne à assadeira e leve ao forno quente (200 graus) por 40 minutos, regando de vez em quando com a marinada. Vire e asse por mais 40 minutos, continuando a regar com o caldo da assadeira. Retire do forno, tire o barbante e corte o lombo em fatias, sem separá-las completamente. Distribua o queijo entre as fatias e volte ao forno por mais 10 minutos. Transfira para uma travessa e sirva em seguida. DICA: ao servir, decore o lombo com frutas secas ou frescas.

06_09_menu_ED6.Ok.indd 9

SOBREMESA DE ANONOVO INGREDIENTES 2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor, incolor (6 g); meia xícara (chá) de água (100 ml); 3 copos de iogurte natural (510 g); meia lata de leite condensado (200 g); 1 envelope de MID® Limão; 4 xícaras (chá) de panetone “rasgado” (250 g) ; meia xícara (chá) de raspas de chocolate ao leite (50 g) MODO DE PREPARO Em uma tigela pequena, coloque a gelatina e 2 colheres (sopa) de água e deixe hidratar por 1 minuto. Leve ao micro-ondas por 10 segundos,

retire do forno e mexa bem. No copo do liquidificador, coloque o iogurte, o restante da água, a gelatina, o leite condensado e o MID®, e bata até ficar homogêneo. Disponha em uma tigela e leve à geladeira por 2 horas, ou até começar a firmar. Enquanto isso, arrume os pedaços de panetone em um refratário retangular pequeno (16 x 26 cm). Espalhe pela superfície a mistura que está na geladeira e volte ao refrigerador, por cerca de 1 hora, ou até firmar. Decore com as raspas de chocolate e sirva em seguida.

FOTOS: R ICARDO D’ANGELO AGRADECIMENTOS: TAÇA, S UXXAR GUARDANAPO, ROUPA DE MESA TECIDO, D ONATELLI

LOMBO ASSADO COM QUEIJO

DICA: sirva acompanhado de uvas para que seus convidados possam fazer seus pedidos na virada do ano.

10/25/10 4:02 PM


oba, hoje é dia de...

Lanche

3

íches

sandu PRATO

AGRADECIMENTOS: PRATO E COPO, S UXXAR TECIDO, D ONATELLI

RECEITAS LEVES E SAUDÁVEIS PARA AS TARDES DE VERÃO

 MUITO FÁCIL  15 MINUTOS

010_013_hojeédia_ED6Ok_v2.indd 10

10/25/10 4:09 PM


m bom lanche, preparado com carinho e com ingredientes de qualidade e saudáveis, pode até substituir uma refeição. As crianças adoram e a pausa para comer acaba ficando com cara de piquenique. É importante que tudo esteja fresquinho e que o sanduíche seja guardado em um local de temperatura amena, caso a família decida sair para passear. Outra dica que pode ajudar é combinar fontes de proteína com verduras e legumes, sem esquecer os temperinhos que dão sabor às misturas. Confira as receitas com carne, peito de peru e frango, deixe tudo preparado com antecedência e tire a tarde para curtir os filhos. Comidinhas gostosas ficam ainda mais apetitosas em boa companhia!

PRATO

U

 MUITO FÁCIL  1 HORA E 45 MINUTOS (+ 1 HORA PARA TOMAR GOSTO)

5

íches

11

sandu

SANDUÍCHE REALCE

MODO DE PREPARO

Amasse a ricota com um garfo e junte o requeijão, a salsa, o sal e o AJI-NO-MOTO®. Misture até obter uma pasta homogênea. Para montar o sanduíche, distribua as folhas de alface sobre metade das fatias de pão de forma, espalhe a pasta de ricota e arrume 2 fatias de peito de peru em cada sanduíche. Cubra com as outras fatias de pão e sirva em seguida.

DICA: se desejar, acrescente rodelas de tomate ao recheio do sanduíche.

010_013_hojeédia_ED6Ok_v2.indd 11

CARNE LOUCA NA CIABATTA INGREDIENTES

500 g de lagarto bovino em peça; 1 e meia colher (sopa) de RECEITA DE CASA™ com Pimenta; suco de 1 limão; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml); 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 cebolas grandes cortadas em rodelas; meio pimentão verde cortado em tiras; meio pimentão vermelho cortado em tiras; meio pimentão amarelo cortado em tiras; 1 sachê de Tempero SAZÓN® Vermelho; 5 pães tipo ciabatta

MODO DE PREPARO

Em uma tigela média, coloque a carne e tempere com 1 colher (sopa) de RECEITA DE CASA™ e com o suco de limão. Deixe tomar gosto, na geladeira, por 1 hora. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto, junte a carne e frite por 10

minutos, virando de todos os lados para dourar por igual. Acrescente a água e cozinhe em fogo médio, após o início da fervura, por cerca de 40 minutos, ou até que a carne esteja macia. Enquanto isso, em outra panela, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e os pimentões, e refogue por 10 minutos, ou até que a cebola fique transparente e murche. Tempere com o RECEITA DE CASA™ restante e com o Tempero SAZÓN®. Espere a pressão ceder, retire a carne da panela, deixe esfriar e corte-a em fatias finas. Acrescente o caldo que restou do cozimento da carne ao refogado de pimentões e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione a carne, misture bem e retire do fogo. Leve à geladeira por 30 minutos e sirva em seguida, acompanhada dos pães.

AGRADECIMENTOS: PRATO E COPO, S UXXAR TECIDO, D ONATELLI

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de ricota (200 g); 4 colheres (sopa) de requeijão (60 g); meia colher (sopa) de salsa picada; meia colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de AJI-NO-MOTO®; 12 folhas de alface; 6 fatias de pão de forma integral; 6 fatias de peito de peru

DICA: substitua a ciabatta por baguete com gergelim ou outro pão de sua preferência.

10/25/10 4:09 PM


oba, hoje é dia de... LANCHE DE FORNO INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 e meia xícaras (chá) de leite (500 ml); 1 e meia colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 tomates médios, sem sementes, picados; 500 g de filés de peito de frango, cozidos e desfiados; 1 sachê de Caldo SAZÓN® Galinha; 1 xícara (chá) de água (200 ml); 1 lata de milho verde, escorrido; 14 fatias de pão de forma; 200 g de mussarela fatiada

DICA: molhe as fatias de pão de forma com o líquido que se formou no refogado de frango.

010_013_hojeédia_ED6Ok_v2.indd 12

8

s

e porçõ PRATO

AGRADECIMENTOS: LOUÇA, S UXXAR GUARDANAPOS, ROUPA DE MESA TECIDO, D ONATELLI

MODO DE PREPARO

Prepare o molho: em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a farinha de trigo, com o auxílio de uma peneira, e misture bem, sem deixar dourar. Acrescente o leite, aos poucos, e cozinhe até encorpar. Polvilhe 1 colher (chá) de sal, misture e retire do fogo. Reserve. Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue rapidamente o tomate. Junte o frango, o Caldo SAZÓN®, o sal restante, a água e o milho, e deixe cozinhar por 10 minutos. Disponha metade das fatias de pão em um refratário retangular grande (22 x 35 cm), untado, e espalhe o refogado de frango. Cubra com as outras fatias de pão, regue o molho branco e espalhe as fatias de mussarela pela superfície. Leve ao forno médio (180 oC), preaquecido, por 10 a 15 minutos, ou até derreter a mussarela. Retire do forno e sirva em seguida.

 MUITO FÁCIL  45 MINUTOS

10/25/10 4:09 PM


lançamentos

Refrescância inédita

13

LANÇAMENTOS DE FIT™ ZERO AÇÚCAR INOVAM COM SABORES ORIGINAIS

A Ajinomoto antecipou o verão com o lançamento de dois novos sabores em sua linha de refrescos em pó Zero Açúcar. A marca FIT™ conta, desde outubro, com duas novas versões, a de Limão com Capim-Cidreira e a de Manga com Hortelã. Elaborados com extratos de vegetais, que proporcionam mais refrescância, são destinados a um público que zela por saúde, bem-estar e boa forma. Com o slogan “Muito sabor de fruta com zero açúcar”, os novos refrescos são ideais para o verão. Rendem 1 litro e serão vendidos em sachês de 10 gramas para o sabor Limão com Capim-Cidreira e de 8 gramas para o sabor de Manga com Hortelã.

010_013_hojeédia_ED6Ok_v2.indd 13

10/25/10 4:09 PM


giro

decolar

Prepare-se para COM O BARATEAMENTO DAS PASSAGENS AÉREAS, AS VIAGENS DE AVIÃO ESTÃO CADA VEZ MAIS ACESSÍVEIS

014_017_giroed6.Ok.indd 14

V

iajar é bom e todo mundo gosta. Mas nem sempre é possível se dar ao luxo de percorrer longas distâncias em poucas horas para conhecer os destinos incríveis que existem em cada canto do nosso enorme país. Porém, o mercado turístico está passando por um momento único na história: a queda dos preços das passagens aéreas, e também das hospedagens, está permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso às viagens de avião. Há, pelo menos, dois motivos para essa tendência. O primeiro, e mais perceptível, é o aumento da concorrência entre as companhias aéreas que, claro, favorece o consumidor. O fortalecimento de empresas menores, como Azul, Trip e Webjet, vem forçando as gigantes a operar com valores mais baixos, a lançar promoções e a oferecer parceria para ganhar a preferência dos clientes. A maior prova do resultado que essa disputa gera são as passagens aéreas com preços

10/25/10 3:51 PM


15

014_017_giroed6.Ok.indd 15

10/25/10 3:51 PM


giro

014_017_giroed6.Ok.indd 16

Veja algumas dicas de pacotes incluindo passagens aéreas de ida e volta e traslado entre o aeroporto e o hotel. Os preços dos pacotes têm referência em saídas a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, nos meses de novembro a janeiro, sem considerar os feriados de Natal e Ano-Novo. Os destinos são as cidades do Nordeste, os mais procurados pelos brasileiros. Mas há também uma opção para quem prefere o clima da Região Sul.

CHESS REO

IMBASSAÍ BA: 5 DIAS E 4 NOITES • Hospedagem no recéminaugurado Gran Palladium Imbassaí Resort & Spa, com sistema all inclusive. A partir de R$ 1.628 por pessoa, em acomodação dupla, com 25% de entrada e parcelamento em até 10 vezes sem juros (saída até dia 23 de dezembro). Mais informações: www.newline.tur.br

SYLVIO CAMPORINI

PORTO SEGURO BA: 8 DIAS E 7 NOITES • Hospedagem no Ponta da Areia Hotel, com café da manhã e city tour. A partir de R$ 852,24 por pessoa em acomodação dupla. Pagamento com 30% de entrada e o restante parcelado em 9 vezes sem juros (saídas do Rio de Janeiro, de 3 a 10 de dezembro). Mais informações: www.mktravel.com.br

ILHÉUS BA: 8 DIAS E 7 NOITES •

EDSON CLARET

mais em conta que as passagens de ônibus. “Aqui no dia a dia do Rio de Janeiro, o trecho para Curitiba por 99 reais é muito cobiçado”, diz Edimea Teixeira, coordenadora do departamento nacional da MK Travel. “Mas, para as férias, apesar de termos praia em nossa cidade, na primeira oportunidade o turista carioca geralmente opta por uma viagem ao Nordeste. Esse é um destino sempre em alta.” Apesar disso, um pacote de sete noites para Salvador, Bahia, que é um dos mais baratos no Brasil, vem tendo seu preço reduzido. Segundo Edimea, o que costumava sair por cerca de 800 reais há cerca de dois anos pode ser encontrado hoje por cerca de 500 reais (nas baixas temporadas, é bom avisar). Outro fator é a invasão dos navios de cruzeiro na costa brasileira. Hoje, há dezenas deles percorrendo nosso litoral, atraindo principalmente o mesmo tipo de público dos resorts. “Num único pacote, o turista tem transporte, atividades recreativas, refeições e hospedagem a bordo dos navios. Os resorts, com opções similares de lazer, estão sendo forçados a reduzir o preço de suas diárias para também se tornar mais competitivos”, afirma Wilson Mundim Jr., gerente da filial de São Paulo da New Line Operadora. Enquanto que há alguns anos um pacote de quatro noites em um resort não saía por menos de 2.300 reais, em média, existem hoje pacotes semelhantes que custam a partir de 1.600 reais. “Está havendo muito investimento em hotelaria devido à proximidade da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil. Enquanto isso, os brasileiros podem aproveitar essa oportunidade em primeira mão”, diz Wilson.

Hospedagem no Hotel Aldeia da Praia, com café da manhã e city tour. A partir de R$ 1.418 por pessoa em acomodação dupla. Pagamento em até 10 vezes sem juros (saídas de São Paulo em 18, 19, 25 e 29 de dezembro; 1o e 2 de janeiro). Mais informações: www.cvc.com.br

10/25/10 3:51 PM


EDUARDO CARRASCO

17 sistema all inclusive (refeições e bebidas incluídas) no Salinas do Maragogi Resort e kit de viagem. A partir de R$ 2.044 por pessoa, à vista ou 5 vezes de R$ 408,80 (saída de São Paulo em 30 de novembro). Mais informações: www.tamviagens.com.br

CAROL FAJARDO

MARAGOGI AL: 5 DIAS E 4 NOITES • Hospedagem com

NATAL RN: 4 DIAS E 3 NOITES • Hospedagem no Pestana Natal Beach Resort com meia pensão e seguro viagem. A partir de R$ 1.294 por pessoa em acomodação dupla. Mais informações: www.agaxtur.com.br

PENÍNSULA DO MARAÚ BA: 5 DIAS E 4 NOITES • Hospedagem na Pousada Taipú de Fora com café da manhã, seguro viagem e kit viagem. A partir de R$ 1.656 por pessoa em acomodação dupla (saídas de São Paulo). Mais informações: www.freeway.tur.br

da manhã ou meia pensão, de acordo com o hotel escolhido. Passeio aos principais pontos turísticos da cidade, inclusive ao Beach Park (sem ingresso para o Aquapark). A partir de R$ 1.338 em até 10 vezes sem juros (saída de São Paulo em 18 de dezembro)

RICARDO R

FORTALEZA CE: 8 DIAS E 7 NOITES • Hospedagem com café

Contra a maré Laghetto Siena, com café da manhã e passeios incluídos. A partir de R$ 1.103 por pessoa em acomodação dupla. Mais informações: www.agaxtur.com.br

014_017_giroed6.Ok.indd 17

PAULO BROCKMANN

SERRA GAÚCHA RS: 5 DIAS E 4 NOITES • Hospedagem no hotel

10/25/10 3:51 PM


bem-estar

Pernas

livres

SAIBA COMO DEIXÁLAS LINDAS E SAUDÁVEIS, PRONTAS PARA AS ROUPAS CURTAS DO VERÃO

V

ivendo em um país tropical, temos o direito e praticamente a necessidade de deixar as pernas descobertas durante quase todo o ano, principalmente no verão. Alguns problemas recorrentes, como a flacidez, celulites, estrias, vasinhos e manchas na pele podem intimidar na hora de colocar um vestidinho, uma saia ou shorts. Porém, existem várias maneiras de se livrar desses incômodos. Médicos, nutricionistas e personal trainers revelam as melhores formas de combatê-los e garantir uma pele lisinha, hidratada e pronta para ficar exposta no próximo verão.

ALIMENTAÇÃO: SAÚDE COMEÇA PELA BOCA

“A beleza e a saúde da pele estão diretamente associadas ao estilo de vida saudável, sobretudo à alimentação adequada”, diz a pesquisadora e nutricionista Giovana Longo-Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dessa forma, mais do que uma questão estética, uma boa pele depende dos cuidados com a saúde. Especialistas de várias áreas afirmam que a alimentação saudável diminui a retenção de líquido nas pernas, a flacidez, a celulite e as estrias, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do intestino. Algumas dicas básicas: • Beba aproximadamente 2 litros de água por dia. • Reduza o consumo de sal, gorduras e açúcar. • Dê preferência a alimentos integrais. • Faça de cinco a seis refeições por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) com frutas e/ou legumes em todas elas. • A nutricionista Giovana sugere que sejam ingeridas, diariamente, 400 gramas de frutas, legumes e verduras. • Invista nos sucos, principalmente no verão, já que eles são fonte de vitami-

018_019_BEMESTAR_ED6.indd 18

10/25/10 4:15 PM


19 •

nas, minerais, fibras e água e, portanto, hidratam e melhoram a circulação. Sugestões de sucos ricos em água, fibras e minerais: laranja com couve, acerola com beterraba, abacaxi com gengibre e melancia. EXERCÍCIOS

Outro ponto que todos os profissionais ressaltam é a prática de exercícios físicos, que trazem diversos benefícios para a saúde e para a pele. Eles devem ser feitos no mínimo três vezes por semana, alternados entre aeróbios e anaeróbios, e é sempre recomendado que tenham orientação profissional. • Na academia, invista na ginástica localizada ou nos aparelhos que trabalham e fortalecem os músculos da perna. Durante o exercício, a musculatura comprime os vasos da região, o que impede que o sangue fique parado no local. • Caminhadas, balé, hidroginástica e natação, entre outros esportes, ajudam na circulação sanguínea e, portanto, fazem muito bem à saúde da pele. SEM PELOS E LISINHA

Os pelos são um martírio para muitas mulheres. Algumas têm reação alérgica à cera e às lâminas, outras têm tendência à foliculite e, por isso, têm muitos pelos encravados. Existem algumas medidas que podem solucionar esses problemas: • Fazer esfoliação com cremes diminui o encravamento e, por consequência, possíveis irritações e manchas. Use cremes para esfoliar e faça movimentos circulares suavemente com uma bucha durante o banho. Se preferir, pode fazer o tratamento em alguma clínica especializada. • Para muitos dermatologistas, a depilação a laser é tida como a melhor solução para todos esses problemas, já que remove a maioria dos pelos (e enfraquece a raiz dos restantes) por um período de tempo longo, evita varizes, manchas na pele e pelos encravados. Logo nas primeiras sessões já é possível notar resultado. CELULITES, ESTRIAS E FLACIDEZ

Esses três males podem ser causados por motivos diversos, como sedentarismo, má alimentação e genética. Há algum tempo, acreditava-se que era impossível tratar celulites e estrias. Porém, atualmente, existem cuidados e tratamentos que conseguem reverter esse quadro e mesmo prevenir que ele apareça. • Os fitoterápicos funcionam como diurético e diminuem o inchaço das pernas. Potencializam a drenagem linfática. • Segundo a dermatologista Áurea Lopes, a automassagem é uma maneira de estimular a circulação sanguinea, o que diminui a retenção de líquidos, nutre a pele e estimula o colágeno, combatendo a flacidez. É bom usar escovinhas, daquelas simples à venda em mercados e feiras, para a massagem, que deve ser feita antes do banho. Para um melhor resultado, comece pela sola do pé e suba até os glúteos.

018_019_BEMESTAR_ED6.indd 19

Alguns ingredientes naturais ajudam a queimar a gordura, como extratos de cafeína, ginkgo biloba e óleo de semente de perilla: quando for escolher um creme, prefira os que têm essas substâncias em sua formulação. A Avon acaba de lançar o creme Avon Solutions Body Cellu-Sculpt Redutor de Celulite, que vem com todos esses princípios e, ainda, uma tampa massageadora. O equipamento Velashape promete atacar vários males de uma só vez. É uma tecnologia que associa infravermelho (combate a flacidez e a celulite), a radiofrequência (para a flacidez) e a endermologia (diminui a retenção líquida). • Muitos médicos sugerem o consumo de colágeno em pó ou em cápsulas, já que essa proteína estimula a formação de fibras que sustentam a pele. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou em farmácias. VASINHOS E VARIZES

Várias pesquisas comprovam que alguns alimentos têm efeito positivo na circulação do sangue, como uva, vinho tinto, morango, chá verde, cacau, peixes de água fria e nozes. Mas, para obter um bom efeito na pele, é preciso levar em conta uma soma de fatores. No caso de vasinhos ou varizes, que são veias obstruídas, a única maneira de reverter o quadro e evitar que ele piore é recorrer a tratamentos especializados com acompanhamento médico. • A escleroterapia é um tratamento que elimina perfeitamente os vasinhos das pernas e, em alguns casos, varizes. Medicamentos são injetados por meio de pequenas agulhas na pele, fazendo com que ocorra a obstrução do fluxo sanguíneo, secando a veia, que cicatriza e fica imperceptível. • O laser é um grande avanço no tratamento de varizes. O procedimento provoca uma evaporação, de ponta a ponta, do sangue da veia doente, que é totalmente fechada e inutilizada. Depois, o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava ali para outras veias saudáveis. • “O uso de meias elásticas de média compressão diminui e até mesmo evita o aparecimento de veias doentes”, diz o médico Fernando Soares Moreira, especialista em angiologia e diretor da Clínica Steticlin. TOQUE FINAL

Existem, no mercado, vários cremes com princípios hidratantes e firmadores. Para deixar sua pele lisinha e com brilho, use-os depois do banho ou antes de dormir, todos os dias. Invista, também, em produtos para uniformizar o tom da pele, que pode estar danificado por manchas causadas pela depilação, pelo sol ou por pelos encravados. Para dar o toque final, você pode comprar um creme autobronzeador, que deixa a pele com a aparência de ainda mais saudável e é uma ótima opção para o início do verão. “Sempre indico os autobronzeadores da Dior, acho eles os melhores, mas já existem vários no mercado”, diz a dermatologista Áurea Lopes.

10/25/10 4:15 PM


Vai ter de rebolar

EDU MORAES

entrevista

PARA ELE QUE JÁ FOI ATOR, CANTOR E DANÇARINO, DAR CONTA DO RITMO DE TRABALHO PUXADO E TAMBÉM CUMPRIR O PAPEL DE PAI E MARIDO PRESENTE NÃO É NENHUM ESTRESSE

R

Premiado como melhor apresentador, Faro arrasa nas dancinhas DIVULGAÇÃO RECORD

odrigo Faro está trabalhando como nunca: são de 10 a 12 horas de gravação por dia nos estúdios da TV Record. Não é para menos, ele está com tudo: à frente dos programas Ídolos e O Melhor do Brasil – em que protagoniza as divertidíssimas dancinhas imitando cantores e cantoras –, o ex-galã na Rede Globo e ex-integrante do grupo musical Dominó recebeu neste ano o Troféu Imprensa de melhor apresentador de televisão. “Foi muito gratificante, fiquei emocionado, e pretendo me dedicar e estudar ainda mais para ficar cada vez melhor”, afirma Faro. “Estou adorando ser apresentador, me encontrei, e pretendo seguir nessa carreira para sempre. Silvio Santos e Chacrinha são minhas grandes referências”, diz, completando que não cogita voltar a ser ator de novela. Apesar da maratona das gravações, Faro não cede ao cansaço e consegue sempre manter a alegria e o bom humor. Na vida pessoal, cultiva um enorme apreço à família e não abre mão de curtir bons momentos com a mulher, Vera Viel, e as filhas Clara e Maria, de 5 e 2 anos, respectivamente. “De segunda a sexta-feira, faço questão de chegar em casa por volta das 20 h, a tempo de colocar as meninas na cama. E se me comprometo em comparecer a algum evento delas, nunca falto.” Nos fins de semana, os programas preferidos são andar de quadriciclo no condomínio onde moram, viajar para a casa de praia e encontrar os amigos nas inúmeras festinhas infantis que eles têm no calendário. “Nessa fase temos muito aniversário de criança na faixa de idade das meninas, tem festa quase toda semana”, diz. Perguntamos a Vera se a agenda de trabalho tão cheia realmente permite que Faro se dedique à família tanto quanto ele fala. “É verdade, ele é um pai muito dedicado. Ele ajuda bastante, brinca, dá comida e de vez em quando até vai para a cozinha fazer um macarrão que as meninas adoram”, diz , toda orgulhosa do marido, com quem está casada há oito anos. E o que ela acha quando vê Faro rebolando vestido de Madonna, Lady Gaga, Michael Jackson, Luan Santana, Lacraia? Vera garante que se divertem muito. “A Clara e Maria reconhecem o pai na televisão, cantam, dançam, dão risada, é muito engraçado”, afirma. “Somos uma família muito unida e feliz. E não há fórmula secreta: basta construir um relacionamento com base na confiança e no amor.”

ao fogão 020_021_entrevistaED6_Ok.indd 20

10/25/10 4:17 PM


ACERVO PESSOAL

É verdade, ele é um pai muito dedicado. Ele ajuda bastante, brinca, dá comida e de vez em quando até vai para a cozinha fazer um macarrão que as meninas adoram” Vera Viel

21

020_021_entrevistaED6_Ok.indd 21

10/25/10 4:17 PM


PRATO

AGRADECIMENTOS: JARRA E COPO, D RAGONETTI TECIDO, D ONATELLI

vida saudável  FÁCIL  3 MINUTOS

4

s

e porçõ

Sem calor e com sabor

COQUETÉIS QUE MATAM A SEDE E COLOCAM MAIS PRAZER NO SEU DIA A DIA

022_023_vidasaudavel_ed6_Ok.indd 22

10/25/10 4:22 PM


PRATO

 FÁCIL  5 MINUTOS

5

s

e porçõ

23

BEBIDA REFRESCANTE INGREDIENTES 4 xícaras (chá) de água bem gelada (800 ml); 1 envelope de FIT™ Lichia; 3 rodelas de cenoura (30 g); 2 colheres (chá) de gengibre ralado

022_023_vidasaudavel_ed6_Ok.indd 23

BEBIDA DE VERÃO INGREDIENTES 4 xícaras (chá) de água bem gelada (800 ml); 1 envelope de MID® Abacaxi; 2 bolas de “sorbet” de limão (100 g); meia xícara (chá) de melão picado (100 g) MODO DE PREPARO No copo do liquidificador, coloque a água, o MID®, o “sorbet” e o melão e bata rapidamente. Porcione e sirva logo em seguida.

MODO DE PREPARO No copo do liquidificador, coloque a água, o FIT™, a cenoura e o gengibre, e bata até ficar homogêneo. Porcione e sirva em seguida.

FOTOS: RICARDO D’ANGELO

egundo ditado popular, a água é a fonte da vida. No corpo humano, ela tem papel preponderante em quase todos os processos. Ajuda a regular a temperatura do organismo, elimina as toxinas, serve de veículo para a distribuição de nutrientes pelas células e é usada até mesmo no processo de respiração. Os médicos recomendam que um adulto beba pelo menos 1,5 litro de água por dia, o que pouca gente cumpre. A boa notícia é que aqueles que não gostam de tomar água pura podem contar com certos artifícios mais ricos em sabor, para garantir o necessário consumo diário. Bebidas preparadas com frutas, hortaliças e até sorvete podem ser um ótimo argumento para fazer os meninos teimosos ingerir mais líquidos em dias quentes. Preparamos duas receitas: a bebida de verão pode ser servida como sobremesa ou mesmo como lanchinho entre as refeições, e a refrescante é feita sob medida para acompanhar os lanches. Ou para matar a sede em qualquer hora do dia.

COPO, D RAGONETTI GUARDANAPO, ROUPA DE MESA TECIDO, DONATELLI

S

DICA:“sorbet” é um tipo de sorvete feito à base de água e frutas (suco ou polpa), de textura macia, sem a utilização de leite. Caso não encontre, substitua-o na receita por 2 picolés de limão.

DICA: se preferir, coe a bebida antes de servir.

10/25/10 4:23 PM


sua casa

024_027_suacasaED6.Ok.indd 24

10/25/10 4:29 PM


25

A alegria do Natal em suas mãos COMECE A ENTRAR NO CLIMA NATALINO FAZENDO VOCÊ MESMO SEUS ENFEITES

gente não vê, mas sabe que ele está lá. O espírito do Natal é mágico, tem um incrível poder de transformar as pessoas, espalhar os bons fluidos e fazer o que é bom ficar melhor. Não é preciso tentar explicar ou entender, basta se render e entrar no clima, que fica ainda mais intenso com a expectativa da chegada de um ano novinho em folha para realizarmos mais projetos e alcançarmos outros sonhos. O lugar onde esses sentimentos se concentram é a nossa casa,que merece ganhar decoração especial. Nesta época, as ruas já estão repletas de enfeites coloridos, luminosos e brilhantes à venda. Mas, com o objetivo de inflar essa emoção natalina, fomos buscar ideias que, além de deixar sua casa bonita, envolvem carinho, dedicação e união. A dica dos enfeites em patchwork – técnica que usa retalhos de tecido – é da artesã Cecília Franco. O material necessário é simples e barato: bolas de isopor, alfinetes, e algumas bolinhas e fitas douradas. Pronto, é só chamar a família e os amigos para uma tarde de confecção de enfeites em patchwork. Sua festa começa agora!

024_027_suacasaED6.Ok.indd 25

FOTOS: R ICARDO D’ANGELO

A

10/25/10 4:29 PM


sua casa

1

4

3

5 6 BOLAS

7

024_027_suacasaED6.Ok.indd 26

1. Com uma caneta, risque a bola de isopor dividindo-a em oito gomos. 2. Usando uma faca comum, faça um corte leve sobre as linhas traçadas com a caneta. Não precisa ser muito profundo, meio centímetro é o suficiente. 3. Agora, abuse da criatividade: escolha uma, duas ou quantas estampas de tecido quiser para envolver as bolas. Pegue um pedaço maior que o gomo e encaixe-o com a ajuda de uma faca. 4. Corte o excesso de tecido e enfie as pontas para dentro da bola. 5. Repita o processo em todos os gomos. Você pode intercalar as estampas para dar um efeito mais divertido. 6. Use uma fita para dar a volta em toda a esfera, prendendo as pontas com um alfinete. 7. Repita esse acabamento em todas as direções para cobrir as emendas do tecido. Na última, use um pedaço maior de fita para, ao completar a volta, fazer um aro – que será necessário se você quiser pendurar as bolinhas.

10/25/10 4:30 PM


27

CORDÃO

1. Comece fazendo várias unidades de fuxico. Usando um objeto redondo como molde, risque um círculo no lado avesso do retalho; recorte com a tesoura. 2. Dobre a pontinha da borda para dentro e alinhave o tecido. 3. Quando completar a volta, puxe a linha para dar a forma enrugada. 4. Arremate dando um ponto no centro do fuxico. 5. Passe um fio de náilon ou de algodão grosso pela agulha, do comprimento que quiser; dê um nó na ponta e coloque nele algumas bolinhas (compre as que têm um buraquinho no centro). 6. Depois, coloque um fuxico passando a agulha por dentro, entrando por um lado e saindo pelo outro. Procure criar um padrão para a sequência, como 10 bolinhas e um fuxico, conforme sua criatividade. 7. Para finalizar, termine com uma bolinha e arremate dentro do fuxico.

1

2

3

4 024_027_suacasaED6.Ok.indd 27

5

6

7 10/25/10 4:31 PM


delícias da estação

Poderosa

FONTE DE VITAMINAS E NUTRIENTES, A BETERRABA É UMA ALIADA DA BOA SAÚDE

A

raiz

beterraba é um legume que pode levantar discussões. Algumas crianças torciam o nariz quando a mãe lhes servia a hortaliça e reclamavam de seu gosto adocicado. Outras são fãs de carteirinha de seu vermelho intenso. Mas quando o assunto é nutrição, esse vegetal de origem europeia, primo distante da cenoura, está acima de gostos pessoais: ele traz vários benefícios à saúde. Fonte de vitamina A, que auxilia na integridade da visão, de vitamina C, poderoso antioxidante, e de vitaminas do complexo B, que entre tantas vantagens ajudam a manter a pele mais saudável, a beterraba, ou Beta vulgaris (como é conhecida no meio científico), não faz feio também em termos de substância mineral. “Essa raiz tubércula é rica em ferro, potássio e ácido fólico, que é primordial para as gestantes nos três primeiros meses de gravidez, uma vez que auxilia no combate à má-formação do feto”, diz Viviane Chaer Borges, nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A mesma substância também é importante para o sistema imune, pois ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que fortalecem nossa resistência. “Vale lembrar que a beterraba ainda possui fibras solúveis, como a pectina, que ajuda no funcionamento do intestino”, afirma a nutricionista. Nas mesas brasileiras a beterraba é bastante comum em saladas. Cozida, cortada em rodelas, em cubinhos, ou até mesmo ralada crua. Tudo varia ao gosto do cliente ou da dona de casa. Além disso, faz parte de receitas como sopas, massas, pães e conservas. Ela também é o principal ingrediente do “borscht”, uma tradicional sopa fria servida no verão em países do Leste Europeu, como Rússia e Romênia. Outra forma bastante popular de consumo é em forma de suco. Segundo pesquisa britânica publicada na revista on-line especializada Hypertension em

028_031_BETERRABA.Ok.indd 28

10/25/10 5:28 PM


29

028_031_BETERRABA.Ok.indd 29

10/25/10 5:28 PM


delícias da estação VALORES NUTRICIONAIS EM 100 GRAMAS* Beterraba Crua

Energia Carboidratos Proteínas Lipídios Vitamina C Vitamina B1 Cobre Potássio Sódio Fósforo Cálcio Zinco Ferro Fibras

49 kcal 11,1 g 1,9 g 0,1 g 3,1 mg 0,04 mg 0,08 mg 375 mg 10 mg 19 mg 25 mg 0,5 mg 0,3 mg 2,8 g

* TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS – TACO

028_031_BETERRABA.Ok.indd 30

10/25/10 5:28 PM


31

abril de 2008, o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea. O talo e a folha também não devem ser esquecidos. “Muitos desprezam essas partes até na hora de comprar a beterraba, mas é nelas que está a concentração de vitaminas e nutrientes do vegetal. Além disso, é uma boa opção para variar o cardápio”, diz a especialista. Segundo ela, a melhor forma de consumir o talo e a folha é refogá-los da mesma maneira que o espinafre ou a couve. Fora da mesa, a beterraba também exerce um importante papel. No século XIX, quando o acesso à cana-de-açúcar na Europa foi restringido pelos ingleses, Napoleão decretou que o legume seria usado como principal fonte de açúcar em alguns países do Velho Continente. De lá para cá, o que era imposição virou tradição e hoje o açúcar de beterraba é o mais comum nas cozinhas europeias. Países como Rússia, França, Polônia e Alemanha figuram entre os maiores produtores de beterraba do mundo. A variedade utilizada para extração de açúcar não é a mesma que vemos em nossos pratos. Para isso, é utilizada a chamada beterraba açucareira, que é branca. Além disso, a comum é bastante usada na indústria cosmética graças à betacianina, substância que dá ao vegetal a famosa coloração vermelha. Tanto é verdade que neste ano a beterraba ganhou destaque durante a cobertura das eleições presidenciais. Alérgica a produtos de beleza, a candidata Marina Silva virou notícia ao revelar que pinta os lábios com raspas do vegetal e um pouco de azeite de oliva.

A melhor época para comprar beterraba é de agosto a novembro, quando elas são encontradas mais em conta em feiras livres e supermercados. Para levar para casa a melhor beterraba é preciso verificar se as raízes estão firmes, sem sinais de que já estão murchando, e se possuem um vermelho intenso. Se o vegetal apresentar rachaduras e sinais de brotação, não compre. As beterrabas mais apropriadas para o consumo são aquelas de 8 a 10 centímetros de diâmetro. As que possuem tamanho maior provavelmente foram colhidas tardiamente e são mais fibrosas. Se você preferir levar para casa a beterraba ralada, é preciso que ela esteja embalada em sacos plásticos ou em bandejas cobertas. É fundamental que o produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas, para garantir sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente deteriora rapidamente. Em casa, a beterraba se conserva por até uma semana, desde que guardada em local fresco e longe do sol. Na geladeira, dura até 15 dias, se acondicionada em sacos plásticos perfurados. Se você preferir guardálas descascadas, raladas ou picadas, o consumo não deve ultrapassar três ou quatro dias. Se quiser congelar, cozinhe-as inteiras até que fiquem macias. Em seguida, coloque-as em vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Descasque-as e corte-as em fatias ou cubos, coloque em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e feche o saco. No congelador pode ser mantida por até oito meses. A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde cor e sabor.

028_031_BETERRABA.Ok.indd 31

PRATO

COMO ESCOLHER E ARMAZENAR  FÁCIL  45 MINUTOS

4 s orçõe

p

BETERRABAS SABOROSAS INGREDIENTES

4 beterrabas médias com casca 2 sachês de Tempero SAZÓN® Amarelo 2 colheres (sopa) de cenoura ralada 2 colheres (sopa) de ervilhas 4 folhas de alface cortadas fininhas 2 bastões de kani-kama picados (35 g) 4 colheres (sopa) de cream cheese 1 colher (chá) de suco de limão (opcional)

MODO DE PREPARO

Lave bem as beterrabas, coloque-as em uma panela média, polvilhe com 1 sachê de Tempero SAZÓN® e cubra com 1 litro de água. Cozinhe por 45 minutos ou até ficarem macias. Descasque as beterrabas, corte uma tampa e retire o centro. Prepare o recheio, misturando a cenoura, a ervilha, a alface, o kani-kama, o cream cheese, o Tempero SAZÓN® restante e o suco limão. Recheie as beterrabas e sirva em seguida. DICA: amasse e passe em uma peneira o miolo das beterrabas, adicione 1 colher (sopa) de azeite de oliva e sirva como decoração do prato.

10/25/10 5:28 PM


palavra ajinomoto

Bastidores do sabor GRUPO DE FAMILIARES DE FUNCIONÁRIOS VISITA FÁBRICA DA AJINOMOTO EM LIMEIRA

I

dealizada pela Central de Relacionamento (SAC), a primeira visita monitorada, que aconteceu no dia 30 de setembro, proporcionou a parentes de funcionários da Ajinomoto - unidade de São Paulo - conhecer melhor a empresa em que seus familiares trabalham. Às 8 da manhã, o grupo – que ia visitar a fábrica de Limeira, a primeira a ser inaugurada no Brasil – já estava reunido na sede da matriz, na cidade de São Paulo, para tomar o café da manhã, assistir a palestras e pegar o ônibus. Receberam informações sobre o Umami, o quinto gosto básico, descoberto pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, em 1908. Além do doce, do salgado, do amargo e do azedo, nosso paladar também reconhece o Umami. Todas as pessoas sentem esse gosto, mas poucas o identificam. Os presentes foram desafiados a experimentar uma pitada de AJI-NO-MOTO® – que é o glutamato monossódico, substância que proporciona o Umami – e muitos conseguiram senti-lo. Após uma conversa com as funcionárias da Ajinomoto, que esclareceram dúvidas e apresentaram um pouco da história da marca, os visitantes embarcaram no ônibus, rumo a Limeira. Depois de quase duas horas de viagem e muita conversa, todos puderam esticar um pouco as pernas quando chegaram à fábrica. Quem fez a recepção e guiou a visita foi o coordenador de recursos humanos, Darci Trabachin, que trabalha no local desde a inauguração, em 1977. Ele mostrou aos visitantes a evolução da empresa com base em exemplos práticos, como a capacidade de produção e o portfólio de produtos. Quando a empresa nasceu, produzia 8.000 toneladas de glutamato monossódico por ano. Atualmente, são produzidas 85.000 toneladas e ainda 60.000 toneladas dos produtos

032_033_VISITA_FABRICA_Ok.indd 32

NÚMEROS LIMEIRA 1.400 colaboradores diretos e 400 indiretos 85.000 toneladas de produtos ao ano 100.000 metros quadrados de área construída 1,4 milhão de metros quadrados de terreno NO MUNDO 107 fábricas 23 países, nos quais a Ajinomoto está presente 27.000 empregos são gerados pela empresa, no mundo todo

10/25/10 4:39 PM


de varejo (temperos, adoçantes, sopas, refrescos) por ano e a fábrica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O estudante de rádio eTV Pedro Paulo Garcia, irmão de Ralpho Costa Ferreira Neto, que trabalha no setor de agronegócios, fez parte do grupo.“Fiquei espantado com a dimensão da empresa e a quantidade de produtos, não imaginava que tudo era tão grande assim”, disse. O complexo tem mais de 30 prédios e área total de 1,4 milhão de metros quadrados. O cheiro de melaço de cana-de-açúcar estava no ar durante todo o percurso. O melaço é a matéria-prima usada na produção do AJI-NO-MOTO® e é armazenado em tanques. Com cerca de 8 metros de altura, alguns chegam a ter capacidade para até 8 milhões de litros e fazem parecer pequenas as pessoas que passam por ali. Dentro do prédio de produção e empacotamento de adoçantes, refrescos e sopas, os visitantes puderam acompanhar os funcionários trabalhando e operando máquinas através de janelas de vidro que isolavam as áreas e garantiam a higiene.“É muito tranquilizante ver a limpeza e a organização dessa empresa de alimentação. Eu me sinto ainda mais segura para consumir os produtos”, afirmou a professora Danúzia Matos Rocha, mãe da funcionária Íris Julia Matos Rocha. Essa foi a primeira visita dos familiares à fábrica da Ajinomoto. A ideia é mostrar como trabalham os funcionários que possibilitam que os produtos Ajinomoto cheguem ao consumidor final com alto padrão de qualidade. A funcionária pública Maria Ivete de Oliveira Costa, mãe de Ana Cristina Costa Zonato, elogiou a empresa. “Adorei a visita. Achei interessante conhecer a limpeza e a organização da fábrica. Fico orgulhosa em saber que minha filha trabalha em uma companhia que se preocupa com os funcionários e seus familiares.”Maria Ivete ilustrou, com seu depoimento, o grande foco da Ajinomoto, que é a qualidade de vida, tanto dos consumidores quanto de seus funcionários.

33

É muito tranquilizante ver a limpeza e a organização dessa empresa de alimentação. Eu me sinto ainda mais segura para consumir os produtos”

FOTO: SLIDE FOTOGRAFIA

PROFESSORA DANÚZIA MATOS ROCHA, MÃE DA FUNCIONÁRIA ÍRIS JULIA MATOS ROCHA

032_033_VISITA_FABRICA_Ok.indd 33

10/25/10 4:39 PM


cantinho do leitor

L

Pequenas

delícias

anches e sobremesas são sempre bem-vindos: assim como podem fazer parte de uma refeição, também servem para aqueles momentos de “relax” que combinam com a degustação de um bom quitute. As duas receitas selecionadas são feitas sob medida para isso. A mineira de Betim Luciana Ferreira Coutinho da Costa conquistou o paladar da nossa equipe com a palha italiana com MID® Morango. E Maria de Lourdes Cardoso, de São Paulo, mandou uma receita de pasteizinhos assados de ricota e carne moída com Caldo SAZÓN® Carne. Aproveite para colocar seus dotes culinários em ação e prepare-se para ouvir os mesmos elogios que as duas leitoras sempre recebem quando preparam suas receitas.

35

des

PRATO

unida

 FÁCIL  25 MINUTOS (+ 2 HORAS DE GELADEIRA)

034_035_cantinholeitora_ED6.indd 34

MODO DE PREPARO Em uma panela média, coloque o leite, o leite condensado, o leite em pó e a manteiga, e leve ao fogo alto para aquecer. Ao abrir fervura, cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos, ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, junte o MID® e misture bem. Adicione o biscoito e mexa delicadamente. Transfira para um refratário retangular pequeno (30 x 20 cm), untado, e alise com as costas de uma colher. Leve à geladeira por 2 horas, corte em quadradinhos de 3 cm e passe-os pelo açúcar. Sirva em seguida.

FOTO: RICARDO D’ANGELO AGRADECIMENTOS: PRATO, SUXXAR

INGREDIENTES meia xícara (chá) de leite (100 ml); 1 lata de leite condensado; 3 colheres (sopa) de leite em pó (20 g); 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 1 envelope de MID® Morango; 1 pacote de biscoito tipo maisena, picado grosseiramente (200 g); 1 xícara (chá) de açúcar

PILHA DE PRATOS, STELLA FERRAZ CERÂMICA GUARDANAPO, ROUPA DE MESA TECIDO, REGATTA TECIDOS

PALHA ITALIANA DE MORANGO

10/25/10 4:34 PM


AGRADECIMENTOS: TRAVESSA, SUXXAR

BOWL, STELLA FERRAZ GUARDANAPO, ROUPA DE MESA TECIDO, REGATTA TECIDOS

35

PASTEIZINHOS ASSADOS INGREDIENTES RECHEIO: 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; meia cebola média picada ; 1 dente de alho picado; 500 g de carne bovina moída; 1 tomate sem pele e sem sementes picado; meia xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (50 g); 1 sachê de Caldo SAZÓN® Carne; 2 colheres (chá) de cheiro-verde picado MASSA: 1 xícara (chá) de margarina sem sal; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 250 g de ricota passada pela peneira; 2 ovos batidos; 1 sachê de Caldo SAZÓN® Carne; 1 pitada de açúcar; 1 gema para pincelar

50

des

unida PRATO

MODO DE PREPARO Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 5 minutos, ou até que dourem ligeiramente. Acrescente a carne, aos poucos, e frite por 5 minutos, ou até mudar de cor. Adicione o tomate, a azeitona e o Caldo SAZÓN®, e refogue por mais 5 minutos. Retire do fogo, salpique o cheiro-verde e reserve. Faça a massa: em uma tigela grande, coloque a margarina, a farinha de trigo, a ricota, o ovo, o Caldo SAZÓN® e o açúcar, e sove até obter uma massa lisa e homogênea. Com o auxílio de um rolo, abra a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, em espessura fina, de 0,2 cm. Corte círculos de 9 cm de diâmetro, distribua o recheio e feche bem as bordas, pressionando com o auxílio de um garfo. Disponha os pasteizinhos em uma assadeira grande, untada e enfarinhada, pincele a superfície com a gema e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 40 minutos, ou até dourarem. Retire do forno e sirva em seguida.

 FÁCIL  45 MINUTOS (+ 40 MINUTOS DE FORNO)

*Mande sua receita para: Rua Andrade Fernandes, 283, Alto de Pinheiros – CEP 05449050, São Paulo, SP. Ou para o e-mail: 4capas@4capas.com.br • Enviando a receita, você estará automaticamente concordando com sua publicação.

034_035_cantinholeitora_ED6.indd 35

10/25/10 4:34 PM


034_035_cantinholeitora_ED6.indd 36

10/25/10 4:34 PM

Sabores Ajinomoto ed6  

Projeto gráfico e direção de arte, revista customizada para as clientes Ajinomoto. Receitas práticas e saborosas, dicas de cozinha, qualidad...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you