Page 1

FICHA DE LEITURA

TÍTULO TEXTO: A ADMINISTRAÇÃO NA PRÓXIMA SOCIEDADE AUTOR: PETER DRUCKER LIVRO: COORD. Ou ORG.: EDITORA: EDIÇÃO P.: ANO: ESTADO: EXAME 1ª 211 2003 SÃO PAULO PÁGINA “As pessoas que hoje especulam on-line no mercado de ações fazem 20 exatamente aquilo que faziam suas antecessoras na década de 1920, sem ter de passar muitas horas por dia numa corretora de valores. Os processos não foram mudados. Foram rotinizados, passo a passo, com uma tremenda economia de tempo e, muitas vezes de custo”. 20 “O comércio eletrônico é para revolução da informação aquilo que a ferrovia foi para a Revolução Industrial”. 26 “As duas ou três próximas décadas verão provavelmente mais mudanças tecnológicas do que as ocorridas desde o surgimento do computador, e também mudanças ainda maiores nas estruturas das indústrias, no cenário econômico e provavelmente também no cenário social”. 28 “Nessa novas indústrias baseadas em conhecimento , o desempenho passará a depender de se dirigir a instituição de forma a atrair, reter e motivar os trabalhadores de conhecimento”. 34 “Assim, em serviços de saúde, a tecnologia da informação já teve um impacto fabuloso. No ensino, seu impacto será maior. 41 “Mas, em todo o mundo, o operário esta perdendo algo mais importante do que a renda. Ele esta perdendo status. Por isso protesta contra a globalização, que para ele significa exportação de empregos. Mas não é! O número de empregos exportados é mínimo. São os empregos domésticos que estão sendo totalmente mudados”. 43 “Quando essa geração crescer e ocupar nosso lugar, não teremos de falar a respeito de saber usar computadores. Assim como não temos mais de falar a respeito de como não ter medo do telefone”. 43 “Apesar de estarmos na vanguarda nesse aspecto, ainda não estamos onde deveríamos estar. Precisamos compreender os computadores por uma questão de autodefesa”. Daqui a dez ou quinze anos, não só daremos como certo o conhecimento de computadores, mas também teremos de estar alfabetizados em informação”. 44 “O primeiro passo é assumir a responsabilidade pelas informações: De que informações necessito para fazer meu trabalho? Em que forma? Os especialistas em informação poderão então dizer: Veja, você não pode recebê-las desta forma, mas daquela. A resposta é relativamente pouco importante e é técnica; são as perguntas básicas que contam”. 47 “Na verdade, estamos tentando voar com uma asa só, a da informação interna. O grande desafio não será conseguir informação interna em maior quantidade ou melhor, mas sim acrescentar informação de fora”.


49

49 50 50

51 52

57 58 62

70 77

83 83 96

170

171

182

“Temos uma tarefa enorme pela frente. Precisamos conseguir que nós mesmos e nossas empresas se alfabetizem em informação. Essa tarefa irá começar com as pessoas. Precisamos nos tornar usuários de ferramentas”. “Nossa segunda grande tarefa é usar nossa capacidade de processamento de dados para compreender o que esta acontecendo fora da empresa”. “Se você não entende de computadores, não espere ser respeitado por qualquer membro da sua organização”. “Os tempos mudam e precisamos mudar com eles. Estamos passando do conhecimento mínimo – saber pouco mais que o ABC e as tabelas de multiplicação – para o ponto em que podemos realmente fazer algo com os computadores. Essa será uma perspectiva entusiasmante e desafiadora para os próximos anos”. “O comércio eletrônico não só domina as distâncias, mas as elimina”. “Mas ao mesmo tempo qualquer empresa e, é claro, qualquer instituição que consiga organizar suas entregas, pode operar em qualquer mercado em qualquer lugar, sem precisar ter presença física nele”. “O impacto da internet sobre o ensino superior será, quase certamente, muito maior do que sobre qualquer empresa”. “A educação profissional continuada de adultos, será a industria de maior crescimento nos próximos trinta anos, mas não na forma tradicional”. “Também é preciso perguntar se essas transições, essas mudanças, são uma oportunidade ou uma ameça. Se você começar vendo as mudanças como ameaças, nunca irá inovar. Não deixe uma coisa de lado simplesmente porque ela não é aquilo que você havia planejado. Muitas vezes o inesperado é a melhor fonte de inovação”. “Não se pode mais depender da vantagem competitiva do conhecimento. A tecnologia viaja incrivelmente depressa”. “A inovação requer que identifiquemos sistematicamente as mudanças que já ocorreram no negócio – em aspectos demográficos, valores, em tecnologia ou em ciência – e que as encaremos como oportunidades”. “As grandes organizações precisam aprender a inovar; caso contrário, não sobreviverão”. “Mas inovar também significa mudar seus produtos e serviços para acompanhar os mercados, que estão mudando com uma rapidez inédita”. “No entanto, numa organização baseada no conhecimento é a produtividade individual do trabalhador que torna produtivo o sistema. Em uma força de trabalho tradicional, o trabalhador serve o sistema; numa força de trabalho de conhecimento, o sistema deve servir o trabalhador”. “A próxima sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu recurso chave e os trabalhadores de conhecimento irão constituir o grupo dominante da força de trabalho”. “Á tecnologia da informação, embora seja apenas uma das muitas novas características da nova sociedade, já esta tendo um efeito enormemente importante: ela esta permitindo que o conhecimento se espalhe quase instantaneamente e se torne acessível a todos”. “Nos próximos vinte ou trinta anos, o número de tecnólogos do conhecimento em computadores, produção e educação deverá crescer ainda mais rápido”.


195 208

209

211

“Hoje a nova tecnologia da informação – internet e e-mail – praticamente eliminaram os custos físicos das comunicações”. “Para sobreviver e ter sucesso, toda organização terá de se transformar em agente de mudança. A maneira mais eficaz para gerenciar a mudança com sucesso é criá-la. Mas a experiência tem mostrado que enxergar inovações numa organização tradicional não funciona; a organização precisa se transformar em agente de mudança”. “Falamos sobre a preparação para o futuro que já podemos ver tomando forma. Mas e quanto as tendências e os eventos futuros que ainda desconhecemos? Se existe uma coisa que pode ser prevista com confiança, é que o futuro acontecerá de maneiras inesperadas”. “Tudo isso sugere que as maiores mudanças quase certamente ainda estão adiante de nós. Também podemos ter a certeza de que a sociedade de 2030 será muito diferente da de nossos dias, e que terá pouca semelhança com as previsões dos mais cotados futurólogos de hoje. Ela não será dominada, nem mesmo moldada, pela tecnologia da informação. É claro que a TI será importante, mas será apenas uma das várias, novas e importantes tecnologias”.

A ADMINISTRAÇÃO NA PRÓXIMA SOCIEDADE  

ficha do livro de Peter Drucker.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you