A TEMPORALIDADE DOS SEM ABRIGO –VIVENCIAS DOS SEM ABRIGO– DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - 2006

Page 156

FECHADOS NO SILÊNCIO - OS SEM-ABRIGO

trabalho. Eu ia assim com a revista na mão e disse-lhe assim: Ó minha senhora se não fosse de certo a idade que você tem, espetava-a nos olhos, isto não é trabalho? Quer-se dizer o seu é maior que o meu? Então isto não é trabalho? E depois é uma coisa do Estado. Já estou habituado a tudo. Já tenho quem me chame filho da puta, já tenho quem me chame cabrão, já tenho quem me chame quanto nome há. (Entrevista n.º 7, H, 52 anos, Gerês)

Não, não dão tanto, pois as pessoas estão com mais pressa, vão mais a correr para o autocarro ou pensam que uma pessoa vai roubar e entram dentro de uma loja, pensam que uma pessoa vai roubar e eu não gosto disso, não gosto disso... porque eu tenho este aspecto, mas não tenho aspecto de ser ladrão. (Entrevista n.º 3, H, 23 anos, Aveiro)

Referindo-se à vulnerabilidade da população sem-abrigo, Gerald Daly (1996) fala das agressões, dos maus tratos que a mesma é alvo, e do alheamento/indiferença da opinião pública e das autoridades. Na nossa amostra encontrámos doisindivíduos, uma mulher e um homem, que se referem aos maus tratos perpetrados por outros, cidadãos anónimos, e do sentimento de indefesa que possuem.

... Agora pessoas que falam e que batam às mulheres, não, não gosto... [...] Já me fizeram, já taparam-me a boca... [...] Foi ali em baixo, ali à beira dequele café.[...] Sei lá, são gajas que não têm pena das pessoas. (Entrevista n.º 5, M, 31 anos, Porto)

Aconteceu que sou mal tratado. [...] Não à noite, não, mas por aí fora. Ando por um lado e por outro e sou mal tratado. [...] Essas pessoas não são de respeito, são, não são sérias, nem honestas, são pessoas... que a natureza apareceu com elas assim à deriva... [...] Eles conhecem que eles passam. Ando aí muitas vezes e eles já topam. Topam aparecer de um lado para o outro e começam a descascar. Têm raiva, não podem ver assim uma pessoa. [...] Às vezes passam, metem-se para ai e eu com o corpo com um relaxe, o

149


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.