__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Viagem

E Com papel, nanquim e canetas coloridas, o ilustrador Nik Neves fez o registro de umajornada única pelo distrito que rivaliza cada vez mais em charme, beleza e riqueza com Manhattan Por_carol vaisman • ILUSTRAçÕES_nik neves

nxergar o mundo à volta a olho nu, por incrível que pareça, não é das coisas mais simples; mais raro ainda é retratá-lo fora do enquadramento dos displays de câmeras e celulares. Essa é a especialidade do ilustrador Nik Neves, que, numa temporada de quatro meses em Nova York, encheu dois cadernos com suas impressões do Brooklyn, o distrito da cidade que rivaliza cada vez mais em charme e riqueza com a vizinha Manhattan. "Foi talvez a primeira vez que passei mais tempo lá, onde o ritmo ainda é mais calmo e a vida é mais real", diz. "A descoberta de um famoso poema de Walt Whitman, Crossing the Brooklyn Ferry, acabou me inspirando em mostrar o outro lado", conta. O rio que liga os dois cartões postais da cidade, com suas pontes e barcos, rendeu maravilhosas ilustrações, feitas com nanquim e canetas coloridas. Mas havia ainda muito a explorar pelas ruas de um lugar que merece um viagem à parte.


Dumbo

Five leaves

Arquitetura, lojinhas e comida de rua

"Nas ilustrações desta página retratei o Greenpoint, bairro que, tempos atrás, não era tão badalado e agora está crescendo rapidamente. Tem muitos bares, cafés, lojas descoladas. As construções acima são bem típicas. Nesse dia, estava chovendo muito e fiquei debaixo de uma marquise, para desenhar. Os carrinhos de sorvete, e outras comidas de rua estão sempre no caminho, vale experimentar. Abaixo, o Five Leaves, um ótimo café e restaurante, quase na fronteira de Williamsburg."

Lorimer

Café, filmes e carrossel

"Aqui é a região de Dumbo, apelido para Down Under the Manhattan Bridge Overpass, que fica entre as pontes de Manhattan e do Brooklyn. A região foi revitalizada recentemente, é bem cinematográfica – em vários filmes vemos casais andando por ali. Debaixo da ponte do Brooklyn fica o Jane's Carousel, do século 19, ainda funcionando. No café abaixo dei uma pausa nas caminhadas para trabalhar, como todo mundo ali dentro."


Sketchbook Project

Cerveja, sketchs e bikes

"Williamsburg é um bairro mais badalado. Quando estive lá em 2007, era um lugar com pouco turismo, mais alternativo e barato – hoje é tão caro quanto Manhattan. Acima está o Sketchbook Project, em que pessoas do mundo inteiro levam um caderno em branco para casa, anotam o que querem e devolvem à biblioteca. Essa prateleira enorme é só dos livros de 2011! Abaixo, a Brooklyn Brewery, que tem um espaço meio bar, para jantar e degustação. para almoço e degustação. Ao lado, a estação Bedford Avenue, que conecta Williamsburg a Manhattan e onde a maioria dos hipsters e turistas. Na página ao lado, muitas bicicletas...o Brooklyn respira bicicletas".

Brooklyn Brew

Profile for nik neves

Nik Neves - Revista Lola ed.25  

Sketchbook and interview. Entrevista e caderno de desenho. Works / trabalho de Nik Neves

Nik Neves - Revista Lola ed.25  

Sketchbook and interview. Entrevista e caderno de desenho. Works / trabalho de Nik Neves

Profile for nikneves
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded