Page 1

FREE MAG AGOSTO 2018 N.365

MODA

PERSONALIDADE E ESTILO CONTAM MAIS QUE TENDÊNCIAS

Stand Up Paddel

LAZER ALIADO AO PROFISSIONALISMO

AS PÉROLAS ANDALUZAS

SEVILHA e MÁLAGA

N A I L WIL RDOSO CA

AE R R A G , O Ã Ç A N I M R NA E A D N A A DET P DE A I C N Ê T F S R U S O PERSI D IAL D N U M E ELIT AGOSTO 2018

1


2

AGOSTO 2018


ATLÂNTICO SHOPPING - BALN. CAMBORIÚ SHOPPING ITAJAÍ (HERCÍLIO LUZ)

AGOSTO 2018

3


4

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

5


6

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

7


AGOSTO 2018 Joca Baggio

EDITORIAL

EXPEDIENTE Edição Joca Baggio Reportagem Joca Baggio e Matheus Petter jornalismo@nightecia.com.br Direção Geral Carlos Bittencourt

N

ão são apenas em torno da música e da noite que gira o Night e Cia. A revista aborda arte, moda, cinema, e agora traz também viagem e aventura. E mais ainda. Nesta edição a aventura se mistura ao esporte e a superação. Sim, nossa capa de agosto é ninguém menos que o surfista Willian Cardoso, o Panda, de Balneário Camboriú, que depois de mais de20 anos dedicados ao surf, após bater muito na trave, aos 32 anos entrou para a elite mundial do surf e hoje está entre os melhores do planeta. Com fala mansa, pernas fortes de um homem formado e o tesão de um garoto em busca de seu sonho, aliados a garra e a determinação dos grandes campeões, e, principalmente, a humildade dos grandes homens, Panda abre sua história de vida aos nossos leitores. Conta seu passado, sua trajetória até ficar entre os top 10 e também seus projetos de futuro. Com relação a viagem, neste mês a edição é da Espanha. Tem um minucioso roteiro cultural de Sevilha, a mais tradicional nas cidades andaluzas, e um material sobre Málaga de fazer com qualquer um sinta vontade de juntar seu passaporte e pegar o primeiro avião para uma das mais encantadoras penínsulas da Europa.

Direção Wagner Bittencourt Capa Willian Cardoso Foto Willian Cardoso

DEPTO COMERCIAL REVISTA E SITE NIGHT E CIA ADRIANO SOUZA . 47 98819 9597 adriano@nightecia.com.br FERNANDO DA SILVA . 47 98406 7550 fernando@nightecia.com.br SÔNIA ANVERSA . 47 98405 9681 nightecia@terra.com.br TIRAGEM 8.000 exemplares DISTRIBUIÇÃO Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes e Porto Belo.

Esta revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas em artigos assinados. COLABORADORES

E não para por aí. Tem ainda música, cinema, moda, tendências. Uma boa leitura e até a próxima.

André Huscher, Dani Rebelo,

O Editor.

Site

Jô Mansardo e Rafael Fritzsche

www.

.com.br

Revista

www.nightecia.com.br/revistas

Publicação BT Editora Rua Anita Garibaldi, nº 425 - Centro Itajaí - 47 3344 8600

8

AGOSTO 2018


SUMÁRIO

40 Faça você a sua moda. Confira as dicas de Manoella Deschamps

30

Transformação: o Projeto Rondon como agente multiplicador de cidadania

26

Stand Up Paddel como estilo de vida

58 44

Superação: a trajetória de Willian Cardoso no mundo do surfe

A cultura e tradição da cidade espanhola de Sevilha

AGOSTO 2018

9


10

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

11


12

AGOSTO 2018


eu ouvi

Imagem meramente ilustrativa.

OUTBACK?

Balneรกrio Shopping AGOSTO 2018

13


14

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

15


16

AGOSTO 2018


TODO PAI

ESPECIAL MERECE GANHAR CERVEJA

de

Ve r d a d E

CERVEJAS ARTESANAIS

RÓTULOS PREMIADOS

KITS ESPECIAIS

PRESENTEISS ORIGINA BEER HOUSE

AV. CEL. MARCOS KONDER, 950

LOVE BEER. GREAT HOUSE. AGOSTO 2018

17


18

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

19


20

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

21


CINEMA

UMA QUASE DUPLA:

A COMÉDIA NACIONAL DE VOLTA ÀS TELAS DOS CINEMAS

F

ilmes americanos sejam eles de drama, animação, ficção, possuem um grande público brasileiro. Mas nada melhor que um filme nacional, como é o caso de “Uma Quase Dupla”, que entretém dos jovens aos adultos, e também idosos. O filme entrou em cartaz ao final do mês de julho. Com Tatá Werneck (Keyla) e Cauã Reymond (Cláudio) como protagonistas, os dois precisam achar os culpados da série de crimes que acontecem na pacata cidade de Joinlândia, que traz um ambiente da década de 70, 80, incluindo o traje dos personagens e o bigodinho típico de policiais masculinos. A investigadora, do Rio de Janeiro, e o subdelegado da cidade, formam a “quase dupla” e então começam a unir as peças dos assassinatos. Como é de se esperar em um filme com Tatá Werneck, a atriz usa e abusa dos seus dons humorísticos para entreter o espectador, mas sem deixar de lado a principal história do filme. Cauã Reymond muitas vezes atuou como galã, seja nas telinhas ou nas telonas, e agora ele traz o lado humorístico pouco explorado durante a carreira, fazendo um equilíbrio de piadas entre os dois atores.

Por se tratar de um filme policial, o clima de suspense, ambientes escuros, perseguição, pistas estão presentes no desenrolar do filme, explorando a tensão, um sentimento incomum em filmes de comédia. O filme pode ser considerado um tanto tolo, mas o intuito da comédia é fazer rir, então ser tolo é estratégia. O ponto bem trabalhado na história é o assassino, que em nenhum momento fica óbvio quem é. De acordo com o site Omelete, o filme conquistou quatro ovos, considerado ótimo pelos críticos. O site Cinema com Rapadura atribuiu a nota 7.5, uma nota mediana e o site Cinéfilos Anônimos deu quatro estrelas ao filme. Ele não pode ser considerado o filme mais engraçado já feito, mas também não perde sua essência em meio a tantos filmes desse gênero explorados pelo elenco nacional.

22

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

23


FOTO FERNANDA RODRIGUÉZ

COLABORADORES

Jô Mansardo LIFESTYLE BLOGGER

@jo.mansardo

Alguns exemplos de PANCs

www.jomansardo.com

24

AGOSTO 2018

JÁ OUVIU FALAR EM

A

s plantas alimentícias não convencionais, ou PANCs, são aquelas plantas que não comemos porque não sabemos que elas podem, sim, ser consumidas, ou porque faziam parte da alimentação no passado, mas foram substituídas por alimentos com maior interesse comercial ao longo dos anos. Infelizmente elas não são facilmente encontradas em mercados e geralmente são consideradas “mato”, “ervas daninhas” ou “invasoras” por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação. Mas nem sempre as coisas foram assim. Antigamente as PANCs eram consumidas. Para se

Azedinha

A azedinha é muito versátil, Podemos usar suas folhas em saladas, sopas, patês, omeletes e sucos, queijos macios, peixes, vitelo e suínos.

ter uma ideia, o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. Só no Brasil estima-se que o país tenha em torno de dez mil plantas com potencial uso alimentício. Não é incrível? Um bom exemplo a ser citado é a rúcula que consumimos hoje, que já foi considerada erva daninha há pouco tempo. PANCs podem abranger desde sementes e frutas até gramíneas que variam de região para região. Não convencionais também pode ser o estado em que a planta se encontra. Bananas e mangas verdes, por exemplo, consumi-las ainda verdes não é típico. Daí essas frutas, tão populares, são consideradas PANCs quando presentes em um estágio diferente do tradicional.

Beldroega

Ácida e crocante, vai muito bem na salada. Também pode ser consumida refogada no óleo ou na banha com alho e cebola (depois de cozida, lembra um pouco o espinafre, só que mais suave).


Ora-pro-nóbis

Em Minas, essa planta não tem nada de “não convencional”. É muito usada em refogados e como acompanhamento. Suas folhas são gostosas, nutritivas e fartas. Os brotos e o fruto também são comestíveis.

Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. A maioria dessas plantas têm gostos incríveis, variam bastante o paladar. E também pelo fator nutritivo. Elas crescem em abundância, e só não são mais usadas por desconhecimento. Sem falar que, ao usá-las, contribuímos para um tipo de agricultura menos nociva. Um viva para a diversidade. Na cozinha e fora dela! Fonte: Fazendinha em Casa

Capuchinha

As flores, amarelas, vermelhas ou laranjas, são comestíveis, assim como as folhas, que são ótimas verduras, nutritivas e com gostinho de agrião.

AGOSTO 2018

25


ESPORTE

s o ã m s a remo n s a u g á s e foco na

C

om certeza você já viu algumas pessoas em pé sobre uma prancha, com um remo nas mãos e fazendo algumas manobras sobre as águas. Esse esporte é o Stand Up Paddle, conhecido também como SUP. O Stand Up Paddle surgiu na década de 60, no Havaí. Na época, os Beach Boys de Waikiki, pioneiros desse esporte, utilizavam pranchas compri-

26

AGOSTO 2018

das e remos de canoa para se movimentarem nas águas havaianas. No Brasil, o SUP chegou pouco tempo depois, sendo praticado nas praias do Rio de Janeiro, São Paulo, nos estados do Sul e também em alguns lagos e rios. Formado em Educação Física, Marcelo Cabral é personal trainer e praticante de SUP há cinco anos. Começou por lazer, para passear na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e acabou pegando gosto. Logo comprou a primeira prancha e não parou mais. A paixão pelo esporte é tanta que hoje Marcelo é instrutor de Stand Up Paddle e dono da SUP Adventure, uma escola voltada totalmente ao esporte, na Lagoa da Conceição. “Em 2016, comecei a competir e me especializar nessa área, estudando técnicas e equipamentos. Passei a treinar alguns atletas e hoje continuamos tendo resultados muito bons no campeonato catarinense”, afirma.

Ele faz planejamentos de treinos (longos, corridas, aperfeiçoamento de curvas), acompanha os atletas e passa alguns exercícios para serem feitos durante a semana fora da água. Também dá aulas de musculação, aos atletas que malham, ensina as técnicas corretas para remar e ajuda com dicas dos equipamentos usados. Dependendo do tempo - pouco vento e pouca corrente facilitam bastante a prática do esporte - ele e outros atletas também remam na praia da Sepultura, em Bombinhas, rodeados por tartarugas e outros animais marinhos. Quanto aos campeonatos, em 2016 Marcelo ficou em 5º lugar na categoria Fun Race. Ano passado, ele foi vice-campeão catarinense nessa mesma categoria e este ano ele compete no profissional, junto da elite SUP do Estado. “São várias etapas durante o ano e para primeira vez entre os profissionais estou indo bem. Fora o Catarinense, competi apenas em provas aqui pela região, que não eram válidas pelo ranking, mas sempre muito competitivas”, afirma.


Assim como o interesse pelo SUP pode surgir por uma simples interação com o esporte, ele pode se desenvolver a partir de outros esportes náuticos. Este é o caso de Antônio Gonzaga, que começou na infância nadando e velejando, seguido de triatleta na adolescência e acabou gostando destes esportes que aumentam a resistência e o fôlego. No Stand Up Paddle descobriu o esporte perfeito que trabalha todos os músculos do corpo, desde os treinos em águas paradas e de longa distância aos treinos em mar aberto. O envolvimento com o esporte é baixo, pois Antônio tem compromisso sendo sócio de um clube de canoagem havaiana, a Kanaloa Va’a. Entretanto, ele tem treina-

Antônio também dá treinos e uma de suas atletas é a Mara Prado. Natural de Ourinhos (SP), mas catarinense de coração, iniciou no SUP em 2015, primeiramente como forma de lazer, mas chegou a competir na categoria amadora. A prática por esporte está no sangue desde a infância, com corrida e bike sempre presente, mas quando se mudou para Balneário Camboriú, em 2011, foi irresistível. “O mar é contagiante, não bastava apenas apreciar, eu tinha que estar dentro dele”, comenta. Praticando quatro vezes por semana, Mara faz os treinos em dois lugares: durante a semana na Barra Sul, onde há condições perfeitas à prática da modalidade, e em Florianópolis, na Lagoa da Conceição, onde faz os treinos com Antônio Gonzaga. Além destes, Itapema, Porto Belo e Bombinhas também são locais adotados por ela. Muita prática lhe rendeu bons resultados. Atualmente Mara é bicampeã catarinense na categoria profissional, liderando o Ranking 2018, e ainda se sagrou a 5ª melhor remadora do Brasil. Em 2017, ficou em 8º lugar no ranking Profissional Feminino do Brasileiro, categoria Open, e 3ª colocada no ranking categoria Master (idade acima de 40 anos). Este ano, ela participou de uma prova do Campeonato Brasileiro, na qual conquistou o 4º lugar na categoria

do SUP de duas a três vezes por semana. Morar em Florianópolis, em frente a Lagoa da Conceição, lhe dá uma certa vantagem nos treinos. “Remo da Lagoa até a Praia Mole, passando pelo Canal da Barra. Em um único treino faço mar e lagoa” afirma. Para quem tem interesse no esporte, Antônio dá dicas de locais para iniciantes, como a Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri, por serem tranquilas, além de praias mais abrigadas, como praia da Armação, Ribeirão da Ilha, Lagoinha, Sambaqui, Santo Antônio e Cacupé. Quanto ao material, diversos locais disponibilizam pranchas alugáveis, facilitando o treino, como também evita o transporte das grandes e espaçosas pranchas de SUP. Na parte dos campeonatos, Antônio participa do Catarinense desde que este cam-

peonato foi criado, em 2015, e foi campeão todos os anos. Também em 2015, participou do Nacional Argentino e venceu a prova. Ele era o único estrangeiro e todos os demais eram argentinos. Antônio inclusive fez amizades com os “hermanos” e hoje treina com Fernando Laudares, atualmente o melhor atleta da Argentina. Este ano, Antônio está na liderança com um novo atleta catarinense, Aluã Ferreira, que venceu a primeira etapa e Antônio as duas seguintes. Até o ano passado, ele participou do Campeonato Brasileiro, mas devido ao pouco treinamento e de estar em função da canoagem havaiana, esse ano decidiu ficar fora do circuito.

Open e 2º lugar no Master, no ranking profissional feminino. Não é uma “remada” fácil, mas a vida foi feita de desafios. É preciso ser objetivo, ter direção, foco, superar limites, estabelecer e restabelecer metas, analisar as adversárias, criar estratégias e treinar intensamente. Para conciliar vida profissional e pessoal, ela aprendeu que é dona do seu próprio tempo e descobriu que a vida foi feita para ser vivida só uma vez. “Você administra tudo ao mesmo tempo: casa, cachorro, marido, trabalho e esporte; este que no início vem por questões de saúde bem-estar e prazer, mas quando você descobre que tem o dom de competitividade já era. Arruma jeito e tempo para satisfazer todas as necessidades que o dia a dia apresenta”, finaliza.

AGOSTO 2018

27


28

AGOSTO 2018


MOSTRA

LITORAL

2018-ITAJAÍ

31 de AGOSTO À 2 DE SETEMBRO

Rua Hercílio Luz, 529, centro - Itajaí - SC.

Sexta: 17:00 às 22:00hrs Sábado: 14:00 às 22:00hrs Domingo: 14:00 às 20:00hrs Local: Sociedade Guarani Rua Hercílio Luz, 529 centro - Itajaí - SC.

W W W. E X P O N O I VA S L I T O R A L . C O M . B R

AGOSTO 2018

29


FOTO ARQUIVO PESSOAL

COLABORADORES

Dani Rebelo

PUBLICITÁRIA

reuseideias reuseideias.com.br

LIÇÃO DE VIDA E DE CIDADANIA N

Fotos: Gabriel Quintino

o dia 6 de julho, 10 alunos, uma amiga professora e eu pegamos uma van rumo à base aérea de Florianópolis com destino ao Pantanal. Dia 22 retornamos não mais como os mesmos que embarcaram nessa viagem, mas como pessoas muito melhores. E assim é o Projeto Rondon – transformAÇÃO! Lançado há mais de 50 anos, o projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e envolve demais ministérios do Governo Federal. O objetivo é levar universitários de todo o país para uma região com baixo índice de desenvolvimento humano para que eles sejam protagonistas de atividades e oficinas com foco nos agentes multiplicadores.

30

AGOSTO 2018


e eles Univali, entr ofessoras da o Conjunto C na pr e os ic êm ad ar incrível de ac selecionada para integr Fomos Essa equipe rosso do Sul. , viae foi G o o ad at M am ch em o n, ão do aç on er R op o et eu, aceitou da oj ntanal do Pr ão e comunicação social iversidaOperação Pa lgaç s onde as un ilômevu de di da la ci pe 12 is s muitos qu responsáve cada uma da Percorremos mos mente para jamos diaria sil realizaram o Rondon. ssas luzes acesas, pode ! no ra rem ti is ex r po des de todo B mos que se mantivermos atidão eterna ri tros e descob mundo. A vocês, minha gr o ar transform

Ao invés de assistência, o Rondon leva sementes que uma vez plantadas pelos universitários voluntários, possam crescer, florescer e dar frutos para a mudança de realidade. Isso, em teoria. Na prática, o projeto vai além do discurso. Ele tem atitude, como o seu grande propósito. E não há quem transforme sem ser transformado. Ao ensinar, aprende-se muito: sobre um determinado tema, sobre a comunidade local, sobre a realidade brasileira. E, acima de tudo, sobre nós mesmos. Autoconhecimento. Quem sou eu, qual meu papel na mudança que quero para o mundo? Sendo agentes da própria transformação, mudamos a realidade. Façamos acontecer na prática, a teoria sobre tudo. Sejamos nós a mudança!

Para saber mais: @ProjetoRondonOficial @projetorondonmd ProjetoRondonMD

AGOSTO 2018

31


32

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

33


34

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

35


CAPA

instaecia

Use a hashtag #nightecia e participe da sessão instaecia @ carolvolkmann

@ roneybassbc

A semana foi frenética: @thebasementpub @tribusbarbc E pra fechar, @didgeoficial com cobertura #nightecia

@ lizi_santoss

Night! Taj 8 anos #tajbc #niver #desexta PIC: @felipedantasfotografo #nightecia

#phototag_it #photooftheday #photography #nightecia #didgesteakhousepub #didgebc #rock #pub #bc #promoter

@ portalghtecia

@ aldair_ns @ guilherme_klegin

Toma uma dose que passa! #tajbar #nightecia

36

AGOSTO 2018

A cara de quem já estava na segunda garrafa, amigo te todas as horas. #bestfriend #instaboy #goodvibes #boyslove #nightecia#tajbar

Noite de sábado (14.07.2018) no @espacosantamarta em Balneário Camboriú... O espaço fica em anexo ao @tajbc e vem surpreendendo a galera com a qualidade de suas festas ... Confira a cobertura completa e exclusiva do @portalnightecia no www. nightecia.com.br #tajbar #tajbc #taj #tajcuritiba #nightecia #portalnightecia #nightecianapraia


12:00

@anna.claudia.hand

Ela mexe com qualquer coração, é doce de rosto, mas por dentro furacão. #quintafeira #catarinatrends #imperiolounge #balneariocamboriu #nightecia #party #narguile #night

@ larithaus

A vida me ensinou que chorar alivia,mas sorrir torna tudo mais bonito #nightecia #praiabrava

@ lizi_santoss

#lastsaturday #feijoadatajbc @felipedantasfotografo #nightecia

@ portalghtecia

Festa na @blestbnu FuckYouBitch no Hotel Masiones com @mcmenormr na noite de sexta-feira (13.07.2018) em Blumenau. Confira a cobertura completa e exclusiva do @portalnightecia no www.nightecia.com.br Fotos @alexmirandaduo #blestbar #blestbarblumenau #nightecia #portalnightecia #nightecianapraia

@ lucinhoalmeida

lFeijoadíssima Biereck #djlucinhoalmeida #DJ #djopenformat #vibe #goodvibes #party #music #emusic #funk #electronicmusic #feijoada #biereck #dayparty #sunset #festa #nightecia #portalnightecia #led #gig #show @biereck

@ lay.karol

Hoje pode, vamos dale #semabuso #nightecia #bc #lifestyle #quartagold #tajbc #pretinhobasico

AGOSTO 2018

37


COLABORADORES

Você sabia que pode alinhar seus dentes sem o uso de aparelhos?

M

esmo num mundo cada vez mais voltado para a estética onde a aparência facial ganha destaque, muitos pacientes não estão dispostos à colocação de aparelhos ortodônticos (mesmo os estéticos) tampouco disponíveis para um tratamento mais longo que comprometa a estética do sorriso. Querem Praticidade, Conforto e Rapidez.

Sim, isso é possível!!!!!! Pacientes e até mesmo alguns profissionais da área odontológica desconhecem uma categoria de placas chamadas CLEAR ALIGNERS. Os Alinhadores são placas de acetato confeccionadas à vácuo ou por pressão. Confortáveis, removíveis e principalmente

estéticos, não impactam na aparência e nem na fala, não alterando assim a vida social ou profissional do paciente.

Mariela Capristo Malho Comar CRO 5967/SC Ortodontia • Curso de Graduação: UNIPAR (Umuarama-PR) 1997-2000 • Especialização no Instituto Cabrera de Ortodontia (Curitiba) 2015-2018 • Credenciada no Sistema de alinhadores Art Aligner • Credenciada no Sistema de alinhadores Clear Aligner • Curso de Atualização em Estética: CEPDV (Joinvile-SC) 2008

O sistema consiste na possibilidade de fazer um tratamento sem uso de bráquetes ou fios, pois proporciona a movimentação dentária a partir da troca de uma sequência de alinhadores, atingindo excelentes resultados com simplicidade e alta eficiência. É indicado para todas as idades com dentição permanente e trata vários tipos de más-oclusões, mas, em alguns casos, não substitui por completo os aparelhos ortodônticos fixos. Assim como em um tratamento convencional, sua aplicação necessita de uma indicação precisa de um profissional habilitado.

• Curso de Treinamento e Aperfeiçoamento em Ortodontia e Pesquisa Bibliográfica: CABRERA & CABRERA (Curitiba-PR) 2004-2007 • Curso de Inter-relação Dentística/Ortodontia e Oclusão para Ortodontista: UFSC (Florianópolis-SC) 2004 • Curso Teórico Prático de Ortodontia Preventiva/Corretiva: CABRERA & CABRERA (Curitiba-PR) 2002-2003 • Membro da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) • Excelência em alinhadores invisíveis

São inúmeras as vantagens para os pacientes Transparente Não compromete o sorriso.

Confortável Agradável de usar, sem fios ou metais. Não influenciando na fala.

Removível

periodontais, e ainda permitem uma limpeza completa, proporcionando um enorme conforto quando comparado ao tratamento ortodôntico convencional.

Estético Não interfere na vida social, pessoal ou profissional.

Pode ser retirado para alimentar-se e efetuar a higienização bucal completa.

Feitos Sob Medida

Tratamento Rápido

CORRIJA SEUS DENTES DE FORMA RÁPIDA E SEM DOR – ISTO É ORTODONTIA MODERNA

Em alguns casos a conclusão do tratamento pode acontecer em um período de 3 a 6 meses.

Higiênico Permite uma escovação adequada. Sem uso de bráquetes, os aparelhos invisíveis diminuem o risco do acúmulo de tártaro, de placa bacteriana e de doenças

38

AGOSTO 2018

Personalizado e se ajusta perfeitamente.

Este é um novo conceito de tratar pacientes. Modernos, os alinhadores ou “aligners”, aparelhos discretos e considerados imperceptíveis, são alternativas de tratamento ortodôntico para pacientes que priorizam a estética.

Conheça nossos tratamentos: •Cirurgia •Bichectomia •Dentística •Tratamento de Canal •Estética Bucal •Implantodontia •Odontopediatria •Ortodontia •Tratamento Gengival •Prótese Dentária


AGOSTO 2018

39


COLABORADORES

N I E R E S TETILO E

S E S I A M S A I C N NDÊ E T S O N ME

n d ê n c ia s b re a s te qu e c e n o s la fa u it o s e mos es mos qu e a c a b a d e m o d a , o rd ia l: o e s ti lo . S o s e e m õ ri ç p a do do in fo r m sso dos por o a n e o rd a ir b d a m bo v ã o in v e u ão, q ç s ta ia s c e x im a te n d ê n p a n a p ró a d ir s e n ó s u ro a rd a gu in v ra a i, v ã o m a s e s p e c e r to ? , s d e ix a r m o com ais a ver m muito m ura, do que te a d o m st A ento e po relas comportam a em si. As passa oda p m u e ro d a s a m ci co ên árias tend o dia apontam v adaptá-las ao noss cia s ó ên n d n a te e b A ca l. e oa as e gosto pess a dia e ao r saia de babados, m aib sa u diz para u quadril largo? Se so rt? u o h co n ta te n e pa se eu usar tênis os elementos r xa e quero sa u e d o ando pçã Temos a o nosso favor, valoriz ilo a a ando qu da moda es e disfarç rt fo s to n os po stamos. que não go ar, está os disfarç mbrar rm e is u q E se não . Vale le você o também tudo cert é democrática e se im, a ss d a qu e a m o osta dele l largo e g o em tem quadri m look para deixá-l foi u m e m aposte e Afinal, qu ixas e pronto. a evidência res mais b ntae lh qu e m u pa m e n , is que disse usar tên xistiam não podem mpo que e te o se uma io endo em em court? F amos viv á st E st e s. to ra n me reg empondera eleza está senera que o b a d ra u d a meit pauta. A d da diariamente, e co a m a n co io s meno do quest preocupar s o n a s o çam s outros. opinião do

M

40

AGOSTO 2018


ra de uma manei os. oda como m ti m a es v s o s o m n Utiliza quando s o s porm re a co ss ação, as nos expre re a m u z a n ar osso a tr Cada roup uminar quanto apag longilíil m dem tanto as peças nos deixa m xam desen rosto, algu os nos dei escolha. O d ci te s o neas, outr temos a opção de a e em, ser fiel gonçadas, se sentir b s de moda cê o v é te importan tendência s receio o s. Quantas seus gosto s, mas tem o m a ? Achaai, gost vimos por as nossas produções vergon os em inserir os outros, mas tem n mos lindo e casa usando. d nha de sair Não há um ciclo. em u g posse s a ci as sim pro As tendên inédito, m as de outra te en lm a sentad nada re tentes apre tilo, esse tas já exis rmuladas. Já o es persofo s a re , ss os. No maneira o que som individuais. Não e et fl re o sim e gostos, sã s as tennalidades gostar e usar toda ntadas s aprese precisamo os dências os sentirm a n ra a p só n ca a b ”. O e “na moda é adaptar o d tu so e dis u q s a ropost escolher p er com seu v os tenham a os que n estilo. Tem enos com o m preocupar sar os vão pen que os outr da a nosso o e usar a m a nossa mad favor, mas l começar? ta e u Q . ra nei -se! Reinvente

Manoella Deschamps JORNALISTA E FASHIONISTA

manu_deschamps comerevestir.com

AGOSTO 2018

41


FOTO LUCIANA SIEBERT

COLABORADORES

André Huscher JORNALISTA

gigajornalista

Estética ou

GASTRO NOMIA?

C

omer é um ato de tal nobreza e que eu acredito imensamente que um grande chef ou cozinheiro seja um artista. Embora muita gente, amantes da boa mesa - amantes mesmo - discorde disso, não resta dúvida de que cozinhar é um ato artístico de imensa relevância: envolve técnica, criação, imaginação, filosofia, fundamento e ideologia. Há múltiplas maneiras de se compreender um prato, de se saborear uma receita. Se sabe disso há tempo e uma das maneiras de se referir à culinária é como “as artes da mesa”. Um chef, ou mesmo uma nonna italiana ao preparar o seu tortelini, são muito mais artistas do que muitos músicos, escritores, cineastas, pintores, dançarinos, escultores e atores que andam por aí. A gastronomia é uma arte que mexe com os todos sentidos: visão, tato,

42

AGOSTO 2018

olfato e, é claro, o paladar. Até a audição. Sim, não é uma maravilha escutar um ojo de bife crepitando na grelha ou a crocância da casca de um belo pão se rompendo? Comer bem emociona. Nos faz viajar. E até aquela família que produz um queijo da Serra da Estrela da maneira mais artesanal possível, é também artista, como uma trupe de circo, que faz rir, que faz chorar, que faz as pessoas gozarem de felicidade. Cozinhar é uma arte. E ponto. É tão artístico o ritual do preparo de alimentos, que também podemos considerar a comida uma obra de arte do ponto de vista estético. Quando o Vik Muniz desenha com macarrão e molho de tomate, ou com chocolate, ele está fazendo arte. No entanto, para que a obra se perpetue, para que possa correr o mundo, ser exibida em galerias e

museus, é preciso que ela seja fotografada: a imagem é o suporte. Do mesmo modo quando Ferrán Adriá – e tantos outros cozinheiros, esmerados em fazer uma apresentação belíssima dos seus pratos – criavam suas lindas receitas, com grande teor estético o visual surpreendente, usando contrastes de cor e texturas, volumes e pigmentações, eles faziam arte visual, do mesmo modo que pintores, desenhistas, escultores. Não à toa, o chef catalão foi o primeiro a participar de uma feira de artes, a Documenta, de Kassel, na Alemanha. Para fechar com chave de ouro mais uma edição do Balneário Saboroso, elenquei aqui alguns pratos que me chamaram atenção pelo fator estética. Bem feitos, bonitos e que só de olhar já dão água na boca.


AGOSTO 2018

43


VIAGEM

CORES E SABORES DA MULTIFACETADA

SEVILHA

Flamenco, toureiros, festas exuberantes, procissões religiosas, tapas, xerez. Tudo isso aliado a uma arquitetura grandiosa e fascinante, marcada pela influência moura. Essa é a descrição mais apropriada de Sevilha, capital da Província da Andaluzia. A região está no Sul da Espanha e reúne todos os estereótipos que nos remetem às tradições de um dos mais belos e enigmáticos países da Europa.

T

erra do legendário D. Juan, que saía da cidade para conquistar os corações femininos, e da célebre Carmen, de Prosper Merimée e imortalizada por Georges Bizzet na ópera homônima, Sevilha é uma cidade viva. Basta imaginar os elegantes movimentos de mãos das dançarinas sincronizados às enérgicas batidas de pés sobre os tablados de flamenco, ou um toureiro em seu dramático embate com o animal na dourada arena em um final de tarde. Ou também as barulhentas tabernas, repletas de pessoas conversando freneticamente ao redor de mesas com pratinhos com iguarias – a exemplo das gordas azeitonas, do jamón ibérico e do chorizo – regadas a um bom e perfumado Jerez ou por uma bela jarra de Sangria. Esse é o imaginário que se tem do país ibérico. Essa Espanha idealizada existe e em nenhum outro lugar suas formas são tão concretas como em Sevilha, às margens do rio Guadalquivir e protegida

pela Torre del Oro, uma bela edificação do século XIII e que convive harmoniosamente com a Plaza de Toros de la Maestranza e com as inúmeras bodegas que a cercam no bairro El Arenal. Nas proximidades, o Hospital de Caridad atesta o amor do andaluz pelo barroco. Sua igreja é repleta de pinturas do mestre Murillo - Bartolomé Esteban Perez Murillo – e a história da Escola de Sevilha é extremamente bem contada no Museu de Bellas Artes, por meio de obras suas e também pelos trabalhos de Francisco de Zurbarán e Juan de Valdés Leal. Sevilha é também a terra natal de Diego Velásquez e dos imperadores romanos Trajano e Adriano. Abriga magníficos reales alcázares e a estupenda catedral cujo campanário foi um minarete, a Giralda, que é considerada o maior edifício gótico do mundo. Vale mencionar que a Giralda, o Real Alcazar – com os palácios reais e os jardins de Pedro I e Carlos V

Foto: Joca Baggio

Por: Joca Baggio

Detalhe da requintada arquitetura da Plaza de España 44

AGOSTO 2018


– e o Archivo de Indias – cujos documentos mostram a exploração e a conquista espanhola das Américas – foram classificados pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987. Mas Sevilha ainda consegue ser muito mais que isso. O amontoado de ruelas, becos e pátios do antigo Bairro Judeu dá um charme especial ao atual Bairro Santa Cruz, que abriga ainda uma das ruas de compras prediletas de Sevilha: a calle de las Sierpes. Já as praças em torno dela serviram de pano de fundo para algumas das histórias de Miguel de Cervantes. Nas proximidades, as elaboradas fachadas e interiores do Ayuntamento (prefeitura) e da Casa de Pilatos são consideradas jóias da arquitetura andaluza e testemunham a riqueza que chegou à cidade por volta do século XVI. Imagens que se tornam ainda mais belas quando associadas ao tráfego das imponentes carruagens que partem da Plaza Virgen de los Reyes e circulam pelas imediações. Bem mais recente, mas tão bela quanto às jóias arquitetônicas que compõem a paisagem de Sevilha, a Plaza de España foi construída para Exposição Ibero-americana em 1929 e reproduz perfeitamente a arquitetura da época. Sem esquecer o gosto árabe que invade toda a arte da Andaluzia, é um dos espaços arquitetônicos mais espetaculares da cidade. A praça foi edificada no Parque de Maria Luísa, em frente à antiga Real Fabrica de Tabaco, que hoje abriga parte da Universidade de Sevilha.

Foto: Joca Baggio

Museu das Artes e Costumes Populares mostram as tradições espanholas e andaluzas.

A estupenda catedral cujo campanário foi um minarete, a Giralda, é considerada o maior edifício gótico do mundo.

Plaza de España, uma joia incrustada no Parque Maria Luiza. AGOSTO 2018

45


VIAGEM

Foto: Joca Baggio

A marca do polêmico arquiteto Santiago Calatrava está impressa na Ponte Alamillo.

Opostos

– Dizer que Sevilha é um museu a céu aberto, devido pelos inúmeros e magníficos monumentos históricos que a cidade abriga, torna-se muito pouco quando se conhece a cidade por inteiro. Assim como o Jeans convive harmoniosamente com os sofisticados mantones de seda ricamente bordados – peça típica da indumentária espanhola ainda muito usado pelas andaluzas – nas ruas da capital da Andaluzia, a arquitetura moderna não impõe sua presença, mas complementa o cenário único. No Rio Guadalquivir, a Ponte Alamillo, projetada pelo genial e polêmico arquiteto Santiago Calatrava, foi construída entre 1989 e 1992 para a Expo Sevilha 92. É uma ponte estaiada com 140 metros de altura, 300 metros de comprimentos e inclinação de 58º, que interage na paisagem urbana com suas formas que evitam, em todo momento, a ideia de ponte como elemento estático.

Detalhes da arquitetura moura do Real Alcazar de Seville 46

AGOSTO 2018


Sua impressão de movimento é garantida pelo design avançado, combinação de tecnologia, engenharia e arte escultural. Tem figura de harpa e apenas um braço que apoia todo seu peso. Imponente, descansa tranquila sobre o Guadaquivir, ao lado da tradicional Ponte Isabel I – ou Ponte de Triana, como é conhecida – projetada por Gustav Eiffel e construída entre os anos 1845 e 1852. Além de Calatrava, outros mestres da arquitetura contemporânea deixaram suas marcas incrustadas em Sevilha. Exemplo disso são o alemão Jürgen Mayer-Hermann, com o Metropol Parasol – uma construção de madeira na praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, bem como os arquitetos Guillermo Vázquez Consuegra, Julio Cano Lasso e Juan Ruesga Navarro, que criaram um novo conceito de cidade para a Expo Sevilha 92.

Jardins internos e externos do Real Alcazar AGOSTO 2018

47


TURISMO

Diversão - Sevilha é a Espanha

dos sonhos, mas também dos prazeres profanos. A cidade é conhecida em todo o mundo pelo espírito de celebração e pela vitalidade. A programação cultural é bastante ampla e se estende pelo ano todo. Além das duas mais famosas festas da cidade – a Semana Santa e a Feria de Abril – os teatros e casas independentes realizam mostras de teatro, dança e festivais de arte. A Bienal do Flamenco, o mais importante evento do gênero no planeta, também acontece em Sevilha. Além da grande variedade de opções culturais, a vida noturna de Sevilha também é borbulhante. A noite oferece inúmeras possibilidades, com destaque para os bares, cafés e casas noturnas instalados no bairro de Triana e pelas enigmáticas tabernas do Bairro Judeu. Já o Centro guarda importantes endereços para quem procura um bom jazz ou pelo blues. Inclusive, consta no calendário cultural de Sevilha o Festival Internacional de Jazz, realizado todo mês de novembro, no Teatro Central.

Ruas movimentadas e restaurantes típicos nas imediações do Ayuntamento são opções a qualquer hora do dia.

Foto: Joca Baggio 48

Uma visita ao Museu do Flamenco é fundamental para se conhecer a arte de Cristina Hoyos

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

49


FOTO: ARQUIVO PESSOAL

COLABORADORES

Rafael Fritzsche

EMPRESÁRIO

rafael_fritzsche Rafael Fritzsche

M Á L AG A M

álaga, cidade litorânea a cerca de 129km a sudeste de Sevilha é a entrada da famosa região turística espanhola da Costa do Sol. Málaga é a cidade natal do famoso pintor Pablo Picasso e é fácil encontrar galerias de artes características que expõem suas obras, em particular modo o Museu de Belas Artes do século XVI. Como a maioria das cidades andaluzas, a dominação árabe e seu ilustre passado deixaram marcas na arquitetura do centro histórico, particularmente visível na fortaleza de Alcaza, datada de 1065.

50

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

51


COLABORADORES

André Duba WEB MASTER

TOMORROWLAND BÉLGICA 2018

O

maior festival de música eletrônica do mundo rolou entre os dias 20 a 22 e 27 a 29 de julho, em Boom, na Bélgica. Este ano, o festival teve como tema “The Story of Planaxis” (A história de Planaxis), levando tudo, metaforicamente, ambos os finais de semana para debaixo de água. Contou com 16 palcos por dia e um line-up gigantesco, para todos os gostos. Entre essa quantidade imensa de artistas, é claro que os brasileiros não ficaram de fora, podemos citar Gui Boratto, DJ Marky, Alok e Bruno Martini. Entre alguns nomes internacionais, estão Hardwell, Steve Aoki, Solomun, Dua Lipa, Afrojack, Alan Walker, Blasterjaxx, Duke Dumont, Erick Morillo, Galantis, Nicole Moudaber, Armin van Buuren e muitos outros.

52

AGOSTO 2018

Um dos momentos marcantes do festival foi a homenagem feita por fãs ao DJ e produtor sueco Avicii, que morreu em abril deste ano. Os fãs abriram uma enorme bandeira da Suécia, com a frase da música “The Nights” estampada: “One day you’ll leave this world behind / So live a life you will remember” - um dia você vai deixar esse mundo para trás, então viva uma vida da qual você vai se lembrar.


AGOSTO 2018

53


54

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

55


PIPOCA

#vemnimin,

NETFLIX!

Confira as estreias de agosto e prepare a pipoca

01 de agosto

7 de agosto

▪ Na Mira Do Medo

▪ Better Call Saul (4ª temporada)

▪ O Hóspede

▪ Ray Donovan (5ª temporada)

▪ Wall-E

▪ Maggie – A Transformação

3 de agosto ▪ Fariña (1ª temporada) ▪ Tal Pai, Tal Filha

10 de agosto ▪ A Casa Das Flores (1ª temporada) ▪ Insatiable (1ª temporada) ▪ A Sociedade Literária e a Torta De Casca De Batata

5 de agosto ▪ Blacklist (5ª temporada)

56

AGOSTO 2018

▪ O Pacote


11 de agosto

22 de agosto ▪ Marlon (2ª temporada)

▪ Um Espião E Meio

12 de agosto ▪ Guerra

15 de agosto ▪ Furacão Bianca: Da Rússia, Sem Amor

17 de agosto ▪ (Des)Encanto (1ª temporada)

24 de agosto ▪ Os Inocentes (1ª temporada) ▪ Ghoul – Trama Demoníaca (1ª temporada) ▪ Rua Cloverfield, 10

31 de agosto ▪ Ozark (2ª temporada) ▪ Ultimate Beastmaster Brasil: Sobrevivência Do Mais Forte (1ª temporada)

▪ Para Todos Os Garotos Que Já Amei ▪ Big Fish & Begonia ▪ O Autor

AGOSTO 2018

57


CAPA

N A I L L WI , O S O D CARÁR IO CAMBOR IÚ BALNE L A I D N U A M A R PA ELITEDO

DE

Fotos: Willian Cardoso

SURF

58

D

e fala mansa e pernas fortes, aos 32 anos Willian Cardoso, o Panda, como prefere ser chamado, é uma explosão a serviço do surf brasileiro. Com a maturidade e sabedoria de quem esperou mais que devia para ter seu lugar entre os maiores do mundo, ele bateu muitas vezes na trave. Chegou, em algumas ocasiões, cogitar a aposentadoria do surfe profissional em razão das dificuldades para realizar o sonho de competir na elite. No fim da temporada de 2016, ele perdeu seu patrocinador e, no ano seguinte, precisou vender o seu carro para seguir na disputa. Mas um bom guerreiro nunca abandona uma batalha. E hoje ele vive a felicidade de poder viajar o mundo inteiro atrás de um sonho de moleque, fazendo o que gosta: ter a chance de mostrar o seu melhor durante um ano e ter a oportunidade de estar com seus amigos e desfrutar, que é surfar.

AGOSTO 2018

Depois de 12 anos de tentativas, Panda conseguiu a vaga para a elite do surf e escreve mais um capítulo em sua história de vida: está entre os cinco maiores do mundo. Para chegar à essa posição, o catarinense precisou superar rivais de maior experiência na elite. Mas estar no topo do ranking não fez com que ele abandonasse suas origens. Sua onda preferida ainda é a do Pontal Norte, em Balneário Camboriú, e as marcas catarinenses continuam sendo suas patrocinadoras, onde quer que ele esteja. Afinal, sua carreira teve início nos eventos catarinenses. Aliás, o potencial catarinense para o surf é imenso. No ano que o Brasil tem 11 surfistas na elite mundial, seis moram em Santa Catarina, um fato histórico superando inclusive australianos e americanos. Willian Cardoso está entre eles. E quando não está viajando, seu local de treino é praticamente o quintal de casa.


AGOSTO 2018

59


CAPA

60

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

61


CAPA

62

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

63


CAPA

64

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

65


PARTY

FOTOS: ASSESSORIA DE IMPRENSA SHED

No mês de julho, a Shed Western Bar animou a galera com o melhor do sertanejo trazendo George Henrique e Rodrigo, cantores do sucesso Segue o Plano. Bruno e Guilherme, conhecidos pela música Na balada ela desce, também tocaram na Shed. As atrações sertanejas não param! Confira os próximos eventos na Shed no Facebook da casa.

66

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

67


PARTY

Em agosto, o Belvedere Live traz uma dupla sertaneja de sucesso em todo país para animar a casa. Dia 25, a partir das 16h, Matheus e Kauan, tocam Ao Vivo e a Cores, Tô com moral no céu e Deixa ela beijar, hits que ultrapassam a casa dos 500 milhões de streams nas plataformas digitais! Por que você não sai daí e vem aqui pro Belvedere?

68

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

69


PARTY

Julho no Warung! Dia 7, o Templo recebeu grandes nomes de volta à pista do club: Nastia, Stuart King, além da aclamada apresentação de Lee Foss e Anabel Englund. Os residentes Eli Iwasa e Leozinho, além de Edu Poppo completaram o line. Já em 21 de julho, o Warung deu as boas-vindas ao time Watergate, em noite de showcase do renomado club de Berlim. Marco Resmann, Jimi Jules e Ruede Hagelstein comandaram o pistão, que também contou com Diogo Accioly e Renato Cohen. Já no Garden, os destaques foram DJ Tennis e Rodriguez Jr. & Liset Alea, além da residente Blancah e Edu Schwartz.

70

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

71

FOTOS: Gustavo Remor e Ebraim Martini


PARTY

Em julho, o TAJ BAR completou 8 anos! E para aproveitar o aniversário, foram realizadas oito festas que lotaram a casa. E vem mais festa por aí. Em agosto, tem a 2ª edição da festa inspirada em La Casa de Papel, marcada para acontecer no dia 11, no espaço Santa Marta anexo, ao TAJ BAR. Hoje, a casa promove diferentes noites a cada dia da semana, para agradar ainda mais seu público. Com decoração inspirada na cultura indo-asiatica, DJs reconhecidos e um cardápio de comida oriental e asiática, o Taj combina seu estilo e sofisticação à inovação com um bar de drinks conceito: o Taj Pharmacy. Vem pro TAJ!

72

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

73


GOURMET

Sushi não tem época certa para se comer, pois toda época é de sushi. Pensando assim que a Geisha House Sushi mantém sua clientela semanal. Saboreie os melhores sushis de Itajaí e Itapema, somente na Geisha Sushi. Venha à Geisha House! Confira os clicks:

74

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

75


GOURMET

Comida mexicana já é uma delícia, ainda mais no Guacamole, em Balneário Camboriú. Mas sabe o que é mais delicioso que isso? O rodízio oferecido aos domingos e segundas-feiras. Isso mesmo! O rodízio do Guacamole voltou e você pode saborear diversas comidas mexicanas por apenas R$49,90 por pessoa. Nachos, burritos, tacos, quesadilhas também são outras opções do Guacamole. ¡El mejor de la comida mexicana!

76

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

77


PUB

Aos amantes do Didge uma ótima notícia: o rodízio está de volta! Domingo e segunda você come à vontade por R$ 49,90 por pessoa. Não quer o rodízio? Que tal um prato de lombo de jacaré em cubos salteados na manteiga ao molho agridoce de manga e missô? O prato ainda acompanha tortillas de trigo. É de dar água na boca! Venha ao Didge e saboreie estes e outros pratos do seu gosto.

78

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

79


PARTY

Fica ligado que esse mês tem festa à fantasia na Blest Bar. Dia 10, a Maldade vai trazer muitos pecados e fantasias ao seu mundo, tudo isso comandado pelos DJs Anão, Neto e também pela banda Laskera’s. Não vai perder essa festa, não é mesmo? Acompanhe a agenda da casa pelo Facebook.

80

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

81


PUB

Bateu vontade de comer um hamburger com queijo no ponto, carne saborosa, bacon e ainda batata de acompanhamento? No Kustom Burgers você encontra tudo isso e muito mais. São vários hambugueres, um mais gostoso que o outro e ainda tem a opção zero lactose. Confira os clicks do KB!

82

AGOSTO 2018


AGOSTO 2018

83


84

AGOSTO 2018

Revista Night e Cia - Agosto 2018  

Revista Night e Cia - Agosto 2018

Revista Night e Cia - Agosto 2018  

Revista Night e Cia - Agosto 2018

Advertisement