Page 1

PINTURA ESCULTURA FOTOGRAFIA


2

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA


JUNHO . JULHO 2017


INTRODUÇÃO DIAMANTINO SABINA JOÃO ALEGRIA


BRAINSTORMING EVOCAR EGAS MONIZ

UM EXPOENTE DE CRIAÇÃO

Evocar Egas Moniz, na comemoração do 90º aniversário da realização da 1ª Angiografia Cerebral (28 de junho de 1927 e pela qual foi laureado com o Prémio de Oslo em 1945), com momentos marcantes e catalisadores de sinergias, que farão perpetuar a invenção da Angiografia que justamente é considerada como sendo AERE PERENNIUS, justamente acontece com a exposição coletiva Brainstorming, assente em conceitos da temática neuro angiográfica, que fazem catapultar para as artes plásticas todo um turbilhão de conceitos e ideias, que inequivocamente nos merecem uma reflexão sobre e acerca do ato criativo, que no percurso de Egas Moniz assumiram um papel preponderante, singular, prático e tangível.

Profusão de cores, traços fortes, rígidos ou impercetíveis, rostos delineados e metafóricos, imagens cerebrais, emoções e cenários que nos transformam enquanto espetadores, personagens reais e familiares, poesia da representação humana, experiências estéticas, tudo isto representado por 24 artistas, que aceitaram o desafio de conjuntamente com a Câmara Municipal de Estarreja e a Sociedade Portuguesa Neurorradiologia para homenagear o Homem nas comemorações do 90º aniversário da 1ª Angiografia Cerebral.

Brainstorming é igualmente uma homenagem a Egas Moniz, porque se olharmos para o seu passado sempre presente, somos como que obrigados a paralelizar a Investigação e a Arte que sempre nortearam as suas vivências, a olhar para cada uma das obras desta exposição e a relembrar o percurso do Homem que sempre ousou estruturar, criar e por fim deixar um legado que a todos nos orgulha e responsabiliza. Esta é igualmente mais um passo no caminho encetado e 2015 com a criação do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia, onde a Angiografia espelhada na Arte, cria o troféu que homenageou e homenageará os que pelo seu espirito inventivo e tenacidade modificaram o rumo da história. O meu Obrigado a todos os que aceitaram o repto para tornar este desafio em realidade, de forma particular à Galeria Nuno Sacramento pela curadoria da mesma. Diamantino Sabina Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

6

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

Em cada artista representado nesta exposição encontramos uma linguagem vigorosa e muito realista, quiçá tempestades de ideias, mas igualmente o mote à reflexão acerca do processo criativo e da multiplicidade de interpretações que as mesmas induzem. Refletimos a Arte, imaginamos os conceitos subjacentes e indubitavelmente, somos os espectadores finais de um processo que no agora que transforma em legado, que marcou o momento que hoje vivenciamos mas que orgulhosamente marcou a história da medicina. Nesta, temos ou devemos de nos rever enquanto agentes culturais, promotores de valores emergentes do panorama artístico nacional e internacional, interagimos com novas linguagem e manifestações culturais e contribuímos de forma multidirecional para um enriquecimento da comunidade, em comunhão espiritual com o Belo, tal como sempre viveu o insigne Génio, que legou para e nas gerações vindouras, um expoente de criação. João Alegria Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja


8

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA


PREFÁCIO PEDRO DE MELO FREITAS NUNO SACRAMENTO


BRAINSTORMING A Celebração da Ciência após 90 Anos de Engenho e Arte A Tempestade de Ideias artísticas que poderemos todos vivenciar, pelo painel de convidados propostos a exposição, traduz uma faceta da excelência que se pretende para o evento inaugural “Brain Week 2017 – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia” (BW´17), evento esse a que me coube a distinta honra e responsabilidade de presidir. A BW`17 envolve toda uma comunidade científica nacional e internacional na área das Neurociências, pretendendo-se igualmente que tenha um forte impacto na sociedade civil nacional, no que à promoção da saúde e prevenção da doença diz respeito, num momento tão atual e de sobremaneira afirmação da Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica. A comemoração em Estarreja do 90º Aniversário da 1ª Angiografia Cerebral, realizada por Egas Moniz a 28 de Junho de 1927 (e que lhe valeu o Prémio de Oslo em 1945), bem como a atribuição do Prémio Nacional Egas Moniz em Neurorradiologia (Prémio Bienal, de Carreira e Tributo à Neurorradiologia Portuguesa), juntam ao programa BW´17 as maiores individualidades nacionais institucionais, assim como luso-brasileiras, europeias e norte-americanas na área da Neurorradiologia, transformando a Região Centro de Portugal, no Centro Universal das Neurociências por estes dias. O referido prémio, a atribuir este ano e pela 1ª vez na cidade-berço do neurocientista, consubstancia os objetivos preconizados em protocolo celebrado no passado recente entre a Ordem dos Médicos, a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) e o Município de Estarreja. Simbolicamente está patente, de modo excecional, a mesa de Raios X onde foi realizada a primeira angiografia cerebral, celebrando também assim o Mestre e a Ciência, exatamente após “90 anos de Engenho e Arte”. Ao colocar a região Centro de Portugal como epicentro da Neurociência em geral, e da Neurorradiologia em particular, pretendeu-se um tributo-regresso cheio de simbolismo a uma das suas mais prestigiadas e históricas origens, numa perspetiva de abertura com um evento amplamente inclusivo da Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica nacionais, e garantindo deste modo a continuidade de um fórum de discussão científica alargada e privilegiada. Porque o ideal humanista do médico também se transmite através da arte, e não exclusivamente pela ciência, a BW´17 inclui uma vertente sociocultural que se pretende representativa, com atividade artística integrada na divulgação da “Campanha Nacional STOP AVC – Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) ”, a qual conhecerá durante o evento iniciativas em parceria com instituições do universo da saúde nacional, sob a égide de uma Comissão de Honra que inclui das mais elevadas individualidades institucionais nacionais.

10

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

Este será um momento em que poderemos sempre lembrar palavras como as de Louis Pasteur na sua interpretação da serendipitia (serendipity) – o acaso só favorece a mente preparada - ou das sábias palavras do nosso Abel Salazar: O médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe. Na investigação científica como na pintura, no cateter como nos ensaios escritos *, Egas exprimiu um espírito original, imaginativo e rigoroso, como não há paralelo na história médica portuguesa. Verdadeiro homem do Iluminismo, associou a sua sensibilidade apurada a um sentido crítico acutilante e a uma necessidade de procura de novas referências, que deram a grandiosa dimensão da obra que nos legou. A não esquecer, também, a erudita apetência crítica pela arte, que ficou patente na sua célebre Conferência sobre Arte Antiga, proferida e publicada em Janeiro de 1916, momento ímpar no consolidar da afirmação do então Museu Regional de Aveiro, bem relembrado uma centena de anos mais tarde pelo seu diretor, o prezado amigo, Doutor José António Christo. Por tudo isto também, o nosso imperioso mas necessário tributo singelo com esta exposição na região que o viu nascer. Em meu nome pessoal, e em representação da Neurorradiologia Portuguesa, deixo aqui o meu mais sincero e público agradecimento, a todos o que contribuíram para tornar realidade este tributo singelo à hegemonia entre Ciência e Cultura, numa sociedade portuguesa cada vez mais carente de referências dignificantes e de Brain Cities. *Os pintores da loucura - (Archivo de Medicina Legal – vol.III 1930 - Conferência proferida na Sociedade Nacional de Belas Artes; Lisboa) Silva Porto - (Separata “O Médico” – 1950) A Folia e a Dor na Obra de José Malhoa - (Boletim Academia das Ciências de Lisboa – vol. XXVII 1955)

Pedro de Melo Freitas Médico Neurorradiologista, Docente Universitário Direção da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia Presidente da “Brain Week 2017 – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia”


BRAINSTORMING 90º Aniversário da primeira Angiografia Cerebral A Galeria Nuno Sacramento Arte Contemporânea aceitou com enorme satisfação o desafio proposto pela Câmara de Municipal de Estarreja, em colaborar nas celebrações da “Brain Week 2017 – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia”, realizando a curadoria da exposição coletiva de pintura, escultura e fotografia, intitulada “Brainstorming”. Já passaram alguns anos desde que iniciámos o nosso percurso no mundo da arte contemporânea, sendo o nosso fio condutor a procura ativa de autores criativos e talentosos, formados em artes plásticas e com cotação no mercado da arte contemporânea. A Galeria, em conjunto com os artistas que representa, tem vindo a desenvolver projetos que potenciem as suas carreiras, como exposições individuais, bem como coletivas, em museus, concursos de arte contemporânea e representações em feiras internacionais de arte. De entre os vários artistas com quem trabalhamos, selecionámos criteriosamente vinte e quatro artistas, alguns desconhecidos do grande público, nas várias vertentes aqui representadas. Neles, depositamos inteira confiança no seu talento e profissionalismo para que assim produzissem, exclusivamente, peças de arte para este evento. A exposição “Brainstorming” não deixa de ser uma oportunidade de excelência para homenagear o Nobel Profº Egas Moniz, tornando este evento científico e cultural, num momento de perfeita harmonia entre estas duas disciplinas. A Casa da Cultura de Estarreja é agora palco de uma enorme exibição artística, que reúne uma coleção de obras de arte de muita qualidade, em que nelas coexistem histórias, mensagens, segredos e simbolismos que podem ser desmistificados ao olhar atendo de cada espetador. Aproveitamos para agradecer à Câmara Municipal de Estarreja, nas pessoas de Dr. Diamantino Sabina e Dr. João Alegria, pelo honroso convite e pela confiança em nós depositada para a realização da curadoria desta exposição. Nuno Sacramento Diretor da Galeria Nuno Sacramento, Arte Contemporânea


EXPOSIÇÃO PINTURA ESCULTURA FOTOGRAFIA


ALBANO MARTINS

PORTUGAL PORTO, 1971

ESTUDOS

COLEÇÕES PÚBLICAS

2010 Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto, Universidade de Aveiro. 2001 Desenvolvimento de Produtos em Materiais Compósitos, INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. 1997 Licenciatura em Artes Plásticas/ Escultura, Faculdade de Belas Artes U.P. 1994/97 Fotografia Analógica e Prática de Laboratório, IPJ - Instituto Português da Juventude do Porto. 1991 Equipamento e Interiores, Esc. Sec. Artística de Soares dos Reis, Porto.

2016 Monumento Aos Ovos Moles De Aveiro, Largo da Fonte Nova, Aveiro. 2016 Homero Pimentel, Escultura Retrato, Penacova. 2015 Prémio Egas Moniz Em Neurorradiologia 2015, SPNR, ME, Casa Museu Egas Moniz, Avanca. 2015 Mestre Mónica, Escultura Retrato, Ílhavo. 2014 Simón Bolívar, Escultura Retrato, Consulado General de la República Bolivariana de Venezuela, Porto. 2014 Cristo, Igreja de S. Roque, Barcelos. 2013 Jogador De Hóquei, Pavilhão Multidesportivo de Luanda, Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, Angola. 2013 Jogador De Hóquei (réplica de pequena escala), Presidência da República de Angola, Angola. 2013 Sopa De Letras, Museu Marítimo de Ílhavo - Aquário. 2011 Monumento Centenário, Ílhavo. 2011 Padre Batista, Escultura Retrato, Paróquia de Nª Srª. da Ajuda, Porto. 2011 João De Deus, Escultura Retrato, Jardim de Escola João de Deus, Coimbra. 2010 Simões Dias, Escultura Retrato, Casa Museu Simões Dias, Benfeita. 2009 São Bartolomeu, Escultura Retrato, Largo da Igreja, Adão, Guarda. 2008 Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, Memorial, Freineda, Almeida. 2006 Vasco Campos, Escultura Retrato, Oliveira do Hospital. 2005 Homero Pimentel, Escultura Retrato, Arganil. 2004 Aeólica, Caminha. 2000 Caminhante, Casa Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia. 1999 Fernando Vale, Escultura Retrato, Junta de Freguesia de Coja, Arganil.

PERCURSO O seu trabalho assenta num conhecimento adquirido das diferentes experiências profissionais que realizou desde 1986. Lecionou escultura e desenho no ensino superior, vinculou-se às artes plásticas, à indústria e ao design, na participação em simpósios, exposições e bienais de arte, na concepção de cenários e adereços para teatro e outras áreas do espetáculo. A sua experiência como escultor na indústria dos plásticos e o trabalho de investigação realizado como professor, permitiram-lhe aprofundar conhecimentos nos novos média digitais e consolidar novas técnicas de fazer escultura. Está representado em várias coleções públicas e privadas.

INSÓNIA

14

Compósito de matriz polimérica, vídeo e animação 3D, 151X52X10cm, 2017

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA


ANIBAL LEMOS

PORTUGAL SALREU, 1951

ESTUDOS

BIBLIOGRAFIA PUBLICADA (SELEÇÃO)

Professor, fotógrafo e investigador em Fotografia 2006 Doutorado (PhD Photography) pela Universidade de Derby, Inglaterra.

2012 Le Monde Diplomatique, edição portuguesa. Diálogos Eróticos, Galeria Árvore, Porto. 2009 Artephotographica.blogspot.com, uma fotografia, um nome. Norte de Portugal, Visões Contemporâneas, produção da CCDRN, Porto. 2005 Uma Extensão do Olhar, Fundação PLMJ / CAV. 2001 O Porto e os seus Fotógrafo, Porto Editora, Porto. 2001 Vozes e Silêncios da Cidade, Porto. 2001 Centro Português de Fotografia. 2000 Daqui Houve Nome Portugal, com prefácio de Eugénio de Andrade, Porto. Um Olhar sobre a Europa, Instituto Camões, Lisboa. 1999 Sobre Aníbal Lemos, Artigo de José Saramago, site Fundação José Saramago. 1999 Paris Photo, Paris. 1999 A Arte e a Indústria, Gondomar, Ourivesaria e Contemporaneidade, Lugar do Desenho. 1999 Arqueologias do Final do Milénio. Dialogues, Photographie Portugaise Contemporaine, Toulouse, France. 1996 D’Une Main...l’autre, Galerie Municipal du Chateau d’Eau, Toulouse, France. 1995 Graphis, Fine Art Photography. Aspects de la Photographie Portugaise, ImagoLucis, Porto. Mois de la Photo, Espace Dali-Montmartre, Paris.

PERCURSO Professor na Universidade Europeia, Faculdade IADE – University, Lisboa Foi anteriormente professor na Escola Superior Artística do Porto e no Politécnico do Porto. Coordena e leciona, desde 1989, o departamento de Fotografia do Centro de Arte de S. João da Madeira. Integra o Conselho de Administração e Conselho de Fundadores da Fundação Júlio Resende – Lugar do Desenho, Gondomar. Director e Curador da Galeria de Fotografia ImagoLucis, Porto, entre 1989 e 2006. Autor e Director do Curso de Fotografia da Academia Contemporânea do Espetáculo, Porto, anos 90. Autor de vários textos para livros e catálogos de fotografia, titulados – “Águas Belas”; “A Fotografia e a Escrita”; “Reflexões sobre a Fotografia no contexto do paradigma da Fotografia Contemporânea”; “O Papel da Fotografia no paradigma Artístico Contemporâneo”; “A Fotografia e os Direitos Humanos”. Foi professor cooperante em Moçambique, 1978/79. Participou em exposições individuais e colectivas em galerias e instituições de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Moçambique e Estados Unidos.

ANGIO

16

Ultrachrome Pro Ink s/ papel museum cotton Photo Rag, 100x125cm, 2017

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA


AURELIANO AGUIAR ESTUDOS Formação autodidata.

PERCURSO Integra em 1986 a Mostra do Círculo Cultural de Setúbal. Em 1987 expõe as suas obras na I Mostra Portuguesa de Artes & Ideias. É reconhecido em 1988 como um dos “novos valores da cultura”. Entre 1991 e 2006 expõe diversas obras em Portugal e na Alemanha, destacando a sua participação em eventos como a “Expo 98”, a exposição internacional, em Marienfeld, durante o Euro 2004 e a semana da cultura em Gütersloh (Europäiche Kulturwochein der Stadt Gütersloh 2006). Ainda durante este período, implanta Arte Pública em Municípios como Odemira, Almodôvar, Guimarães, Lousã, Águeda. Participa desde 2008 no concurso Utopia, organizado pelo núcleo Português de Arte Fantástica, ganhando os Prémios de Escultura de 2008, 2009 e 2010.

MEMÓRIA DESCRITIVA O misterioso cérebro, o industrial do ser que tudo comanda.

18

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

MENTE QUE DIZ A VERDADE

PORTUGAL LISBOA, 1961

Aço, vidro, acrílico e cobre, 115x35x25cm, 2017


BRANISLAV MIHAJLOVIC ESTUDOS Mestrado em Pintura, Escola Superior das Belas Artes, Belgrado.

PERCURSO Desde muito novo dedicou-se à pintura e participou em vários concursos e exposições. O primeiro prémio internacional obteve com oito anos da idade num concurso da UNICEF em Nova Deli, Índia. Após acabar os estudos em 1989, mudou-se para Amesterdão onde viveu dois anos como artista profissional. Depois de alguns meses passados na Kreta, Grécia, instalou-se em Portugal onde vive e trabalha desde 1992. Recebeu vários prémios de pintura. Realizou mais de setenta exposições individuais e participou em centenas coletivas, Salões e Feiras de Arte. A sua obra está representada em várias coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 “Milagres e Aparições”, Galeria Municipal de Barcelos. 2017 “Pompeia”, Galeria Municipal de Aljustrel. 2016 “Instantes de Luz no Palácio”, Museu Nacional de Palácio da Ajuda, Lisboa. 2016 “Caminhos”, Galeria de Arte de Casino Estoril. 2016 “Pompeia,” Galeria M.A.C. Lisboa. 2015 “40 Retratos”, Museu Municipal de Cuprija, Sérvia. 2015 “40 Retratos”, Museu Municipal de Vrnjacka Banja, Sérvia. 2015 “40 Retratos”, Museu Municipal de Jagodina, Sérvia. 2015 “Navegantes”, Coliseu Micaelense, Ponta Delgada, Açores. 2015 “Contos de Palácio”, galeria LM, Sintra. 2015 “Pintura Abstracta”, Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira. 2014 “Ausência”, Galeria Rastro, Almancil. 2013 “Red”, Galeria Helder Alfaiate, Ericeira. 2012 “Ida e Volta”, Galeria LM, Sintra. 2012 “Quadros Rentes”, com ceramista Antonio Lapa Vasconcelos, Associação Cultural Monte de Fralães - Casa de Fralães. 2012 “Ascenção”, Taguspark, Oeiras. 2012 “Escada de Jacob”, com pintora Jelena Dorosev, Casa de Santa Maria, Cascais. 2011 “Ida e Volta”, AmiArte, Porto. 2010 “Salas de Espera””, gallery Ververs, Amsterdão. 2010 “Nave Industrial”, Galeria Microarte, Lisboa. 2010 “O Pó da Estrada”, Galeria LM, Sintra. 2010 “Pintura”, Museu Municipal, Cuprija, Sérvia. 2009 “Quadros”, Galerija Atrijum, Beograd, Sérvia.

20

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

ICONOSTASIS VII

Óleo sobre madeira, 150x125 cm, 2015

SÉRVIA

BELGRADO, 1961


CAPOTE ESTUDOS 2002 Licenciatura em Artes Plásticas, Escola Universitária Artística de Coimbra. 2012 Mestrado em Artes Visuais, Escola Universitária Artística de Coimbra.

PRÉMIOS 2010 “Leme das Artes”, Associação “Os Ílhavos”. 2005 Menção Honrosa Platina, Bienal de Vila Verde, Vila Verde. 2002 Menção Honrosa, Jovens Criadores, Aveiro. 1998 1º Prémio de Pintura SIM-RIA, Aveiro. 1990 1º Prémio de Cerâmica no Salão de Artes Plásticas, Museu de Ílhavo.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2008 “Idol’s Portraits”, Casa da cultura, Cantanhede. 2007 “O rasto dos idolos”, Galeria Por Amor à Arte, Porto. 2006 “Idol’s Philosophy Portraits...”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro. 2002 “No-Stress”, Galeria Grade, Aveiro. 2001 “Percursos Académicos”, Câmara Municipal de Ílhavo.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2014 Vinho e Fado, Museu do Vinho Bairrada em Anadia, curadoria Nuno Sacramento, Arte Contemporânea. 2013 “Bakalhau”, Ílhavo. 2012 “Atitude”, Ordem dos Médicos de Coimbra. 2011 “Colectivo 5”, Bustos.

22

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

PORTUGAL ÍLHAVO, 1977

INSIDE THE MIND

Acrílico e resina sobre tela, 100x100 cm, 2017


CARLA FARO BARROS ESTUDOS Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura, ESAP, 2004.

PRÉMIOS 2008 Menção Honrosa no concurso de Pintura, Escultura “Sua Majestade o Rei”, Museu do Vinho da Bairrada. 2007 Prémio júri intern. 5º Festival de gravura de Évora, Bienal Internacional. 2004 Menção Honrosa na III Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2014 “Cyrano de Bergerac”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro. 2009 “Teatros de Madeira”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro. 2007 “Relicários”, Galeria João Pedro Rodrigues, Porto. 2006 “O meu olhar magoa-te?”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro. 2005 “Por debaixo desta carapaça”, Galeria Por Amor à Arte, Porto..

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura de Estarreja. Curadoria, Nuno Sacramento Arte Contemporânea. 2016 “Quem conta um Conto”, Museu Nacional Soares do Reis, Porto. 2016 “Um olhar sobre os contos”, Hecoarte, Esposende. 2015 “Neur’Arte, Bienal Internacional,” O cérebro e a arte, Museu Nacional de Aveiro. 2015 “…e as Serras”, Galeria Quinta do Ervedal, Baião. 2014 “Vinho e Fado”, Museu do Vinho, Anadia. 2013 “Bakalhau”, Museu Marítimo de Ílhavo, Ílhavo. 2012 “Arte de bolso”, Galeria João Pedro Rodrigues, Porto. 2011 “Treze Artistas, Treze Desenhos”, Galeria João Pedro Rodrigues, Porto. 2009 “Arte Lisboa”, Feira Internacional de Arte Contemporânea, Fil, Lisboa. 2009 “A Arte não se mede aos palmos”. Galeria Nuno Sacramento, Aveiro. 2009 “7 Pintores, 7 metros”, Pintura ao vivo RTP, Museu do Vinho, Anadia. 2008 “Sua Majestade o Rei”, Concurso Pintura, Escultura, Museu Vinho Bairrada. 2007 “4 artistas, 4 Garrafas de Porto, Best of wine Tourism 2007”, C.M. do Porto. 2007 “Prémio júri intern. do 5º Festival de gravura de Évora”, Bienal Internacional. 2007 “IV Bienal Internacional de Gravura do Douro”. 2006 “I Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Aveiro”. 2005 “XIII Bienal Internacional de Arte”, Vila Nova de Cerveira. 2005 “Exposição colectiva”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro.

COLEÇÕES PÚBLICAS/PRIVADAS Museu do Vinho Bairrada. Museu do Vinho do Vinho do Porto.

24

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

GIRL AND HER LOLLIPOP

PORTUGAL PORTO, 1969

Acrílico s/ madeira, brilh. swarovski, 120x130cm, 2017


CARLA REGINA MOURISCA PERCURSO 2014 Doutoramento em Design, Universidade de Aveiro em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 2008 Mestrado em Criação Artística Contemporânea. 2005/2006 Estágio profissional no CineClube de Avanca na 1ª longa-metragem Portuguesa de Cinema de Animação “Até ao tecto do Mundo”. 2004 Licenciatura em Design. 2002 Erasmus na Academia de Artes, Arquitectura e Design de Praga VSUP, República Checa.

PRÉMIOS 2002 Animação e cine-vídeo, “And the winner is”. 1998 Pintura, Escola Secundária José Estêvão, “Amar Aveiro”. 1991 Desenho, Escola João Afonso, “Riscos e Rabiscos”.

EXPOSIÇÕES 2017 “Brainstoriming”, Casa da Cultura de Estarreja. Curadoria Nuno Sacramento, Arte Contemporânea. 2017 “Exposição coletiva dos 40 anos”, Galeria Morgados da Pedricosa. 2016 “Individual no evento de intervenção urbana Vivó-Bairro”, Aveiro. 2015 Coletiva no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. 1998/2001 Coletivas na sala Hélène de Beauvoir, C. C. Congressos de Aveiro. 1997 Coletiva na Câmara Municipal de Ílhavo.

26

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

SEM TÍTULO

Técnica mista sobre tela, 100x100cm, 2017

PORTUGAL AVEIRO, 1979


CARLOS PEREIRA BIOGRAFIA De nome completo Carlos Nuno de Lemos Ribeiro Pereira, nasceu a 5 de Setembro de 1970, na vila de Riba de Ave do concelho de Vila Nova de Famalicão. “Menino de Ouro” de uma família numerosa, toda ela admiradora das mais diversas expressões artísticas – tio materno de nome Aurélio Fernando escritor, poeta e pintor amador, e seu pai de nome Carlos Pereira Designer/Desenhador Industrial – cedo desenvolveu o seu gosto pelo desenho artístico e pela arquitetura. Tendo completado a escolaridade obrigatória, ingressa no ensino universitário, dando continuidade à sua “paixão” pela Arquitetura e Design de Interiores, sendo autor de criativas habitações e singulares peças de decoração/mobiliário. Em Outubro de 2012 é vítima de um gravíssimo Acidente Vascular Cerebral Isquémico, sobrevivendo-lhe, não obstante com acentuadas sequelas ao nível da expressão verbal, que o torna incapaz para a sua profissão (Professor e Arquiteto). Aí... desenvolve a sua mais profunda vertente artística através da pintura... Observando cenários e com recurso a uma conjugação de cores e tonalidades fortes e intensas, opta por reproduzir quadros onde esteja patente a sua emocionalidade - por um lado, os sentimentos de angústia e tragédia, por outro lado, a enorme “força” interior motivadora para a sua recuperação, e que lhe permite não desistir. Membro da Associação “Portugal AVC”, é convidado a apresentar e expor na Galeria de Arte Contemporânea - Nuno Sacramento, um quadro da sua autoria cujo mote principal desenvolve-se na problemática “Brainstorming” (se quisermos, literalmente, tempestade cerebral). Inspirou-se no primeiro prémio nobel português - António Egas Moniz (1874 – 1955) Nobel da Medicina de 1949, pelos seus estudos relacionados com a lobotomia. Médico e Investigador ficou conhecido mundialmente por ter desenvolvido a angiografia cerebral (entre outros), exame complementar de diagnóstico em situações de Acidentes Vasculares Cerebrais. A partir do retrato de António Egas Moniz, o artista pretende associar o seu cérebro afetado pela interrupção da corrente sanguínea (artérias carótidas) à importância da intervenção médica e ao contínuo progresso da investigação científica para “os sobreviventes de AVC”.

28

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

SEM TITULO

PORTUGAL

V. N. FAMALICÃO, 1970

Óleo sobre tela, 70x50cm, 2017


DUARTE VITORIA ESTUDOS 2003 Licenciatura em Artes Plásticas, Esap, Porto. 2001 Bacharelato em Pintura, Esap, Porto. 1996 Bacharelato em Desenho, Esap, Porto.

PRÉMIOS 2005 1st, Prémio de Artes Plásticas – Henrique Silva, Paredes, Portugal. 2004 3rd, “1o Encontro Artístico”, Celorico de Basto, Portugal. Está representado na Coleção Alcatel-Lucent Portugal, entre outras..

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 Snapshots, Thorigny Gallery, Paris, França. 2016 Visions, D contemporânea Gallery, London, United Kingdon. 2016 Inssurrection, Arte Periférica Gallery, Lisbon, Portugal. 2015 The Chemistry, Walnut Contemporary Gallery, Toronto, Canada. 2014 Revolution, Witzenhausen Gallery, Amsterdam, Netherlands. 2013 Masks, Witzenhausen Gallery, Chelsea, New York, USA. 2012 Solo, Witzenhausen Gallery, Amsterdam, Netherlands. 2011 Hands Touch, Pedro Serrenho Gallery, Lisboa, Portugal. 2009 Senses & Attitudes, Pedro Serrenho Gallery, Lisboa, Portugal. 2008 Tell me a story…, Pedro Remy – Cultural Room, Braga, Portugal. 2007 Souls, European Commission, Brussels, Belgium. 2007 Polarity, Nuno Sacramento Gallery, Aveiro, Portugal. 2007 Souls, Orfeu, Brussels, Belgium. 2006 Transmutation, Fuga pela Escada Gallery, Guimarães, Portugal. 2005 Introspecting…, Nuno Sacramento Gallery, Aveiro, Portugal. 2004 Contacto, Fuga pela Escada Gallery, Guimarães, Portugal. 2004 in “Ciclo de Expressões Artísticas”, Penafiel, Portugal.

30

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

POLAROID

PORTUGAL

PENAFIEL, 1973

Óleo sobre tela, 140x140cm, 2016


DUMA ARANTES ESTUDOS

PORTUGAL LISBOA, 1973

Licenciatura em Publicidade pelo IADE, Lisboa. Frequência dos cursos de Desenho e Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.

2012 “Butter y Effect”, Galeria Other Things, Óbidos. 2012 “Spring Re ections”, In ux Projects, Lisboa. 2012 “Heart Stories”, Storytailors, Lisboa. 2011 “Sweet”, Galeria São Mamede, Lisboa.

PERCURSO

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

O seu trabalho incide essencialmente sobre a figura feminina, retratando várias facetas de uma forma enigmática e anónima, sem qualquer pista em relação ao ambiente circundante, envolvendo o espetador e levando-o a criar a sua própria história em relação a cada personagem.

2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Portugal. 2016 “She”, Private Gallery, Vale de Lobos. 2016 “Private Collection”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo. 2016 Galeria AFK, Lisboa. 2016 Galeria Espaço Exibicionista, Lisboa. 2015 “Twenty artists - One vision”, Herr Beinlich Fine Art Gal., Bielefeld, Alemanha. 2015 Galeria AFK, Lisboa. 2015 Galeria Espaço Exibicionista, Lisboa. 2015 “There’s no place like home”, Penumbra Gallery, Lisboa. 2015 “Low to Pop 2”, Funarte Gallery, Lisboa. 2015 “Bloom Art Fair”, Pink Zeppelin Gallery, Cologne, Alemanha. 2015 “Telling Stories”, Private Gallery, Quinta do Lago, Portugal. 2015 “Stroke Art Fair” 2015, Pink Zeppelin Gallery, Munique, Alemanha. 2015 “Welcome Home”, Plastic Murs Gallery, Valência, Espanha. 2015 “Facing Faces”, Funarte Gallery, Lx Factory, Lisboa. 2014 “Arte de Bolso”, 3a Edição, Galeria Sete, Coimbra. 2014 “AAF Hamburg”, Affordable Art Fair, Hamburgo, Alemanha. 2014 “Low to Pop”, Funarte Gallery, LX Factory, Lisboa. 2014 “AAf Stockholm”, Affordable Art Fair, Estocolmo, Suécia.

O trabalho de Duma desafia a a ideia de que é possível conhecer alguém profundamente. Será que nos conhecemos a nós próprios? Há sempre uma parte des- conhecida do todo. As mulheres de Duma são cheias de glamour, inocentes mas também provocadoras, frágeis mas no entanto fortes - dicotomias do comportamento feminino mas também humano no geral.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2016 “The Warrior Flowers”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo. 2016 “Opposites attract”, Duma + Helena Reis, Penumbra Gallery, Lisboa. 2015 “Seasons and Moods”, Rastro Gallery, Figueira da Foz. 2014 “Intimate Dialogs”, Pink Zeppelin Gallery, Berlim, Alemanha. 2013 “The daily mood of Duma”, Herr Beinlich Fine Art Gallery, Bielefeld, Alemanha. 2013 “Botanicis, Florae et Reginae”, Galeria Rastro, Figueira da Foz.

SHIELD OF FLOWERS IN THE BATTLEFIELD

32

Óleo sobre tela, 100x140cm, 2016

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA


EDUARDO MENDES ESTUDOS 2002 Licenciatura em Escultura, Escola Universitária das Artes de Coimbra, E.U.A.C.

PERCURSO Exerceu atividade profissional de docente do Ensino Básico e Secundário de 2002 a 2008. Foi membro co-fundador do coletivo artístico, salão 40 em Coimbra, dinamizando o atelier de desenho de modelo vivo de 2008 a 2009. Tem participado em projetos de artes plásticas, cenografias, adereços e máscaras, na área do teatro, música, cinema de animação e exposições temáticas. É colaborador da companhia de teatro de marionetas, TDF - Teatro de Ferro, desde 2012. Participa regularmente em exposições de escultura, desenho e fotografia.

REVERSÃO

34

Poliuretano, madeira, vidro espelhado, veludo, microprocessador, motor, sensor e leds, 45,4x93x41,5cm, 2015

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

PORTUGAL

COÍMBRA, 1978


ELIZABETH LEITE ESTUDOS 2005 Licenciatura em Pintura, ARCA EUAC, Escola Univ. das Artes de Coimbra. 2006 Mestrado em Com. Estética, ARCA EUAC, Escola Univ. das Artes de Coimbra.

PRÉMIOS 2017 Menção Honrosa – 15º Aveiro Jovem Criador. 2016 X Bienal Salão Das Artes. Pintura. Escultura De Vidigueira. 2015 Menção Honrosa, Neur’Arte Design, inserida no XI Congresso Nacional de Neurorradiologia, Curadoria Nuno Sacramento. 2012 Menção Honrosa – Aveiro Jovem Criador 2012, Aveiro. 2008 Prémio, Mondego 2008, Coimbra. 2007 Menção Honrosa – Aveiro Jovem Criador. 2006 Menção Honrosa – Bienal de Pintura de Penafiel. 2006 Primeiro Prémio - Aveiro Jovem Criador. 2005 Menção Honrosa – Aveiro Jovem Criador.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 “Eu Aqui!”, Galeria Tomás Costa, Oliveira de Azeméis. 2016 “Caminhos”, Fundação Dionísio Pinheiro E Alice Cardoso Pinheiro, Águeda. 2016 “Pintura Porque Sim!”, Casa Municipal da Cultura, Coimbra. 2016 “Bem-querer”, Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. 2016 “Caminho”, Museu De Ovar. 2016 “Pintura Porque Sim!”, Casa Barbot, Casa Da Cultura Vila Nova De Gaia. 2016 “História Que Não Acabam No Primeiro Olhar”, Casa Mun. Cultura, Estarreja. 2016 “Lugares”, Galeria Da Biblioteca Municipal De Leiria. 2014 “Entre Histórias II”, Centro De Exposições De Odivelas. 2013 “À Procura De Um Lugar Na Terra”, Ordem Dos Médicos, Porto 2013 “Exposição De Pintura”, Paços Do Concelho, Viana do Castelo. 2013 “Entre Histórias”, Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, Lousã. 2012 “Pinceladas Soltas…num Mundo Em Estado De Reconfiguração Permanente”, São João da Madeira Hotel. 2012 “Narrativas”, Atelier De Artistas 1.37, Lisboa. 2009 “Elizabeth Leite”, Museu Da Água, Coimbra. 2009 “Encenação Permanente”, Galeria São Mamede. 2007 “Confrontos”, Biblioteca Municipal Santa Maria da Feira. 2007 “Pretextos Para Pintar”, Galeria Nuno Sacramento. 2007 “Registos Banais II”, Sala Zé Penincheiro, CAE, Figueira da Foz. 2007 “Registos Banais”, Teatro Municipal da Guarda. 2006 “Quotidianos”, Galeria S. Mamede.

36

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

ENCENAÇÕES...

VENEZUELA CARACAS, 1982

Óleo sobre tela, 150x130cm, 2017


GIL MAIA ESTUDOS Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura, Faculdade de Belas Artes, U. Porto.

PRÉMIOS 2013 1ª Prémio Pintura Abel Manta, Gouveia. 2012 Prémio Carmen Miranda, Marco de Canavezes. 2010 Menção Honrosa, Prémio Carmen Miranda, Marco de Canavezes. 2010 Grande Prémio de Pintura D.Fernando II, Sintra. 2009 1º Prémio Jovem Artes Plásticas, CAE, Figueira da Foz. 2009 Grande Prémio Bienal de Coruche. 2009 Prémio de Pintura Rainha Isabel de Bragança, Estoril. 2008 1º Prémio de Pintura Vila Sol, Vila Moura, Algarve. 2005 1º Prémio Pintura da 8ª Bienal Artes Plást. Montijo, Prémio Vespeira, Montijo.

COLEÇÕES José Lima Museu da Cidade de Stª Maria da Feira Biblioteca Municipal de Stª Maria da Feira BPN - Banco Português Negócios Telecel – Vodafone Casino Estoril Fundação Cidade Lisboa Junta de Castilla y León Fórum da Maia

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento Ílhavo. 2016 (De)Constructions, Galeria Sete, Coimbra;. 2014 “Constructiones Valetudinarii”, Galeria São Mamede, Porto / Lisboa;. 2013 “Constructiones in Monasterio”, Galeria Sete, Coimbra / Galeria Sacramento, Ílhavo. 2011 “Constructiones in Ecclesia”, Galeria São Mamede, Porto. 2010 “Constructiones in Palatio”, Galeria Pedro Serrenho, Lisboa. 2008 “Strange Furnitures”, Galeria São Mamede, Porto 2008 “Childhood’s Spaces”, Galeria Sete, Coimbra. 2007 “Pátio Onírico”, Galeria Pedro Serrenho, Lisboa. 2007 “Murmúrios Estéticos”, Galeria Ao Quadrado, Stª Maria da Feira. 2006 “Palcos Exteriores”, Caja Espana, Vallodolid. 2005 “Coisas em Volta”, Galeria Pedro Serrenho – Arte Contemporânea, Lisboa. 2005 “Magens Soltas”, Galeria 57, Leiria. 2004 “Carlita”, Museu da Electricidade, Funchal. 2004 “A Porta dos Losangos,” Galeria Ao Quadrado, Stª Maria da Feira. 2003 “Máquinas Incansáveis”, Sala Unamuno, Salamanca. 2003 “Prémio Barata”, Galeria Barata, Lisboa

38

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

PORTUGAL MAIA, 1974

[DE]CONSTRUCTIONS XLII

Óleo sobre linho, 190x150cm, 2017


ISABEL LHANO ESTUDOS Licenciatura em Pintura, Faculdade de Belas Artes, Porto. 1971/1972 Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

PRÉMIOS 2015 Menção Honrosa no concurso “Neur’Arte”, Bienal Internacional, “O cérebro e a arte”, Museu Nacional de Aveiro. 2009 Prémio Erótika 2009 - Bienal de Arte Erótica de Gondomar, 2008 Menção Honrosa no concurso de Pintura, Escultura “Sua Majestade o Rei”, Museu do Vinho da Bairrada. 2007 Prémio do júri internacional do 5º Festival de gravura de Évora, Bienal Internacional. 2004 Menção Honrosa na III Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel. 1º Prémio do Concurso Gráfico da Sarrió, com o catálogo “Acto do Corpo”, na SNBA.

REPRESENTAÇÕES Museu Amadeo de Souza-Cardoso. Museu de Arte Contemporânea de VN de Cerveira. Delegação Norte do Ministério da Cultura. Fundação Eng. António Almeida, Porto.

PROJETOS 2004 Participação no livro de aniversário da quasi editora “Afectos e outros afectos” com prefácio de Mário Soares. 2000 Edição de serigrafia, a convite da Delegação Norte do Ministério da Cultura. 1999 Edição de serigrafia pelo Centro Português de Serigrafia, Lisboa. 1998 Autora do Projeto “Mom’arte”, corresponsável pela organização e membro do júri de seleção e premiação, Convento do Carmo Vila do Conde. 1996/1999 Directora Artística da Galeria Delaunay, Vila do Conde. 1992 Responsável pela programação e direção artística da Galeria do Auditório Municipal de Vila do Conde. Autora do projeto e design da edição “Homenagem a Sónia Delaunay”, Câmara Municipal de Vila do Conde. Autora das capas de livros de vários autores Portugueses, como: Valter Hugo Mãe, João Rios, Rita Ferro Rodrigues, Daniel Maia Pinto.

COLEÇÕES Museu do Vinho da Bairrada. Museu do Vinho do Vinho do Porto.

40

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

PORTUGAL LISBOA, 1964

DE MEDO

Acrílico sobre tela, 60x60cm, 2016


JOÃO NOUTEL ESTUDOS Pós-Graduação em Desenho e Técnicas de Impressão, Fac. Belas Artes, U. Porto. Licenciatura em Direito, Universidade Lusíada, Porto.

COLEÇÕES Museu de Arte Moderna Abel Manta, Fundação PLMJ, Museu das Comunicações, Lisboa, Fundação Portugal Telecom, Fundação António Prates, Sierra Portugal, S.A./ Grupo Sonae, Banco Banif Mais, Big – Banco de Investimento Global, Colecção Travessa da Ermida, Colecção Figueiredo Ribeiro, Museu do Vinho da Bairrada, Grupo Mega Carlton, Museu do Vinho do Porto, Niepoort Vinhos, Metro do Porto, Riberalves, Vieira de Castro, S.A., Fundação Eng António de Almeida, Cafés de Cabo Verde, Anje.

PERCURSO Autor e responsável criativo de diversas publicações e projectos temáticos (VG “douro - the new generation”, “nas tripas”, apresentados na feria do livro de Frankfurt 2005, a sua obra está ligada à imagem de vários vinhos premium (Pelada, Qta da Pellada/ dão; Carrocel, Qta da Pellada/ dão; Conceito/ douro; Conceito New Zealand; Contraste/ douro; Bastardo/douro; Niepoort/ douro, Niepoort/rótulo dão, Turris Niepoort, Rätzelhaft Riesling/ Dirk Niepoort + Philippe Ketner, Sparkling Wines Filipa Pato, Conceito South Africa, Aphros Wine/ Vasco Croft Sparkling, etc). Está representado em diversas colecções privadas em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Dubai, E.U.A.., Grécia e Índia, expondo regularmente desde 2002.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Portugal. 2016 “Legend”, Jr Gallery, Berlin. 2016 “Motordreams”, Galeria Artlounge, Lisboa. 2016 “Statement”, Centro Das Artes De Do Espetáculo Sever Do Vouga. 2016 “Fly With Me”, Wall Project, Aeroporto Francisco Sá Carneiro. 2015 “Missiva”, Fundação Portuguesa Das Comunicações/ Museu Das Comunicações, Lisboa. 2014 “Privacy”, Fundação Portugal Telecom, Lisboa. 2014 “Hangar”, Galeria Aparte, Porto. 2014 “Almost Superb #2”, Galeria Fernando Latorre, Madrid. 2013 “Almost Superb”, Galeria Art Lounge, Lisboa. 2012 “Commonplaces”, Galeria Nuno Sacramento. 2012 “Black”, Red And White Magic/ Wall Project, Casino Lisboa. 2011 “Out Series”, Galeria Aparte, Porto. 2011 “Arteportugal,” Featured Artist, João Noutel, Cascais. 2011 “Backstage”, Hard Club, Porto. 2011 Glory Days, Galeria Show Me, Braga. 2011 Another Big Day At Nápoles, Quinta De Nápoles, Douro.

42

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

PORTUGAL PORTO, 1971

THE CITIZEN

Técnica mista sobre MDF, 140x140cm, 2011


JORGE CRUZ

PORTUGAL LISBOA, 1963

BIOGRAFIA Nascido a 23 de Maio de 1963 em Lisboa, radicado em Aveiro, desde 1984, este jovem tem um percurso de vida como qualquer comum mortal.                                                                                         Em Maio de 2008, ao sofrer um AVC,  reescreveu a sua vida com uma nova realidade: dotado de indomavel  vocação artistica, incia auto didacticamente a sua formação .                                                                                                                                                                         “ Aprender a viver depois de um AVC foi um desafio dificil, mas ao mesmo tempo fascinante. Ao ficar com hemiparesia dos membros direitos, descobri que com a minha mão esquerda consigo fazer o que nunca tinha feito com a mão direita.”                                                                                                                                                                                                                           A sua obra , plena de pinceladas magicas e formas vibrantes, é o espelho da força que o acompanha desde que a actividade artistica como terapia ocupacional.

PONTO DE VIVER

44

Acrílico sobre tela, 60x80cm, 2017

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA


JUAN DOMINGUES ESTUDOS 2007 Licenciatura em Pintura, Escola Universitária das Artes de Coimbra.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2016 “Realidade Condicionada”, Auditório Municipal de Gondomar. 2015 “Laura”, LM Galeria de Arte Contemporânea, Sintra. 2015 “Miriam”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo. 2014 “Between Mirrors”, Galeria Metamorfose, Porto. 2013 “Alpha”, Galeria We Art, Aveiro. 2012 “Hífen”, Museu da Pedra, Cantanhede. 2011 “Pintura e Desenho”, Casa da Cultura de Cantanhede. 2007 “La Femme Déshabillée”, CITAC/AAC, Coimbra

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Portugal. 2016 “In good hands”, Galeria Acervo, Lisboa. 2016 Private Selection, Casa Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Arte Contemporânea. 2015 “Neur’Arte”, Museu de Aveiro, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Arte Contemporânea.

THE TERRIFYING BEAUTY OF A BRAIN SURGERY

46

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

VENEZUELA

PUERTO CABELO, 1981

2015 I Bienal de Gaia, Vila Nova de Gaia. 2015 Coletiva de Verão, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo. 2015 Inovação & Criatividade We Art, Porto Business School. 2014 Pintura Portuguesa Contemporânea, The Peach Gallery, Toronto. 2014 Vinho & Fado, Museu do Vinho, Anadia. 2014 Arte & Negócios, We Art, Porto Business School e AIDA. 2014 Arte & Negócios, Porto Business School, Matosinhos. 2014 Está na Cara, Casa Municipal da Cultura, Coimbra. 2014 Capital Europeia da Cultura, Guimarães. 2013 Jardins sem Limite, Galeria Quinta Nova da Assunção, Sintra. 2013 Jovem Criador, Aveiro. 2013 XI Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II, Q. Nova da Assunção, Sintra. 2010 Prémio Jovem de Artes Plásticas, CAE, Figueira da Foz. 2010 Pintar (n)a Cidade, Municipal da Cultura, Cantanhede. 2009 Casa Museu da Trindade, Lisboa. 2007 XIV Bienal Intern. de Arte de V.N. Cerveira, Galeria Projeto, V.N. Cerveira. 2006 XI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, ARCA-EUAC, Coimbra.

REPRESENTAÇÕES E COLEÇÕES Embaixada de Cuba em Portugal. Drawing Dreams Foundation, Califórnia. Coleção Norlinda e José Lima.

Caneta bic azul e carvão sobre papel, 120x150cm, 2017


LEANDRO MACHADO ESTUDOS Mestre em Comunicação Estética, Esc. Univ. das Artes de Coimbra ARCA_EUAC. Pintura, Esc. Univ. das Artes de Coimbra, ARCA_EUAC. 1996 Artes Visuais, Escola Secundária Artística de Soares dos Reis Porto. 1995 Aprendizagem artística com o professor pintor Armando Madeira.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 “HERO” Galeria Nuno Sacramento - Arte Contemporânea, Ílhavo. 2015 “Modos desaprendidos de irradiar” Centro das Artes e do Espetáculo, Sever do Vouga. 2009 “Pintura” Pousada de São Lourenço, Manteigas. 2009 “Pintura” Pousada de Santa Cristina, Condeixa. 2009 “Pintura” Convento do Desagravo, Oliveira do Hospital. 2008 “Pinceladas de sonho, sossego e medo” Centro da Artes e do Espetáculo, Sever do Vouga. 2003 “Então chamas a ti o lugar onde o tempo deixou o sonho escapar” Centro das Artes e do Espetáculo, Sever do Vouga. 1996 “Exposição de Desenho e Pintura”, Salão Nobre da Caixa de Crédito Agrícola, Sever do Vouga.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Portugal. 2016 “Arte em Postal” Galeria Metamorfose, Porto. 2015 “Acervo 2015” Galeria Metamorfose, Rua Miguel Bombarda, Porto. 2015 “7x7” Biblos Clube de Lectores, Corunha, Espanha. 2015 “Coletiva de Pintura e Escultura” Galeria Nuno Sacramento - Arte Contemporânea, Ílhavo. 2015 “7x7” DaVinci Art Galler, Rua Miguel Bombarda, Porto. 2014 “Quad(t)ros” Tinturaria, Covilhã. 2014 “ARTE EM POSTAL” Galeria Metamorfose, Porto. 2014 “Vinho e Fado” Salpoente, curadoria Galeria Nuno Sacramento - Arte Contemporânea. 2014 “Vinho e Fado” - Museu do Vinho Bairrada, Anadia,curadoria Galeria Nuno Sacramento - Arte Contemporânea. 2014 “É a crise” Galeria Metamorfose, Porto. 2014 “7UP” Biblioteca Municipal, Santa Maria da Feira.

COLEÇÕES Fundação Bissaya Barreto, Coimbra. Museu do Fado, Lisboa.

48

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

O BERÇO DE ATENA

PORTUGAL

SEVER DO VOUGA, 1981

Acrílico sobre tela, 120x100cm, 2017


MÁRIO TENDINHA PERCURSO Começa a desenhar e a pintar aos 18 anos, muito influenciado pelas correntes modernas na época, a música pop, os hippies e os movimentos sociais. A banda desenhada, uma das suas paixões desde a infância, deixa marcas no seu trabalho inicial, que se traduz pelas técnicas e suportes então utilizados. Em 1975, quando as tropas Sul Africanas invadem Angola, a sua residência e atelier no Lubango são completamente vandalizados e deixa de pintar. Foi militante do MPLA, sindicalista da UNTA e gestor de empresas. Só volta a pintar e a expôr em 2003. Está representado em coleções em Angola, Brasil, Portugal, Itália, Reino Unido, França, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos da América, Moçambique e África do Sul.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2017 “Ohope Series”, Art & Acre Gallery, Whakatane, Nova Zelândia. 2016 “Meridionális”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro/Ílhavo, Portugal. 2015 “Ki Mona Mesu”, Mediateca do Huambo, Huambo, Angola. 2015 “Ki Mona Mesu”, Centro Cultural Camões, Luanda, Angola. 2012 “Através das Portas”, Centro Cultural Camões, Luanda, Angola. 2009 “Ngola Mirrors” Centro Cultural do Instituto Camões, Luanda, Angola. 2008 “Oratura...dos Ogros e do Fantástico” SIEXPO, Museu Nacional de História Natural, Luanda, Angola. 2008 “Oratura...dos Ogros e do Fantástico”, Horto Municipal, Moçâmedes, Angola. 2007 “Riskuss”, Galeria Celamar, Luanda, Angola. 2004 “Partilhar” (I), Casa das Artes, Famalicão, Portugal. 2004 “Partilhar”(II), Centro Cultural do Instituto Camões, Luanda, Angola.

PREGNANCY

50

Pigmento negro e tinta acrílica sobre papel acrílico, 30x40cm, 2017

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

ANGOLA

MOÇÂMEDES, 1950

2003 “...lá para o Sul”, Galeria Cenarius, Luanda – Angola. 1973 CITA, Luanda, Angola. 1972 Biblioteca Municipal, Huambo, Angola. Correndo pela viela estreita, rua abaixo.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2017 “Brainstorming”, Casa da Cultura Estarreja, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Portugal. 2017 “Coleção Caixa Angola”, MAAN - Memorial Dr. António Agostinho Neto, Luanda, Angola. 2016 “Projecto Olongombe”, Moçâmedes, Huíla, Bnguela, Luanda, Angola. 2015 “International Expo Contemporary Art”, Mov’Arte, Luanda, Angola. 2014 “The Angels Share”, Oon.dah, Luanda, Angola. 2014 “Fenacult/14”, Galeria UNAP, Luanda, Angola. 2014 “39o Aniversário da UNAP”, Galeria Unap, Luanda. Angola. 2013 “Arte 100 Fronteiras”, Centenário do Lobito, Angola. 2013 “Há JAZZ no Camões”, Centro Camões, Luanda, Angola. 2010 “Solidariedade com o Haiti”, SIEXPO, Luanda, Angola. 1974 O cina d’Arte, Lubango, Angola.


NUNO HORTA ESTUDOS Design, Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos. Artes Visuais, Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, Porto.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2015 “Animalia”, Fundação Dionísio Pinheiro, Águeda. 2015 “Animalia”, MCO Arte Contemporânea, Porto. 2014 “MAF, Genetic Variations”, Plano B, Curadoria Sala 117, Porto. 2014 “White Wedding”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo. 2013 “Mask”, Viriato & Viriato, Águeda. 2012 “Mask”, Palácio das Artes, Porto. 2012 “Mask”, Teatro Municipal da Guarda, Guarda. 2012 “Oporto Landscapes”, El Corte Inglês, V. N. Gaia. 2012 “Mask”, Espaço 110, Porto. 2009 “Extreme Ways”, Centro de Artes e Espectáculos, Guimarães. 2004 “Dígitos”, Cirurgias Urbanas, Porto. 2003 “X-Rays”, Galeria-bar Labirintho, Porto.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2017 “Brainstorming”, Curadoria Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Casa da Cultura Estarreja. 2014 “Vinho & Fado”, Curadoria Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Museu do Vinho da Bairrada, Anadia. 2013 “Bakalhau”, Curadoria Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Centro Cultural de Ílhavo.

PUBLICAÇÕES “Brainstorming”, Catálogo de Arte, 2017. “Vinho & Fado”, Catálogo de Arte, 2014. “Blur Magazine”, Revista de Fotografia Internacional, nº 32, 2013. “Bakalhau”, Catálogo de Arte, 2013. “arte.es”, Revista de Arte Internacional, no 53, 2013.

52

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

PORTUGAL

MIRANDELA, 1977

NEURO LISA

Lambda print, 100x70cm, 2017


NUNO RAMINHOS ESTUDOS 1997 Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura, Faculdade de Belas Artes Univ. Porto.

PRÉMIOS 2004 2.º Prémio na III Bienal de Pintura “Arte Jovem de Penafiel”, Penafiel. 2003 Menção Honrosa, VII Prémio Pintura e Escultura D. Fernando II, Sintra. 2003 Menção Honrosa, XVI Salão Primavera da Galeria de Arte do Casino Estoril. 2002 1.º Prémio Pintura, VI Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II, Sintra. 2002 Menção Honrosa, 7ª Bienal Artes Plásticas, Prémio Vespeira, Montijo. 2001 Menção Honrosa, V Edição Prémio Nac. Pintura “Artistas de Gaia”, V. N. Gaia. 2001 Menção Honrosa, XIV Salão Primavera da Galeria de Arte do Casino Estoril. 2000 Menção Honrosa, IV Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II, Sintra. 2000 Menção Honrosa, XIII Salão Primavera, Galeria de Arte do Casino Estoril. 1999 Menção Honrosa, XII Salão de Primavera da Galeria de Arte do Casino Estoril.

PERCURSO Encontra-se representado em Portugal em várias galerias e atualmente é representado no Reino Unido pela Art You Grew Up With e pela Graffik Gallery. Realiza exposições individuais e coletivas, desde 1999, em diversas galerias §nacionais e internacionais.

REPRESENTAÇÕES Em colecções particulares e institucionais (Fondation Valmont, ANJE, Alcatel – Lucent, Fundação PLMJ, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Penafiel, Câmara Municipal de Paredes).

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2016 “Nothing Like a Hero”, Galeria Red Nankim, Porto. 2014 “It’s Fucked Up To Be a Hero”, PATCH, Porto. 2013 “Don’t Kill Your Heroes”, 3.14 Arte Contemporânea, Espinho. 2012 “Flash”, openday 08 LXFactory, com a INFLUX, Contemporary Art, Lisboa. 2011 “Break On Through”, Galeria João Lagoa, Porto. 2009 “Dangerous Girl”, Galeria João Lagoa, Porto. 2008 “Figures in Motion”, Galeria Pedro Serrenho, Arte Contemporânea, Lisboa. 2007 “L’America”, Galeria Fuga Pela Escada, Guimarães. 2006 “Time Runs Out Through Us”, Galeria João Lagoa, Porto. 2005 ”I’m Sorry, Mr. Hockney...”, Galeria Nuno Sacramento, Aveiro. 2004 “Wandering Heads”, Galeria Por Amor à Arte, Porto. 2003 “I Think I Smell A Rat”, Galeria Municipal de Fitares, Sintra. 1999 “O Retrato do Xerife Rembrandt”, Galeria da ANJE (Casa do Farol), Porto.

54

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

STRAWBERRIES

PORTUGAL

V. N. GAIA, 1971

Acrílico sobre tela, 81x92cm, 2017


PEDRO FIGUEIREDO ESTUDOS Mestrado em Artes Plásticas, Esc. Univ. das Artes Coimbra, ARCA - E.U.A.C. Pós-graduação em Com. Estética, Esc. Univ. das Artes Coimbra, ARCA - E.U.A.C. Licenciatura em Escultura, Esc. Univ. das Artes Coimbra, ARCA - E.U.A.C. Curso profissional de Cerâmica na Escola Artística de Coimbra, ARCA - E.A.C.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS (SELEÇÃO) 2016 “Correntes da Escultura”, Museu da Água, Coimbra. 2016 “Contra a Expansão”, Centro de Arte Tomás y Valiente, CEART, curadoria Galeria Nuno Sacramento, Madrid, Espanha. 2016 “No Limite da Forma”, Centro Cultural de Cascais – Fundação D. Luís I, Curadoria Galeria São Mamede, Cascais. 2015 “Entre o Corpo e o Espírito”, Casa das Artes, Miranda do Corvo. 2015 “Antes do Céu”, Museu de Olaria, Sala da Capela, Barcelos. 2014 “Formas de Saudade”, Casa Municipal da Cultura, Coimbra. 2014 “Museu da Farmácia”, Curadoria Galeria São Mamede, Porto. 2014 “Museu da Farmácia”, Curadoria Galeria São Mamede, Lisboa. 2013 “Escala Global”, Galeria Nuno Sacramento, Ílhavo. 2013 “Geração Global”, Galeria São Mamede, Lisboa.

COLEÇÕES Museu da Água, Sons do Mar, Coimbra. Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I, Cockcrowing, Cascais. Parque Manuel Braga, Busto Doutor António Arnaut, Coimbra. Jardins da Casa das Artes, Caminhante, Miranda do Corvo. Avenida São Miguel, Anjo da Guarda, Guarda. Museu de Olaria, Barcelos. Casa Municipal da Cultura, Coimbra dos Amores, Coimbra. Colecção Ernesto Rancaño, Havana, Cuba. Museu Nacional de Artes Decorativas, Havana, Cuba. Academia de Belas Artes de San Alejandro, Havana, Cuba. Oficina do Historiador da cidade de Havana – Eusébio Leal, Havana, Cuba. Museu Biblioteca Servando Cabrera Moreno, Havana, Cuba. Embaixada de Portugal, Havana, Cuba. DRCC, Direcção Regional da Cultura do Centro, Coimbra. Hotel Jerónimo 8, Lisboa. Centro de Artes e Espectáculos, C.A.E., Figueira da Foz. Fundação Bissaya Barreto, Coimbra. Teatro Aveirense, Aveiro. Jardim do Lago, Covilhã. Museu da Bienal de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira. Câmara Municipal da Guarda. Escola Universitária das Artes de Coimbra – A.R.C.A. - E.U.A.C, Coimbra. Colecção de Arte Moderna e Contemporânea António Piné, ANF, Lisboa.

56

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

IDEIA

PORTUGAL GUARDA, 1974

Poliéster, Metal e Vidro, 138x55x65cm, 2017


TERESA CARNEIRO ESTUDOS Licenciatura em Design Industrial pela Universidade Lusíada, PORTO.

PERCURSO Cedo revelou um gosto pelas artes, nomeadamente pela pintura. Participou em diversos projectos, já que a própria define o Design como “espaços de criatividade”, palco onde desenvolve outras capacidades imaginativas. A pintura impõe-se na sua vida de forma apaixonada e desta faz hoje seu trabalho. Obcecada por rostos expressivos, que sejam o “reflexo do interior”, Teresa Carneiro assume que gosta de pintar caras que contem histórias: “Um olhar por vezes diz mais que mil palavras e eu gosto de retratar um momento que desmonta uma vida”. Desde que se lançou na aventura de colorir sentimentos, a artista já experimentou todo tipo de técnicas e materiais em diferentes tipos de suporte, desde placas acrílicas, telas, madeiras recortadas, vidro, etc. A sua obra foi sendo exposta em diversos espaços quer colectiva quer individualmente e encontra-se em inúmeras colecções particulares.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2016 “Nas Asas do Sonho”, Galeria Exibicionista, Lisboa. 2014 “Segredos”, Galeria Nuno Sacramento, Ilhavo. 2011 Galeria João Pedro Rodrigues, Porto. 2010 “Terra do Silêncio”, Galeria Show me, Braga. 2009 “Papel Feminino”, Galeria Inter-Atrium, Porto. 2008 Forte de S. João, Porto. 2007 Galeria João Andrade e Silva, Porto. 2006 Galeria João Andrade e Silva, Porto. 2005 Museu Municipal de Paços de Ferreira. 2004 Galeria João Andrade e Silva, Porto.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS 2016 Feira de Arte e Design, Maison & Objetc, Miami. 2016 Galeria Nuno Sacramento, Ilhavo. 2015 Galeria Red Nankim. 2015 Galeria Nuno Sacramento, Ilhavo. 2015 “Benetton Foundation”, CAC Málaga 2014, Quantum of the Seas, Miami. 2013 “JUSTMAD”, Galeria Nuno Sacramento, Madrid, Espanha. 2013 “Bakalhau”, Museu Maritimo de iIhavo, Gal. Nuno Sacramento, Ilhavo. 2012 Galeria Artes Solar de S. António, Porto. 2010 Palácio do Freixo, Porto. 2009 “Ladies Show”, Galeria Inter-Atrium, Porto. 2005 Galeria Okastudio, Porto. 2001 Galeria João Andrade e Silva, Porto.

58

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

MENTE

PORTUGAL PORTO, 1977

Técnica Mista sobre madeira, 140x140cm, 2017


TRAEXLER ROMAN ESTUDOS Universidade de Música e Artes Cenicas, Viena. Conservatório de Viena. Educação no SAE, Viena.

PERCURSO Träexler Roman estabeleceu-se como um dos artistas plásticos mais talentosos da atualidade na Áustria e destacando-se também na cena artística internacional. As suas pinturas são impressionantes, com um sentido instintivo impulsionado por uma profunda compreensão do povo que o rodeia resultando nestes belos trabalhos de forte carácter e profundamente artísticos.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2015 “Monocromatics+”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo, Portugal. 2015 “The others Fair - Ex Carcere le nuove”, Turin, Itália. 2015 “St-art 2015”, Feira de Arte Contemporânea de Estrasburgo, França. 2015 “Monocromatics+”, Art Felicitas, Mauren, Liechtenstein. 2015 “The ART Innsbruck”, Feira de Arte Contemporânea, Innsbruck, Áustria. 2015 Coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia, Nuno Sacramento, Arte Contemporânea, Ílhavo, Portugal. 2015 “Monocromatics+”, Galeria Mariahilferstrasse, Graz, Áustria. 2015 “Po-sitions Berlin” - Art Fair for Modern & Contemporary, Berlim, Alemanha. 2014 “(N)akt”, Galeria Mariahilferstrasse, Graz, Áustria. 2014 “Monaco Hebdo”, Edition Werbach, Viena, Áustria. 2014 “Monaco Hebdo”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo, Portugal. 2014 Vinho e Fado, Museu de Anadia, Anadia, Portugal. 2014 “Vinho e Fado”, Salpoente, Aveiro, Portugal. 2014 Pintores Emergentes, Biblioteca Municipal, Albergaria-a-Velha, Portugal. 2014 Paperworx, Galeria Oxholm, Copenhaga, Dinamarca. 2014 Syrian Breakfast, Stilwerk,Viena, Áustria. 2014 Augen Leuchten - Lippen Flüstern, Art Felicitas Singer, Mauren, Liechtenstein. 2013 Schmerz, Galeria Mariahilferstrasse, Graz, Áustria. 2012 Everyday People, Edition Werbach, Viena, Áustria.

60

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

MONO #665

AUSTRIA

VIENA, 1970

Óleo sobre tela, 160x120cm, 2016


FICHA TÉCNICA ORGANIZAÇÃO Câmara Municipal de Estarreja LOCAL Casa Municipal da Cultura CURADORIA Nuno Sacramento, Arte Contemporânea TEXTOS Diamantino Sabina João Alegria Nuno Sacramento Pedro de Melo Freitas MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO Lilia Figueiras Edna Bettencourt DESIGN Nhdesign | www.nhdesign.pt IMPRESSÃO Riaprint - Celeste Carvalho TIRAGEM 500 exemplares DEPÓSITO LEGAL 426862/17 DATA Junho de 2017

BRAINSTORMING PINTURA, ESCULTURA, FOTOGRAFIA

ARTISTAS REPRESENTADOS Albano Martins Aníbal Lemos Aureliano Aguiar Branislav Mihajlovic Capote Carla Faro Barros Carla Regina Mourisca Carlos Pereira Duarte Vitória Duma Eduardo Mendes Elizabeth Leite Gil Maia Isabel Lhano João Noutel Jorge Cruz Juan Domingues Leandro Machado Mário Tendinha Nuno Horta Nuno Raminhos Pedro Figueiredo Teresa Carneiro Traexler Roman APOIO CULTURAL Danipack A cultura promove o crescimento pessoal, a liberdade e o sentido crítico. A Danipack apoia iniciativa e eventos que permitam o seu acesso e difusão. Tiago Barros


Catalogo Brainstorm  

Pintura, Escultura, Fotografia