Issuu on Google+

DA SUSTENTABILIDADE


PONTO CIDADÃO Centro de capacitação profissional e cultural para jovens, situado no sítio histórico de Igarassu, gerenciado por uma rede de empresas, que acreditam neste investimento como alicerce para uma sociedade melhor e mais justa.

NOSSA MISSÃO Apoiar a formação de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, visando ampliar sua condição de empregabilidade, por meio da educação e da capacitação profissional, atuando como uma rede multi-institucional e contribuindo para o exercício da cidadania.

VISÃO 2018 Ampliar reconhecimento como um projeto de referência em capacitação profissional com elevado índice de inserção no mercado de trabalho e expandir o atendimento para um segundo turno de aula.


O QUE É SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, sem agressões ao meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

FONTES:

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm http://www.assukarstore.com.br/sustentabilidade


O COMITÊ DO MEIO AMBIENTE O comitê de meio ambiente surgiu da iniciativa do Professor Fernando Melo, que percebeu a oportunidade de sensibilizar os jovens de Igarassu em relação à preservação do meio ambiente. O objetivo do comitê é conscientizar os alunos do Ponto Cidadão sobre a responsabilidade ambiental.

ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO COMITÊ 1. TRILHA ECOLÓGICA EM CUIEIRAS Com o apoio de Fernando Melo e de Genilse Gonçalves, integrantes da Agenda 21 de Igarassu e voluntários do Ponto Cidadão, os jovens participaram de trilha ecológica em Cuieiras, comunidade rural de Igarassu. Além dos aspectos ecológico e histórico, o passeio contou com uma ação social: foram distribuídas 20 cestas básicas para famílias da região. A arrecadação de alimentos foi realizada na semana do passeio e só foi possível devido à solidariedade da população. “A participação de Fernando Melo como mentor do comitê de meio ambiente é de extrema importância no despertar da conscientização dos jovens em relação ao meio ambiente”, comenta a coordenadora do Ponto Cidadão, Roberta Cavalcanti.


2. REFLORESTART A Usina São José, em parceria com a Alcoa, promoveu em julho de 2012 uma ação de reflorestamento das Margens Ciliares do Rio Botafogo – Projeto REFLORESTART.Mais de 30 jovens do Ponto Cidadão, sob a coordenação do professor Fernando Melo, participaram desta iniciativa.

3. MUDA DE PAU D´ ARCO Para comemorar a semana da árvore, a Usina São José, por meio do projeto REFLORESTART, promoveu uma série de atividades com os jovens do Ponto Cidadão. Além da participação no concurso de redação sobre a preservação do meio ambiente, os jovens tiveram a oportunidade de desfrutar de uma enriquecedora palestra com o biólogo Roberto Siqueira. Todos foram presenteados com uma muda de Ipê Branco - mais conhecida como Pau d’Arco – acompanhada do manual de instruções sobre o cultivo e plantio. Ao final foi realizado o plantio do Pau D´Arco com muita dedicação e conscientização.


4. VISITA AO REFÚGIO ECOLÓGICO Os jovens do Ponto Cidadão visitaram no dia 15 de setembro de 2012, o Refugio Ecológico Charles Darwin, uma área de 60 hectares de Mata Atlântica preservada, localizado na zona rural de Igarassu. O refúgio desenvolve um trabalho educativo e de informação com escolas públicas e privadas expondo noções gerais sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade. A ação foi coordenada pelo comitê de meio ambiente.

5. GINCANA SOCIOAMBIENTAL O Ponto Cidadão promove anualmente a Gincana Socioambiental com as tradicionais provas (coleta de material reciclável, apresentação cultural, paródia, arrecadação de alimentos) relacionadas ao meio ambiente e à acessibilidade da terceira idade. Para essa gincana foram incluídas a coleta de óleo de cozinha, no intuito de sensibilizar e educar para a reutilização (fabricação de sabão) e também a arrecadação de brinquedos para serem doados a uma creche da região.


DEPOIMENTOS 1. Fazendo parte do comitê de meio ambiente do Ponto Cidadão pude conhecer trilhas ecológicas, refúgios e conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiente. Jane Kelly 2. Participar do comitê de meio ambiente do Ponto Cidadão foi adquirir esperança e contribuir para a sensibilização da sustentabilidade. Mirelle Valéria 3. Faço parte do comitê do meio ambiente para preservar o que é nosso, pois sem ele não podemos viver.. Aline Maria 4. Ao ingressar nesse comitê renovei a minha visão em relação à necessidade de cuidar do nosso ambiente, valorizando a nossa terra. Débora Noberto 5. Participar do comitê do meio ambiente foi fantástico, pois pude ver de perto as belezas naturais e sabe r a verdadeira importância de preservar o nosso tesouro verde. Éricka Maria


DEPOIMENTOS 6. Para mim o meio ambiente é vida que alimenta outras vidas, por isso devemos preservar o que temos de mais rico. Elda Maria 7. O meio ambiente é um meio de vida. Para termos uma respiração cada vez melhor, preserve-o. Maeli Eloise 8. Meio ambiente significa preservação, compromisso com a vida, sociedade e principalmente com o FUTURO. Maria Fabiana 9. O meio ambiente é o meio natural que nos cerca, que nos rodeia e por isso devemos preservá-lo. Priscila Marques 10. Meio ambiente é vida. É ter o mundo melhor sem poluição. Participar do comitê foi bom para o aprendizado e pude consientizar as pessoas que fazem parte do meu convívio. Preservar É VIVER MELHOR. Edna Santana


DEPOIMENTOS 11. A partir do momento que passamos a conhecer a importância da biodiversidade, aprendemos a respeitar o mundo que vivemos. Mayara Beatriz 12. Para mim a natureza é um presente de Deus, e que todos nós devemos cuidar para a geração futura. Válber Wellington 13. Meio ambiente pra mim significa a esperança de ter um futuro melhor e mais digno. Débora Cristovão


AGRADECIMENTOS Agradecemos a todos que contribuíram com a produção deste trabalho, em especial ao Professor Fernando Melo, que com empenho e dedicação abraçou essa causa, contribuindo para o exercício da cidadania.

APOIO Débora Noberto – Aluna do PPF (Projeto Passagem para o Futuro) 2012 Fernando Melo – Mentor voluntário do Comitê de Meio Ambiente do Ponto Cidadão Roberta Cavalcanti – Coordenadora Executiva do Ponto Cidadão Rosangela Almeida – Coordenadora Pedagógica do Ponto Cidadão


PONTO CIDADÃO CONSTRUINDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS


Av. Joaquim Nabuco, 46 - Centro Igarassu/PE - CEP: 53.610-070 Telefax: (81) 3543.0277 www.pontocidadao.org.br


Livreto Ponto Cidadão