Page 1

Ajudando sua empresa a ganhar dinheiro com as redes sociais Esta é aprimeira edição da Newsletter Expert: Facebook. Nesta edição de boas vindas vamos começar ensinando você a criar uma Fan Page no Facebook. Você vai entender as razões e vantagens dela, conhecerá ferramentas para turbinar sua page e ainda receberá dicas exclusivas da nossa equipe. Você também vai entender o potencial que o Facebook tem de gerar negócios, vai ficar por dentro das notícias mais quentes sobre o “mercado” Facebook, e ainda vai conferir uma entrevista exclusiva com um grande nome do marketing digital brasileiro.

Um oferecimento

Clique!

2

Facebook: um breve resumo

2

O espantoso crescimento

3

Os Top 20 mundiais no Facebok

4

O Facebook e as empresas

7

Quer deixar sua Fan Page com um visual mais atraente?

7

Desafio da semana

9

Entrevista Paulo Kendzerski

10

Highlights da edição

3

Orkut: um gigante em decadência?

5 Criando uma Fan Page

6

Cuidados que você deve tomar ao criar sua Fan Page

As cinco maiores marcas brasileiras no Facebook

8

Notícias importantes da semana

2

Crescimento do Facebook no Brasil nos últimos seis meses

Lição da semana:

8

10

Você vai ler na próxima edição

Tags da edição: facebook | fan page | crescimento do facebook | empresas no facebook | como criar uma fan page | redes sociais | números do facebook | socialbakers | paulo kendzerski | wbi brasil | Fan Page Generator Custom Page Designs | HyperArts | Fan Page Engine | Nike Futebol | Privalia Brasil | Azul - Linhas Aéreas Brasileiras | BlackBerry Brasil | Sony Music Brasil | mark zuckerberg | nicholas negroponte


Facebook: um breve resumo O Facebook nasceu da genialidade de um estudante nos dormitórios de Harvard, em fevereiro de 2004. Inicialmente projetada para ser um canal de comunicação entre alunos da universidade em menos de um mês a rede ficou popular em Stanford, Columbia e Yale, algumas das mais respeitadas universidades dos EUA. Em pouco mais de dois anos e meio cresceu assombrosamente, recebeu aportes bilionários de investidores e foi liberada para o mundo. O sucesso precoce não poderia significar em algo diferente do que se tem hoje: uma empresa multibilionária que conecta o mundo todo e tem a ambição de moldar o futuro da internet.

O espantoso crescimento O Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 640 milhões de usuários* ao redor do globo. No Brasil somos mais de 13 milhões*. E o panorama é bastante positivo e favorável ao crescimento. Apesar do sucesso do Orkut, o Facebook é hoje a rede social que mais cresce no País. O gráfico do socialbakers, site que pode ser definido como um raio-x mundial do Facebok, não nos deixa mentir: *Fonte: Socialbakers.com 22/03/2011

Os usuários brasileiros no Facebook Nos últimos seis meses passamos de pouco mais de cinco milhões de usuários para mais de 13 milhões. Número que ainda é pequeno selevado em conta o potencial do Brasil. Para efeito de comparação, enquanto nossos vizinhos hermanos têm 30% de sua população presente no Facebook, somos pouco mais de 6% online na rede de Mark Zuckerberg. *Março de 2011

pg. 2

Voltar para o menu


Orkut: um gigante em decadência? O Orkut, por exemplo, tem mais de 30 milhões de usuários cadastrados. Conta com a desvantagem, porém, de estar perdendo espaço na preferência dos brasileiros. Pesquisas da comscore e Ibope Mídia apuraram que 50% dos usuários do Orkut disseram ter usado menos a rede social em 2010.

Os Top 20 mundiais no Facebook

Se a tendência é que até o fim do ano o Facebook Brasil supere o Orkut em popularidade, não deve demorar para ocuparmos as primeiras posições no ranking global. Ou seja, não será surpresa se ultrapassarmos a barreira dos 30 milhões de usuários.

*Março de 2011

pg. 3

Voltar para o menu


O Facebook e as empresas Muitas empresas já perceberam o potencial do Facebook. No entanto, são poucas as que dedicam-se de verdade a gerar valor para o usuário. Com poucas excessões - que vamos lhe apresentar no decorrer das ediçõesos bons exemplos vem das grandes corporações. Em geral impera o: “estou lá porque todo mundo está”. O fato de que não se tratam de milhões de meros usuários de rede social, mas de milhões de pessoas e potenciais clientes ainda é pouco percebido pela maioria das empresas. A internet é feita de modismo e tendências passageiras. Mas o seu negócio não. E é por isso que você precisa estar conectado e saber onde seu público está e para qual direção ele vai. E é nessa tarefa que queremos te ajudar! Vivemos o que o professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Nicholas Negroponte chama de a era da “mudança de átomos para bits”. Segundo ele, esse é um processo “irrevocável e impossível de parar”. O especialista quer dizer que a cada dia que passa precisamos menos de bens palpáveis. O físico é cada vez mais desnecessário em função de um ascendente mundo digital repleto de possibilidades. Por que a relação empresa/consumidor seria diferente? Na era do relacionamento online, as pessoas já não precisam de um vendedor em muitas áreas – e esse é um processo irreversível. Os números estão aí para quem quiser ver. Evolução do faturamento do e-commerce brasileiro (primeiros semestres)

O comércio eletrônico cresce no Brasil a margens espantosas ano a ano e a facilidade para comprar sem sair de casa é cada vez maior. Precisa dizer mais alguma coisa?

pg. 4

Voltar para o menu


Lição da semana

Criando uma Fan Page A página de sua empresa no Facebook é um cartão de visitas. Traçando um paralelo com o mundo físico, pode-se dizer que ela é sua recepcionista. É através da Fan Page que as pessoas farão o primeiro contato com sua empresa e terão a primeira impressão sobre o seu negócio. Daí a importância de oferecer uma página com informações completas, precisas, bem distribuídas e com um visual bacana. Afinal, você não terá outra chance para causar uma boa primeira impressão. Na prática O primeiro cuidado que você deve ter é saber que um perfil corporativo necessita de uma Fan Page e não de um perfil pessoal. Muitas empresas acabam utilizando a segunda opção por puro desconhecimento. A Fan Page oferece muito mais possibilidade que o perfil padrão. Com ela você pode aproveitar o efeito viral do botão “Curtir”. Também pode personalizá-la, explorar uma infinidade de aplicativos (ou mesmo criá-los) e obter relatórios de audiência, bem como ocorro com o Google Analytics. Se existe uma regra a seguir é ter dedicação total aos seus fãs. Como criar uma Fan Page Para criar uma Fan Page acesse a área de criação de páginas do Facebook e selecione as opções que mais se encaixam a área de atuação de seu negócio.

pg. 5

Voltar para o menu


Dicas da semana

Cuidados que você deve tomar ao criar sua Fan Page

1

2

3

4

5

Preste atenção no nome que escolher para sua página: não se esqueça que muitos procuram por assuntos de interesse e não por empresas em específico. Se você estivesse procurando pelo seu próprio negócio, que palavras utilizaria? Seja encontrado mais facilmente: se você possui uma empresa de #refrigerantes adicionar o referido termo em sua conta é uma simples e eficiente para as pessoas lhe encontrarem. Ex: ao invés de Fulano, opte por Fulano Bebidas ou Fulano Refrigerantes. Cuidado com o texto que descreve sua atividade: preocupe-se em criar um texto envolvente – que seja capaz de cativar, mas sem firulas. Seja objetivo sem deixar de transmitir quem é a empresa, para que ela e como pode ajudar as pessoas. O que vale não é o: “eu sei, eu fiz”, mas o: “posso fazer isso e aquilo por você”. Explore todas as possibilidades: não restrinja-se apenas a preencher informações no Mural. Aproveite ao máximo os espaços de cada aba. Se achar necessário, inclusive, crie outras. Desenvolva uma página personalizada : não existem limites para o que se pode desenvolver em uma Fan Page. O Facebook tem uma série de aplicativos prontos para incresmentar sua página. E, também, permite que se desenvolvam novos apps. A Página de Desenvolvedores explica tudo o que o pessoal de T.I precisa saber para criar.

pg. 6

Voltar para o menu


Quer deixar sua Fan Page com um visual mais atraente? Uma alternativa para aperfeiçoar o visual de sua Fan Page é usar utilizar aplicativos online para criar um visual diferente. O TabSite permite que você crie uma página de boas vindas utilizando texto e uma imagem gratuitamente. É bastante simples. E os resultados podem ser bem bacanas. Eles também possuem planos mais pagos com recursos mais avançados. Confira alguns exemplos do que pode ser feito. Outros sites que oferecem um serviço semelhante com planos pagos: Fan Page Generator

HyperArts

www.fanpagegenerator.com

www.hyperarts.com

Custon Page Designs

Fan Page Engine fanpagegeengine.com

www.custompagedesigns.com

DESAFIO DA SEMANA Crie uma Fan Page para sua empresa e curta a nossa Fan Page. Quem já tem também pode participar. Nossa equipe irá analisar todos as páginas e na próxima ediçãodivulgaremos a mais bem avaliada com algumas considerações importantes. O vencedor ganha um mês de Expert grátis. Para participar, basta publicar a seguinte frase em sua Fan Page.

Estamos participando do Desafio da Semana de Expert. Curta essa ideia e nos ajude a prestar um serviço no Facebook cada vez melhor. Mas atenção!

Só poderemos avaliar seu trabalho se nossa marca aparecer exatamente como está na imagem abaixo. Para isso ocorrer você precisa inserir uma “@” antes da palavra Expert. Ao fazer isso uma caixa se abrirá para que você selecione nossa Fan Page e confirme a participação de sua empresa. Dica importante: As empresas que receberem mais “Curtidas” ganharão pontos extras

pg. 7

Voltar para o menu


Notícias importantes

Focado em expandir atuação em aplicativos móveis, Facebook adquire empresa De acordo com o portal TG Daily 40% dos usuários do Facebook acessam o site através de telefones celulares. E foi de olho nesse mercado que a empresa de Mark Zuckerberg adquiriu a israelense Snaptu. A empresa é focada em desenvolver aplicativos para features phones (aparelhos móveis com mais recursos que um celular simples mas que não são smartphones).

Facebook recebe novo aporte e atinge impressionante valor de mercado O Facebook recebeu no último dia 22 um novo aporte financeiro que o deixou avaliado em impressionante US$ 85 bilhões. A impressionante cifra supera o já histórico valor divulgado 10 dias atrás, quando a empresa fora avaliada em US$ 78 bilhões. As informações foram divulgadas no SharesPost, um portal de informações para investidores privados.

Em janeiro o Facebook já havia anunciado o lançamento de um app para feature phones, que fora inclusive desenvolvido em parceria com a Snaptu. Para mais detalhes visite o blog do Facebook (em inglês)

Para o TechCrunch, um dos maiores portais de tecnologia do mundo, a questão agora não saber se a empresa chegará a valer US$ 100 bilhões, mas sim quando isso vai ocorrer.

De acordo com o TG Daily as cifras da negociação giram em torno dos US$ 70 milhões.

Quer saber mais notícias sobre as redes sociais? Fique atento ao nosso site.Em breve lançaremos um blog que será atualizado diariamente com as notícias mais importantes sobre negócios e redes sociais.

As 5 maiores marcas brasileiras no Facebook

1

Nike Brasil

4

2

Privalia Brasil

5

3

Azul - Linhas

Blackberry Brasil

Sony Music Brasil

Aéreas Brasileiras

pg. 8

Voltar para o menu


Entrevista Paulo Kendzerski - Diretor-presidente da WBI Brasil, consultoria especializada em negócios na internet Se você ainda não se convenceu das possibilidades infinitas que uma vitrine no Facebook ou Twitter podem oferecer, preste atenção nas palavras de Paulo Kendzerski e inspire-se. Por que as empresas precisam estar presentes e, mais do que isso, fazer um bom trabalho nas redes sociais? Por vários motivos. º Ouvir o consumidor, entendendo suas necessidades e questionamentos. Desta forma as empresas conseguem melhorar processos internos de produção de produtos, ampliar a comunicação com seu público e identificar oportunidades de negócios. º Ampliar a exposição de sua marca, estando próximo aos consumidores.

1 2 3 4

º Criar ações promocionais com divulgação viral, a partir do interesse dos próprios consumidores daquela marca. º Informar e influenciar nas tomadas de decisões dos consumidores, a partir de uma presença planejada e ativa nas redes sociais.

É um modismo ou um caminho sem volta? É um caminho sem volta, pois as duas pontas envolvidas neste processo – empresa e consumidor – estão, pela primeira vez, em igualdade de condições. Um consumidor possui tanto poder individualmente, como coletivamente, pois seus questionamentos, reclamações e sugestões, encontram eco instantâneo nas redes sociais. Assim, as empresas passam a se preocupar em desenvolver nas mídias sociais, ações de comunicação ativa e relacionamento com seus diversos tipos de públicos. Que conselhos daria as empresas que ainda não atuam nas redes sociais? • Defina uma pessoa/equipe interna para ser o gestor das redes sociais; • Conte com apoio externo para obter know-how suficiente para entender os processos de cada tipo de mídia; • Desenvolva um Plano de Posicionamento em Redes Sociais; • Crie uma política de uso dos seus colaboradores nas redes sociais, evitando situações constrangedoras; • Defina um comitê para gerenciamento de crises e dê autonomia para ações imediatas.

pg. 9

Voltar para o menu


Não é a posição de hoje que vai definir os líderes de mercado no futuro, mas sim a capacidade de inovar e transmitir a informação de forma ágil, eficiente e por todos os meios disponíveis. Paulo Kendzerski

Highlights da edição O Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 640 milhões de usuários ao redor do globo. Nos últimos seis meses o Brasil passou de pouco mais de cinco milhões de usuários no Facebook para mais de 13 milhões. “Empresa e consumidor estão, pela primeira vez, em igualdade de condições”. Paulo Kendzerski Facebook recebe novo aporte e atinge impressionante valor de mercado

Você vai ler na próxima edição Formas de utilizar o Facebook em seu próprio site para potencializar o efeito viral de sua página no Facebook. Você conhecerá aplicativos, aprenderá a utilizá-los e conhecerá exemplos de quem os usa com sucesso. Aplicativos essenciais para o Facebook corporativo; As notícias mais importantes da semana; E muito mais.

Entre em contato!

é uma publicação http://www.vendamais.com.br/

pg. 10

Voltar para o menu

Expert: Facebook - 1ª Edição  

Expert é uma publicação digital totalmente focada em oferecer estratégias, dicas, conceitos e aprendizado para as empresas e profissionais i...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you