Page 1

Anos


21 de abril: Por que comemoramos o dia de Tiradentes? O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil. Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista). A celebração desta data é importante porque Tiradentes é considerado um brasileiro que lutou pela independência de Minas Gerais do domínio dos portugueses.

História de Tiradentes Quem foi? Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes foi reconhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, quando a República brasileira foi instalada através de um golpe em 15 de novembro de 1889. Um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que ele foi executado, 21 de abril, em uma festa cívica a ser celebrada nos quartéis. Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

Origem do Feriado de Tiradentes

No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos portugueses no Brasil. Tiradentes foi ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento. Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira. O feriado foi estabelecido pela Lei Nº 4.897/1965 pelo presidente Castelo Branco.O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.


28: Dia Mundial da segurança e saúde no trabalho. O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121. A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente. Por isso vale sempre lembrar da grande importância do respeito e cuidado com a nossa saúde, em todos os contextos, mas principalmente no ambiente de trabalho!


ALIMENTOS BONS PARA O ESTRESSE

Essa fruta da Pérsia Americana é a versão “crocodilo” da pera. Entretanto, em termos de eficiência para reduzir a ansiedade e o estresse funciona como um crocodilo. Abacates são ricos em 14 minerais e ácidos graxos essenciais, que são altamente benéficos para saúde. O abacate é rico em vitamina B, que ajuda a desenvolver células nervosas e cerebrais saudáveis. Ele também possui altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajuda a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão resultante do estresse. O abacate ajuda a aumentar a produção de serotonina, que também é um hormônio que ajuda a aliviar a ansiedade o estresse. Ele ajuda na produção celular e na absorção de minerais de outros alimentos.

Ficar estressado com o trabalho ou até responsabilidades familiares podem desencadear pressões severas e mau funcionamento dos seus órgãos. O estresse pode reduzir o ritmo e a qualidade de seu trabalho, além de alterar seus aspectos positivos e sua energia, levando você a piorar a cada dia. Médicos sugeriram e até demandaram a algumas pessoas ferramentas para reduzir o estresse. Elas vão desde diversas atividades comunitárias, até fazer pausas durante o dia. Muitas vezes não é possível, para nós, seguir esses hábitos e ir em direção a uma mudança instantânea do estilo de vida. Na verdade, é um processo lento. Para ajudar a começar suas atividades para acabar com o estresse, decidimos apresentar alguns alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Dar mais atenção aos alimentos seguintes pode aliviar seu corpo e te colocar no caminho certo para uma saúde completa. A seguir, uma lista dos 10 melhores alimentos para combater a ansiedade e o estresse:

A BAC AT E


Esse vegetal verde e rasteiro, com seu sabor suave e sensação refrescante, simplesmente deixa sua marca em você. Ele possui um sabor que lembra levemente limão aguado. Pode-se apreciar o pepino em forma de suco, ou simplesmente cortado em cubos com uma pitada de sal para comer assim mesmo. O pepino é uma bomba de todos os nutrientes que o corpo precisa. São ricos em carboidratos e possuem zero ácido graxos, que significa energia instantânea sem gordura nenhuma.

MARISCOS

A M Ê N D OA S

P E P IN O

Mariscos são bivalves marinhos comestíveis que incluem as ostras, mexilhões e vieiras. Você pode comê-los crus com um toque de limão ou em massas e sopas. Além disso, mariscos devem ser ingeridos em quantidades limitadas, já que podem aumentar o colesterol de alguém que já tem problemas desse tipo. Mariscos são alimentos para combater a ansiedade e o estresse por serem ricos em vitamina B, que reduz o estresse instantaneamente, e também são ricos em cromo, que ajuda a melhorar os reflexos.

Amêndoas são sementes comestíveis, crocantes, de cor marrom e dourada, da amendoeira. Amêndoas são cheias de vitamina B2, vitamina E, Magnésio e Zinco, e por isso também são alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Magnésio e vitamina B, como mencionado antes, ajudam a aumentar a serotonina. O zinco ajuda a combater os efeitos negativos do estresse e a vitamina E age como um antioxidante que destrói radicais livres relacionados ao estresse e doenças cardíacas. Entretanto, deve-se comer somente um pequeno punhado por vez, por serem muito calóricas.

MORANGO COM CHOCOLAT E

Bom, você não precisa de ciência nenhuma ou razões do porque o número um dessa lista é chocolate com morangos. A não ser que você seja alérgico a algum desses, simplesmente vá em frente e mergulhe nessa iguaria – morangos banhados em uma calda rica de chocolate. Não, eles não farão você ganhar peso. Se servirem pra alguma coisa, será para te fazer sentir muito melhor do que antes. Nutrição e estresse sempre estiveram ligados. Então é o momento de se alimentar e se sentir melhor.


VAI ACONTECER na

08 - Copejem na Cooper 25 - Visite ACIM

conheça mais sobre: Maria Nesta edição nós fizemos uma pequena entrevista com o William Brendon Oliveira Modos, o Auxiliar Contábil aqui da ACIM. Ele já trabalha com a gente já faz 6 meses. William nasceu aqui em Maringá mesmo e nunca morou fora. Ele é bacharel em Contabilidade e esta fazendo pós graduação em Auditoria e Pericia Contábil na Unicesumar. William é um cara mais esportivo. Se dedica mais a academia, jogar bola e atividades físicas em gerais, bem “fitness”. Aqueles fins de semanas trancado no quarto assistindo Netflix não combina com ele. De música ele curte o estilo gospel, e tem o hobby de tocar violão. Agora você conhece um pouco mais do Willian do Administrativo. Mas vale mais a pena você conversar com ele. Logo que cheguei já bati um papo com ele, muito gente boa.


Sistema


NOVOS COLABORADORES Gabriel Amaral da Silva (Estagiรกrio Institucional) 23/03/2018 Bruna Fernandes Correa (Estagiรกrio RH) 22/03/2018


P ETS

Juliana R. Perereira “Todos eles​foram tirados das ruas desde filhotes e foram criados com muito amor,cuidado e carinho! São a alegria da casa. Quando chego do trabalho,todos querem ficar perto de mim.”

Carolina & Roberta “Eu tenho a Roberta, uma mini coelha! Eu fui a loja para comprar um hamster, mais vi ela com os olhos delineados e não resisti. O moço da loja não sabia o sexo então dei o nome de ROB, se fosse menina seria Roberta e se fosse menino Robert, por um tempo eu achava que era ele; mas ela machucou a perna a quando levei no veterinário ele me falou que ela era uma mocinha. Curiosamente ela tem a mesma má formação no osso do femur que eu e por isso a perna dela luxou. Eu tenho má formação no quadril esquerdo e ela no direito. Ela passou por uma cirurgia e passa bem agora. Comida favorita dela é Couve e maça, adora pular e receber carinho! Ela tem insta: @roberta_acolha”


perguntas e respostas sobre: SONO O que é higiene do sono? Uma série de atitudes que podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor. Por exemplo: dormir sempre no mesmo horário, comer algo leve à noite, não ficar no computador, e deixar a luz mais baixa. O que é adormecimento voluntário? É quando alguém acaba cochilando. Se uma pessoa está com muito sono, isso pode acontecer – o que é grave se tiver dirigindo um veículo, por exemplo. Como se chama o hormônio que regula o período de 24 horas em que alternamos sono, cansaço, despertar e disposição? É a melatonina, produzida no cérebro pela glândula pineal. O hormônio só é liberado quando o ambiente está escuro. O que causa o ronco? O ronco acontece por várias causas, entre elas obstruções nasais e apneia. Uma pessoa ronca pelo esforço de fazer o ar passar pelos canais respiratórios reduzidos. O que é um sonômetro?

zz

z

É uma pequena plataforma que pode revolucionar o controle do sono nas rodovias brasileiras, avaliando o nível de cansaço das pessoas. O equipamento está em teste na UFMG, e faz parte de um projeto da universidade com a Polícia Rodoviária Federal para evitar acidentes. Quanto tempo sem dormir pode causar um desiquilíbrio? Com 16 horas sem dormir, o desequilíbrio já começa. Entre 19 e 20 horas, o nível de cansaço já acarreta os mesmos problemas de atenção e coordenação motora de quem está bêbado.


Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawking Esse livro é um marco da literatura científica, de leitura obrigatória. Neste livro, uma das mentes mais geniais do mundo moderno guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Existe ou existiu? Se houve um começo, haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Ele ainda vai além, fala sobre Deus de uma forma sem igual. Livro em tom lúcido e bem-humorado, como apenas um gênio escreveria, desvendando desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para os leigos no assunto, o livro torna de simples compreensão conceitos complexos. É um vislumbre dos segredos mais profundos da criação. Conhecimento e diversão num único lugar!” “Já havia lido esse livro há tempos, mas com a advento da morte de uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos, senti-me na obrigação de lê-lo novamente. Não só porque gostei muito do livro, mas como homenagem a um homem que tanto contribuiu para nossa ciência. As adversidades e limitações de todos os tipos não o pararam. O que dizer sobre um ser humano como Stephen Hawking? Superação não o define. Ele ia muito além. Faltam palavras.”

Keila Brito dos Santos Alba Coordenadora SAIC

Outras recomendações de livros

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade Autor: Yuval Harari

Homo Deus - Uma Breve História do Amanhã Autor: Yuval Harari


Aniversariantes de Maio Luiz Fernando Monteiro Denise Bonacio Luana Borges Alves Pereira Mercedes Malta De Melo José Henrique Celso Daniel Alves João Moreira Douglas Mendonça Viviane Andrioli Jacqueline Bomfim Fenilli Dora Carolina Diniz Nery

01/04 - Institucional 04/04 - Cacinor 05/04 - Administrativo 06/04 – Serviços Gerais 07/04 – Observatório Social 10/04 - Administrativo 14/04 – Noroeste Garantias 19/04 – Sind TI 20/04 - Administrativo 22/04 - Administrativo 23/04 – Centro de Treinamento


Aniversáriantes da Empresa Lourdes Murbach – 07/03/2013 Roberto Rodrigues da Silva – 12/03/2012 Viviane Andrioli – 04/03/2013

Muito obrigado por fazerem parte da ACIM. Obrigado pelo seu esforço, pelo seu tempo e pela sua vontade de trabalhar com a gente.


A HISTÓRIA DA ACIM 1° e 2° GESTÕES 1953/1954 - 1955/1956 Américo Marques Dias A reunião Oficial que marcou a criação da ACIM aconteceu no antigo Cine Maringá no dia 12 de abril de 1953. Naquela oportunidade foi eleita uma diretória provisória, que ficou responsável pela elaboração do Estatuto Social da entidade. Elaborado o Estatuto houve a primeira eleição da Associação, realizada durante reunião no auditório da Rádio Cultura. Américo Marques Dias foi aclamado presidente, tendo Manoel Rodrigues Junior como primeiro vice e Jaime Kanebley FIlho como segundo vice.

Créditos: O Sonho se Faz ACIM - 2006

Américo Marques Dias


MURAL DE FOTOS Dia da Mulher Momento do conhecimento

Seminário Regional para asssociações comerciais Comercialização pona feira de estoque

CACINOR


Editorial Ano n°2 março de 2018 Editor Responsável e Diagramação: Gabriel Amaral da Silva Conselho Editorial: Amanda Sampaio Anielli Pieroni Brenda Rodrigues Vitor Barbosa Colaboração: Carolina S. Pereira Denise Bonácio Juliana Rodrigues Pereira Keila Brito dos Santos Alba Mateus de Paula Silva William Brendon Oliveira Modos Mara Oliveira.


Teste3  
Teste3  
Advertisement