Page 1

Ed i

Dezembro 2011

s ian th rin co do er st pô

çã o

08

Música O fenômeno X Factor Intercâmbio Irlanda entra na rota dos brasileiros

Espec l a ial de Nat

,A

no

01


D ezembro 2011 Conteúdo 4 - Palavra do Editor 6- Entrevista

6

9- Números 10- Panorâmicas

Retrospectiva 2011

14 - Imigração

20

18 - Economia 20- Capa 22- Especial 24 - Música 26 - Esportes 28 - Intercâmbio 31 - Seus Direitos

Nollaig Shona Dhuit

32 - Cultura 35 - Tiras 36 - Baladas 38 - Humor

Audiência Extra

24

Foto de Capa by Wanderley Massafelli

Boa Leitura !

Visit us

Tel. 087 7846863

Email: niltongort@gmail.com Aberto de Segunda a Sexta das 9.30 - 8pm. Sabado ate as 5:30

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

3 


Fale Conosco

Palavra do editor Olá amigos leitores, So this is Christmas!!!Como o saudoso John Lenon disse em sua famosa canção, ‘’Então é Natal’’. O Natal chegou e todos ja estão se preparando para as festividades que acompanham o nascimento de Cristo.

E-mail: contato@revistanewsbrazil.com

Para nós da Revista NewsBRazil será um Natal especial, o primeiro que estamos circulando, e ter você como nosso parceiro nos faz sentirmos ainda melhor.

ricardo@revistanewsbrazil.com

Nesta edição, tentamos preparar uma edição especial de Natal. Já na capa da revista, na bela foto de Wanderley Massafelli, temos a oportunidade de observarmos a majestosa árvore de Natal da O’Conell, bem ao lado do Spire.

anuncio@revistanewsbrazil.com thiagojordano@gmail.com

Nossa máteria de capa, ilustra bem o espírito que envolve esta edição. A jornalista July Lemos, nos mostra um pouco das tradições natalinas da Irlanda, e o que nós brasileiros podemos fazer neste fim de ano.

Tel: 01-4789895

Outro tema que envolve os irlandêses e especialmente os inglêses, é o Xfactor. O show criado por Simon Cowel, é lider de audiência e palco de lançamento de nomes que hoje se consagram no cenário musical. Nossa colaboradora em Londres, Viviane Araujo, acompanhou de perto o reality e traz tudinho para você amigo leitor.

Website:

Mob: 087-1524669

www.revistanewsbrazil.com Acompanhe a revista no

Portanto, leia, divulgue e se informe com a NewsBRazil.

facebook

Muito obrigado e um Feliz Natal!!! Obrigado e boa leitura!!!

Nossa Equipe

orkut

Twitter

ivo Editor Execut

Colaboradores

Ricardo Lúcio Editor Executivo

Amaro Vicente

Everton Ricardo

Contabilidade e Finaceiro

Michel Marcelino

Billy Jones

Thiago Jordano

Paola Pizzano

Ana Paula Marques

Loraine S. Ferreira

Leonardo C. Machado

July Lemos

Karini McMullen

Fotógrafo

Juliana Menezes

Rafael Gobbo

Roisin Healy

Viviane C.M. Schneider

Suzanne Boland

Designer Gráfico

John Lappin Diretor de TI

Wanderlei Massafelli

Revista NewsBRazil é uma publicação DMP-Dreams Media Producers, com tiragem de 3000 exemplares distribuídos gratuitamente em todo território Irlandês. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade dos anunciantes, assim como o conteúdo dos artigos e crônicas não expressa obrigatoriamente a opinião da revista.

Assistente Geral

Manutenção de notebooks Desktops e telas Formatação

Instalações de programas e antivírus Manutenção

Promoção de Natal Ganhe muito Dinheiro! Veja detalhes na última página

4 NewsBRazil

Dezembro 2011

Desbloqueio e assistência técnica de celulares. contato email:brcellular.computer@hotmail.co.uk cel: 0873561009 Rosangela 0879307545 Robson www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

5 


Entrevista

Retrospectiva 2011 Confira o que os entrevistados disseram em nossas páginas Embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos Março de 2011 – Edição de lançamento

NewsBRazil- Embaixador, pra começar nossa entrevista eu gostaria de saber se a Embaixada tem uma estimativa do número de brasileiros que atualmente residem na Irlanda? Embaixador- É dificil falar em numeros de brasileiros na Irlanda, ja tivemos muito mais do que temos hoje, devido a crise economica muitos foram embora. Outro fator que chama a atenção é que muitos brasileiros permanecem pouco tempo no país, o que dificulta ainda mais esse calculo. Tenho um amigo da Guarda, que frequenta o mesmo clube que eu, ele me disse em uma de nossa conversas que na academia onde ele frequenta tem sempre muitos brasileiros, mas ele observou que sempre sao pessoas diferentes, sempre tem brasileiro saindo e brasileiros chegando. Muitos deles são estudantes que veem a Irlanda para estudar por seis meses e logo depois retornam ao Brasil. Consul Pedro Yacubian- Hoje temos na Irlanda 9000 mil brasileiros legalizados, deste numero 70 a 75% são estudantes. Quanto ao numero de imigrantes ilegais a embaixada não tem como saber o numero exato, porque muitos nao se registram na Embaixada com medo de serem deportados, a embaixada nao deporta ninguem, estamos aqui para ajudar.(Segundo numeros não oficiais temos hoje na Irlanda algo em torno de 16 a 18 mil brasileiros, entre legais e ilegais). NewsBRazil- Em relação aos brasileiros que são recusados de entrarem na Irlanda e consequentemente mandados de volta ao Brasil, qual o papel

6 NewsBRazil

da embaixada e o que pode ser feito a respeito? Embaixador- - Vou usar um exemplo simples, voce tem sua casa, voce é o responsavel por ela, então voce decide quem entra. Assim tambem são os paises, eles decidem quem ou não podem entrar no país, isso é o que chamamos de soberania. O que a Embaixada pode e esta fazendo é exigir melhores condições para esses brasileiros recusados, nós por exemplo não adimitimos que em um aeroporto como o de Dublin, em um país de primeiro mundo não haja um quarto para que os recusados esperem pelo voo de volta, muitos são enviados para prisoes para passarem a noite a espera do voo no dia seguinte. Infelizmente não podemos fazer nada quando um brasileiro vem com a intenção de ficar no pais ilegalmente e ja no aeroporto quando perguntados se conhecem alguem na Irlanda estes dão o numero de algum conhecido que esteja em situação irregular, estes são deportados imdiatamentes. Consul Yacubian- Já houve casos em que conseguimos reverter a deportação de brasileiros porque os mesmos estavam com problemas na documentacao. Vou citar dois casos. No primeiro caso o estudante trouxe a carta de aceitação do colegio onde iria estudar errada, ligamos no colegio, verificamos a autencidade das informaçoes, retornamos a ligação ao aeroporto e o estudante conseguiu entrar. Em um outro casao, nao sei como mas o cidadão perdeu o passaporte durante o voo para Dublin, quando chegou na imigracao, eles nos ligaram, depois de verificadas todas as informações, ele passou pela a imigração com a condição de vir até o consulado fazer um outro passaporte e leva-lo ate a imigração para ser carimbado.

para esclarecer algumas duvidas, alguns queriam saber como renovar o permision, outros queriam saber como matricular os filhos na escola. Para mim foi uma aprendizagem , porque eu era obrigado a perquizar como funcionavam as leis para os imigrantes. As vezes não dava pra conversar pessoalmente porque as pessoas moravam em diferentes cidades, então

nosso contato era feito pelo telefone. NewsBRazil-Em que aspectos a sua vida mudou após todo esse tempo trabalhando com brasileiros no Brasil e aqui na Irlanda? John O’Reilly – Mudou muito, eu por exemplo como comida brasileira todos os dias, faz parte da minha rotina, eu cozinh arroz e feijão todos os dias. Mudou até o meu nome, a maioria dos brasileiros me chamam de John Goiano. Eu gosto muito do povo brasileiro e sou um defensor do país. Quando vejo um irlandes falando mal do pais eu logo me ponho a defender o Brasil. Posso te dizer que se eu nao estivesse trabalhando com brasileiros aqui na Irlanda com certeza eu teria voltado pro Brasil.

Laércio da Silva - Presidente da ABRAS/Representante do CRBE Junho de 2011 - Edição 3

John O’Reilly(John Goiano) Maio de 2011-Edição 2 NewsBRazil-Quando começou seu trabalho de ajuda aos brasileiros? John O’Reilly – Logo que voltei para a Irlanda descobri que havia brasileiros, precisamente goianos da cidade de Anapolis, trabalhando em frigorificos irlandeses. Depois dos primeiros contatos, as pessoas começaram a me ligar

NewsBRazil-Quando e porque surgiu

Dezembro 2011

a idéia de criar a ABRAS? Laércio da Silva - A Abras – Associação Brasileira no Reino Unido - foi criada em 2006 durante uma reunião do Diálogo Brasil, o grupo de trabalho coordenado pela Embaixada do Brasil em Londres. A idéia foi de se ter uma associação que pudesse dar uma atenção especial ao imigrante brasileiro, oferecendo auxilio em todas as áreas para ajudá-lo a se instalar no país receptor. Quando me apresentaram o projeto eu não pensei duas vezes em abraçar a idéia, por que vi na criação da associação uma forma de auxiliar pessoas que como eu deixaram o Brasil em busca de uma vida melhor na Europa. É com orgulho que neste mês a Abras completa o seu cinco anos de vida, e durante todo este tempo a gente vem oferecendo vários atendimentos, tais como consulta com advogados, psicólogos e serviço de intérprete e tradução, sempre com profissionalismo e seriedade e tudo isso é graças a confiança de nossos associados e ao trabalho dos voluntários e todas as demais pessoas envolvidas com a organização.

Reijane Pinheiro-Antropóloga que estuda a Comunidade Brasileira na Irlanda Julho de 2011-Edição 4

tem “os brasileiros na Irlanda”. Os perfis são múltiplos assim como as realidades enfrentadas, sejam elas de dificuldades e oportunidades. Assim como no Brasil temos as identidades regionais, que nos fazem brasileiros nordestinos, brasileiros gaúchos, goianos, paulistas, cariocas, etc, na Irlanda os brasileiros também não se diluem no conceito generalista “o brasileiro”, seria inocente pensar assim.

dificuldades encontradas pelos imigrantes brasileiros na Irlanda? Reijane Pinheiro - Em primeiro lugar a presença brasileira é vista como muito positiva pelos irlandeses. Casos de preconceito ou discriminação são exceções . A regra é o bom acolhimento e o reconhecimento da disposição brasileira para o trabalho. Neste sentido afirmo que os imigrantes brasileiros têm dado uma contribuição significativa para que o Brasil seja bem-visto na Irlanda, apesar do noticiário e das representações equivocadas que tem se reproduzido ao longo da história. Por tegração dadas pela barreira lingüística, o que não impede que brasileiros e irlandeses se entendam, pois acabam recorrendo à criatividade para “dar seu recado”. As maiores dificuldades estão diretamente relacionadas ao trabalho e à compreensão das leis trabalhistas irlandesas, muito diferentes das nossas, obviamente. Ao

www.revistanewsbrazil.com

Carlos Shinoda-Presidente do CRBE Agosto de 2011-Edição 5

NewsBRazil-Quais seriam as maiores

outro lado, há algumas dificuldades de in-

NewsBRazil-Passados mais de dois anos desde o início de suas pesquisas, séria possível traçar um perfil dominante dos brasileiros que vivem na Irlanda? Reijane Pinheiro - Não há um perfil dominante, há perfis. O perfil do brasileiro que vive no interior da Irlanda é predominantemente o do imigrante que veio para o país a trabalho, seja contratado pelos frigoríficos ou apoiado nas redes que se formaram no estado. Em Dublin os estudantes são a maioria e também observamos a formação de uma rede de empresários brasileiros, cujos negócios estão se ampliando apoiados nos novos fluxos de estudantes que encontram na Irlanda uma oportunidade de aprender inglês. O que deve ser considerado é que não existe “o brasileiro na Irlanda”, exis-

provam os casos citados.

longo da pesquisa na Irlanda, encontrei muitos brasileiros demitidos sem justa causa e sem direito à indenização, ou até mesmo trabalhadores que foram acometidos por doenças ocupacionais e que também foram dispensados sem direito à nada, o que diante da avançada legislação trabalhista brasileira causa espanto. Por outro lado, muitas vezes os trabalhadores assinam documentos ou contratos cujo teor desconhecem por completo, o que pode com certeza prejudicá-los. Sabemos que não existe “paraíso”, mas muita gente ainda acredita que não existem injustiças na Europa, que elas só acontecem no Brasil, o que nem de longe é verdade, como

NewsBRazil-Já se passaram oito meses desde que os conselheiros foram empossados pelo presidente Lula na III CBM. O que de concreto o senhor destacaria como conquistas do CRBE? Carlos Shinoda -Eu não diria conquistas do CRBE. É preciso considerar que o CRBE são todos nós, e a constituição do CRBE é uma conquista da comunidade. Nesse sentido, ainda que em níveis diferentes conforme a região, o fato de estar constituído despertou e tem provocado discussões importantes entre lideranças e entidades sobre o CRBE. Isso é muito positivo para o processo de construção de ações coletivas com o compromisso de todos nós. Especificamente em relação ao grupo, ou seja, os conselheiros, tivemos a oportunidade de cada um expor seu posicionamento, conforme entendimento local, para a elaboração de um plano global que atenda às demandas das respectivas bases. Esse entendimento e a forma de condução do grupo foram importantes para fortalecer o papel a ser desempenhado pelo CRBE, conforme estabelecido no Decreto, quando da sua constituição. Um dos destaques é o Plano de Ação MRE-CRBE, elaborado quando da realização do I Encontro de Trabalho em Brasília, entre os dias 2 e 6 de maio de 2011. O Plano de Ação a ser implementado nos exercícios de 2011 e 2012 é composto por 100 ações consideradas prioritárias para o atendimento das demandas dos brasileiros no exterior constantes na ¨Ata Consolidada¨ de reivindicações aprovada nas CBMs.

Danieli Bueno-Empresária e criadora do Projeto Eleva Setembro de 2011-Edição 6 NewsBRazil-Você me disse que muitos brasileiros que estão na Irlanda podem progredir profissional e artisticamente aqui mesmo. O “Projeto Eleva” visa a auxiliar esses brasileiros que querem iniciar alguma atividade profissional ou artística no país? NewsBRazil 

7 


Entrevista o diferencial do país em relação a outros destinos famosos como Inglaterra, Canadá e EUA?

Danieli- Para que possam ter uma ideia, o projeto tem como base e objetivo a abertura de pensamento, tratará o individuo na unidade e trabalhará a conscientização. Acreditamos que quanto mais o indivíduo tem consciência de si, mas vai se perceber como autor da sua própria história, facilitando as relações sociais saudáveis. A consciência só é ampliada quando conseguimos abrir novas possibilidades, e é esse nosso propósito. No mais, o projeto contribuirá com muita informação de qualidade para que o brasileiro não tenha mais desculpa para suas impossibilidades.

Márcio Chaves-Empresário da área de Intercâmbios Novembro de 2011-Edição 7 NewsBRazil-Nos últimos anos os brasileiros tem escolhido cada vez mais a Irlanda como destino para o intercâmbio. Na sua opinião, qual

Márcio- A Irlanda é o destino que mais crece entre brasileiros que procuram Intercâmbio, hoje somos mais de 160.000 espalhados pelo mundo afora, mas como eu sou apaixonado pela Irlanda e sendo empresário aqui me torno suspeito de falar, mas poderia destacar os seguintes: A) Para estudantes brasileiros não há necessidade de visto antecipado, isto significa que não existe despesas de processo de admissão e nem perca de tempo, ou seja, o aluno poderá pagar e vir para a Irlanda em poucos dias após a decisão. B) O aluno que vem para estudar por um período igual ou superior a 25 semanas de aulas( 6 meses) pode trabalhar legalmente 20 horas no período de aulas e até 40 horas no período de férias, o qual são mais 6 meses, uma vez que o governo

3 3

irlandês inteligentemente criou uma modalidade de curso de inglês no qual o aluno tem 6 meses de aulas e 6 meses de férias, nos quais o aluno pode viajar ou trabalhar para juntar dinheiro para uma possível renovação no ano seguinte. C)A Irlanda fica situada na Europa, a qual tem mais de 50 países e Dublin é uma cidade bem cosmopolita, o que facilita o intercâmbio cultural atravéz da convivência com pessoas de diferentes nacionalidades. A Irlanda tem um dos menores índices de racismo e discriminacão do mundo. Por exemplo: os homosexuais são muito bem vindos na Irlanda, como também pessoas de outras raças. Para nós brasileiros que temos uma população diversificada, se torna um ponto positivo.

Números CORTES

1

O governo irlandês anunciou que vai cortar 23.500 postos de trabalho no serviço público. A medida vai gerar uma economia anual de 2.5 bilhões de euros aos cofres do governo. Os cortes devem ser implementados até 2015, ano limite da ajuda de 85 bilhões de euros que a União Européia disponibilizou à Irlanda..

D) Um detalhe importante que não podemos deixar de ressaltar é que a Irlanda ainda tem o segundo maior salário mínimo do mundo,8.65 euros/ hora, só ficando atraz de Luxemburgo, e com uma moeda forte que é o Euro. E)Para complementar, a segurança. Um fator que me coloca cada dia mais longe do nosso Brasil. Ao longo dos 10 anos que estou aqui nunca ouvi falar em sequestros, pouquíssimos assassinatos, alias, nem a própria polícia porta armas de fogo.

meses de

meses de

Inglês

Fotografia Novo laboratório de Computadores Apple iMac

os brasileiros. Confira os dez mais populares: 1- Maria(13.356.965 de pessoas); 2- José (7.781.515); 3- Antonio (3.550.752); 4- João (2.988.744); 5Francisco (2.242.146); 6- Ana (1.996.377); 7- Luiz (1.541.895); 8- Paulo (1.416.768); 9- Carlos (1.384.201); 10- Manoel (1.334.182).

GOLEIRO BRUNO NOMES

2

Pesquisa realizada pela consultoria ProScore, mostrou os nomes mais populares do Brasil. Para se ter uma ideia, de cada 100 brasileiras, 13 se chamam Maria. O estudo foi baseado em cadastros de Cpfs e traz uma listagem com os 50 nomes mais populares entre

3

O goleiro Bruno, preso sob a acusação de envolvimento na possível morte da modelo Eliza Samudio, está há 1 ano e 5 meses sem jogar. No entanto, vem desempenhando um novo papel na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG): faxineiro. Desde julho deste ano, o jogador é responsável pela manutenção da limpeza do pavilhão

onde está preso. Ele recebe um salário mensal de R$ 409 por mês, remuneração que segue a determinação da Lei de Execuções Penais (LEP) (¾ do salário mínimo). Além do dinheiro, o trabalho tem outra vantagem, a cada três dias de trabalho, a pena de Bruno será reduzida em um dia.

IRLANDA

4

De acordo com pesqueisa realizada pela consultoria Deloitte Survey, a Irlanda é o país europeu que mais gasta nas festividades de fim de ano. Este ano a média de gasto por residência ficará na casa de €943. Em 2010 a média foi de €1,020. Desde 2008 o gasto médio teve uma redu-

ção de €411. Dos €943 que cada família planeja gastar, €520 irão para presentes, €258 para alimentação, e €165 para as demais despesas.

BRASIL

5

AOs brasileiros devem gastar R$ 98 bilhões neste Natal. O valor corresponde a R$ 5,2 bilhões a mais do que foi desembolsado em 2009, segundo projeções da consultoria MB Associados. Para atender ao aumento de vendas, indústrias que usam insumos importados e redes varejistas que também se abastecem no exterior ampliaram em até 60% as encomendas desses itens em relação a 2009.

“COM NÚMEROS SE PODE DEMONSTRAR QUALQUER COISA” (THOMAS CARLYLE)

Oferta Especial de Renovação

a partir de

€649

itadas vagas lim

Mais informações entre em contato conosco. Laboratório completo fotografia e câmeras Nikon DSLR

7 Lower Hatch Street, Dublin 2 WEB

www.ncba.ie

TWITTER

@NcbaDublin

Luciana: 087 1729198 Nilo: 087 3295326 luciana@ncba.ie

nilo@ncba.ie

FACEBOOK

fb.com/NcbaDublin Sabrina: 087 1729198 Susana: 087 3295326 sabrina@ncba.ie

susana@ncba.ie

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

9 


Panorâmicas Médico de Michael Jackson é condenado a quatro anos de prisão

Fairytale of New York Quem já passou o Natal na Irlanda,com certeza já ouviu a canção ‘’Fairytale of New York’’, do grupo anglo-irlandês, The Pogues. Com participação da cantora inglesa Kirsty MacColl, e letra da dupla Jem Finer e Shane MacGowan, a música fez parte do álbum If I Should Fall from Grace with God, lançado em novembro de1987. No mesmo ano, conquistou a primeira posição nas paradas irlandesas e a segunda colocação na Billboard inglesa. Até hoje, nenhuma outra canção conseguiu atingir o Top10 inglês por três anos consecutivos, posição que a música do The Pogues conseguiu entre 2005 e 2007. A canção é frequentemente escolhida como a canção natalina número 1 na Irlanda e no Reino Unido. Sua letra narra os devaneios de um imigrante irlandês, bêbado, na véspera de Natal em Nova York. O personagem da música sonha com uma mulher, mas todas as suas esperanças são esmagadas pelo alcoolismo e vício em drogas. A canção chega a ser quase autobiográfica, o vocalista do

grupo, Shane MacGowan, deixou a banda em 1992 devido a problemas com drogas e alcool. Em 2007 durante uma entrevista ao jornal Daily Mirror, MacGowan disse que começou a beber com quatro anos de idade, e aos dez anos já bebia whiskey. A cantora Kirsty MacColl, que participou da gravação da versão original, morreu em dezembro de 2000 após ser atingida por um barco enquanto passava férias com a familia em Cozumel no México.

Cai na rede suposto vídeo de Ronaldinho Gaúcho em momento íntimo

Irlanda conquista vaga na Eurocopa 2012 e sonha com a Copa de 2014 no Brasil

O desejo do italiano Giovanni Trapattoni de permanecer como treinador da Irlanda e levar a equipe à Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi aceito pelos dirigentes da Associação de Futebol Irlandesa. O treinador prorrogou seu contrato até agosto de 214. O treinador, de 72 anos, encerrou o jejum de 10 anos da Irlanda sem disputar uma competição internacional de ponta ao classificar a equipe para a Eurocopa de 2012. Foram 24 anos de ausência, mas a espera valeu a pena. Com o empate por 1 a 1(5 x 1 no resultado agregado) com a Estônia, em Dublin, a Irlanda confirmou a classificação para a disputa de sua segunda Eurocopa. A festa no país foi tamanha que o técnico Giovani Trapattoni liberou os atletas para festejarem como quiserem, afinal, a

10 NewsBRazil

competição na Ucrânia e Polônia só começará em junho de 2012. – Os jogadores merecem fazer uma festa e beberem muita cerveja. Mas talvez seja melhor que eu não veja – disse o italiano, em tom bem-humorado. O contrato de Trapattoni enceraria no final da Eurocopa do ano que vem, mas como ele disse que gostaria de permanecer à frente da seleção da Irlanda para levar o time à Copa do Mundo no Brasil, o seu desejo foi atentido. De acordo com o diretor-executivo da FAI, John Delaney, Trapattoni e seus auxiliares têm feito um “grande trabalho”, melhorando a posição do futebol irlandês no ranking da Fifa - é o atual 21º colocado da lista - e renovando os jogadores. A federação não revelou o salário do italiano,

Conrad Murray, médico de Michael Jackson, conheceu sua sentença final na terça-feira, 29 de novembro. A corte determinou que Murray fique quatro anos preso. “Não temos a autoridade para enviar Murray para a prisão estadual”, disse Michael Pastor, juiz da Corte Superior de Los Angeles. Por causa disso, ele cumprirá a pena na L.A. County Jail, sem direito a condicional. O cardiologista havia sido declarado culpado pelo júri no começo de novembro por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) de Jackson, depois do julgamento de seis semanas que apresentou detalhado relato das horas finais do cantor. A pena máxima era de quatro anos. Ele pode apelar da decisão. Para o juiz, Michael morreu “por causa das ações e falhas de Conrad Murray”. Segundo ele, houve “negligência criminal” no caso. “Ele inquestionavelmente violou a confiança de seu paciente. Ele deixou a vida pessoal interferir no tratamento. Ele o abandonou”, afirmou o juiz. Na manhã de 25 de junho de 2009, Murray administrou o anestésico propofol durante a noite. Após se ausentar do quarto de Jackson, ele o encontrou aparentemente sem vida. O rei do pop tinha 50 anos. Murray não demonstrou emoção quando foi condenado. “O réu tem demonstrado total falta de remorsos por causar da morte de Michael Jackson”, escreveram os promotores. “Ainda pior do que deixar de aceitar até mesmo o menor nível de responsabilidade, ele colocou a culpa em todo mundo, incluindo a pessoa que não está mais aqui para se defender, Michael Jackson.” Sete homens e cinco mulheres que compuseram o corpo de jurados foram reunidos para decidir se o médico de 58 anos era ou não responsável legal pela morte de Michael Jackson, causada por intoxicação aguda de propofol. O cardiologista era médico pessoal do cantor, a quem administrava sedativos, entre eles o anestésico propofol, para combater insônia.

O jogador do Flamengo Ronaldinho Gaúcho registrou uma ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que se apure quem são os responsáveis por distribuir na internet um vídeo em que o atleta aparece em cenas íntimas e que, segundo ele, trata-se de uma montagem. Em comunicado divulgado no site do Flamengo, o jogador definiu o vídeo como “ofensivo e de mau gosto” e garantiu que levará os responsáveis à Justiça assim que forem identificados. O flamenguista disse ainda através da nota que confia que os responsáveis pelo “vídeo ofensivo e de mau gosto, bem como o invasor do meu site será punido”.

mas a imprensa afirma que ele aceitou uma redução do atual 1,8 milhão de euros anual (R$ 4,47 milhões) para 1,5 milhão (R$ 3,72 milhões). Anteriormente, ele treinou a Itália na Copa do Mundo de 2002 no Japão e Coreia do Sul e na Euro 2004, em Portugal. “Nós acreditamos em nossa classificação para a Copa de 2014, porque temos enfrentado equipes como França, Itália, Croácia, Rússia ... a maioria das equipes importantes da Europa”, afirmou ele. A Eurocopa 2012 se inicia no dia 8 de junho e tem quatro chaves com quatro seleções em cada. Os dois melhores avançam às quartas de final.

Dezembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

“O Flamengo e os meus advogados cuidarão dos episódios. Estarei concentrado e trabalhando para ajudar os meus companheiros na busca por vitórias na reta final do Brasileirão”, escreveu. Ronaldinho Gaúcho contou ainda que dois dias antes de o vídeo ser postado na internet, seu site foi invadido por hackers, o que considerou no mínimo muita coincidência, por isso pediu as autoridades que investiguem se existe relação entre os episódios. O vídeo, que foi muito comentado nas redes sociais, mostrava supostamente Ronaldinho Gaúcho gravando-se em cenas íntimas, mas as imagens são de baixa qualidade.

NewsBRazil 

11 


Panorâmicas Irlanda é citada como exemplo para outros países europeus Um ano depois de ter aceito um plano de resgate internacional de 85 bilhões de euros, a Irlanda parece ter saído do abismo e é inclusive citada como exemplo por seus sócios europeus, por aprovar novas medidas de ajuste para a população. Após uma reunião convocada urgentemente num domingo à noite em Bruxelas, a Irlanda se converteu em 28 de novembro de 2010 no segundo país europeu, depois da Grécia e antes de Portugal, a receber um resgate. Um ano depois, o país apresenta uma série de melhorias: seu déficit público descomunal em 2010 (32% do PIB) será este ano três vezes menor; o setor bancário, que provocou o naufrágio orçamentário, foi completamente reestruturado; e a economia voltou a crescer ligeiramente após três

anos consecutivos de recessão. Para a chanceler alemã, Angela Merkel, a Irlanda se tornou um “magnífico exemplo” de um resgate bem sucedido. O plano, cujas drásticas condições foram inicialmente consideradas como uma humilhação pelos irlandeses, custou o cargo do primeiro-ministro Brian Cowen cujo partido, o Fiana Fáil, foi duramente castigado nas eleições gerais. Seu sucessor, Enda Kenny (Fine Gael), retomou, no entanto, o plano firmado meses antes, oferecendo a Irlanda uma base essencial para os mercados e para a comunidade internacional: um amplo consenso político. O mesmo consenso que possibilitou a manutenção de um imposto atrativo de 12,5%, apesar das pressões da França e da Alemanha para que o país o aumente.

Contrariamente à Grécia ou Portugal, a república irlandesa não teve que fazer frente a manifestações das ruas apesar de medidas de ajuste igualmente severas, inclusive com a simbólica redução do salário mínimo. Apesar de uma incipiente recuperação econômica, o país não está totalmente a salvo: os irlandeses estão entre os mais endividados da Europa e o desemprego se mantém a níveis recordes, acima de 14%. Para Paul Sweeney, um economista empregado pela federação de sindicatos irlandeses, esse nível recorde de desemprego é um indicador de fracasso do programa de austeridade irlandês, que pode, segundo ele, vir a se tornar um remédio que pode “matar o paciente”.


Imigração

Você que sempre teve o sonho de fazer um curso superior na Europa.

Night workers(Trabalhador noturno)

A BFA tem a solução! Em parcerias com as melhores faculdades da Irlanda, ajudamos você a realizar este sonho. Oferecemos cursos de Graduação, Pós Graduação, Mestrado e Doutorado. Além disso, oferecemos a possibilidade de finalizar sua graduação, já iniciada no Brasil, aqui na Irlanda.

C

onsidera-se noturno o trabalho executado entre a meia noite e 7 da manhã do próximo dia. É importante ser claro sobre o que se entende por trabalho noturno e trabalhador noturno. Trabalho noturno, é o trabalho feito no período especificado acima e um trabalhador noturno é um empregado que trabalha normalmente, pelo menos, três horas entre a meia noite e sete horas da manhã e quem trabalha à noite por pelo menos metade das horas trabalhadas no ano, ou seja, se você trabalha pelo menos 3 horas de seu tempo de trabalho diário durante este período de noite e anualmente o número de horas trabalhadas é igual ou superior a 50% do tempo de trabalho anual, então você é considerado uma trabalhador noturno. A média do período máximo de trabalho por semana para todos os empregados é de 48 horas. Uma exceção para o trabalho noturno é que o máximo é de 8 horas para a noite de trabalho.

14 NewsBRazil

Importante salientar que é proibido o trabalho noturno para menores de 18 anos. A lei não dispõe ao trabalhador noturno um pagamento extra do que o salário mínimo, isto depende dos termos e condições do seu contrato de trabalho. O seu empregador pode decidir recompensá-lo para o trabalho como por exemplo, você pode obter transporte gratuito, alimentação, etc. Você só tem o direito legal de qualquer destes benefícios, se o seu contrato dispor. Todo o trabalhador, sendo noturno ou não, tem direito ao período de descanso, ou seja: • 11 horas de repouso diário em cada período de 24 horas. Isto significa que deve haver 11 horas entre o momento em que você terminar o trabalho e o tempo que você começar de novo. • Um período de 24 horas de descanso por semana precedido por um pe-

ríodo de descanso diário de 11 horas. Isto significa que você deve ter, pelo menos, um dia de folga por semana. •Intervalos de vdescanso durante o trabalho incluem: 15 minutos após 4,5 horas trabalhadas; 30 minutos, onde até 6 horas foram trabalhadas, que podem incluir a primeira pausa; 1 hora de descanso para os trabalhos de carga horária maior do que 6 horas. Se você sente que não está recebendo seus direitos, há uma série de opções que você pode tomar para resolver o seu problema. Você pode tentar primeiramente reclamar com o seu empregador, se caso não tiver solução você tem direito de reivindicar junto à Justiça do Trabalho Irlandesa, não importa se é estudante, estrangeiro, todos trabalhadores na República da Irlanda tem os mesmo direitos que um cidadão irlandês teria. Não hesite de procurar o devido apoio e aconselhamento jurídico para conseguir pleitear seus direitos.

Dezembro 2011

Cursos a partir de €1990.00 Mais informações: fale com um dos nossos atendentes. Faculdades Parceiras: NCBA College DBS-Dublin Business School TCI-The Carlyle Institute DIT-Dublin of Technology

Brasilforall Ltd. IBAT-College Swords GCD-Griffth College WIT-Waterford institute of Tecnology

3° floor-Newmarket House Newmarket Square Dublin 8 - Ireland Telefone:(0) 14166055

.br

.com a f b o i b m a c r e www.int


Procurando uma boa oportunidade de négocio?

Envie seu dinheiro com a

Seja nosso agente! £

A money trasfer que ja conquistou os brasileiros na Inglaterra e em Portugal, AGORA NA IRLANDA!

€$

$

$

Mais informações, envie-nos um e-mail: info@safetransfer.ie

A Safe Transfer é autorizada pelo Banco Central da Irlanda. - Faça seus envios com segurança. - Proteja-se contra empresas ilegais. - Não corra riscos! Certifique-se de que a empresa que você utiliza para fazer seus envios de dinheiro é autorizada – Escolha a Safe Transfer!

Faça sua remessa sem sair de casa! 1º – Registre-se (saiba como, ligue 087 3625826 ) iro inhe d u Se enas p a em

2º – Verifique a nossa cotação 3º – Faça o depósito em nossa conta: (SAFE TRANSFER LTD)

Luke Street

44 Ned's PUB

Trinity College

rden Lane

Dublin Fire Bridge

Pea rs

Shaw Stree t

Townsend

Spring Ga

Garda Station

Tara Street

Townsend Street

Street

Enviamos também para outros países. Mais informações:

e St

reet

Pea rs

16 NewsBRazil

O porto seguro para o seu dinheiro! Envie seu dinheiro da Irlanda para o Brasil com a Safe Transfer. Um serviço rápido, seguro, com taxas e cotações que valorizam o seu dinheiro!

Mark Stree t

Tara Street

Bank of Ireland: Sort code - 90 07 11 - Account - 49 12 12 84 or AIB : Sort code - 93 21 08 - Account - 14 68 22 69 4º – Confirme sua ordem através de nosso call center

e St

reet

Unit 1C Hyde Court, Shaw Street Dublin 2

Dezembro 2011

ss a a r r o h il com o 22 h ras no B amento Pag esso Expr

Antes de fazer o seu envio consulte nossa Cotação! e m o p os cu ont o* te p ã ns es e 2 taç ara oirld. e a h o a p ras por ag an a c rta váalidra ooBrdemnte. r NewsBRazil  T g 17 n * Ofe pUma clie

087 3625826

www.revistanewsbrazil.com


Economia

Os cuidados com as compras de final de ano P

rovavelmente você já ouviu esta frase: “Não vá ao supermercado com a barriga vazia”. Parece brincadeira, mas ir ao supermercado despreparado(a) fisicamente ou psicologicamente é o mesmo que ir para a guerra de sunga. E no período de festas de final de ano, mais ainda. Pois, há um verdadeiro bombardeio para estimular o cliente a comprar todos os objetos da prateleira. Você vai comprar alimento ou um presente e sai de lá com dez (10) itens da promoção do dia. Uma revista, um novo cartão de crédito, uma cesta de natal e ainda joga na loteria. Sorte a nossa que aqui na Irlanda não estamos acostumados a comprar em parcelas. Pois, senão, seria mais ou menos igual no Brasil, ou seja, divide as compras em tantas vezes, com juros “baixíssimos” e ficar endividado para o resto do ano. Aqui na Europa, nós lembramos diariamente o poder de compra. E devemos comprar somente quando se tem o dinheiro completo. Pagando-o à vista. Porém, abaixo vou listar algumas dicas úteis para ir as compras de final de ano. Em Dublin, podemos aproveitar as épocas de “sale”. Promoções de final de ano. Faça a sua lista de necessidades. Coloque nela o que realmente precisa para o seu abastecimento, semanal ou mensal, e siga-a quase ao pé da letra. Lembra-se que nessa época de natal alguns produtos sobem de preço. Exemplo: vinhos, pernil, frutas cristalizadas, bombons, entre outros. Compre em horários diferentes itens diferentes, não misture alimentação com vestuário. Os presentes devem ser comprados pouco antes do início de Dezembro. Ou ainda, no dia 26 de Dezembro, que é quando se inicia as promoções. “Sale” é o nome da promoção de final de ano. Esse período se estende até final de Janeiro e/ou inicio de Fevereiro de 2012. Uma dica, que utilizo desde que moráva-

18 NewsBRazil

mos no Brasil. No dia 25 de Dezembro “entrego” como presente um cartão de natal para minha esposa, logo, dia 26 vou às compras, compro um belo de um presente na promoção. E na noite seguinte a grande surpresa. Um presente que ela não esperava, pois ela pensou que seria apenas o cartão. Agindo assim, economizo e ainda a surpreendo. Psicologicamente, a evolução do cérebro humano ainda liga toda necessidade à alimentação, à presentearmos uns aos outros e ao sexo. Se você misturar, com certeza irá gastar mais do que deve ou do que pode. Por isso, eu disse para ir às compras separadamente. Pesquise. Calcule. Visite a Penny´s, Dunnes, e outras lojas, inclusive lojas de produtos brasileiros. Se, estão chamando muita atenção para uma promoção, provavelmente é uma armadilha. Ou o produto está saindo da validade ou compraram além do que não deviam, não teve aceitação de outro mercado ou nos valores tem alguma pegadinha. Outra dica. Evite o conforto da caixinha de presente. Prefira as embalagens maiores. Geralmente estas têm que ser obrigatoriamente mais baratas. Mas calcule sempre antes de pegar. Não tenha vergonha de levar uma calculadora. Ou melhor, prefira você mesmo embalar o presente do(a) companheiro(a). Se você fez uso da minha dica do cartão de natal no dia 25 e depois o presente no dia 26, faça à mão, você mesmo, um segundo cartão de natal ou uma carta romântica. Assim evita comprar um segundo cartão. Aproveite as promoções de cinemas. Faça uso da carteirinha do Cine World (Parnel Street – Dublin 1). Procure se divertir primeiro, o lazer é muito importante para nós que moramos fora do Brasil. Vá ao shopping para se divertir ou para comprar. Um

dos dois. Nunca faça compras em dia de cinema ou diversão. No shopping tem todas as facilidades, mas fora dali tem várias outras lojas especializadas. Não compre sem pesquisar. O conforto que lhe oferecem talvez não valha a pena. E pra finalizar, deixo algumas perguntas para você fazer à você mesmo e refletir. 1.) Você tem mais sapatos e roupas em seu armário do que jamais poderia usar? Deixa seu “flatmate” sem espaço no guarda-roupa? 2.) Você tem cada novo “gadget” antes mesmo que ele tenha tido tempo de se empoeirar nas lojas? A cada lançamento de um novo celular, você fica louco para comprá-lo? Se você respondeu “sim” para qualquer uma das perguntas acima, você é um gastador de impulso e entra-se na terapia do consumo. Está não é uma notícia boa. Mas pode ser corrigida. Aproveite essa época de final de ano para controlar seus impulsos com as compras. Visite as lojas mais barateiras de Dublin: Dunnes e Penny´s, mas não compre nada. Faça isso somente por um dia e verás que é muito prazeroso. Finalizando. Já sei que o câmbio para o Brasil está baixo (Euros vs. Reais), mas economizando hoje, poderá aumentar seu poder de poupança para as coisas importantes, como: uma casa, um carro novo, um período de férias, ou até mesmo para comprar a passagem de volta pro Brasil de navio, em cruzeiro. Pense nisso! Um forte abraço a todos. Boas Festas! Everton Ricardo – Gestor da Qualidade, consultor financeiro, palestrante, autor do blog Finanças Forever: http:// financasforever.blogspot.com. No Twitter: @everton_ric

Dezembro 2011


Capa

g S i hona D a l l o N huit Quando pensamos em Natal logo nos veem à mente muitos presentes, mesa farta, pinheiros naturais enfeitando sala, além da casa decorada e a neve caindo pela janela...

É

uma imagem conceito criada na mente humana, originada em diversos filmes e publicidades. Associada a esta cena, pensamos também nas celebrações do Natal com nossa família e amigos. Mas estou na Irlanda, e agora? Como vai ser? Em um primeiro momento, pode parecer algo triste, já que estamos longe das pessoas queridas. No entanto, ao caminharmos pelas ruas e percebermos que toda aquela cena (citada acima), que sempre vimos pela tv, começa a se tornar realidade não há como não nos encantarmos e alegrarmos instantaneamente. Quem vai passar o Natal pela primeira vez aqui poderá estranhar um pouco, ao verem muitos irlandeses se divertindo no Temple Bar no dia 24. Pois o Natal na Irlanda só é celebrado no dia 25, com uma ceia às 15 ou 18 horas, onde as pessoas se divertem com coroas de papel na cabeça e os tradicionais crackers que trazem piadas e brinquedos dentro. A mesa é realmente cheia, mas de guloseimas irlandesas e britânicas... Então nada daquele pernil com farofa... Ao invés disso, servem peru ou presunto com diversos acompanhamentos... Há uma diversidade de patês que só são encontrados nesta época, sem falar

20 NewsBRazil

ceia dura cerca de duas ou três horas apenas. O melhor mesmo é se reunir com os amigos brasileiros e fazer aquela ceia no dia 24, com direito a rebarba no outro dia. Vale até convidar os familiares no Brasil para participarem através de chamadas de vídeo, ou por que não os amigos irlandeses para conhecerem nossa tradição em celebrar o Natal. O essencial é se programar para não deixar de comemorar esta data tão importante.

nos doces natalinos tradicionais. Como é o caso do Christmas Pudding (espécie de bolo de frutas regado a conhaque ou uísque e que deve ser servido ainda flamejante) e da Mince Pie (torta de frutas, geralmente passas e maçãs, com canela e cravo servida quente). O que não falta são embrulhos e mais embrulhos de presentes, as crianças ganham dezenas de brinquedos e roupas que nos deixam curiosos para saber onde os pais guardam tudo depois. Vizinhos e colegas de trabalho trocam lembranças, como caixas de chocolates ou de chás. Enfim, percebemos que aqui o Natal é realmente diferente do Brasil. Os irlandeses não só gostam de trocar presentes como também cartões, e isso, é bastante admirável, diversas casas penduram os cartões em volta das lareiras e nos corrimões das escadas. Ao contrário das lojas que começam a enfeitar as vitrines e vender produtos de Natal logo no fim de outubro, as casas são decoradas no dia primeiro de dezembro na grande maioria. As árvores são realmente de pinheiros naturais e com muitas luzes. Para nós, brasileiros, a festa aqui pode durar muito pouco, pois em média a

Tradições que movem a economia

Se por um lado o país está enfrentando problemas financeiros por causa dos bancos e da crise na União Europeia, por outro os irlandeses parecem não se importarem com isso e partem rumo às compras de Natal. O varejo na Irlanda investiu pesado este ano em campanhas e promoções, esperando obter um grande número de vendas para o Natal, algo que poderá ser bastante lucrativo para a economia do país. Dados apontam, por exemplo, que cada irlandês de renda média deverá gastar cerca de 950 euros neste ano com as compras de fim

Dezembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

de ano. Não é a toa que os irlandeses são os que mais gastam com as compras de natal em toda Europa, de acordo com levantamentos feitos pela Deloitte Survey. Como o hábito aqui é trocar lembranças entre todos os conhecidos, os irlandeses podem gastar dias para conseguir comprar todos os presentes e por isso terminam sempre na última hora, ou seja, às 18h do dia 24, horário que todos os estabelecimentos fecham e só voltam a abrir no dia 27 de dezembro. Pois dia 26 é feriado de São Estevão (Saint Stephen) e nada funciona neste dia. As ruas enfeitadas, lojas lotadas e vitrines disputando a atenção dos consumidores irlandeses e mercadorias chegando a todo o momento. É possível, ou melhor, quase impossível encontrarmos algo na última hora, os produtos chegam a esgotarem nos supermercados e lojas, o que mais nos lembram a 25 de março nessa época em São Paulo. Apesar de ser visível e tentador as promoções que já são oferecidas para o Natal, a dica para os consumistas de plantão é que no dia 27 começam as megas promoções em que os preços chegam a cair 90%. As chamadas soldes vão até dia 5 de janeiro e é a época mais aguardada para muitos. NewsBRazil 

21 


Programação em Dublin

Durante os meses de novembro e dezembro há dezenas de espetáculos, concertos e peças infantis nos teatros Abbey, Olympia, Gaiety e no National Concert Hall. Um passeio pelas principais ruas do centro da cidade não deve deixar de ser feito, Dublin é tomada pelo espírito festivo durante as semanas que antecedem o Natal. Ao todo, são 30 ruas enfeitadas e iluminadas que fazem com que a cidade fique mais charmosa e alegre. As ruas mais famosas pela deslumbrante decoração são a Henry Street e a Grafton Street. Natal na Grafton Street significa luxo e por esta razão cada ano as luzes desta rua são acesas por alguma celebridade. Este ano o cantor Michael Buble acendeu as luzes pelo prédio da Brown Thomas. Uma visita a esta rua é de encantar qualquer um. Muita gente está com a expectativa de passar o dia 24 na Grafton, já que o vocalista do u2, Bono, deu uma palhinha no ano passado para quem passava por lá, e não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Como ele gosta de surpreender os fãs com algo sempre inesperado e já se apresentou na Grafton em alguns natais, mas não foram em anos consecutivos, pode ser que não repita esse ano. Os irlandeses sempre dizem que nunca se sabe quando o Bono vai aparecer, então se tiver livre nesse dia não custa nada tentar. O presépio no interior do prédio dos correios, na O’Connell Street é algo que vale ser visitado, além de somente apreciar a vitrine dos correios que está entre a mais famosa e tradicional decoração da cidade. Sem contar com a árvore localizada no Spire que atrai a atenção de todos que passam por ali. Diversas feirinhas são montadas pelo centro de Dublin que oferecem pratos típicos e variedades de presentes e cartões. As melhores são as da Henry Street, que funcionam diariamente, e o mercado do Temple Bar, que só acontece aos sábados. Mas há

feiras localizadas em diversos pontos do centro, e todas com um preço bem acessível. Outra opção para quem prefere dar um passeio nessas feiras são as charmosas casinhas de madeira no Docklands que está com uma estrutura preparada para receber toda a família e vai até o dia 23. Para diversão, Dublin está com duas pistas de patinação no gelo, localizada no Dundrum Town Centre e próxima a Heuston Station, no 7 up Winter Wonderland. O 7up Wonderland Winter é uma espécie de parque de inverno com diversas atrações para toda a família, com barraquinhas de comidas típicas, brinquedos, circo, shows, cafés e bares oferecem diversão em Royal Hospital Kilmainham e funcionará até o dia 8 de janeiro. A entrada é gratuita. Para quem gosta de concertos, poderá apreciar gratuitamente as apresentações na ChristChurch no dia 14, 15 e 18 às 20 h e na catedral de St Patrick no dia 15 às 20horas. Para saber a programação completa com todos os horários: www. dublinatchristmas.ie

Papai Noel tecnológico

Tecnologia

As festas de final de ano estão chegando e, com elas, os presentes também fazem parte de nosso dia, passamos algum tempo pensando no que comprar para presentear nossos familiares e amigos. A grande maioria das pessoas quer ganhar produtos tecnológicos, claro que você não vai comprar estes para “todos”, mas sempre existe aquelas que merecem.A NewsBRazil mostra os gadgets mais cobiçados para que você possa tirar suas dúvidas antes das compras.

Tablets Os tablets estão em primeiro lugar, e isso não é novidade. Com vários modelos à disposição dos consumidores, a diferença de preço é bastante grande. Então na hora de escolher o tablet vale a pena conferir os recursos que cada um disponibiliza. Entre os mais desejados estão o IPad 2 da Apple, o Galaxy Tab da Sansung e o Xoom da Motorola. Smartphones Os smartphones também estão entre os mais queridos nas listas de presentes. Os novos celulares que são como computadores portáteis estão disponíveis no mercado com diversos modelos. Os recursos são muitos e, na hora da compra, vale a pena fazer alguns testes. Os preços também são bastante diversificados. Os modelos mais queridos são os smartphones que usam o sistema operacional Android. Notebooks Alguns especialistas em tecnologia já disseram que os notebooks vão ser substituídos pelos tablets, mas eles ainda são o sonho de consumo de muita gente. Com diversos modelos, os notebooks são muito úteis tanto para trabalho quanto para a diversão. Com preços atrativos eles são uma boa opção de presente. Na hora da escolha de seu notebook, além de optar pelo que ofereça uma melhor relação preço x qualidade, fique atento a assistência técnica e verifique se a marca possui uma autorizada na sua região. Muitas marcas oferecem uma boa configuração, com um bom preço, mas a qualidade é bastante questionada. TVs As TVs também entraram na lista dos mais desejados. São diversos modelos com tecnologias diversas e vale ressaltar que o preço caiu bastante. O mercado está bastante concorrido. As tecnologias mais atuais são as TVs com 3D, as de LED e as LCDs. As marcas mais procuradas são Sony, Sansung e LG. Vídeo games Os consoles de vídeo games já não são apenas para crianças e adolescentes. Com o avanço da tecnologia envolvida neste produto, eles agora estão deixando todos loucos para jogarem. A concorrência nesta área fica entre as fabricantes Nintendo, Sony e Microsoft com seus respectivos produtos Nintendo Wi, Play Station 3 e X Box 360. Todos eles com bastante qualidade. Neste caso, na hora de sua escolha confira os preços e diversidades dos jogos para cada console.

22 NewsBRazil

Dezembro 2011


Música

Audiência e

selecionados para o programa ao vivo, três em cada categoria. Essa é a etapa mais importante porque além de conquistar os jurados os candidatos precisam agradar o público, que cada semana coloca dois candidatos na berlinda através da votação por telefone ou mensagem de texto. Cada semana os telespectadores tem oportunidade de ver seus candidatos interpretando canções com diferentes temas. No Reino Unido o programa passa no canal da ITV e na Irlanda no TV3. Os jurados do programa na edição deste ano são Gary Barlow, integrante do Take That, Tulisa Contostavlos, cantora do N Dubz, Kelly Rowland, cantora solo e, Louis Walsh, empresário musical irlandês.

tra

Fotos: SYCO TV Divulgação

Programa X Factor conquista o público britânico e o sucesso quase dobra o número de telespectadores desde sua criação

Polêmica toma conta do programa Drama, brigas e reviravoltas também fazem parte do programa. Com a saída de Frankie Cocozza, devido a problemas com uso de drogas, com votação do público o X Factor trouxe de volta para a competição Amelia, candidata que havia sido eliminada logo no início do programa. Frankie foi forçado a deixar a competição após ter sido flagrado pela produção do programa usando cocaína e outras substâncias ilícitas em uma festa, quebrando assim uma das regras do X Factor. O jovem não tinha fama de bom moço desde seu primeiro teste no reality show, quando mostrou o bumbum para os jurados na intenção de provar que tinha os nomes de sete garotas tatuados nas nádegas. Frankie deixou claro que estava participando do programa para conseguir ficar com mais garotas. “Eu lamento muito, eu realmente sinto muito. Não

Little Mix

B

oa voz, atitude, carisma, criatividade e versatilidade, estas são as características que os jurados do programa X Factor buscam para selecionar músicos para a competição e descobrir um novo talento. Os live shows do programa britânico conquistou o público chegando nas semifinais, com quatro finalistas Little Mix, Misha B, Amelia Lily e Marcus Collins -, na disputa pelo título do X Factor e um contrato milionário com a Sony Music. Com apresentação feita por Dermot O’Leary, o programa é a

24 NewsBRazil

maior competição de talento televisivo da Europa e a popularidade com os telespectadores vem alcançando altos índices de audiência no Reino Unido. Conforme dados divulgados no jornal britânico The Guardian, a audiência do programa X Factor desde o começo em 2004 até 2010 quase dobrou. Na vitória de Matt Cardle’s em 2010, o programa atraiu 17,2 milhões de telespectadores com 15 minutos atingindo o pico de 18,8 milhões e, nove minutos com 19,4 milhões de pessoas.

Diferentemente de outras competições de canto, o X Factor possui uma influência direta dos jurados. Cada um deles é responsável pelo comando de um grupo e tem o direito de escolher a música e montar toda a performance do candidato. A escolha dos grupos é feita pela produção do programa e eles são divididos em quatro categorias, isto é, garotos, garotas, grupos e candidatos acima de 25 anos. Depois de escolhidos pelos jurados do programa através de audições em diferentes lugares do país, 12 candidatos no total são

Dezembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

sou um viciado, eu sou um idiota...”, disse Frankie ao jornal britânico The Sun. Entretanto, o retorno de Amelia também gerou polêmica e o programa foi acusado de ter trapaceado nos resultados da candidata. Uma hora antes de encerrar os votos por telefone o X Factor divulgou o resultado do retorno de Amelia no próprio website do programa xfactor.itv.com. Além disso, eternas brigas entre os jurados provocam a curiosidade do público e ficam cada vez mais expressivas, principalmente entre Gary e Louis, e ainda, Kelly e Tulisa. Um dos assuntos mais comentados entre a briga entre juízes foi o caso de preconceito de Misha B com uma das candidatas do programa na época, Kitty Brucknell. Conforme o inglês Robert Beach, decorador de interior, o X Factor seleciona pessoas simples com a intenção de transformar elas em estrelas. “O programa consegue atrair os ingleses pelo fato de gostarmos de pessoas comuns que têm a chance de demonstrar seu talento. Ao mesmo tempo, mostra também nas audições pessoas que não sabem cantar e cativa o público pelo riso”. Robert confessa torceu para o grupo Little Mix. “É muito difícil ver nesse programa um grupo que tem harmonia e se destaca cantando ao vivo”. Daniel Benmore, colega de profissão e amigo de Robert, conta que conheceu uma das integrantes do grupo Little Mix, Perrie Edwards, antes da fama, quando ela trabalhava num bar. “É uma pessoa comum, muito simpática, que está tentando entrar no mundo das celebridades. Entretanto meu favorito era o Marcus”. Ele explica que o programa é um dos favoritos por passar na televisão no horário nobre. “Além disso, os jurados chamam muito a atenção por serem pessoas famosas e pelas discussões entre eles ao vivo”. Daniel salienta que tudo é entretenimento. “Não importa se eles brigam ou falam mal dos candidatos. Alguns deles até se beneficiam com isso como o caso de Frankie, que tinha fama de menino mau, mas atraia a mulherada e por isso recebia os votos. Para os ingleses não existe má publicidade. Frankie é exemplo disso. Mesmo sendo criticado por não cantar bem, sempre era salvo pelos votos e ganhava destaque na mídia”. Já o auxiliar geral de restaurante Stephen Jarecki é viciado no programa. “Não perco uma semana. É envolvente porque você sempre tem um candidato preferido e quer saber como está indo toda semana”. Ele ressalta que sua cantora favorita para ganhar a competição era Amelia. “Ela é uma cantora maravilhosa. Nós ingleses amamos histórias de pessoas que tem

uma segunda chance. Este é o caso dela, pois havia sido eliminada e teve a chance de retornar”. Stephen conta que anteriormente gostava de Janet Devlin, mas que ultimamente ficou decepcionado com suas performances. “Ela sempre foi uma das minhas candidatas favoritas. Mas ainda prefiro Amelia. Acredito que Janet nunca foi eliminada antes por receber muitos votos dos irlandeses pelo fato dela ser de lá e eles votarem mais que os ingleses”. “X” do segredo X Factor ou “Fator X”, que em português significa “algo mais” representa a qualidade que o artista deve ter para se tornar uma verdadeira estrela. Criado em 2004 pela empresa Syco TV, de Simon Cowell, a série é uma franquia de reality show originária do Reino Unido para substituir o Pop Idol, programa que deu origem ao que é o American Idol. A versão britânica é responsável pelo lançamento de um grande sucesso internacional, a cantora Leona Lewis. No Reino Unido o programa conta com oito ganhadores Steve Brookstein, Shayne Ward, Leona, Leon Jackson, Alexandra Burke, Joe McElderry , Matt Cardle e Litlle Mix. Devido ao sucesso da franquia, a versão americana do X Factor começou neste ano com transmissão feita pela FOX, canal responsável também pelo American Idol. Simon sempre foi jurado do X Factor UK, com exceção deste ano, porque está julgando o programa nos Estados Unidos. Em fevereiro de 2010, foram contabilizados 49 vencedores do X Factor em todo o mundo. Viviane C. M. Schneider Jornalista-Londres

Simon Cowell

NewsBRazil 

25 


Esportes

Balanço do Campeonato Brasileiro de 2011 No Brasileirão mais disputado dos últimos anos, o Timão saiu vencedor e mostrou que em campeonato de pontos corridos a regularidade faz a diferença

F

oi um campeonato muito disputado como sempre, o título mais uma vez foi decidido somente na ultima rodada, dessa vez somente 2 clubes chegaram lá com chances, Vasco e Corinthians. Vasco era a sensação do ano, depois de 10 anos de profunda crise e 3 anos após o rebaixamento, o time da colina montou um elenco forte, equilibrado, e entrou na competição cheio de gás após a conquista da Copa do Brasil. No entanto, como é bastante comum em qualquer conquista, o pós título do Vasco foi um tanto sonolento, as 5 rodadas posteriores ao triunfo foram ruins, com o clube conquistando somente uma vitória (1 vitória, 2 derrotas e 2 empates), e no final das contas o preço do desleixo foi caro e o time terminou a competição na “tradicional” posição de vice, para a alegria dos rivais. O Corinthians que não tem nada a ver com isso começou a competição a mil por hora, as 10 primeiras rodadas foram avassaladoras, 8 vitórias e 2 empates, abrindo distância em relação aos demais e fazendo uma boa camada de gordura para queimar lá na frente. Essa gordura foi muito bem adminis-

Classificação 1° Corinthians 2° Vasco 3° Fluminense 4° Flamengo 5° Internacional

26 NewsBRazil

trada e mesmo com uma equipe sem brilho o clube do Parque São Jorge levou o caneco, com todos os méritos. O Campeonato Brasileiro é uma maratona, ganha quem é mais regular. Outra equipe que começou a competição com trajes de gala e pinta de campeão foi o Flamengo, tendo no elenco Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, uma espécie de Batman e Robin. A equipe disputou na ponta por um bom tempo, mas só para não perder o costume, entrou em crise e ficou 10 jogos sem vencer. Ameaçou uma arrancada perto do final, reacendendo as esperanças, mas a falta de banco e a má fase de nomes como Léo Moura e do Gaúcho pesaram, e o time teve de se contentar com a vaga na libertadores. Outros 2 que ameaçaram o título corinthiano foram Botafogo e Fluminense. O 1º impulsionado principalmente por 2 contratações aparentemente discretas que acabaram vigando, Elkerson e Cortês. Chegou a disputar na ponta da tabela, mas próximo da reta final (como sempre) nuvens negras pairaram sobre General Severiano e o final da história foi a triste 9ª colocação. O Fluminen-

rebaixados Atlético-PR Ceara

América-MG Avaí

se chegou a disputar o título até a 36ª rodada, mas a péssima campanha nos clássicos impediu que o time das Laranjeiras chegasse à reta final brigando, e o clube que recebeu a maior injeção de investimentos acabou na 3ª colocação. A surpresa (ou ameaça de surpresa) da competição foi o Figueirense, que perto do final deu uma de coelho doido e chegou a colar nos líderes, mas o time não suportou o peso dos trajes de galã e “na hora do vamo ver” não conseguiu vencer nem o seu rival lanterna, acabou fora do G-5.Lá em baixo, a areia movediça do Z-4 estava sedenta para afundar mais um grande, o Cruzeiro era a bola da vez. A arapuca foi armada, o Atlético-PR venceu o clássico da ultima rodada e iria afundar o azulão, mas o Galo manteve sua postura de fiel meretriz e foi sodomizado pelo rival em Sete Lagoas em uma goleada histórica. Mais um ano triste para o Galo, e o Z-4 terminou dando a velha raquetada e mandando de volta para a segundona mais um que estava ainda com as malas em punho, o América-MG, que afundou junto com Atlético-PR, Avaí e Ceará.

ARTILHEIROS

Borges (Santos) 23 Gols

Fred (Fluminense) 22 Gols Deivid (Flamengo) 15 Gols

Dezembro 2011


Intercâmbio

Irlanda entra na rota dos brasileiros A estudante de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter, Thais de Aguiar Vieira Ramos concorda com a opinião e reitera que uma experiência no exterior pode ser motivo de desempate em alguma competição de emprego. Ela conta que já tinha viajado para o Canadá em 2006 para fazer um curso de inglês e, recentemente, entre 2010 e 2011 participou do programa Work Experience USA, no qual o estudante universitário vai para os Estados Unidos trabalhar no período de suas férias de verão. Conforme a estudante, os brasileiros que viajam para estudar e trabalhar fora do país conseguem trazer benefícios e vantagens para o mercado de trabalho quando retornam. “A gente passa por muita dificuldade, pois os trabalhos são sempre subempregos. Trabalhei como housekeeper, que no Brasil você provavelmente nunca iria trabalhar. Você volta dando valor a tudo e aprende a encarar qualquer desafio que possa

País ocupa o sétimo destino mais procurado pelos intercambistas no mundo

N

ão é à toa que a terra do escritor Oscar Wilde, da tradicional cerveja Guiness, do Saint Patrick’s Day e da renomada banda de rock U2 tem sido um dos lugares mais procurados pelos brasileiros. Conforme o relatório de 2009 da Association of Language Travel Organisations, a Irlanda é o sétimo destino mais procurado no mundo, subindo três posições em relação ao ano anterior. A procura dos brasileiros pela Irlanda tem aumentado bastante nas agências de intercâmbio, como informa a diretora da agência Daqui pro Mundo, Kelly Barcellos, que coloca o país entre os quatro mais requisitados pelos intercambistas. De acordo com a supervisora da agência Intercultural, Odila De Lazari, a Irlanda é o segundo destino mais procurado pelos clientes, representando 70% dos intercambistas brasileiros na Europa. Ela destaca que entre os países mais procurados pelos brasileiros estão também Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. Na agência IE Intercâmbio, o diretor Marcelo Albuquerque diz que a empresa envia em média 20 brasileiros por mês para estudar na Irlanda e chega a registrar 250 ao ano, o que representa cerca de 30% dos brasileiros que

28 NewsBRazil

fazem intercâmbio na Europa pela agência. Ele destaca que o Canadá, os Estados Unidos e a Inglaterra concentram 71% das decisões de viagem, mas afirma também que África do Sul, Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Malta também registram boa procura. Seja em solo irlandês, canadense, americano, inglês ou em nosso vizinho do Mercosul, o certo é que os brasileiros estão espalhados por todo o mundo. Provavelmente você já deve ter escutado alguém dizer isso, frase repetida e que já faz parte do nosso dia a dia, que por todo lugar que você vai sempre tem um brasileiro para marcar presença. Em 2010, cerca de 168 mil brasileiros fizeram algum tipo de curso no exterior e contribuíram com essa realidade, girando mais de um bilhão de dólares, como indica a pesquisa realizada pela Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta). A pesquisa revela que mais de 60% das agências consideraram que dos últimos cinco anos, 2010 foi o que teve o maior número de alunos enviados ao exterior. O levantamento aponta que em 2011 a estimativa é que o número de estudantes brasileiros no exterior chegue em torno de 215 mil, com um giro de mais de 1,5 bilhão de dólares. Para 2012, a previsão é que esse número salte para 282 mil estudantes, com quase dois bilhões de dólares injetados no segmento.

Brasil está entre os maiores exportadores de intercambistas no mundo

Como se pode ver, os brasileiros estão viajando bastante para outros países, conhecendo novas culturas, novos hábitos e costumes, fazendo novas amizades e interagindo com outros povos, por intermédio da comunicação e da miscigenização intensificada pelo processo de globalização. O relatório de 2009 da Association of Language Travel Organisations destaca também que o Brasil ocupa a sétima posição entre os maiores exportadores de intercambistas do mundo, subindo uma posição em relação ao ano anterior. O país é o primeiro das Américas a figurar na lista dos top 10, que conta com os Estados Unidos na décima posição. A Alemanha e a Coréia do Sul ocupam, respectivamente, primeiro e segundo lugares e a novidade no ranking fica por conta da China, na quinta posição, e da Arábia Saudita, na sexta posição, que pela primeira vez aparecem entre os dez maiores exportadores de intercambistas do mundo. Marcelo salienta que o mercado de trabalho está mais enxuto e a concorrência é cada vez maior. Diante desse cenário tão competitivo, ele afirma que estudar em outro país contribui como um diferencial para o intercambista.

Dezembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

aparecer na sua vida profissional com mais seriedade. Sem contar o amadurecimento que você tem, morando com várias pessoas antes desconhecidas, longe da família, administrando o próprio dinheiro e aprendendo a lidar com diversos problemas”. A professora de inglês Aline Monzelewski diz não ter dúvidas da influência que uma experiência de intercâmbio pode ter no âmbito profissional. Ela comenta que essa situação pode ajudar o brasileiro a conseguir uma oportunidade melhor no mercado de trabalho nacional e usa sua própria história para exemplificar. “Muito mais que um diploma, hoje em dia você tem que ter o máximo de experiências possíveis. Outro idioma então, nem se fala. Voltei de viagem em dezembro de 2010, janeiro aproveitei para descansar e me reorganizar, em fevereiro já fiz algumas entrevistas e em primeiro de março comecei a trabalhar como estagiária em uma multinacional e hoje estou efetivada”. O amadurecimento proveniente desse tipo de experiência internacional tem se tornado um pré-requisito em alguns processos seletivos, como por exemplo, o realizado pela empresa alemã LSG Sky Chefs, fornecedora de refeições para companhias aéreas, que realizou no final do ano passado no Brasil um processo seletivo para trainees, no qual uma das exigências para ser contratado era de que o candidato tivesse tido ao menos uma experiência de intercâmbio. Tudo indica que isso possa se tornar cada vez mais comum em entrevistas de emprego. A alta competitividade no mercado de trabalho está exigindo do profissional uma formação cada vez mais ampla, tanto no aspecto técnico e educacional, quanto no quesito de experiências. Viver fora do país, convivendo com outra língua e diante de outra cultura não é tarefa fácil. “A maior dificuldade foi com certeza ficar longe de casa. A primeira semana foi horrível. Eu ligava várias vezes ao dia para minha mãe. A saudade é o pior. O resto a gente dá um jeito”, destaca Aline. Apesar da dificuldade na adaptação na primeira semana, a professora guarda com muito carinho a experiência vivida na Irlanda em 2010. “Fiquei dez meses lá e foi até agora o melhor investimento que já fiz na minha vida. Foi uma experiência

muito gratificante”. Ela ressalta que a viagem serviu para aprimorar o seu inglês e lhe proporcionou uma experiência de vida fora do Brasil, na qual ela pôde conhecer outros lugares e pessoas de outros países, expandindo seus horizontes e sua visão de mundo. Assim como Aline, a estudante Naiane Xavier Hommerding passou oito meses em Dublin em 2010. “Confesso que no início não é fácil, tudo diferente, bate a saudade, aquele pânico de achar emprego e moradia, momento de adaptação, mas depois tudo se ajeita e fica maravilhoso”. Naiane afirma que o apoio dos seus pais na época foi fundamental e que a certeza do que queria lhe rendeu forças para correr atrás dos seus objetivos. No primeiro mês a estudante morou em uma casa de uma família local, contratada pela escola ISI Ireland, na qual estudou. “A família me ajudou muito no início na questão de localização e tudo”, comentou Naiane. Após duas semanas em Dublin, ela conseguiu o seu primeiro emprego em um restaurante italiano, onde trabalhou durante duas semanas até conseguir um novo emprego como vendedora em uma loja de marca, ficando lá até o final do seu intercâmbio. A estudante enfatiza que Dublin é uma cidade ótima, com parques lindos e pubs muito divertidos. Ela acrescenta que o povo irlandês é muito receptivo. “No momento em que estava perdida, andando com mapa nas ruas, sempre teve alguém para me ajudar. Eu tive uma ótima experiência em Dublin e com certeza recomendaria para outras pessoas”. Thais, Aline e Naiane são alguns exemplos de brasileiros que tiveram a coragem e vontade de atravessar fronteiras para vivenciar novas experiências, enfrentando a saudade de casa e da família e as dificuldades de adaptação para correr atrás de seus objetivos. Certamente, todas têm muitas histórias para contar, e garantem que as vantagens e os benefícios dessa experiência estão realmente fazendo parte de suas vidas. E você, está pronto para embarcar rumo a uma nova viagem?

Leonardo Custodio Machado Jornalista

NewsBRazil 

29 


year in Dublin!! Oferta Especial para Renovação

Inglês ESOL - Níveis 1, 2 e 3 incluso Seguro Saúde

750

mpo por te

Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação de negócio específico. 2011. Direitos Autorais reservados a NABAS LEGAL

Tem a intenção de investir no Brasil, não deixe apenas no papel!

S

e você sempre teve a intenção de investir no Brasil, mas não se sentia seguro por desconhecer as peculiaridades do país, saiba agora o que é realmente importante para pôr em prática o que estava apenas no papel ou nas idéias. O primeiro passo para realizar qualquer transação no Brasil, especialmente transações imobiliárias ou abertura de um negócio, é contratar um escritório de advocacia que conheça bem as leis brasileiras e tenha experiência neste tipo de assessoria. Deve-se saber que o Brasil é um país cheio de burocracias e todos os documentos devem passar por órgãos públicos para terem validade legal. Contrate advogados de sua confiança, ao qual você possa ter a segurança de que ele cuidará com eficiência e te explicará todas as nuances de seus negócios, e as prospecções de seus investimentos. Se suas intenções não se limitam ao investimento imobiliário, mas compreendem também a abertura de uma empresa, existem questões trabalhistas, fiscais e de registros a considerar. Alguns registros são indispensáveis, como o efetuado junto à Receita Federal, chamado CPF (para pessoa física individual) ou CNPJ (para empresas ou sociedades) este registro determinará seu imposto de renda. Outro registro indispensável para o investidor estrangeiro é aquele efetuado junto ao Banco Central do Brasil, este determinará como e quanto dinheiro entrará e sairá do país, algums detalhes

de suas aplicações serão solicitadas para este registro. Caso você esteja interessado em abrir uma empresa no Brasil, deverá também registrar-se na Junta Comercial do Estado onde estará situada sua empresa, nesta são atualizados periodicamente os dados da sociedade como capital social e outras informações relativas a empresa. Dependendo do tipo de atividade, existem outros órgãos aos quais o investidor deverá efetuar registro para legalizar sua atividade profissional em território nacional, são os chamados órgãos de classe, por exemplo, para médicos o registro deve ser efetuado junto ao CRM, para os advogados a OAB, para os arquitetos e engenheiros ao CREA, para os corretores de imóveis ao CRECI, etc. Você precisará ainda de um representante fiscal nacional, que já possua CPF ou CNPJ, este representará seus investimentos, créditos e débitos fiscais em sua ausência do país, você poderá contratar um escritório de advocacia para fazer esta representação. Não se esqueça de pôr nas mãos de seu advogado a análise detalhada do imóvel ao qual você está interessado, ele verificará se há ônus ou se estão quitados todos os valores fiscais ou particulares referentes ao imóvel, ele analisará as escrituras, matrículas, e quaisquer documentos que possam implicar em uma desvalorização ou até a perda do bem, confie estas análises ao seu advogado. Outro detalhe que não pode ser esquecido é que, tanto para você como para seus empregados não-brasileiros, há

Seus Direitos

necessidade de vistos. Porém, lembre-se, não é necessário um visto especial para realizar qualquer investimento no país, o visto de turista poderá ser suficiente dependendo de suas intenções de investimento. No caso de o investidor buscar um visto permanente baseado nos investimentos a realizar, o Brasil determina que para a concessão do visto permanente o investidor deverá investir, no mínimo R$150.000,00 – cento e cinquenta mil reais. Ter dinheiro em moeda nacional é fundamental, especialmente se seus interesses se baseiam na abertura de um negócio, todas as transações envolvendo valores serão em moeda nacional, posto que as transações ocorrerão em território nacional. O investidor deve estar informado sobre os detalhes que envolvem a repatriação de seu dinheiro, o Banco Central permite apenas que saia do país em moeda estrangeira apenas o exato valor que entrou no país, o que exceder a este valor sairá em moeda nacional, ou seja, em Reais. Com estas informações, investir no Brasil não parece tão complexo, portanto mãos à obra! Faça seus investimentos ou abra o seu negócio neste país repleto de expectativas. Não esqueça de analisar o mercado de oferta e demanda imobiliária, pesquise sobre o Estado brasileiro que proporcione maior segurança para a abertura de uma empresa, estude as necessidades locais e seus futuros consumidores. Após todas estas dicas não há mais razões para que suas idéias de investimentos fiquem inertes.

o! limitad

11 Harcourt Street, Dublin 2, Ireland

Tel: + 353 1 4758556 WEB

www.mecdublin.ie

EMAIL

National College of Business Administration

info@mecdublin.ie

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

31 


Cultura

Anjo ou monstro?

“O Fantasma da Ópera” comemora 25 anos de estreia em Londres

L

ágrimas de emoção escorrem dos rostos da plateia que assiste o musical “O Fantasma da Ópera” (The Phantom of the Opera), que completa 25 anos de história, em cartaz no Majesty’s Theatre, em Londres, desde 9 de outubro de 1986. Considerado um dos maiores musicais de todos os tempos, é impossível não se emocionar com o sucesso de crítica e entretenimento pelo mundo, com mais de dez mil apresentações somente na Inglaterra, assistido aproximadamente por mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo e ganhador de mais de 50 prêmios principais do teatro. Não é à toa que o espetáculo é sucesso absoluto em Londres, produzido em 149 cidades e mais de 25 países, incluindo o Brasil. A história conta a agonia romântica do triângulo amoroso entre um fantasma, uma cantora de ópera e um visconde. Baseado no romance gótico de 1909 “Le Fantôme de L’Opéra”, escrito pelo francês Gaston Leroux e, transformado em musical pelo legendário compositor Andrew Lloyd Webber, o mesmo de “Cats” e “Evita”. “O Fantasma da Ópera”, dirigido no teatro por Harold Prince, com coreografia de Gillian Lynne e produção de Cameron Mackintosh, envolve diretamente 130 pessoas entre artistas, equipe e orquestra em cada performance na capital inglesa. A complexidade da produção da peça explica grande parte do sucesso. São 230 figurinos, 22 mudanças de cena, 281 velas

32 NewsBRazil

e 250 quilos de gelo seco e dez máquinas de fumaça. Para a auxiliar de restaurante, Esther Ripoll González, este foi um dos musicais mais emocionantes e bem montados que assistiu. “O cenário é incrível e os cantores são muito expressivos”. Na última versão para o cinema de “O Fantasma da Ópera”, do diretor Joel Schumacher, de 2004, o enredo é fiel ao do musical, mas a atuação excessivamente dramática dos atores torna algumas cenas um pouco cansativas. Por outro lado, a fotografia e o figurino do filme são impecáveis, tanto que lhe rendeu a indicação para o Oscar em três categorias - melhor direção de arte, melhor fotografia e melhor canção original. Contudo, a limitação vocal dos atores Gerard Butler (O Fantasma) Emmy Rossum (Christine), que apesar do esforço, não são cantores, deixou a desejar. Em contrapartida na adaptação do teatro, a história emociona o público com as canções bem executadas pelos cantores e uma interpretação sensacional, além de excelentes efeitos de palco e um elegante figurino. Canções como “Think of Me”, “The Phantom of the Opera”, “The Point of No Return” e “All I Ask of You”, que no Brasil foi traduzida para “Tudo que se quer”, regravada por Emílio Santiago e Verônica Sabino, estão entre as mais importantes do musical. Apesar do filme ser esteticamente bem elaborado, falta um pouco mais do brilhantismo e magia do musical que lhe deu origem. É interessante observar que no teatro a história parece mais real. Não há como negar que assistir ao vivo é mais emocionante. A plateia faz parte do espetáculo como se estivesse dentro da casa de ópera da peça, com a orquestra

tocando ao vivo, tornando-se assim mais envolvente neste sentido. Os truques sonoros dentro do teatro ressaltam no imaginário do público a existência de um fantasma verdadeiro e não de uma pessoa de carne e osso desfigurada. Mesmo com toda tecnologia atual existente, a linguagem cinematográfica não possui uma proximidade tão grande como no teatro. As interpretações das músicas, a atuação e o cenário não podem ser modificados no filme e, na versão teatral, cada apresentação é única e está sujeito a alterações e interferência da plateia. Entre as cenas mais interessantes e bem elaboradas do espetáculo estão a queda do lustre gigantesco, as velas surgindo quando o Fantasma conduz o barco com Christine, o baile de máscaras e o beijo entre a cantora de ópera e Erik. Uma das diferenças mais intrigantes entre a história contada no teatro para o cinema acontece na cena do beijo entre Christine e o Fantasma. No teatro, o público percebe o amor que Christine sente pelo Fantasma e não somente a fascinação por sua música. Já o filme sugere um beijo de piedade, sem sentimento profundo e relevante. Com 2h30min de duração, os ingressos custam entre 20,75 e 62,50 libras e as apresentações acontecem de segunda-feira a sábado, às 19h30min ou de terça-feira a sábado, às 14h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo website oficial www.thephantomoftheopera.com/ london ou na sede do Majesty’s Theatre, Haymarket, Londres.

Comemoração da peça rende novo DVD

Dezembro 2011

Em comemoração aos 25 anos do espetáculo, três performances especiais da peça tiveram os ingressos esgotados, no Royal Albert Hall, em Londres. A encenação de aniversário foi transmitida ao vivo para os cinemas de todo mundo, com 250 salas somente no Reino Unido. Quem perdeu a edição especial terá a chance de assistir o musical gravado ao vivo em DVD, Blu-ray e CD, disponíveis no site oficial da peça e lojas autorizadas. A versão da peça contou com a presença de Ramin Karimloo como o Fantasma e Sierra Bogges como Christine, contando com uma orquestra de mais de 200 integrantes, além de convidados especiais como Sarah Brightman e Michael Crawford, membros do elenco original.

História do Musical

O musical se passa no século XIX, na Casa

de Ópera, em Paris, construída sobre um lago subterrâneo. A jovem cantora de ópera chamada Christine Daaé (Sofia Escobar), tem a chance de estrelar no papel principal de um musical. O que ninguém sabe é que Christine tem um tutor musical misterioso, que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro - Erik, o Fantasma da Ópera (John Owen-Jones). O Fantasma é apaixonado por Christine, entretanto, ela possui um relacionamento com Raoul, o Visconde de Chagny (Will Barrat). Christine fica em dúvida entre amor e fascinação. Uma série de episódios estranhos começa a acontecer e os empregados acreditam que há um fantasma assombrando a ópera. Quando o Fantasma se torna um assassino, Christine decide se casar com Raoul em segredo. Porém, o seu plano é descoberto.

Durante a atuação de uma nova ópera, o Fantasma rapta Christine do palco, levando-a para o subterrâneo da ópera, onde ele vive. Raoul vai atrás para salvá-la, mas acaba caindo numa armadilha. Erik oferece uma bizarra escolha para Christine - ela fica com ele para sempre ou ele mata Raoul. Anjo ou monstro? Será que amor perdoa e liberta a pessoa amada para fazer suas próprias escolhas? O desfecho do confronto final deste amor impossível entre o Fantasma, Christine e Raoul, você descobre assistindo a peça.

Viviane C. M. Schneider Jornalista-Londres


Wanderley Massafelli photography Festas Casamentos Batizados Aniversários Books

T: +353 (0) 87 7714668 www.flickr.com/photos/tato45/sets E: wanderleymassafelli@ymail.com

Tiras Frota e Joana Machado

Alexandre Frota decidiu recrudescer a disputa por uma parte dos R$ 2 milhões que Joana Machado levou no reality “A Fazenda”, da Record. Advogados de Frota protocolaram na Justiça o pedido de bloqueio de R$ 2 milhões em bens e dinheiro de Joana. Frota alega ter direito entre 20% e 30% do prêmio que Joana levou ao vencer Monique Evans na final do reality, no mês de outubro. A resposta de Joana foi direta: “Não fiz contrato nenhum com ele. O dinheiro é meu e ninguém tasca”.

Kak

á e a igreja Caroline Ce lico, 24, mu lher do jogador Ka ká, vem solt lingua no T ando a witter, e no s p ro g ramas de tv que te m participa do. O assunto pre ferido é a sa ída do casal da Igreja Rena scer. O Bispo Es te líder da igre vam Hernandes, ja, criticou a atitude da esposa d o craque Ka ká.

Fórmula 1

A próxima temporada da Fórmula 1 promete ser emocionante, pois seis campeões mundiais correrão em 2012. Com a volta de Kimi Raikkonen para a competição, pela Lotus, o número de detentores de título será inédito. Além do finlandês, o hepta Michael Schumacher, os bicampeões Sebastian Vettel e Fernando Alonso e os detentores de um título Lewis Hamilton e Jenson Button brigarão pelo titúlo de 2012

Shakira e a fama

A cantora Shakira se tornou a primeira pessoa de nacionalidade colombiana a conseguir uma estrela na calçada da fama em Hollywood, a de número 2.454. Ela dedicou a conquista a todos os que a apoiaram e, especialmente, à comunidade latina dos Estados Unidos.

Duendes

Uma pequena multidão de 262 pessoas vestidas como duendes se reuniu no dia 17 de novembro em frente ao Canal Theatre, em Dublin, na Irlanda, com a intenção de entrar para o Guinness, livro dos recordes. Vestidos de verde e usando barbas postiças, eles aproveitaram o 7º Dia Anual do Guinness para quebrar o recorde de maior número de pessoas reunidas vestidas como duendes, que são um dos símbolos nacionais do país.

Trem-bala

O leilão do trem-bala entre Campinas (SP) e o Rio de Janeiro (RJ) já foi adiado duas vezes por falta de interessados. No início de julho, depois de um leilão sem apresentação de propostas, a licitação do projeto foi dividida em duas etapas: a primeira vai definir a tecnologia e o operador do trem-bala e a segunda escolherá a empresa responsável pela construção do projeto. A primeira licitação está prevista para fevereiro do ano que vem.

Brasil e Europa

Foi noticiado no ínicio de novembro que o Brasil está mais uma vez estudando fazer uma contribuição para ajudar a Europa a sair de sua crise financeira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou os relatos de que teriam sido oferecidos US$10 bilhões, mas indicou que o Brasil estaria disposto a contribuir com alguma coisa por meio do FMI. www.revistanewsbrazil.com

ik, ring Breiv h e B s r e d louco que An ruega, Breivik o psiquiátrico concluiu essoas num ilha na No ico ao t rio ais de 70 p ava em estado psicó Um relató m u o t a m , ele st que e, por isso u anóica e e r q a o atirador iz p d ia o t n e cumen s atos. squizofr julho. O do responsável por seu sofre de e m e , e r c a slo, mass unal de O nalmente e ib p r t o cometer o d lo a e r p e acatado er consid amento não pode s ico for confirmado e ser submetido a trat óst erá o. Se o diagn derá ser preso, e dev terminad e d in o p o po por tem Breivik nã iquiátrico s p l a it p s em um ho

NewsBRazil 

35 


Fotos: by Hugo Tomochigue

Fotos: by Brazukas em Dublin

Baladas

Confraternização da

KIOSK BRAZIL


Resumindo Um belo dia, um estagiário de Informática recebeu um telegrama urgente de seu gerente, no qual somente estava escrito: P.O.R.R.A.! No dia seguinte, o pobre capacho apressouse em responder por telegrama: F.O.D.A. - S.E.! Retornando ao escritório central, foi imediatamente chamado pelo gerente, que disse-lhe: - Você não tinha o direito de me responder daquele jeito! Não sabes que estamos em contenção de despesas? O meu telegrama era simplificado e o significado de P.O.R.R.A. É: ‘Por Obséquio Remeter o Relatório Atrasado’ O estagiário argumentou: - Sei de tudo isso e foi exatamente dentro desse espírito que lhe respondi F.O.D.A. - S.E.! que significa: ‘Foi Ontem Despachado Amanhã Será Entregue.’

O canguru e o garçom Um canguru entra num bar e pede uma cachaça . O garçom o atende e apresenta a conta: 20 dólares. O canguru procura na bolsa e dá uma nota de 20 dólares. Enquanto ele bebe, o garçom, intrigado, resolve puxar conversa. - Não aparecem muitos cangurus

O Presidente

Um avião estava prestes a cair com 5 passageiros à bordo e apenas 4 paraquedas. O 1º.passageiro disse: ‘Eu sou Kobe Briant, o melhor jogador de basquete da NBA, os LA Lakers precisam de mim e, portanto, eu não posso morrer’. Então ele pegou o primeiro paraquedas e saltou do avião; O 2º.passageiro, Hillary Clinton, disse: ‘Eu sou a mulher do ex-presidente dos EUA, senadora por Nova Iorque e uma potencial futura presidente’. Então ela pegou o segundo paraquedas e saltou do avião; O 3º.passageiro, George W. Bush, disse: ‘Eu sou o expresidente dos EUA. Eu tenho grandes responsabilidades por ter sido o líder de uma superpotência e eu sou o presidente mais esperto da história dos EUA, então o povo americano não quer que eu morra’ - Então ele pegou o paraquedas e saltou do avião. O 4º.passageiro, o Papa, disse a quinta passageira - uma garotinha de 10 anos de idade: ‘Eu estou velho e fraco e não me restam muitos anos de vida e como çatólico devo sacrificar minha vida e deixar para você o último paraquedas’. Então a garota disse: ‘Está tudo bem Papa, ainda resta um paraquedas para o senhor. O presidente mais inteligente da história dos EUA saltou com a minha mochila escolar!....’

aqui neste bar... E o canguru responde: - Isso não me espanta... a 20 paus a dose!

As mulheres

01Aqui jaz a minha sogra: descanso em paz! 02 Amor de mulher é REAL 03 “Mulher e fotografia só se revelam no escuro. 04 Marido de mulher feia tem raiva de feriado. 05 Mulher e fotografia só se revelam no escuro. 06 Marido de mulher feia tem raiva de feriado. 07 Mulher e cachaça são iguais!!! No começo é bom! Depois só dá dor de cabeça!

08 Mulher é igual pipoca, quando dá uns pulinhos cai logo na boca do povo.

09 As mulheres perdidas são as mais procuradas. 38 NewsBRazil

O político Num comício daquela pequena cidade, dizia o prefeito: - Queridos cidadãos e cidadãs, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse político. Vocês podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do paletó com uma das mãos - nunca entrou dinheiro do povo. Neste instante alguém grita: - Paletó novo, hein? Dezembro 2011


Revista News Brazil edit 8  

Edition 8 Revista News Brazil

Revista News Brazil edit 8  

Edition 8 Revista News Brazil

Advertisement