Page 1

Ed i

Sa

01

ra ic

A força do teatro brasileiro em Londres

no

sC

Michael Collins O mito irlandês

,A

gu

Entrevista Danieli E. Bueno

06

aA

Setembro 2011

mb

NewsBRazil

çã o


Entrevista

S etembro 2011

6

Após 3 anos vivendo em Dublin, Danieli decidiu iniciar um projeto que viesse à colaborar com a adaptação dos brasileiros recém chegados na Irlanda. Mas a trajetória de apoio aos brasileiros teve início ainda em seu escritório. Na sede da Laptop Fix, sua empresa de consertos e manutenção de computadores, Danieli recebia os estudantes que desembarcavam no país e a procuravam para esclarecer dúvidas referentes à moradia, escolas, documentação, entre tantas outras. Danieli foi a organizadora dos dois primeiros encontros do CRBE em Dublin, nestes encontros ela teve a oportunidade de ver a carência de informação em que os estudantes se encontravam. Pensando nestas dificuldades, ela resolveu oficializar o auxílio que prestava aos estudantes, surgiu então a ideia do Projeto Eleva. A empresária faz questão de enfatizar que não se trata de uma instituição de caridade ou muito menos agência de emprego, o Projeto Eleva-Em prol da vida, nasce sem uma definição final, as duvídas e sugestões que chegarem até a equipe do projeto servirá para ir direcionando o serviço prestado.

Conteúdo 4 - Palavra do Editor

Gravida de 5 meses, a futura mamãe está cheia de esperanças de poder ajudar os estudantes brasileiros na Irlanda. Confira a entrevista, e se quiser colaborar com o projeto, é só entrar em contato.

6- Entrevista 8 - Panorâmicas 11- Números Entrevista com Danieli E. Bueno 6 NewsBRazil

Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil

7

14 - Imigração

22

Capa

Respeitável Público O respeitado Festival de Edimburgo abriu as portas para mais um ano de apresentações emocionantes e absurdamente maravilhosas

A

cidade de Edimburgo esteve agitada nesta temporada com as ruas, literalmente, tomadas por

pessoas a cada ano. A missão do festival é de florecer o espirito humano através do poder da arte. O Festival de Edimburgo é uma série, leiam-se doze no total, de festivais simultâneos de arte e cultura que acontece há mais de 60 anos e sempre nas três últimas semanas de agosto, com o intuito de celebrar o último mês do verão europeu. Dentre os festivais, temos que pedir licença para os mais respeitados: o Festival Internacional e o Fringe. A vibrante diversidade da cultura oriental foi tema do Festival Internacional 2011. Apesar de artistas dos 4 cantos do planeta fazerem parte do festival, alguns foram especialmente convidados para representarem a Ásia. Ou seja, os melhores artistas de China, Japão, Taiwan, Coreia e Vietnã mostraram seus trabalhos pelas ruas da cidade e nos mais de 200 locais designados para o festival. Mais de um milhão de ingressos foram vendidos para

os diversos espetáculos, incluindo o admirável Balé Nacional da China. A cultura oriental foi valorizada e encantou todos com a rica herança da tradição têxtil vinda da Índia e da Ilha de Java na exposição Heirlooms. A qual dois artistas produziram seus trabalhos artesanais em tempo real.Sem falar das encenações de Shakespeare com A Tempestade e o Rei Lear, alem da belíssima adaptação da ópera de Shangai para Hamlet. Apresentações de ópera, teatro, música e dança fazem parte do calendário desse festival que é considerado oficial. Já o Fringe mostrou extraordinárias apresentações, palestras, workshops e eventos. Esse festival atrai o público por seguir um lado mais experimental que não seriam admitidos em festivais mais formais. Onde é possivel um simples show se transformar em uma grande performance. O Fringe inclui apresentações de artistas experientes

Respeitável Público 20 NewsBRazil

e novatos do teatro, da dança, da música e da comédia; se tornando uma obrigação anual para empresários e agentes de todo o mundo na procura de novos talentos e espetáculos, particularmente na comédia. Produções visionárias foram realizadas nos mais inusitados locais como em um taxi, uma igreja e um banheiro público, por mais incrível que pareça. Apresentações visualmente impressionantes demonstraram idéias da Ásia, bem como EUA, Alemanha e Rússia que trouxeram juntos Oriente e ocidente em uma perfeita harmonia. O Fringe serve de inspiração para que as pessoas coloquem a mostra sua arte. Mesmo assim, os principais jornais da Escócia realizam premiações para os melhores artistas, principalmente do drama encenado, como uma forma de encorajarem novos escritores de peças teatrais.

12 - Mundo

O interessante é que não são só essas três semanas que a cidade respira toda essa sintonia de cultura e arte, o festival possui um programa de educação e divulgação do trabalho durante todo o ano com pessoas de todas as idades, desde alunos do primário. Grandes festivais ao redor do mundo, percebendo as experiências únicas entre artista e público, seguem o modelo do Festival de Edimburgo nos dias de hoje. Tudo isso fez com que a Escócia, mais especificamente falando Edimburgo, se transformasse em um dos destinos mais excitantes culturalmente do mundo!

18 - Economia 20- Capa 22- Especial

July Lemos Jornalista jlemosoliver@gmail.com

25 - Tecnologia 26 - Música 29 - Seus Direitos 30 - Cultura

Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil

21

32 - Irlanda 34 - Esportes

Irlanda

Michael Collins

36 - Baladas 38 - Humor

Michael Collins 32 NewsBRazil

36 Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil

33

Boa Leitura !

Visit us

Tel. 087 7846863

Email: niltongort@gmail.com Aberto de Segunda a Sexta das 9.30 - 8pm. Sabado ate as 5:30

2 NewsBRazil

Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

3 


Fale Conosco

Palavra do editor Olá, amigos leitores! Para nós, brasileiros que moramos na Europa, o verão é a estação do ano mais excitante. Em alguns dias, as temperaturas se aproximam das médias brasileiras e nos fazem logo pensar em algo bom para se fazer.Pensando em comemorar o último mês do verão, os escoceses resolveram criar o Festival Internacional de Edimburgo. O festival se transformou, com o passar dos anos, no maior encontro cultural do mundo. Inúmeros brasileiros já participaram, seja como artista ou apenas visitando a cidade durante o festival. Este mês a revista está definitivamente repleta de cultura, e já que temos como foco mostrar o que está acontecendo a nossa volta, não poderíamos deixar de mostrar o Festival de Edimburgo. Tivemos contatos com vários brasileiros que viajaram para a terra do whisky e ficaram impressionados com a atmosfera de cultura da capital da Escócia.Outra máteria importante desta edição, escrita pela nossa correspondente em Londres, Viviane Araújo, é o especial com o grupo de teatro StoneCrabs. Criado pelo baiano Frank Figueiredo, o grupo é destaque em toda a Europa, tendo sido premiado em várias ocasiões.E, claro, não poderíamos deixar de tratar nesta edição do trágico 11 de setembro. Mas como centenas de documentários e reportagens foram exibidos em todo o mundo, nós decidimos fazer algo diferente. Assim, o nosso colaborador Marco Aurélio Weissheimer apresenta, em seu texto, alguns números interessantes dos atentados de 11 de setembro de 2001. Então, sente-se, relaxe e informe-se com as matérias que preparamos com todo carinho para você, amigo leitor. Obrigado e até outubro!

Nossa Equipe

Editor Execut

E-mail: contato@revistanewsbrazil.com ricardo@revistanewsbrazil.com anuncio@revistanewsbrazil.com thiagojordano@gmail.com Tel: 01-4789895 Mob: 087-1524669 Website: www.revistanewsbrazil.com Acompanhe a revista no facebook

orkut

Twitter

ivo

Colaboradores

Ricardo Lúcio Editor Executivo

Amaro Vicente

Everton Ricardo

Contabilidade e Finaceiro

Michel Marcelino

Billy Jones

Thiago Jordano

Paola Pizzano

Ana Paula Marques

Loraine S. Ferreira

Simone Pereira

July Lemos

Karini McMullen

Fotógrafo

Juliana Menezes

Danillo Rios

Roisin Healy

Viviane C.M. Schneider

Eduardo Neco

Suzanne Boland

Designer Gráfico

John Lappin Diretor de TI

Wanderlei Massafelli

Revista NewsBRazil é uma publicação DMP-Dreams Media Producers, com tiragem de 3000 exemplares distribuídos gratuitamente em todo território Irlandês. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade dos anunciantes, assim como o conteúdo dos artigos e crônicas não expressa obrigatoriamente a opinião da revista.

Assistente Geral

4 NewsBRazil

Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

5 


Entrevista Danieli Ester Bueno A empresária Danieli Bueno nos fala nesta entrevista sobre o Projeto Eleva, uma nova opção de apoio aos brasileiros em Dublin Após 3 anos vivendo em Dublin, Danieli decidiu iniciar um projeto que viesse à colaborar com a adaptação dos brasileiros recém chegados na Irlanda. Mas a trajetória de apoio aos brasileiros teve início ainda em seu escritório. Na sede da Laptop Fix, sua empresa de consertos e manutenção de computadores, Danieli recebia os estudantes que desembarcavam no país e a procuravam para esclarecer dúvidas referentes à moradia, escolas, documentação, entre tantas outras. Danieli foi a organizadora dos dois primeiros encontros do CRBE em Dublin, nestes encontros ela teve a oportunidade de ver a carência de informação em que os estudantes se encontravam. Pensando nestas dificuldades, ela resolveu oficializar o auxílio que prestava aos estudantes, surgiu então a ideia do Projeto Eleva. A empresária faz questão de enfatizar que não se trata de uma instituição de caridade ou muito menos agência de emprego, o Projeto Eleva-Em prol da vida, nasce sem uma definição final, as duvídas e sugestões que chegarem até a equipe do projeto servirá para ir direcionando o serviço prestado. Gravida de 5 meses, a futura mamãe está cheia de esperanças de poder ajudar os estudantes brasileiros na Irlanda. Confira a entrevista, e se quiser colaborar com o projeto, é só entrar em contato. ou se baseia em algo que está acostumado a ouvir e talvez nunca tenha tido a experiência de provar se é real ou não por ele mesmo.

NewsBRazil - Quando e por que surgiu a ideia de criar o “Projeto Eleva”? Danieli E.Bueno - O projeto “Eleva - em prol da vida” nasceu de diversas discussões interessantes com intercambistas recém-chegados e residentes em Dublin. Percebemos uma dificuldade coletiva de adequação e, por incrível que pareça, na maioria dos casos, o indivíduo não passa por todo o processo de adaptação. Ele acredita nas lendas que escuta

6 NewsBRazil

Muitos intercambistas que tive a oportunidade de conhecer são muito jovens, em média 19 a 25 anos, sustentados pelos pais e trazem na mala e no espírito a ideia de crise na Irlanda ainda muito latente, por causa do último ano, o que é mais que interessante. Acho engraçado alguém que nasceu no Brasil falar de crise, como se ela fosse um fator que nos impedisse de chegar aonde chegamos. Nós nascemos na crise, sobrevivemos à crise e estamos na Europa! Não é minha esta frase e ao pregá-la não estarei descobrindo a América, mas toda crise traz oportunidade! Entendo também que existem dois tipos de brasileiros que vêm à Irlanda: o que

“Eu não gostaria de dar uma definição ao “Projeto Eleva”, mesmo porque ele começa inacabado e esta talvez seja sua melhor característica: sua construção estará sempre em andamento. “ Danieli Ester Bueno está em busca de superação e o que está em busca de facilidade. Essa ideia de fracasso é terrível e impede muitos talentos de realizarem algo grande. É claro que a ideia inicial de muitos é estudar um ano e voltar para casa - quanto a esses, tudo bem, uma vez que tenham cumprido o objetivo - mas são muitos também os brasileiros que resolvem ficar. Percebo que muitos nunca vêm com a ideia de que algo muito bom possa acontecer, exemplos: visto de trabalho, ingressar numa faculdade, empreender (mesmo que seja com um sócio europeu à princípio), abrir portas para outros trabalhos ou ingresso em universidades de outros países, visto para outros países, etc.

Setembro 2011

A partir daí, as experiências não podem ser diferentes das quais a gente acredita que podem ser. Daí nasce o “Projeto Eleva - em prol da vida”, das discussões e desabafos com intercambistas, mas que não é aconselhamento, não é instituição de caridade ou muito menos agência de emprego. Eu não gostaria de dar uma definição ao “Projeto Eleva”, mesmo porque ele começa inacabado e esta talvez seja sua melhor característica: sua construção estará sempre em andamento. NewsBRazil - Quais serão os principais serviços que serão disponibilizados aos brasileiros que procurarem o auxílio de vocês? Danieli - O pontapé inicial do projeto será um workshop, no qual reuniremos alguns profissionais voluntários, tais como: - Pensador - “jogar” pensamentos soltos e induzir à reflexão através de metáforas, experiências, analogias, etc.; - Psicóloga - testes vocacionais, tratamento de assuntos ligados à adequação e mudanças, fatores emocionais, etc.; - Nutricionista – fornecimento de material com dicas de uma dieta balanceada e lugares acessíveis para compra, etc.; - Professor de Educação Física - dicas sobre saúde do corpo, locais onde praticar esportes, ginástica, maratonas, etc.; - Professor de Inglês- material sobre o inglês britânico e o Irish Accent; - Irlandês - tratará sobre a cultura irlandesa e as maiores dificuldades de adequação do brasileiro na Irlanda (mas em português); - Depoimentos de brasileiros de sucesso; - Interação com blogs brasileiros - contribuição com informações de tudo o que o brasileiro pode fazer de graça ou não, cursos, eventos, esportes, exames gratuitos, etc. Teremos um informativo impresso e o canal do “Projeto Eleva - em prol da vida” no youtube. NewsBRazil - No projeto voces tra-

balharão a parte psicológica dos estudantes. Vocês terão o respaldo de profissionais da Psicologia? Danieli - Sim, teremos o respaldo da psicóloga Marcela Bonturi na elaboração e realização do workshop e também no material que produziremos. Estamos estudando a possibilidade de ocorrerem atendimentos, mas ainda não temos nada definido. NewsBRazil - Você me disse que muitos brasileiros que estão na Irlanda podem progredir profissional e artisticamente aqui mesmo. O “Projeto Eleva” visa a auxiliar esses brasileiros que querem iniciar alguma atividade profissional ou artística no país? Danieli - Para que possam ter uma ideia, o projeto tem como base e objetivo a abertura de pensamento, tratará o individuo na unidade e trabalhará a conscientização. Acreditamos que quanto mais o indivíduo tem consciência de si, mas vai se perceber como autor da sua própria história, facilitando as relações sociais saudáveis. A consciência só é ampliada quando conseguimos abrir novas possibilidades, e é esse nosso propósito. No mais, o projeto contribuirá com muita informação de qualidade para que o brasileiro não tenha mais desculpa para suas impossibilidades. NewsBRazil - Você pode explicar para os nossos leitores como será a estrutura do projeto? Vocês terão uma sede física? Quando começarão as atividades? Danieli - Claro! O projeto não terá uma estrutura física; faremos um primeiro workshop com os profissionais envolvidos para que possamos sentir quais as necessidades reais e também a demanda, porém a ideia é que todo material

www.revistanewsbrazil.com

produzido daí pra frente seja disponibilizado no nosso canal do youtube, e todo o material informativo impresso para esse evento posteriormente será disponibilizado em alguns pontos de distribuição, inclusive os testes vocacionais para quem se interessar. Deixaremos endereço para que possamos coletá-los e daremos o feedback individual. Porém, o projeto ainda está sendo estudado, e nada impede a adição de novas ideias, o aprimoramento e a abertura de novas possibilidades no meio do caminho. NewsBRazil - Vocês receberam ajuda de empresas ou da Embaixada para iniciar o projeto? Danieli - Não. NewsBRazil - Quem pode participar e como? Danieli - Qualquer pessoa com boa vontade será muito bem-vinda! Precisamos especificamente do apoio de profissionais de saúde, estudiosos e blogueiros. É só entrar em contato comigo atravéz do e-mail: danieli_bueno@ hotmail.com.

NewsBRazil 

7 


Panorâmicas Protestos marcam 7 de setembro em Dublin

Eleições presidenciais na Irlanda O Ministro do Meio Ambiente da Irlanda, Phil Hogan, confirmou o dia 27 de outubro como data da eleição presidencial. Os potenciais candidatos têm até o dia 28 de setembro para garantirem uma indicação que os possibilitem participar da eleição. Até o momento, quatro candidatos estão na disputa. O partido do Primeiro Ministro Enda Keny, Fine Gael, tem como possível candidato Gay Mitchell; o partido dos trabalhadores (Labour) pretende emplacar Michael D Higgins e os outros dois candidatos que “correm atrás” da nominação são os independentes Sean Gallagher e Mary Davis. Por não pertencerem a nenhum partido, os independentes Sean Gallagher e Mary Davis precisam receber o apoio de 20 membros do Oireachtas (Parlamento) ou serem apoiados por no mínimo quatro dos 26 condados irlandeses. O Fianna Fáil, partido do ex -primeiro ministro Brian Cowen, anunciou que pela primeira vez em sua história não vai lançar candidato nas próximas eleições presidenciais. Cowen deixou o poder sob acusações de incompetência administrativa perante a crise econômica. Todo cidadão irlandês que tenha 18 anos anos ou mais e esteja incluído no registro de eleitores está habilitado a votar. O eleitorado total é de 3.1 milhões.

Inaugurada nova loja da Apoio International A Apoio International inaugurou, no dia 13 de agosto, na cidade de Kilbeggan, sua nova loja. ‘Desde a nossa fundação em 2004 até chegarmos aqui, foram anos de muita luta, muitas descobertas e principalmente anos para formarmos a identidade da empresa’, ressalta Adriana de Lima, representante da Apoio em Dublin. A loja atendia anteriormente na cidade de Tullamore, mas com a grande demanda de clientes em Kilbeggan houve a necessidade de mudança para um espaço maior e melhor localizado. Na inauguração da nova loja, foi oferecido um pequeno coquetel aos amigos e clientes que estiveram presentes desde o surgimento da empresa até os dias de hoje. De acordo com o proprietário da Apoio, Vanildo de Lima, em breve será instalada no local a MBA - Midland Brazilian Association, entidade que prestará auxilio e apoio aos brasileiros da região. O local também estará disponível para eventos, reuniões ou palestras que sejam em benefício da comunidade brasileira na Irlanda.

Beyonce anuncia que está grávida A cantora americana Beyoncé anunciou, no dia 28 de agosto, durante a entrega do prêmio Video Music Awards (VMA), do canal MTV, que está grávida. A notícia foi dada quando a artista estava sendo fotografada antes de entrar no Teatro Nokia, em Los Angeles (Califórnia), onde aconteceu a 28ª edição desse prêmio. Beyoncé, de 29 anos, olhou para as câmeras, apontou para sua barriga e disse que tinha uma surpresa. O representante da artista confirmou a gravidez instantes depois ao portal especializado “JustJared.com”. Mesmo grávida, Beyoncé vai participar do tributo a Michael Jackson, no dia 8 de outubro. Representantes da cantora confirmaram sua apresentação, mas a performance será via satélite. “A gravidez não vai afetar sua performance”, disse o representante ao site TMZ. Especula-se que a cantora esteja no quarto mês de gestação e que, na ocasião do tributo, estará com cinco meses. Trata-se do primeiro filho da cantora e seu marido, o rapper Jay-Z. O casal se casou em abril de 2008, após um namoro de seis anos.

8 NewsBRazil

Setembro 2011

O Dia da Independencia foi marcado pelo já tradicional desfile militar em Brasília. Pela primeira vez em nossa história, uma mulher foi destaque nos camarotes espalhados na Esplanada dos Ministérios. A presidente Dilma Rousself foi acompanhada pela filha e pelo netinho de um ano de idade. Em todas as capitais brasileiras, ocorreram protestos paralelos aos desfiles. Em Brasília os manifestantes vestiam preto, carregavam cartazes pedindo o fim do voto secreto na Câmara dos Deputados e no Senado e punição para os políticos corruptos. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas participaram da manifestação. O movimento foi pacífico. Entre os participantes estavam estudantes, aposentados e até crianças. A onda de protestos teve início nas redes sociais. E como não existem fronteiras para a Internet, as manifestaçoes chegaram a Dublin, onde um grupo de estudantes brasileiros se mobilizou e organizou um ato contra a corrupção na política brasileira. “A intenção da manifestação aqui em Dublin é o apoio a todos os protestos que estão acontecendo simultaneamente no Brasil; é um momento de reação. Somos brasileiros em qualquer lugar do mundo, além disso, a indignação deve ultrapassar fronteiras”, declarou Nilvana Araújo, uma das organizadoras.

Os estudantes se reuniram na avenida principal de Dublin, ao lado do Spire, e carregavam cartazes com dizeres em inglês e português, mas a mensagem era uma só: fim da corrupção na política brasileira. Cerca de 25 pessoas participaram dos protestos mas, de acordo com os manifestantes, o número reduzido de participantes não os impediu de repassarem a mensagem de insatisfação com os últimos acontecimentos em Brasilia.

Garda retira da Internet site com fotos de “pessoas atraentes” de Dublin A polícia irlandesa retirou da Internet, no dia 27 de agosto, um site que incentivava seus membros a tirar fotos de pessoas que utilizam o Luas, segundo informa o Irish Times. De acordo com a Garda, o site, que contava sobretudo com a participação de mulheres, postava fotos de pessoas consideradas atraentes e permitia comentários e votações. O criador do site, Johann Taljaard, disse à polícia que o LuasCrush, na verdade, foi inspirado em uma página similar na Inglaterra. Afirmou ainda que ele não infringe a legislação do país, uma vez que a intenção não é denegrir, mas exaltar a beleza. Em entrevista à rádio RTE, Taljaard afirmou que não permite fotos comprometedoras, que mostrem partes íntimas ou exponham demasiadamente. Por último, sublinhou que os homens também poderiam participar do site, o que, segundo ele, prova que a iniciativa nao era de caráter sexista.

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

9 


Números Cigarros

1

Autoridades do Porto de Dublin apreenderam, no dia 30 de agosto, 410 mil cigarros contrabandeados. As apreensões realizadas em todo país nos primeiros 8 meses do ano somam 77.5 milhões de unidades, ou o equivalente a 387.500 carteiras. Devido às altas taxas de impostos embutidas no preço final do cigarro na Irlanda, o contrabando é uma atividade criminal extremamente lucrativa, e somente as apreensões realizadas neste ano giram em torno de € 32.5 milhões.

mais severo foi Antônio de Carvalho Schneider (RJ), que computou 50 amarelos em seis partidas apitadas, uma média de 8,3 por jogo. A partida campeã de cartões foi o jogo Santos 2 x 3 Coritiba, na qual 16 cartões foram distribuídos, sendo 14 amarelos e dois vermelhos jogo apitado por Schneider

Padre Marcelo

4

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), entre os 10 álbuns mais vendidos no mercado fonográfico brasileiro estão 4 cds da apresentadora Xuxa e 2 da dupla sertaneja Leandro e Leonardo. Os outros participantes da seleta lista são: Mamonas Assassinas, RPM, Só Pra Contrariar e o mais vendido de todos os tempos, “Músicas Para Louvar o Senhor”, do Pe. Marcelo Rossi (3.328.468 cópias).

Carros

Brasileirão

2

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, os árbritos aplicaram 1035 cartões. Desse total, 980 foram amarelos e o restante (55) foram vermelhos. O árbitro

10 NewsBRazil

Setembro 2011

3

Nos seis primeiros meses de 2011, 145.253 unidades do Gol, da Volkswagen, foram comercializadas, tornando –se o carro mais vendido no Brasil. Lançado em 1980, o modelo já ultrapassou a barreira de 5 milhões de unidades produzidas até hoje. Além disso, o Gol é o modelo mais exportado da história do país, com 735 mil unidades comercializadas até o ano de 2008, segundo a própria montadora.

Ouro de Tolo

5

As medalhas que serão entregues aos vencedores das Olimpíadas de 2012, em Londres, pesarão 400 gramas. Serão as mais pesadas da história. Mas um fator chama a atenção: as condecorações de ouro serão confeccionadas com 92.5% de prata. Na última edição,

em Pequim, o Brasil ficou na 22ª posição no quadro de medalhas. Foram 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze.

Futebol

6

A janela europeia fechou-se, sem maiores danos, para o futebol brasileiro. Apenas 19 jogadores deixaram a Série A rumo ao exterior, enquanto 37 foram contratados. Em 2010, a saída de grandes jogadores desfigurou alguns times no meio do Campeonato Brasileiro, exemplos de Robinho (do Santos para o Milan), Adriano (do Flamengo para o Roma), Vágner Love (do Flamengo para o CSKA), Wesley (do Santos para o Werder Bremen), Sandro (do Inter para o Tottenham), Hernanes e André Dias (ambos do São Paulo para o Lazio). Nessa janela, o Santos faturou R$ 48 milhões em negociações para o exterior, seguido pelo Cruzeiro, que arrecadou cerca de R$ 33 milhões.

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. (Pitágoras)

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

11 


Mundo especial dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama afirmou que a justiça tinha sido feita. O conceito de justiça aplicado aqui torna a Lei do Talião um instrumento conservadora. As palavras do presidente Obama foram as seguintes: “Foi feita justiça. Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da Al Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.” O conceito de justiça usado por Obama autoriza, portanto, a que iraquianos e afegãos lancem ataques contra os responsáveis pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças. E provoquem outras milhares de mortes. E assim por diante até que não haja mais ninguém para ser morto. A superação da Lei do Talião, cabe lembrar, foi considerada um avanço civilizatório justamente por colocar um fim neste ciclo perpétuo de morte e vingança. A ideia é que a justiça tem que ser um pouco mais do que isso.

Números macabros do

11 de setembro A resposta dos EUA ao ataque contra o World Trade Center originou duas novas guerras e uma contabilidade macabra. Para vingar as mais de 2.900 vítimas do ataque, algumas dezenas de milhares de pessoas foram mortas. Para cada vítima do 11 de setembro, centenas de pessoas perderam suas vidas. Mas essa história não se resume a mortes. A invasão do Iraque rendeu bilhões de dólares a empresas norteamericanas.

O

mundo se tornou um lugar mais seguro, dez anos depois dos atentados de 11 de setembro e da “guerra ao terror” promovida pelos Estados Unidos para se vingar do ataque? A resposta de Washington ao ataque contra o World Trade Center e o Pentágono engendrou duas novas guerras – no Iraque e no Afeganistão – e uma contabilidade macabra. Para vingar as mais de 2.900 vítimas do ataque, mais de 900 mil pessoas já teriam perdido suas

12 NewsBRazil

Nem tudo é dor e sofrimento Mas a história dos dez anos do 11 de setembro não se resume a mortes, dores e sofrimentos. Há a história dos lucros também. Gordos lucros. Uma ótima crônica dessa história é o documentário “Iraque à

vidas até hoje. Os números são do site Unknown News, que fornece uma estatística detalhada do número de mortos nas guerras nos dois países, distinguindo vítimas civis de militares. A organização Iraq Body Count, que usa uma metodologia diferente, tem uma estatística mais conservadora em relação ao Iraque: 111.937 civis mortos somente no Iraque. Seja como for, a matemática da vingança é assustadora: para cada vítima do 11 de

setembro, algumas dezenas (na estatística mais conservadora) ou centenas de pessoas perderam suas vidas. Em qualquer um dos casos, a reação aos atentados supera de longe a prática adotada pelo exército nazista nos territórios ocupados durante a Segunda Guerra Mundial: executar dez civis para cada soldado alemão morto. Na madrugada do dia 2 de maio, quando anunciou oficialmente que Osama Bin Laden tinha sido morto, no Paquistão, por um comando

Setembro 2011

venda. Os lucros da guerra”, de Robert Greenwald (2006), que mostra como a invasão do Iraque deu lugar à guerra mais privatizada da história: serviços de alimentação, escritório, lavanderia, transporte, segurança privada, engenharia, construção, logística, treinamento policial, vigilância aérea...a lista é longa. O segundo maior contingente de soldados, após as tropas do exército dos EUA, foi formado por 20 mil militares privados. Greenwald baseia-se nas investigações realizadas pelo deputado Henry Waxman que dirigiu uma Comissão de Investigação sobre o gasto público no Iraque. Parte dessa história é bem conhecida. A Halliburton, ligada ao então vice-presidente Dick Cheney, recebeu cerca de US$ 13,6 bilhões para “trabalhos de reconstrução e apoio às tropas. A Parsons ganhou US$ 5,3 bilhões em sérvios de engenharia e construção. A Dyn Corp. faturou US$ 1,9 bilhões com o treinamento de policias. A Blackwater abocanhou US$ 21 milhões, somente com o serviço de segurança privada do então “pró-Cônsul” dos EUA no Iraque, Paul Bremer. Essa lista também é extensa e os números reais envolvidos nestes negócios até hoje não são bem conhecidos. A indústria da “reconstrução” do Iraque foi alimentada com muito sangue, de várias nacionalidades. Os soldados norte-americanos entraram com sua quota. Até 1° de setembro deste ano, o número de vítimas

fatais entre os militares dos EUA é quase o dobro do de vítimas do 11 de setembro: 4.474. Somando os soldados mortos no Afeganistão, esse número chega a 6.200. Passados 10 anos do terrível ataque terroristas no EUA, o Governo Americano segue se apresentando como guardião da liberdade e da democracia. E pessoas seguem sendo mortas diariamente no Iraque e no Afeganistão para saciar uma sede que há muito tempo deixou de ser de vingança. Texto por Marco Aurélio Weissheimer


Imigração

O Direito do Trabalho na Irlanda

Como saber se você está amparado pela Lei?

R

edução de Salário: Não há direito legal na Irlanda para reduzir salário de um empregado retrospectivamente. Se tal medida for tomada, o funcionário tem um número de possíveis caminhos de recurso. Em primeiro lugar, um empregado poderia fazer uma reclamação, de acordo com a Lei de Pagamento de Salários de 1991 (The Payment of Wages Act 1991), com base de que tem havido dedução ilegal no salário.A Lei prevê que o empregado tem que dar o seu consentimento prévio e por escrito a uma dedução a este tipo de circunstância, assim não seria uma violação da lei de 1991.Em segundo lugar, o empregado pode renunciar a sua posição e demissão

14 NewsBRazil

com afirmação construtiva e com o fundamento de que houve uma violação de um termo fundamental do contrato de trabalho pelo empregador. Se funcionário for sucedido em sua reivindicação de demissão construtiva, então poderá ser concedido até a remuneração de dois anos de indenização ou que seja re-contratado pelo empregador.Ademais, um empregado pode apresentar uma reclamação por quebra de contrato, alegando que o empregador não está cumprindo o contrato de trabalho, como descrito. Com relação a esta disputa, o funcionário pode apresentar uma reclamação de acordo com a Lei das Relações Industriais (Industrial Relations Act).Apenas

para elucidar, o salário mínimo vigente na Irlanda é de € 8,65 por hora desde 1 de julho de 2011. Se seu salário for menor do que o vigente, ou seja, € 7,65, conforme reduzido em 1 de fevereiro de 2011, seu empregador terá a obrigação de equipará-lo com o salário vigente no momento. Importante aduzir, que existem exceções nas aplicações de salário mínimo para outras categorias, como aprendizes e estagiários, menores de 18 anos, familiares próximos do empregador, etc.

texto por Karina Macmullan

Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

15 


Procurando uma boa oportunidade de négocio?

Envie seu dinheiro com a

Seja nosso agente! £

A money trasfer que ja conquistou os brasileiros na Inglaterra e em Portugal, AGORA NA IRLANDA!

€$

$

$

Mais informações, envie-nos um e-mail: info@safetransfer.ie

A Safe Transfer é autorizada pelo Banco Central da Irlanda. - Faça seus envios com segurança. - Proteja-se contra empresas ilegais. - Não corra riscos! Certifique-se de que a empresa que você utiliza para fazer seus envios de dinheiro é autorizada – Escolha a Safe Transfer!

Faça sua remessa sem sair de casa! 1º – Registre-se (saiba como, ligue 087 3625826 ) iro inhe d u Se enas p a em

2º – Verifique a nossa cotação 3º – Faça o depósito em nossa conta: (SAFE TRANSFER LTD)

Luke Street

44 Ned's PUB

Trinity College

rden Lane

Dublin Fire Bridge

Pea rs

Shaw Stree t

Townsend

Spring Ga

Garda Station

Tara Street

Townsend Street

Street

Enviamos também para outros países. Mais informações:

e St

reet

Pea rs

16 NewsBRazil

O porto seguro para o seu dinheiro! Envie seu dinheiro da Irlanda para o Brasil com a Safe Transfer. Um serviço rápido, seguro, com taxas e cotações que valorizam o seu dinheiro!

Mark Stree t

Tara Street

Bank of Ireland: Sort code - 90 07 11 - Account - 49 12 12 84 or AIB : Sort code - 93 21 08 - Account - 14 68 22 69 4º – Confirme sua ordem através de nosso call center

e St

reet

Unit 1C Hyde Court, Shaw Street Dublin 2

Setembro 2011

ss a a r r o h il com o 22 h ras no B amento Pag esso Expr

Antes de fazer o seu envio consulte nossa Cotação! e m o p os cu ont o* te p ã ns es e 2 taç ara oirld. e a h o a p ras por ag an a c rta váalidra ooBrdemnte. r NewsBRazil  T g 17 n * Ofe pUma clie

087 3625826

www.revistanewsbrazil.com


Economia

Por que aprender mais sobre dinheiro? Como fugir das armadilhas do consumo compulsivo e descontrolado

F

aço parte do grupo de pessoas que gostam de sempre saber mais. Estou sempre fuçando na internet, buscando as fontes originais e especialistas. Dependendo do tema, o encontro facilmente ou às vezes tardo um bocado de horas na frente do computador. Além disso, penso que dinheiro é uma coisa muito importante para deixar na mão de especialistas. Mas, existem consultores e, eles sim podem nos ajudar quando temos problemas financeiros ou necessitamos de conselhos para melhor investir nosso precioso dinheiro, que foi ganho com muito suor aqui na Irlanda. O consultor é um modelo de profissional que de nenhuma maneira irá pegar seus euros e fazer o que bem entender. Mas sim, irá mostrar à você o melhor caminho à ser seguido. Por onde começar, as armadilhas que te esperam, e como finalizar com sucesso cada operação financeiramente inteligente. Muitos dos que chegam na Irlanda, já moravam sozinhos, cozinhavam e administravam suas contas. Porém outros, nunca entraram em um supermercado, ou ainda, dificilmente pagaram as passagens e o curso com seus próprios recursos. Mas isso tudo não é um problema, nem muito menos vergonhoso. Muitos vem para Irlanda com intuito de estudar inglês, conhecer nova cultura e viajar pela Europa. No entanto, sabemos que alguns conseguem trabalhar mais que estudam e as vezes possuem 2, 3 ou mais locais de trabalhos, executando diferentes serviços por todo país. O procedimento a partir de agora é mudar a mentalidade, crescer, aprender algo novo, usar a psicologia para fugir das armadinhas do consumo inconsciente e buscar alternativas de investimento com o dinheiro que está sobrando na poupan-

18 NewsBRazil

ça lá no Brasil. Aqueles que estão acompanhando suas respectivas contas bancárias crescendo, ficam com mais dúvidas. Eu sei disso, pois já passei pelo mesmo dilema. Morei 3 anos na Espanha antes de viver quase 3 anos aqui em Dublin. O montante de dinheiro aumentou e procurei estudar o assunto, já que necessitava conselhos e aprimoramento, pois o tema era algo obscuro para mim. Sei que muitos de vocês recebem conselhos de pais, parentes próximos e amigos. Todos querem ajudar. Entretanto, alguns nem sabem qual o melhor meio, apenas sugerem pois escutou algo de outro alguém, seja no trabalho, em casa ou na escola. Para sairmos desse paradigma de não saber o que fazer com o dinheiro ganho na Irlanda e enviado ao Brasil, aconselho ler muito sobre assuntos correlacionados, a leitura diária de blogs independentes e livros de qualidade, ajudam muito no aprendizado. Assim como, cursar treinamentos online, começar brincando com simuladores de investimento em Bolsa de Valores, vídeo games sobre finanças e administração, e etc. Aprenda a investir com o SimulAção – o simulador da Bovespa (www.simulacaobmfbovespa.com. br/). É gratuito, fácil e intuitivo, e ainda distribui prêmios para os melhores “investidores”. Já sobre treinamentos online, estou atualmente estudando com um “Coach” (treinador), que é o profissional que treina as pessoas para uma vida melhor, nesse caso, financeiramente. Aprimorando minhas habilidades e buscando novos conhecimentos. O nome do curso é “A Classe Alta – Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média... e o que para enriquecer”. Para os

interessados segue o link da Arata Academy: http://www.arataacademy.com/ port/ O profissional Coach é diferente do planejador financeiro (ou consultor financeiro). O Consultor tem especialização em finanças e muitos são e devem ser certificados, esses possuem técnicas para solucionar problemas financeiros, sejam: dívidas, finanças pessoais, orçamento da família ou planejar um investimento de longo prazo voltado para sua aposentadoria. Já o Coach (treinador) ensina o individuo a cumprir metas. Aprimoramento pessoal, voltado para finanças, mas também há coaching (treinanmentos) em outras áreas. Ele orienta o aluno (ou cliente) a aperfeiçoar seus conhecimentos, com um processo de aprendizagem onde o aluno, no final do curso, estará hábito a efetuar importantes decisões financeiras por ele próprio. O treinamento “coaching” irá mudar sua maneira de pensar e agir perante o dinheiro. Ele traça metas tangíveis, e soluciona armadilhas no caminho de seus objetivos. Para ser mais franco, o legal seria a gente estudar por si mesmos. Existem muitas coisas boas na internet e nos livros, basta selecionar o que mais de adapta aos nossos sonhos e objetivos. Seja claro consigo e adquira o hábito de ler notícias sobre dinheiro e investimentos. Pense nisso!!! - Seja pioneiro, e pare de ser prisioneiro da mentalidade da classe média. Everton Ricardo – Gestor da Qualidade, consultor financeiro, palestrante, autor do blog Finanças Forever: http:// financasforever.blogspot.com. No Twitter: @everton_ric

Setembro 2011


Capa

Respeitável Público

A

cidade de Edimburgo esteve agitada nesta temporada com as ruas, literalmente, tomadas por visitantes. A Atenas do Norte, como a capital escocesa é conhecida, viu uma atmosfera especial na cidade. Criado como antídoto para a melancolia e a austeridade do período pósSegunda Guerra, o festival de Edimburgo é considerado o maior evento artístico do mundo, recebendo milhares de

20 NewsBRazil

pessoas a cada ano. A missão do festival é de florecer o espirito humano através do poder da arte. O Festival de Edimburgo é uma série, leiam-se doze no total, de festivais simultâneos de arte e cultura que acontece há mais de 60 anos e sempre nas três últimas semanas de agosto, com o intuito de celebrar o último mês do verão europeu. Dentre os festivais, temos que pedir licença para os mais respeitados: o Festival Internacional e o Fringe. A vibrante diversidade da cultura oriental foi tema do Festival Internacional 2011. Apesar de artistas dos 4 cantos do planeta fazerem parte do festival, alguns foram especialmente convidados para representarem a Ásia. Ou seja, os melhores artistas de China, Japão, Taiwan, Coreia e Vietnã mostraram seus trabalhos pelas ruas da cidade e nos mais de 200 locais designados para o festival. Mais de um milhão de ingressos foram vendidos para

os diversos espetáculos, incluindo o admirável Balé Nacional da China. A cultura oriental foi valorizada e encantou todos com a rica herança da tradição têxtil vinda da Índia e da Ilha de Java na exposição Heirlooms. A qual dois artistas produziram seus trabalhos artesanais em tempo real.Sem falar das encenações de Shakespeare com A Tempestade e o Rei Lear, alem da belíssima adaptação da ópera de Shangai para Hamlet. Apresentações de ópera, teatro, música e dança fazem parte do calendário desse festival que é considerado oficial. Já o Fringe mostrou extraordinárias apresentações, palestras, workshops e eventos. Esse festival atrai o público por seguir um lado mais experimental que não seriam admitidos em festivais mais formais. Onde é possivel um simples show se transformar em uma grande performance. O Fringe inclui apresentações de artistas experientes

Setembro 2011

Fotos by Richard Pimentel

O respeitado Festival de Edimburgo abriu as portas para mais um ano de apresentações emocionantes e absurdamente maravilhosas

e novatos do teatro, da dança, da música e da comédia; se tornando uma obrigação anual para empresários e agentes de todo o mundo na procura de novos talentos e espetáculos, particularmente na comédia. Produções visionárias foram realizadas nos mais inusitados locais como em um taxi, uma igreja e um banheiro público, por mais incrível que pareça. Apresentações visualmente impressionantes demonstraram idéias da Ásia, bem como EUA, Alemanha e Rússia que trouxeram juntos Oriente e ocidente em uma perfeita harmonia. O Fringe serve de inspiração para que as pessoas coloquem a mostra sua arte. Mesmo assim, os principais jornais da Escócia realizam premiações para os melhores artistas, principalmente do drama encenado, como uma forma de encorajarem novos escritores de peças teatrais.

O interessante é que não são só essas três semanas que a cidade respira toda essa sintonia de cultura e arte, o festival possui um programa de educação e divulgação do trabalho durante todo o ano com pessoas de todas as idades, desde alunos do primário. Grandes festivais ao redor do mundo, percebendo as experiências únicas entre artista e público, seguem o modelo do Festival de Edimburgo nos dias de hoje. Tudo isso fez com que a Escócia, mais especificamente falando Edimburgo, se transformasse em um dos destinos mais excitantes culturalmente do mundo!

July Lemos Jornalista jlemosoliver@gmail.com

... Eu estive lá de belezas naturais “É um paÍs repleto uito rica. e que tem uma história m de Já Edimburgo é uma cida a acolhedora que proporcion palmente momentos especias, princi ral. na época do festival cultu s Com certeza, os momento vividos foram únicos.”

Rodrigo Brum

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

21 


Especial

Paixão pelos palcos da vida Diretor brasileiro celebrará uma década de sucesso no teatro com StoneCrabs, em Londres

A

22 NewsBRazil

Fotos by Stonecrabs

companhia de teatro StoneCrabs se prepara para celebrar em março de 2012 o aniversário de 10 anos vivendo no meio teatral em Londres. Em comemoração ao sucesso, a companhia organiza uma Olimpíada Cultural revendo a última década de projetos - 21 peças, 13 participações em festivais e mais 20 projetos comunitário-educacionais, além de projetar os próximos anos de trabalho. O diretor artístico d e teatro, Franko Feigueirêdo, 43 anos, baiano de Jacobina, vive há 22 anos em Londres, depois de morar em vários lugares na Bahia e em Barcelona. Uma oportunidade de estágio no Gate Theatre, em parceria com o Royal Court Theatre, trouxe Franko para a Inglaterra em 1989. Após muito esforço e dedicação, passando por várias experiências em companhias de teatro de Londres, como assistente, ator, diretor e produtor, Franko funda a StoneCrabs. Para o diretor, o teatro é um espaço para diálogo e uma grande escola, que desenvolve o crescimento e o aprendizado de forma lúdica. “Como minha paixão por viver, assim é a minha paixão pelo teatro. Respiro e vivo o teatro. Não existe outra maneira de ser “. O amor do diretor pela poesia sempre esteve interligado com o teatro. “Não sabia como me expressar de outra forma. Inclusive as poesias, eu não ficava satisfeito até que estas eram interpretadas por atores para o público”. Franko acrescenta que o teatro está em tudo que ele observa. “Vejo como escola para muitos atores cinematográficos, na comunicação entre jovens e nos discursos dos políticos podemos observar que muitos líderes aprendem suas façanhas com o teatro”. Com 25 anos trabalhando profissionalmente na área teatral, o diretor sempre teve um ímã que direcionou sua vida para as artes. No

Setembro 2011

colegial já escrevia seus primeiros textos teatrais e poesias. “Participei de vários festivais de teatro e poesia. Sempre era finalista em concursos e festivais na escola”. Entretanto, o talento de Franko é reconhecido somente em 1983, com a premiação no Concurso de Poesia Raimundo Correia, entre escritores de todo o país, que publicava poemas selecionados em um livro chamado Antologia Poética do Concurso de Poesia Raimundo Correia. “Foi um momento importante na minha formação, pois validou o meu trabalho. Esta foi minha primeira publicação profissional”. Logo depois, em 1984, publicou o primeiro livro “Ainda existe um lugar”, uma coletȃnea de poemas dramáticos. De uma parceria com a atriz Zeca de Abreu, do filme Cidade Baixa (2005), cria a Companhia de Teatro Gatos Noir, em 1987, seu primeiro grupo de teatro. Franko explica que a primeira peça foi um “besteirol” chamado “A Vingança de Marylin”, na época que o teatro “besteirol” estava tomando conta dos palcos na Bahia. STONECRABS - O COMEÇO A história da companhia de Teatro StoneCrabs surgiu em 1999 e teve sua primeira peça estreada em 2000, numa parceria entre Franko e a amiga e atriz baiana, Tereza Araujo e, o iluminador e cenógrafo, John Heyd. Mas somente em março de 2002, o grupo é registrado oficialmente no ramo teatral participando do Festival Internacional da Semana da Mulher, em Londres. O diretor salienta que a ideia do grupo é promover a interação entre britânicos e artistas internacionais de teatro, em produções e projetos educacionais de arte, inspirando-se na criatividade de artistas e escritores de múltiplas culturas. “A intenção era um espaço para a nossa voz. A voz de imigrantes num palco britȃnico”. Segundo Franko, o Reino Unido sempre teve um certo preconceito com sotaques distintos e somente no fim dos anos 80 via-se alguns personagens de outras etnias na televisão britânica. “No teatro, não havia um espaço para as vozes de outros países, a não ser em algumas comédias”. Inspirado pelo monólogo de um dos personagens do primeiro espetáculo também chamado Stone Crabs, porém escrito juntamente, surge o nome da

www.revistanewsbrazil.com

companhia StoneCrabs, que significa caranguejo de pedra. “Quando o personagem conta a plateia sobre uma visita a Flórida, relata sobre esses caranguejos deliciosos. Os pescadores pegam o caranguejo ainda vivo e arrancam sua pata maior, para retirar toda a carne, e então o devolvem ao mar. O caranguejo de pedra ao voltar para o mar tem o poder de reabilitar-se e criar uma nova pata”. O tema da peça fazia referência ao ciclo da violência doméstica e serviu de emblema para a companhia. “No teatro estamos sempre sobrevivendo. O caranguejo de pedras consegue ser vitorioso mesmo que o pior lhe aconteça. A idéia é passar uma mensagem de esperança”. O diretor explica que a peça Stone Crabs foi realizada a partir de uma entrevista feita com 70 pessoas sobre o tema ciúmes e violência doméstica. “Queríamos que o projeto de alguma forma contribuísse para transformar algumas realidades próximas”. Como a verba não era suficiente para pagar um teatro, a peça foi encenada em casa. O espetáculo virou um sucesso e surgiram muitas ofertas para a compra da peça para conferência e festivais, entre eles participou do Festival de Edinburgo, em 2002. PEÇAS DE SUCESSO Muitos espetáculos ganharam prêmios de crítica e despertaram a atenção do público britânico, devido aos temas político-sociais. Entre eles podem-se destacar “Água Viva” (2003), escrita em parceira com Bernie Byrnes baseado no texto de Clarice Lispector; depois as peças escritas por Yukio Mishima “Sotoba Komachi” e “O Tambor de Damasco” (ambas de 2004), primeira co-produção com o Japão; a versão nordestina de “Arlechinno” (2004-2005), sobre o frevo e carnaval como tema e, ainda, a versão da “Valsa # 6” (2005) e “Senhora dos Afogados” (2006), ambas de Nelson Rodrigues. A escolha do tema para as peças está relacionada com as questões que desafiam o público e assuntos nunca abordados. “Fomos a primeira companhia em Londres que trouxe o Nelson Rodrigues para a cidade em inglês. Ninguém antes se atrevia”, enfatiza o diretor. Um boa dica para acompanhar o trabalho da Stonecrabs é a peça “Queen Pokou”,

escrita por Dean Atta, baseada na vida da princesa Ashanti Abla Pokou e sua lendária jornada para criar uma nova nação, que estreia no dia 15 de novembro, às 19h30, em sua nova casa no The New Diorama Theatre, após o sucesso no Albany Theatre, em Londres. Franko salienta que a peça é uma história de imigração, sobrevivência e compaixão para com o outro. “Abla Pokou é um ícone do que é ser humano. Destaca o que passamos na Europa atual com toda a temática de imigração e a resposta dos líderes a este tema”. O espetáculo é elaborado através da história oral, isto é, a história contada pelo povo. “A África é rica em folclore e história oral. É a história das pessoas que nós conhecemos no dia-a-dia, ao contrário da história oficial que vem interpretada por um estudioso, político ou pessoa em poder”. Diferentes perspectivas criam o retrato da guerreira africana, que é relatada através das versões encontradas nas vozes de mães, dos guerreiros, da irmã e do tio de Pokou. “A metodologia da história oral oferece mais de uma verdade, com perspectivas e dimensões distintas”. Ele salienta que a peça resgata as suas raízes africanas. “Como baiano, sempre fui exposto à mitologia africana através do candomblé”. O personagem de Pokou questiona a importância das pessoas na sociedade atual. “Uma sociedade tão complexa e supostamente democrática. Temos a

NewsBRazil 

23 


Tecnologia

O tal do Android Conheça um pouco do sistema operacional móvel que conquistou o mundo

O

liberdade, mas temos uma certa preguiça ou medo de sermos seres políticos”, ressalta o diretor. Num dos monólogos de Abla Pokou questiona-se o trabalho entre ser mãe e líder. “Existe alguma diferença? Ambos querem o melhor para os seus filhos. ‘O que me faz ser rainha?’ ela pergunta à própria irmã. E ao mesmo tempo está se questionando: o que me faz ter poder? São meus atos, minha dignidade, ou é meu sangue azul?”, explica Franko. Na peça Karlina Grace interpreta “Abla Pokou”, Stephanie Yamson no papel da irmã de “Pokou”, Akwa Boni e Christopher Rochester vivem o “Diviner”. PROJETOS 2011 - 2012 Entre os projetos da Companhia para este ano está a apresentação do Festival de literatura, teatro, música e cinema chamado “Where are we now”. O Festival, que ocorre em 18 de outubro, tem como tema principal a Guerra de Biafra de 1967, na Nigéria.

24 NewsBRazil

“O evento é uma culminação de um ano de pesquisa e entrevistas com membros da comunidade em Londres que imigraram para o Reino Unido por causa da Guerra de Biafra”. As entrevistas serão publicadas em um livro e um documentário que serão lançados na abertura do evento. Além disso, o Festival conta com a premiere da nova peça “The Burial”, de Bola Agbaje, ganhadora do prêmio Laurence Olivier de melhor escritora em 2009. A peça foi inspirada no material das entrevistas. “Estamos transformando o Albany Theare num mercado africano com filmes, peças, apresentações musicais e debates entre jovens e convidados especiais para o programa”. Depois do Festival, a StoneCrabs promove uma versão atualizada da peça “A Casa de Bernada Alba”, de Garcia Lorca, com a Tereza Araujo interpretando “Bernada Alba”, no The Space, em Canary Wharf, Londres. Outro projeto da StoneCrabs é a

formação de jovens profissionais emergentes. O trabalho consiste na valorização de sua etnia, interação com a família e compreensão de circunstâncias como a migração e a vida no Reino Unido. Além disso, a Companhia continua com a turnê da peça “Queen Pokou”, viajando por toda a Inglaterra até o verão 2012 e também inicia um trabalho de pesquisa para um novo espetáculo, que abordará a temática das atrizes estrangeiras que imigraram para Hollywood nos anos 1940 e 1950. Mais informações podem ser obtidas na sede d a StoneCrabs no Studio B115, Faircharm Studios, 8-10 Creekside, em Londres ou pelo website oficial h t t p : / / w w w. s t o n e c r a b s . c o . u k / stonecrabs/.

Android nada mais é que um Sistema Operacional, “SO” que foi desenvolvido pelo Google inicialmente para Smartphones, com base na linguagem de programação Java, exatamente isso que você acabou de ler, no inicio quando os desenvolvedores do Google concluíram o Android, ele serviria somente para ser utilizado em Smartphones, em sua primeira versão a 2.2 o Android era somente para Smartphones.Nesse mesmo período a Apple, estava começando com o comercio de Tablets lançando seu Ipad I, e agora por ultimo o Ipad II, então o Google também resolveu estender seu Sistema Operacional para Tablets. A versão que foi desenvolvida para Tablets pelo Google foi a versão 3.0, com muitos recursos a mais que as antigas versões que ficaram para traz.Muitos aparelhos hoje em dia, tanto Smartphones quanto Tablets de diversas marcas e modelos utilizam o Sistema Operacional Android, alguns dos exemplos mais fortes no mercado atual são da Samsung, com o Smartphone Samsung Galaxy S e também Samsung Galaxy S II, e os Tablets Samsung Galaxy Tab e Samsung Galaxy

Tab 10.1, claro que existem outros Smatphones de marcas bem conhecidas como HTC com o HTC Incredible S e HTC Titan, e também outros Tablets como da LG com o modelo UX10.O Sistema Operacional Android foi desenvolvido com base no Sistema Operacional Linux assim como o Mac, assim para o desenvolvimento de aplicativos para esse SO podemos ver arquivos e pastas com os mesmos comandos de DOS do Linux.Para se desenvolver um aplicativo para Sistema Operacional Android deve-se utilizar os SDK disponibilizados pelos desenvolvedores, juntamente com a linguagem de programação JAVA, é indicado pelos próprios fabricantes que se utilize o programa Eclipse para se desenvolver os aplicativos com os SDK e JAVA. Para poder verificar os SDK disponíveis basta colocar esse link http://developer.android.com/sdk/index. html em seu navegador na internet e você poderá visualizar e baixar o SDK mais atualizado disponível.O Sistema Operacional Android é open source, possui varias APIs prontas e com manual online para os desenvolvedores, para poder visualizar esses recursos precisa-

-se ter uma conta do Google ativa, para se ter uma ideia existem APIs de câmera, Bluetooth, wi-fi etc… todas elas prontas para serem integradas no desenvolvimento de seus aplicativos.Atualmente o Sistema Operacional Android mais atual que possui SKD para download é a versão 3.2 ainda recente, mas que já foi disponibilizada para você poder desenvolver seus aplicativos. Atualmente existem milhares de aplicativos disponíveis para o Sistema Operacional Android, eles podem ser baixados diretamente no site do Android que é http:// market.android.com, existem aplicativos pagos e gratuitos, entre categorias de Games e Aplicações, uma das aplicações que serve como um grande exemplo é o AutoCAD, que pode ser utilizado muito bem pelos engenheiros e arquitetos nas suas construções diretamente nos seus dispositivos moveis fazendo com que seu trabalho possa ser mais rápido. Nielsen L. R. Machado Graduando em Sistemas de Informação Tec. de Informática Laptopfix

Viviane C. M. Schneider Jornalista-Londres

Setembro 2011

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

25 


Música

Phil Lynott 25 anos sem Philip Lynott em corpo, mas 62 anos

P

hilip Parris Lynott, mais conhecido como Phil Lynott ou para os amigos e fãs incondicionais, Philo, foi e ainda é uma das grandes estrelas irlandesas. Sua mãe, Philomena Lynott, Irlandesa, e seu pai, Cecil Parris (com quem Philip não teve muito contato), que por muitos anos foi divulgado como sendo brasileiro, mas há menos de 2 anos foi desmentida a história e esclarecido que ele é da Guiana Inglesa. Philip teve uma vida relativamente curta, mas muito intensa, nascido em 20 de agosto de 1949, em West Bromwich (próximo a Birmingham) veio a falecer em 04 de janeiro de 1986, diagnosticado inicialmente com pneumonia, e a seguir falência múltipla dos órgãos após crises decorrentes do estilo de vida com uso abusivo de álcool e drogas. Infelizmente, como vemos em muitos casos de talentosos músicos, provavelmente Phil buscou nas drogas e na bebida o escape para a pressão da vida de um super star, principalmente após o sucesso e a projeção internacional da banda da qual era baixista, principal vocal e compositor, a banda Thin Lizzy. No Brasil, infelizmente a banda nunca esteve ao vivo, mas os fãs de rock que viveram ou conhecem os principais hits da década de 70 com certeza conhecem Thin Lizzy e Philip Lynott seus megashows eram realizados nos EUA, Inglaterra,

26 NewsBRazil

Austrália, dentre outros. Em Dublin, muitos ouvem suas músicas, mas nem sempre associam sua autoria a este brilhante músico que encantou e vem encantando as diversas gerações. “Whiskey in the Jar” é um desses casos, pois é possível ouvi-la em todos os tipos de versões tocadas por todos os tipos de instrumentos e grupos nos pubs irlandeses, além de ter sido gravada pela famosa banda Metallica. Philip começou sua história como músico na sua adolescência, tendo participado de algumas bandas, entretanto foi no final de 1969 que juntamente com Eric Bell (guitarra), seu amigo dos tempos de escola Brian Downey (bateria) e Eric Wrixon (teclados), surgiu a primeira formação da histórica Thin Lizzy. Para os que acompanham o cenário internacional da música, sabem que esta banda foi uma das precursoras e fontes de inspiração de grandes músicos e grupos do Rock e Metal que surgiram nos anos 90, geração auge desses estilos. A banda, na época, se despediu do público em setembro de 1983, e após isso, Phil embarcou numa carreira solo. Após gravar um single de sucesso, compôs e gravou algumas canções que ficaram marcadas em sua vida, e assim sua história seguiu até que seu corpo não aguentasse sua rotina de músico. Deixou uma mulher e duas filhas, além de sua mãe, Philomena Lynott, que atualmente mora em Dublin. Philomena, após a morte de seu filho, sempre que pode utiliza a mídia para campanhas contra as drogas, tentando conscientizar os jovens e as famílias para evitarem este drama em suas vidas e até os dias de hoje, incansavelmente, acompanha o movimento musical na Irlanda, estando sempre presente nos tributos diversos

eventos realizados em homenagem a Philo. Em memória ao falecimento desse grande ídolo, anualmente é realizado um importante evento, “Vibe for Philo”, que é realizado em Dublin e outras cidades da Irlanda e Reino Unido. Este ano completaram 25 anos da morte de Philip Lynott e Dublin teve um dos mais importantes e mais representativos eventos de tributo a esta data. Há 25 anos a Vibe é organizada por Smiley Bolger, que conviveu com Philip e é amigo pessoal da família. Philip, em seus últimos dias de vida pediu “do a vibe for me” e assim Smiley tem o feito, todo mês de janeiro. A 25ª edição da Vibe foi realizada por músicos de todos os cantos da Irlanda e Inglaterra, que tocaram os principais hits compostos por Philo. Os fãs de Philip, que marcam presença todos os anos, puderam contar com músicos de qualidade indescritível, resultando numa noite inesquecível. Isso tudo como resultado do trabalho de pessoas que organizam o evento não só pelo “business” mas por amor à música e a Philip, além, é claro, pela importância de manter o evento ao longo dos anos. Em 2011, o evento contou com a Direção musical do inigualável Brian Grace, importante e talentoso guitarrista irlandês, que pode ser encontrado tocando com as melhores bandas em Dublin. Brian recebeu a equipe da revista NewsBRazil e falou sobre o evento e as emoções de ter a responsabilidade em suas mãos (literalmente), pois além de Diretor, tocou com diversas bandas durante as 5 horas de shows. Brian revelou que a tarefa não foi fácil pois envolvia muitas ações, desde organizar a seleção de bandas e músicas, bem como os convidados especiais como Glen Hansard, Eric Bell, Brian Robbo Robertson, Mark Dignam, Pat McManus, dentre outros. Brian já participa como músico da Vibe há quase 10 anos e acha que isso facilitou muito seu trabalho, pois já conhece e sabe

Setembro 2011

Fotos by Daragh Owens

com Philo em alma!

dos músicos mais envolvidos e que dariam o brilho especial no evento, além de ter contado com a ajuda de seus amigos e músicos que estão sempre envolvidos nas causas em favor da divulgação do trabalho de Philip. Philip era e ainda é muito querido entre os que conviveram com ele e os fãs de sua música, sendo unânime a opinião de que ele era muito carismático e humilde, mesmo após a fama. É muito comum as histórias se desaparecerem ao longo do tempo, após a dissociação de uma banda, ou um músico ser esquecido ao sair de um grupo, mas no caso de Phil, há importantes grupos de pessoas (principalmente em Londres e

www.revistanewsbrazil.com

Dublin) que trabalham arduamente para que isso não aconteça. Além de Smiley Bolger e a Vibe for Philo, há muitos amigos e fãs de Philip que estão sempre desenvolvendo ações a fim de manter sua energia no ar. A equipe da Newsbrazil esteve com uma dessas pessoas, Jimmy Coup, que apesar de ser americano, tornouse um irlandês de coração e tem sido peça importante na manutenção da história de Philip Lynott no cenário Irlandês . Este músico e fã incondicional mora em Dublin há quase 6 anos, e sua história com Thin Lizzy começou através de bandas como Metallica da qual também é fã. Ao vir a Dublin ficou encantado pela energia musical da cidade e assim teve contato direto com as pessoas do meio de Philip inclusive Philomenta. Hoje Jimmy está sempre envolvido com eventos e shows pela cidade em tributo a Phil e foi um dos organizadores dos eventos de comemoração ao mês de nascimento de Philip, em agosto. Além dos shows e grandes encontros de músicos, assistimos a mistura do Rock de

Philip com o samba brasileiro, tocado pelo grupo Masamba de Dublin (bateria de escola de samba composta por brasileiros e irlandeses), mistura esta que agradou a todos que puderam marcar presença no desfile realizado na Grafton Street com passistas vestindo fantasias inspiradas nas roupas que Philo usava nos shows e os simbólicos Mestre Sala e Porta Bandeira caracterizados de Philip Lynott. Jimmy também é baixista e vocalista de uma das brilhantes bandas cover do Thin Lizzy, a “Jailbreak”. Junto com Flash Murphy (Guitarra), Phil Edgard (Guitarra) e Josh (bateria) eles fazem aqueles que não tiveram a oportunidade, viver os bons tempos da banda, e os que puderam presenciar o sucesso em tempo real, podem desfrutar dos arranjos marcantes do grupo e as letras inesquecíveis de Philip. Ao ser perguntado por que é tão fascinado pelo mundo de Philip, mesmo não o tendo conhecido pessoalmente, Jimmy responde que “a razão mais importante que faz dele meu herói é a forma de tratar as pessoas, a forma com que ele falava com as pessoas, seus sentimentos, sua compaixão, o carisma, e ele colocava isso nas letras e também se abria para mostrar suas fraquezas, seu lado humano, pois era como qualquer um de nós, apesar de ser uma grande estrela do rock internacional na época. Philip era um

NewsBRazil 

27 


Seus Direitos

grande roqueiro, ele era um poeta, era um pai, era romântico, muito simpático, um cara durão, e ele podia ser também um “asshole”, por isso era muito humano, ele era isso tudo em um só!”. Após este bate papo com Jimmy, o que fica como resultado dessa pesquisa é que apesar de Philip Lynott ter falecido tão cedo por em decorrência de uma inconsequência com sua própria vida, o maior legado deixado

por ele para a comunidade irlandesa e para os amantes do rock foi o da música sempre com muita qualidade, o tratamento às pessoas sempre com muita humildade, independente da posição que se ocupa, sempre fazendo o que se gosta e acreditando no que se faz. A auto-estima musical que podemos ver nos ares irlandeses não são por acaso e tem muito da alma de Philip Lynott. Ele deixou sua história escrita nos cantos

de Dublin, e mesmo não estando em corpo aqui, com certeza ainda vive, e muito bem vivo, entre nós!

Loraine S. Ferreira letsrockindublin@gmail.com

year in Dublin!! Oferta Especial para Renovação

Inglês ESOL - Níveis 1, 2 e 3

Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação de negócio específico. 2011. Direitos Autorais reservados a NABAS LEGAL

Stamp 4

A

Irlanda usa a expressão Stamp para identificar o visto que os estrangeiros possuem para estarem, de forma permanente ou não, em seu território, trata-se de um selo numerado que pode ser de 1 a 5 de acordo com o tipo de visto. Este selo estará no passaporte indicando o status de imigração que o estrangeiro possui dentro do país. A Stamp 4 refere-se ao número do selo, que nada mais é do que a codificacão do próprio visto, para um indivíduo que obteve o direito de residência com intenção de viver permanentemente , ou seja, em caráter definitivo, na República da Irlanda. Esse tipo de visto permite ao imigrante trabalhar livremente sem os limites de horários suportados pelos possuidores do visto de estudos, por exemplo; e sem a necessidade de uma autorização de trabalho como no caso da Stamp 1. No próprio selo consta o prazo da permissão, que será, normalmente, de 1 ano, devendo ser renovado anualmente caso seu possuidor mantenha-se no mesmo status de imigração e conti-

nue cumprindo os requisitos iniciais. A Irlanda oferece uma carteira no formato de um smart card, para os imigrantes que se encontram na legalidade e cumpriram os requisitos iniciais de imigração. Esta carteira será usada pelo imigrante como documento de identificação em todo território irlandês para todos os atos que necessitem de identificação pessoal; é considerada como um Bilhete de Identidade. Este cartão indicará o número da Stamp, dados pessoais como nome completo, data de nascimento, sexo, nacionalidade, número do GNIB (Guarda National Immigration Bureau, número de imigrante fornecido pelo escritório de imigração), a data em que o visto foi fornecido e em que deve expirar, ou seja, a data final da validade do visto, que, normalmente, é de 1 ano, também constará o nome do departamento imigratório irlandês que a registrou e possuirá uma fotografia do titular. É direito do imigrante requerer este tipo de visto caso ele seja parte da família de um europeu. Por exemplo, uma pessoa casada com cidadão ir-

landês ou no caso de pai ou mãe de criança cidadã irlandesa, desde que o pai ou a mãe imigrante tenha obtido permissão de permanência no país. Este visto também é aplicável em caso de refúgio para o refugiado ou para a reunificação familiar de um refugiado, o mesmo aplica-se ao asilado. No caso de um estrangeiro casado com um cidadão europeu, porém não irlandês, a Stamp 4 também é aplicável, desde que o cidadão europeu esteja trabalhando legalmente, de acordo com as leis trabalhistas locais. Também pode aplicar para este tipo de selo aqueles imigrantes que se encontram em uma relação de fato, sem terem formalizado um casamento, desde que cumpridos todos os demais requisitos iniciais.Vários detalhes e requisitos são necessários para a aplicação de uma Stamp de legalidade. Para resolver sua situação imigratória na Irlanda consulte um advogado especialista, que resolverá suas dúvidas e dará orientações para a melhor solução de seu caso.

incluso Seguro Saúde

750

mpo por te

o! limitad

11 Harcourt Street, Dublin 2, Ireland

Tel: + 353 1 4758556 WEB

www.mecdublin.ie

www.revistanewsbrazil.com

EMAIL

National College of Business Administration

info@mecdublin.ie NewsBRazil 

28 

www.revistanewsbrazil.com

NewsBRazil 

29 


Cultura

Um legítimo encontro entre culturas

Direção - Rapha Cruz and Neutton Rodrigues Edição – Tiago Bahia, Leonardo Magalhães Produção Rapha Cruz,Neutton Rodrigues,Leonardo Magalhães, Lázaro J. Martínez Técnico de som - Lázaro J. Mawrtínez Sound Mix Sean Byrne Entrevistas - Rapha Cruz Câmera - Leonardo Magalhães e Neutton Rodrigues Assistente de produção - Juliana Borghi e Juliana Campos Chaves Tradução - Janison Horacio e Ellen Theodoro Canta Brasil - Caroline O’Dea – vocals, Grace Berkery – pandeiro, Holly O’Reilly - mandolin e vocals, Jackie Maguire - repique de mão, Malvina Walsh – cavaquinho, Michael Stylianides – rebolo, Roger Smyth - cuica e banjo

Quer conhecer seus trabalhos?

DICA DE PORTUGUÊS DO MÊS

DICA DE PORTUGUÊS DO MÊS

Você está bom? ou “A” e “Há”. Quando usar? está bem?A – usado quando se trata de VocêBruno Vinhas

Documentário mostra a aproximação entre estrangeiros e o samba Quem imaginaria que, ao entrar num bar, aquele batuque animado do samba estaria sendo feito por um grupo musical irlandês? Diante de uma surpresa como esta, quatro amigos da área de cinema e arte juntaram-se com a missão de mostrar a novidade ao mundo através do documentário Samba Agus Craic. Pandeiro e cavaquinho estão nas mãos de integrantes do grupo musical irlandês chamado Canta Brasil, no início do documentário que tem quinze minutos de duração. Nas primeiras cenas do filme, os músicos “aquecem” os instrumentos e logo ecoam o tão famoso “La laiá la laiá” da conhecida música Sorriso Aberto, de Jovelina Pérola Negra. Recém lançado na Irlanda, Samba Agus Craic mostra um pouco da história de um grupo constituído por cinco irlandeses, um grego e um inglês, todos apaixonados pelo samba, pagode e cultura brasileira. Formado em 2006, o grupo já tocou em diferentes cidades ao redor do país. No lançamento do filme, 26 de agosto, a plateia estava ansiosa pelo resultado de um trabalho que durou cerca de um ano para ser concluído. “A maior dificuldade foi fazer um projeto de alto nível, de projeção internacional, totalmente sem verba”, diz Rapha Cruz, um dos diretores.

30 NewsBRazil

Cruz dividiu a direção do documentário com Neutton Rodrigues, que vê “com bons olhos” o produto final. “A arte tem a capacidade maravilhosa de aproximar pessoas diferentes com algo a dizer. Gostaria de saber explicar essa capacidade que a música tem de romper as barreiras linguísticas e levar alegria a todos”, revela Neutton. Entre os convidados da estreia, estava Teresa Cristina Abreu, responsável pelo Setor Cultural da Embaixada Brasileira na

Irlanda.“Iniciativas como essas só podem enriquecer o curriculum do profissional brasileiro que produz no exterior. Num plano mais amplo, serve para aprofundar as relações do Brasil com o país que recebe o estudante ou profissional”, diz Teresa. Emocionados, os músicos do Canta Brasil, assistiam ao filme sobre parte de suas próprias vidas.“Após o filme, um brasileiro

veio a mim e disse que a visão que ele tinha do samba mudou, depois de ver a música de seu país ser cantada com tanta paixão pelo nosso grupo”, revela emocionada Caroline O’Dea, vocalista e criadora do Canta Brasil. Para a outra integrante Jackie Maguire, que toca repique de mão, “é um orgulho imenso assistir ao resultado de todo o projeto, do qual eu tive o maior prazer em participar”, conclui. Quem não teve como fugir das suas raízes, foi Malvina Walsh, filha de mãe brasileira e pai irlandês, a integrante, que “manda bem” no cavaquinho, fala que o samba é só felicidade, e que dividir isso com outros é uma espécie de terapia inacreditável. “Eleva a minha alma e leva às pessoas uma alegria que faz com que elas esqueçam os problemas”, diz Malvina. Os produtores do filme querem divulgar o trabalho pelo mundo. “Sermos reconhecidos como os primeiros brasileiros a tratar da temática samba na Irlanda é de grande valia. Queremos alcançar o maior número de pessoas e fazer com que o documentário tenha uma boa recepção em outros países e em festivais”, afirma Rapha Cruz. Enquanto isso, os músicos do Canta Brasil animam o público na Irlanda e cultivam um sonho em comum: “Ir ao Brasil e participar de uma roda de samba, ao lado de Bete Carvalho, Zeca Pagodinho e tantos outros talentos”, conta Jackie Maguire entre risos. Quem é quem? Documentário – Samba Agus Craic

Setembro 2011

Fotos by Juh Borghi

distância ou de fatos futuros.

Nós sabemos que há muita gente que faz uso das duas perguntas sem saber a diferença. Na verdade, não há certo ou errado. As duas expressões são corretas, mas têm sentidos um pouco diferentes. Veja abaixo: Dani Vieira

que se faz Você está bom? – é a pergunta Canta às sextas-feiras no da saberTurks em Boteco Brasileiro, quando se está mais interessado Head, às 23h. Erestrit no bar o. o mais saúde de alguém. Tem um sentid italiano La Dolce Vita, às 21h.

Foto de Juh Borghi

Exibe em locais públicos ou em espaços alternativos esporadicamente.

Há – usado quando se trata de fatos passados e pode ser substituído por “faz”. Exemplos: O museu é a 50 metros daquele teatro. (distância)

Vende roupas e acessórios customizados na Lucy's o se faz quand que ntado A estreia documentário é está Vocêuma Lounge, loja bem? de vintage- é uma pergu está, a daqui a 2 semanas.(tempo pesso a no Temple Bar. como saber em ssado se está mais intere

futuro) não se restringindo à sua saúde apenas, mas também vista psicológico, familiar, ponto de um Cruz interessado em Rapha Eles trabalham com arte há mais amplo. um sentid Temtempo. financeiro, profissional, etc.muito (tempoopassado)

Juliana Menezes Juliana Menezes Jornalista, professora de português, professora escritora, atriz eJornalista, produtora de filmes. de português, portugueselanguagecentre@gmail.com escritora, atriz e Exibe na rua esporadicamente. produtora de filmes. Irá mostrar em breve o seu portugueselanguagecentre@gmail.com documentário sobre o grupo musical Canta Brasil.


Irlanda

Michael Collins

Considerado um mártir na independência irlandesa, Michael Collins, dedicou sua vida para conquistar a liberdade de seu povo

P

ara nós brasileiros, criticados por não valorizarmos os nossos heróis, a Irlanda pode servir como uma fonte de aprendizado no sentido de reconhecermos a importância de personagens históricos. O povo irlandês se orgulha de seus heróis. Nas ruas de todo país encontramos monumentos dedicados à homens e mulheres que fizeram a sua parte na formação da identidade irlandesa, as ruas da cidade, diferentemente do Brasil recebem o nome dos heróis do povo, e não de políticos que na maioria dos casos foram alvos de escândalos de corrupção. Mas como esta coluna é dedicada a conhecer um pouco da história do país em que vivemos, vamos esquecer a nossa pátria amada e tentar trazer ao leitor um pouco da vida de Michael Collins, um dos maiores ídolos da Hibernia( para quem não sabe, Hibernia foi o nome dado à Irlanda pelos romanos, apesar da ilha nunca ter sido parte do Império Romano, o nome acabou se popularizando). Michael John (“Mick”) Collins nasceu em Sam’s Cross, perto de Clonakilty, no Condado de Cork, em 1890. Várias biografias indicam a sua data de nascimento como 16 de Outubro de 1890 mas no seu epitáfio está assinalada como data do seu nascimento o dia 12 de Outubro de 1890.

32 NewsBRazil

Desde criança, Michael Collins mostrou ser um menino brilhante e precoce, com um forte temperamento e apaixonado nacionalismo. Muitos dizem que sua raiva contra os ingleses teve ínicio depois que o jovem tomou conhecimento da expulsão de sua família das terras em que eles viviam, fato que téria ocorrido antes do nascimento de Collins. Michael Collins começou a ser conhecido durante a Revolta de Páscoa de 1916. Era um competente organizador e estava dotado de uma inteligência superior, era muito respeitado no IRB (Irish Republican Brotherhood). No momento da insurreição, Collins combateu junto de Patrick Pearse e dos seus homens no Posto de Correios de Dublin. A insurreição foi um desastre militar. Apesar de que numerosos independentistas celebraram o “sacrifício de sangue” e pensavam que a insurreição teve o mérito de existir e criar mártires, Collins criticou o amadorismo e a falta de organização. Então Collins organizou uma guerra de guerrilhas nos que as tropas móveis podiam atacar em qualquer parte, podendo-se retirar rapidamente com um mínimo de baixas mas com um máximo de eficácia. Como muitos dos insurgentes, Collins foi preso e enviado ao campo de internamento de Frongosh no País de

Gales. No momento da libertação dos insurgentes, ele converte-se num dos líderes do Sinn Féin, na época um pequeno partido nacionalista. Como todos os membros sénior do Sinn Féin nas Eleições Gerais de 1918, Collins foi eleito como parlamentar irlandês na Câmara dos Comuns do Reino Unido em Londres. Collins venceu a eleição para MP (Membro do Parlamento) pelo Condado de Cork.Contudo, ao contrário dos seus rivais no Partido Parlamentar Irlandês, os parlamentares do Sinn Féin anunciaram que não tomariam seus acentos em Westminster, mas iriam assumir no Parlamento Irlandês em Dublin. O novo parlamento, chamado Dáil Éireann (“Assembléia da Irlanda”) encontrou-se na Mansion House em Dublin em janeiro de 1919. O Exército Republicano Irlandês (IRA) Em 1919, Collins assumiu vários papéis. No verão ele foi eleito Presidente da IRB (e portanto, na doutrina da organização, de jure Presidente da República da Irlanda). Em setembro ele foi feito Diretor de Inteligência do Exército Republicano Irlandês (IRA), como os Voluntários passaram a ser conhecidos (a organização se auto-intitulava o Exército da República Irlandesa que foi ratificado pela Dáil em janeiro de 1919).

Setembro 2011

O ano de 1919, foi o ano em que Collins organizou o IRA, na medida em que foi possível direcionar as ações das unidades de guerrilha que estavam espalhadas e fortemente localizadas. Collins é creditado também pela organização da guerrilha “coluna voadora” do IRA durante a Guerra de Independência, apesar dele não ter ornanizado o grupo sozinho. Ele tomou um papel importante na criação e preparação das colunas voadoras mas o principal organizador era Dick McKee, que seria morto pelos ingleses durante o Domingo Sangrento. Além disso, muitas atividades feitas pelo IRA foi realizado por iniciativa de líderes locais, usando táticas e estratégias criadas por Collins. Em 1920, os Britânicos ofereceram uma recompensa de £10 000 por informações que levassem a captura ou morte de Collins. Sua fama havia transcendido o IRA e ele foi apelidado de “The Big Fellow”, ou em português “O Grande Companheiro”. Em outubro de 1921, Michael Collins desembarcou em Londres para negociar um tratado de paz, as negociações culminaram na firmação do Tratado Anglo-Irlandês que foi oficialmente assinado em 6 de dezembro de 1921, que criou o chamado “Estado Livre Irlandês”, que seria o primeiro passo para uma transição pacífica para a democracia e terminaria em efetivo mais de 700 anos de ocupação inglesa da ilha.

www.revistanewsbrazil.com

O Estado Livre Irlandês foi estabelecido em dezembro de 1922 com massiço apoio popular mas, como esperado, o Norte da Irlanda exerceu sua opção de continuar a fazer parte do Reino Unido. O Tratado foi extremamente controverso na Irlanda. Primeiro, Éamon de Valera, Presidente da República Irlandesa até 9 de janeiro, ficou insatisfeito com o fato de Collins ter assinado o acordo sem a autorização dele ou de seu gabinete. Segundo, o conteúdo do Tratado foi muito questionado. De Valera e vários outros membros do movimento republicano questionaram os status da Irlanda como parte do domínio do Império Britânico e do simbolismo de ter que jurar lealdade a um rei inglês. Grande parte do Exército Republicano Irlandês se opôs ao Tratado, abrindo a possibilidade de uma guerra civil. Em 14 de abril de 1922, um grupo de 200 homens do IRA que eram contra o Tratado, ocuparam o Four Courts em Dublin em desafio ao Governo Provisório. Era o ínico da Guerra civil irlandesa, com combates irrompendo por toda Dublin entre rebeldes anti-Tratado do IRA e as tropas do Governo Provisório. Sob a supervisão de Collins, o Estado Livre rapidamente reassumiu o controle da capital. Em julho de 1922, forças antiTratado tomaram a provincia sulista de Munster e várias outras áreas do país. Em meados de 1922, Collins deixou de lado suas responsabilidades como Presidente do Governo Provisório para assumir o papel de Comandante-em-chefe do Exército Nacional, um cargo formal que o fez usar um uniforme militar de general, para assim comandar as tropas próTratado do IRA. A emboscada da morte Em 22 de agosto de 1922, a caminho de Bandon, no vilarejo de Béal na mBláth, a coluna de Collins parou para pedir direções. Mas o homem a que eles fizeram a pergunta, Dinny Long, era um membro da facção local anti-Tratado do IRA. Uma emboscada foi então preparada para o comboio quando este estivesse voltando para a cidade de Cork. Eles sabiam que Collins retornariam pela mesma rota já que as outras duas estradas saindo de Bandon até Cork foi feita intransitável pelos Republicanos. Um grupo, liderado pelo rebelde Liam Deasy, dispersou para um pub às 20:00h, quando Collins e seus homens retornaram para Béal na mBlath mas cinco homens do grupo de emboscada, que ainda estava no local, acabaram abrindo fogo contra o

comboio de Collins precipitadamente. Os agressores colocaram uma mina no local, que poderia ter matado mais gente do grupo de Collins, mas ela foi desconectada antes do início do tiroteio. Collins foi morto no tiroteio subseqüente, que durou 20 minutos. Ele foi o único morto no confronto. Os soldados de Collins levaram seu corpo de volta para Cork, de onde foi levado para Dublin de navio pois acreditavase que o corpo podia ser roubado numa nova emboscada se fosse transportado por terra. Seu corpo foi velado no Prédio da prefeitura de Dublin onde centenas de pessoas foram até o caixão prestar seus últimos tributos. Seu funeral aconteceu na Pró Catedral de Dublin onde vários dignatários estrangeiros e membros da elite irlandesa participaram. Pelo menos 500 000 pessoas foram até a capital do país para ver o funeral, o que representava umquinto da população da Irlanda. Apenas para o fim de mostrar o sentimento que tomou conta do país, o funeral de Michael Collins, foi algo que emocionou o povo irlandês, assim como, o funeral de Ayrton Senna emocionou o Brasil. Era o fim do revolucionário, em contrapartida era o início do mito Michael Collins, ainda hoje considerado um dos maiores hérois da Irlanda.

Para saber mais: Em 1996, a vida de Michael Collins deu origem ao filme Michael Collins, dirigido por Neil Jordan, com Liam Neeson no papel de Michael Collins e Julia Roberts no da sua amada, Kitty Kiernan.

NewsBRazil 

33 


Esporte

A festa do esporte

Nos dois últimos meses, a Irlanda do Norte foi palco de dois eventos esportivos de nível mundial, e delegações brasileiras foram destaques. NI-Milk Cup No mês de julho, foi realizada a 29ª edição do NI-Milk Cup. O torneio, que teve sua primeira edição no ano de 1983, já se tornou tradição no mundo do futebol. Olheiros do mundo todo marcam presença nos jogos na tentativa de descobrirem novos talentos do futebol. Neste ano os jogos aconteceram nas cidades de Coleraine, Ballymena e Limavady, no nordeste do país. O Milk Cup é um dos pricipais campeonatos de futebol da categoria de base na Europa e conta com a presença de seleções e clubes de todas as partes do mundo. Na categoria sub -17, o Desportivo Brasil de São Paulo representou o país. O time, que pertence à empresa de marketing esportivo Traffic, foi um dos destaques da competição, terminando em terceiro lugar e perdendo apenas o jogo das semifinais para o time do Aspire, do Qatar. O Aspire foi o campeão do sub-17 após derrotar o Manchester United na final. Na categoria sub-15, o campeão

34 NewsBRazil

foi o Everton, da Inglaterra e, na categoria principal (sub-19), a seleção da Dinamarca derrotou a seleção da Irlanda do Norte na final e sagrou-se campeã. Boccia World Cup Entre os dias 18 e 27 de agosto, aconteceu, na cidade de Belfast, mais uma edição da Copa do Mundo de Bocha Paraolimpíca. Nessa edição, além das cobiçadas medalhas, estava em jogo a classificação para os Jogos Paraolimpícos de Londres em 2012. Além da delegação brasileira, que era composta por 11 atletas, outros 33 países disputaram medalhas nas quatro classes da competição: BC1, BC2, BC3 e BC4. O Brasil terminou a competição com duas medalhas de ouro. No jogo de duplas da classe BC4, a dupla formada por Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos consagrou-se campeã mundial pela terceira vez. A dupla foi campeã paraolimpíca nas Paraolimpíadas de Pequim em 2008. A outra medalha de ouro do

Brasil foi conquistada na mesma classe por Eliseu dos Santos, que ganhou na disputa individual. Além dos dois ouros, o Brasil levou também o bronze na classe BC2. Em seu primeiro mundial, o jovem Maciel Santos fechou o quadro de medalhas brasileiro. Após as entregas das medalhas, uma enorme festa tomou conta do ginásio da Universidade de Jordanstown, em Belfast. Liderada pela delegação brasileira, as delegações e o público presente se contagiaram com o samba executado por nossos atletas. Independente de ter conquistado medalhas ou não, todos os atletas que participaram da competição saíram de Belfast com o sentimento de vitória, pois o fato de serem portadores de deficiência não os impediram de praticar esportes. Fotos e texto por: Pr. Billy Jones Belfast

Setembro 2011


Baladas

Tudo começou com as aulas de dança ministradas pelos professores pernambucanos, Renato Lima e Nathalia Telino. Os estilos de dança latinos sempre atraíram a atenção do mundo e, pensando nisso, foi criado o “Nathy Telino Latin Party”. Experiência como professores, os dançarinos tinham de sobra; e tanto Renato como Nathy estrearam no mundo da dança ainda crianças. Ritmos como salsa, samba, zouk, bachata, merengue e forró fazem parte do repertório da dupla. Com o sucesso das classes de dança, um novo passo foi dado: a criação da “Nathy Telino Latin Dance Party”. A festa acontecerá toda quartafeira no South Willian Pub. Alunos e convidados superanimados marcaram presença na festa de lançamento do novo projeto. A diversão foi garantida! Quem estiver interessado em saber mais sobre a festa e as classes de dança, entre em contato com Nathalia: naty_t@yahoo.com.br

Fotos by Mari Rampazzo

Nathy Telino Latin Party


Humor Para que lado fica o inferno? São Pedro, na triagem celeste, perguntou para o Americano: - O que é mole, mas na mão das mulheres fica duro? O Americano pensou e disse: - Esmalte. - Muito bem, pode entrar - disse São Pedro. Perguntou ao italiano: - Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado? O Italiano respondeu: - Na África. - Certo. Pode entrar. Para o Alemão : - O que as mulheres tem que tem seis letras, começa por B, termina com A não sai da cabeça dos homens? O Alemão respondeu: - A beleza .. - Certo. Pode entrar. Para o Francês: - O que as mulheres têm no meio das pernas? O Francês respondeu: - O joelho. - Muito Bem. Pode entrar também. E perguntou ao Inglês: - O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira? O Inglês respondeu: - A cama. - Ótimo. Pode entrar. E ao Espanhol: - O que é redondo, tem duas letras, um furo no meio, começa com C, quem dá fica feliz e quem ganha fica mais ainda? O Espanhol respondeu: - CD! -Certo! Entre também...!!! O brasileiro virou-se e foi saindo de fininho... São Pedro chamou-o : - Você não vai responder à sua pergunta? O brasileiro falou: - Sem chance. Errei todas as anteriores ... Para que lado fica o inferno????

O nascimento do bebê João vai à casa de seu amigo Carlos e apresenta seu filho que acabou de nascer e diz: Carlos, o Júnior meu filho é a minha cara! Carlos responde: Não se preocupe, o importante é ter saúde!!!

O invisível O homem invisível faz uma visita a uma amiga, que não está a fim de receber convidados. -Senhora, o homem invisível está lhe esperando -diz o mordomo. -Diga que não posso vê-lo...

Canibal vegetariano O que um canibal vegetariano mais gosta de comer? R.: A batata da perna e a mulher melância

38 NewsBRazil

Agosto 2011


News Brazil edi6  

Revista News Brazil edition 6

News Brazil edi6  

Revista News Brazil edition 6

Advertisement