Page 1

LOCAL: Clube MEDIDAS DA PISCINA: 13,5 x 12,5 N.º DE ALUNOS: 5 N.º DE PROFESSORES: 1 OBJETIVO DA AULA: Início nado crawl PUBLICO ALVO: Criança FAIXA ETÁRIA: 6 anos NÍVEL DOS ALUNOS: Iniciantes TEMPO TOTAL DE AULA: 45 minutos CONTEÚDO DA AULA: educativos de crawl e respiração geral. MATERIAL: Prancha, macarrão, tapete flutuante e brinquedos. Parte Inicial: (5 minutos) Um breve aquecimento lúdico. • •

Crianças sentadas na borda da piscina, batendo perna dentro d’água pra ver quem espirra mais água. Uma roda cantada, cantando a música do sapão para sociabilização e entrosamento da criança com a água.

"... Pula , pula Seu Sapão e põe o seu pé no chão; Pula , pula Seu Sapão e põe o joelho no chão; Pula , pula Seu Sapão e põe o bum bum no chão; Pula , pula Seu Sapão e ..." Parte Principal: (30 minutos) Seguindo o objetivo • •

Com prancha, segurando na parte superior, alunos deverão fazer perna de crawl com a cabeça fora d’água. (duas vezes) Ainda com a prancha, segurando na parte inferior, fazer perna de crawl com a cabeça dentro d’água respirando para frente. (duas vezes)

Com o macarrão, apoiar embaixo do braço (axilas) e fazer perna de crawl com a cabeça fora d’água.

Segurar com as mãos no meio do macarrão e fazer perna de crawl com a cabeça dentro e respirando para frente.


Fazer 10 "bolinhas" para descansar (respiração = enche o pulmão de ar e expira de uma vez embaixo d’água, 10 vezes)

Com ajuda da professora, sem material, fazer foguetinho com motor desligado (com os braços estendidos atrás da cabeça, mãos sobrepostas, sem propulsão de perna, para treinar flutuação)

Sem material, fazer foguetinho com motor ligado e respirando cachorrinho (com os braços estendidos atrás da cabeça, mãos sobrepostas, fazer perna de crawl com cabeça dentro d’água e quando sentir vontade de respirar, respirar nadando cachorrinho) (duas vezes)

Fazer uma chegada de submarino. (Alunos deverão ir e voltar submerso, soltando todo o ar e fazendo perna de crawl embaixo d’água e os braços livres)

Cantar a musiquinha do crawlzinho para iniciar o próximo exercício:

"... O bracinho do crawlzinho faz assim, tchan tchan; O bracinho do crawlzinho faz assim, tchan tchan; Cotovelo levantado, e o bracinho esticado O bracinho do crawlzinho faz assim, tchan tchan ..." •

Com prancha, segurar na parte inferior, fazer "gira, gira, respira". (Explicar que o aluno deverá girar o braço passando do lado da coxa, tirando da água e voltando o braço do lado da orelha, segurando a prancha. Fazer com os dois bracinhos, ao término da segunda braçada, segurar a prancha e respirar para frente: GIRA, GIRA, RESPIRA...) (duas vezes)

Parte Final: (10 minutos) •

Com o tapete flutuante colocar as crianças em cima com as perninhas para fora fazendo perna de crawl até o outro lado da piscina levando o tapete, ida e volta. (uma vez) Jogar brinquedos no fundo da piscina, as crianças deverão pegar, indo submerso com perninha de crawl, quem consegue pegar mais brinquedos sem respirar mais de uma vez, será o ajudante da professora na próxima aula. 5 minutos livres. Podendo utilizar todos os brinquedos, bóias, bolas, etc.

Obs.: Esses alunos ainda não fazem o crawl completo sem ajuda do material e sem a professora.

Plano de aula  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you