Issuu on Google+

Reflexão Individual sobre a Unidade Curricular Pensamento Crítico e Trabalho Académico Pontos que irão constar nesta reflexão: 1. Expectativas em relação à disciplina; 2. Contributos da disciplina para a formação pessoal, académica e profissional; 3. Aprendizagens significativas; 4. Aspetos globalmente menos conseguidos; 5. Sugestões de aprofundamento temático.

Análise do primeiro ponto: Expectativas em relação à disciplina. As expectativas em relação a esta Unidade Curricular, no início, eram altas pois a parte que me chamou mais à atenção foi o trabalho académico, que, na minha perspetiva, é bastante importante para o nosso futuro dado que vamos trabalhar com outras pessoas e vamos lidar com situações em que o significado de trabalhar em equipa vai ser testado. As expetativas de agora continuam altas, os trabalhos realizados foram uma ajuda para entender melhor os cuidados a ter na preparação e na construção dos mesmos, assim como na sua apresentação final.

Análise do segundo ponto: Contributos da disciplina para a formação pessoal, académica e profissional. Esta disciplina é um bom contributo para a nossa formação (pessoal, académica e profissional), permite-nos aprofundar os nossos conhecimentos sobre a realização de uma boa apresentação de um trabalho académico, assim como também nos permite melhorar as nossas capacidades de pensamento crítico e de trabalho em conjunto.

Análise do terceiro ponto: Aprendizagens significativas. Aprender novos conhecimentos nunca é demais, aliás quanto mais aprendermos mais aprofundamos os nossos conhecimentos. Para além disto, é necessário sabermos como aplicar os conhecimentos adquiridos em prática que, na minha perspetiva, é uma das chaves para, no futuro, termos um bom desempenho independentemente da área que venhamos a seguir.


Análise do quarto ponto: Aspetos globalmente menos conseguidos. A meu ver, não me parece que haja aspetos menos conseguidos. Penso que todos os objetivos pretendidos foram alcançados.

Análise do quinto e último ponto: Sugestões de aprofundamento temático. As sugestões que posso dar são as seguintes: - Que vantagens traz a construção de um Blog; - Explorar de uma forma mais profunda temas da atualidade (emigração, aquecimento global, maus tratos, tráfico de droga, etc.); - Realização de debates.

Reflexão Individual sobre a Unidade Curricular Pensamento Crítico e Trabalho Académico U.C.: Pensamento Crítico e Trabalho Académico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Docente: Maria Rosário Rodrigues Discente: Inês Costa Calhau Luís Moita 1º Ano do Curso Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa


Reflexão individual sobre a unidade curricular pensamento crítico e trabalho académico