Page 32

ÁREAS CONTAMINADAS –

Passivo preocupante

T

ema de diversas discussões, as áreas contaminadas no Estado de São Paulo vem recebendo especial atenção dos órgãos incumbidos de zelar por esse importante e indesejado passivo ambiental que dispomos, especialmente nesse momento de intenso incremento do mercado imobiliário. Números disponibilizados pela Cetesb a respeito, nos fornecem boa dimensão do problema; no primeiro levantamento realizado, em 2002, foram identificadas, no nosso estado, 227 áreas contaminadas. No ano de 2003, esse número avançou para 727. Em 2004, 1.336, crescendo sucessivamente até 2.905 terrenos, encontrados no cadastro mais re-

32

Neo Mondo - Novembro/Dezembro 2011

cente, sendo os postos de combustíveis responsáveis por cerca de 80% desse total, respondendo a atividade industrial, notadamente na área química, pela parcela remanescente. Tal evolução, constatada ano a ano, nos permite afirmar que diversas outras áreas contaminadas ainda nos são desconhecidas, implicando em potenciais enormes riscos à saúde da população. Estudos já realizados em áreas afetadas pelo polo petroquímico do Grande ABC identificaram, em moradores sujeitos à exposição, elevada incidência da doença tireoidite crônica autoimune, além de déficit de crescimento e retardo mental permanente e irreversível em crianças.

Daí, a importância desse trabalho de identificação das áreas contaminadas, que, em verdade, é apenas o primeiro passo de um longo processo de saneamento, que passa, em seguida, pela etapas subsequentes: procedimentos de investigação detalhada, avaliação de risco, investigação para remediação, projeto de remediação, remediação e monitoramento, totalizando as 6 fases que compõem a metodologia utilizada pela Cetesb para identificação e recuperação de sítios contaminados. Por conta dos riscos envolvidos, no Estado de São Paulo, são rígidas as regras para a liberação de empreendimentos imobiliários em áreas com passivo ambiental.

Revista Neo Mondo - Edição 45  
Revista Neo Mondo - Edição 45  
Advertisement