Neomondo 30

Page 36

Especial - Retrospectiva 2009

que ainda produz contaminação através de resíduos resultantes da exploração. Só acordaremos quando essa contaminação atingir patamares elevados. A lei que regulamenta a concessão da água também precisa ser respeitada. Atualmente, a outorga de quantidades de água é concedida sem a exigência do pretendente apresentar um Plano de Bacia, que é a previsão dos usos e de suas quantidades, realizada pelo comitê de bacia. Ora, se a Agência Nacional da Água não exige o cumprimento da lei para conceder outorga de direito de uso, quem o fará? Neo Mondo: A água pode vir a ser motivo de conflitos internacionais? Christian: Já é motivo, mas a desconversa é generalizada: nin-

guém quer assumir e publicar que certos conflitos bélicos devem-se à conquista da água. As guerras do Iraque e da Faixa de Gaza são exemplos disso. Ambas envolvem áreas que possuem água, cujos usuários habituais devem perder seus antigos hábitos de consumo, segundo os “Conquistadores das águas”. Se observarmos, verificaremos que uma das primeiras medidas de combate é explodir unidades de captação, tratamento ou abastecimento, interrompendo unidades de distribuição, transferindo o uso da água para os vencedores do conflito. A explicação é óbvia: água é mais importante que o petróleo, pois sem ela não há vida! Neo Mondo: E quais as soluções para garantir esse recurso tão precioso?

Christian: Passam necessariamente pela mudança de valores morais e sociais. Hoje já se fala em “água virtual”, aquela embutida em commodity, como exemplo de insumo grátis dos produtos agrícolas. A água virtual é um exemplo de como insistimos na concepção de utilizá-la como mais uma oportunidade de negócio. A água não é um produto, um negócio, um recurso. Ela é uma substância que precisa ser priorizada como algo de natureza social, a ser tabelada com preços públicos. Seria importante também que ficasse sob responsabilidade municipal, pois é onde há maior proximidade e possibilidade de envolvimento da população em sua gestão. Há remediações, há soluções, há caminhos, mas precisamos adotá-los já, antes que seja tarde demais!

Condições dos Rios no Mundo

Equador

Equador

Fragmentação e Regulamentação dos rios Inalterado Moderadamente Afetado Altamente Afetado Sem dados ou não Avaliado

36

Neo Mondo - Janeiro 2010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.