__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

ARISTÓTELES 2° ano - Ensino Fundamental E. E. I. Padre Quinha - Projeto Era Uma Vez


ARISTÓTELES Um livro escrito por: ABNER BOLELI CABRAL, ANTONELLA DE CARVALHO, ARTHUR DA SILVA RAMOS, BETHINA RODRIGUES WENCESLAU MONTEIRO, DAVI ROCHA RAPOSO, ENZO DURVAL DE OLIVEIRA MOURA, GABRIEL DUARTE SILVA, GIULIA EVELLIN COSTA DA SILVA, GUILHERME RIBEIRO DE SOUZA, HENZO VARGAS DOS PASSOS BEMBEM, JOÃO EMANUEL DA CONCEIÇÃO DE SOUZA, KAUAN DE LANA FERNANDES, LORELAYNE DOS SANTOS FILGUEIRAS, LUIZ BERNARDO AZEVEDO DURVAL DE OLIVEIRA, LUIZ MIGUEL ABREU KAPLER, MARIA CECÍLIA TEIXEIRA ARAÚJO, MARIA LUIZA GLYZENTE SOUZA, MIGUEL VIEIRA REIS DOS SANTOS, NATHALIA SOUZA DO CARMO, OCTÁVIO VIANA MOTA, PHILIPE ALVES CORRÊA, PIETRO RODRIGUES SANTANA, RAFAEL FONTES GOMES, TXANÁ JOSÉ VIGORITO GANDRA, VICTORIA EDUARDA DAPONT, VITÓRIA DA SILVA BROCHADO E VITORIA DE OLIVEIRA GOUVEA FALK.

Itaipava, 2019 Escola de Educação Integral Padre Quinha 2° ano Orientado por: Geisa Rabello de Paula Neves Jamilly Rodrigues Nascimento Realizado por:

Produzido por: escritor para o

futuro www.projetoeraumavez.org

www.escritorparaofuturo.com


ARISTÓTELES

OLÁ, CRIANÇAS! MEU NOME É ARISTÓTELES, NASCI EM 384 a.C., NA CIDADE DE ESTAGIRA E FUI CONSIDERADO O CRIADOR DO PENSAMENTO LÓGICO. AOS 17 ANOS, CONHECI PLATÃO EM ATENAS E FUI SEU ALUNO POR ALGUMTEMPO, ADQUIRINDO ASSIM, MUITOS CONHECIMENTOS. ELE ME ADMIRAVA MUITO E DIZIA: “MINHA ACADEMIA SE COMPÕE DE DUAS PARTES: O CORPO DOS ESTUDANTES E O CÉREBRO DE ARISTÓTELES.” QUANDO FALECEU, PENSEI QUE IRIA OCUPAR SEU LUGAR NA ACADEMIA, MAS, NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU. FIQUEI MUITO TRISTE E PARTI PARA ATARNEUS, NA ÁSIA MENOR. FUI PRECEPTOR DO IMPERADOR ALEXANDRE, O GRANDE, E NAQUELA ÉPOCA, DESENVOLVI MUITAS TEORIAS. FUNDEI EM ATENAS A ESCOLA LICEU EM 335 a.C.. SEMPRE VALORIZEI A INTELIGÊNCIA HUMANA, POIS É A ÚNICA FORMA DE ALCANÇAR A VERDADE. MEUS ALUNOS PROPAGARAM A EDUCAÇÃO INTELECTUAL E HUMANA.

02


ARISTÓTELES

NA GRÉCIA ANTIGA, EXISTIU UM HOMEM C H A M A D O C L Í S T E N E S Q U E I M P L A N TO U A DEMOCRACIA. A PARTIR DISSO, A ORALIDADE DAS PESSOAS SE DESENVOLVEU GRANDEMENTE. A FILOSOFIA TEM COMO FUNDAMENTO A DÚVIDA, A CRÍTICA, A ARGUMENTAÇÃO E O DEBATE, POR ISSO, O BERÇO DA FILOSOFIA É NA GRÉCIA ANTIGA. OS PENSADORES SURGIRAM NO SÉCULO VI A.C.. SÓCRATES NÃO DEIXOU REGISTROS ESCRITOS, MAS, CONHECI SEUS PENSAMENTOS ATRAVÉS DOS REGISTROS FEITOS POR PLATÃO. ELE FOI O AUTOR DA FRASE: “SÓ SEI QUE NADA S E I . ” E A PA R T I R D A Í C O M E Ç A R A M O S QUESTIONAMENTOS... NO GOVERNO DE PÉRICLES, APRIMOROU-SE A D E M O C R A C I A AT E N I E N S E E O C O R R E U A EXECUÇÃO DE VÁRIAS OBRAS PÚBLICAS QUE EMBELEZARAM ATENAS COMO UM TODO.

04


ARISTÓTELES

OS GREGOS SE ACHAVAM SUPERIORES ÀS OUTRAS CIVILIZAÇÕES E, COM ISSO, MUITOS CIDADÃOS FICARAM NA OFENSIVA. ESPARTA LIDEROU DIVERSAS CIDADES DA GRÉCIA ANTIGA, FUNDANDO A LIGA DO PELOPENSO QUE TEVE COMO OBJETIVO COMBATER A AUTORIDADE SOBERANA DE ATENAS E DA LIGA DE DELOS. E ASSIM, COMEÇARAM AS GUERRAS. O PENSAMENTO DE ARISTÓTELES INFLUENCIOU MUITOS PENSADORES MEDIEVAIS E, ENTRE ELES, ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO. MUITAS MUDANÇAS ACONTECERAM NA FILOSOFIA ANTIGA, NA GRÉCIA. OS ESTUDOS DE FILOSOFIA ENVOLVIAM ASTRONOMIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, COSMOLOGIA, POLÍTICA, ÉTICA, ESTÉTICA, RETÓRICA, ENTRE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ARISTÓTELES SEPAROU TODAS ESSAS ÁREAS, DESENVOLVENDO ESTUDOS ESPECÍFICOS SOBRE CADA TEMA. *ARISTÓTELES MORREU DE CAUSAS NATURAIS EM 322 a.C. EM CÁLCIS, NA GRÉCIA, AOS 62 ANOS.

06


ARISTÓTELES

FILÓSOFOS DA MODERNIDADE, RETOMARAM A IDEIA DE ARISTÓTELES DE QUE O CONHECIMENTO É OBTIDO POR MEIO DA PRÁTICA, ACREDITANDO NAS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS COMO FRUTO DOS SENTIDOS DO CORPO. PARA ARISTÓTELES, A VIDA EM SOCIEDADE DEVERIA LEVAR OS CIDADÃOS À FELICIDADE, ATRAVÉS DA BUSCA DE UM EQUILÍBRIO NAS AÇÕES HUMANAS, BASEADAS NA PRUDÊNCIA. O FILÓSOFO ESCREVEU UM LIVRO DEFENDENDO O SISTEMA POLÍTICO DEMOCRÁTICO PELO QUAL ATENAS JÁ HAVIA PASSADO. ARISTÓTELES FUNDAMENTOU AS PRIMEIRAS NOÇÕES DA LÓGICA CLÁSSICA, BASEADA NA ARGUMENTAÇÃO E NA RETÓRICA QUE É A ARTE DO BEM FALAR. EM SEUS ESTUDOS, ELE DIZ QUE A METAFÍSICA É A CIÊNCIA “DO SER ENQUANTO SER”, E FOI ENTÃO, QUE SURGIU A NOÇÃO DE SILOGISMO QUE FOI BASEADA NA DEDUÇÃO.

08


ARISTÓTELES

SENDO O PRIMEIRO FILÓSOFO A F U N D A M E N TA R A N E C E S S I D A D E D O CONHECIMENTO PRÁTICO ADVINDO DA OBSERVAÇÃO E DA ATENÇÃO AOS SENTIDOS DO CORPO, ARISTÓTELES DEIXOU EM SEU LEGADO INTELECTUAL O CONHECIMENTO EMPÍRICO QUE NADA MAIS É QUE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO. ISSO CAUSOU UM DISTANCIAMENTO DO CONHECIMENTO PLATÔNICO QUE SE BASAVA NA BUSCA INTELECTUAL PELA IDEIA PURA, ETERNA E I M U T Á V E L . P L AT Ã O C O N S I D E R AVA Q U E O CONHECIMENTO ADVINDO DOS SENTIDOS SERIA IMPERFEITO E ENGANADOR, MOSTRANDO UMA DISCORDÂNCIA ENTRE OS DOIS PENSADORES. ARISTÓTELES DEFENDEU A IDÉIA DE QUE O CONHECIMENTO ESTÁ AQUI, NO MUNDO MATERIAL. COM CERTEZA, VOCÊ APRENDEU UM POUCO SOBRE ARISTÓTELES... AGORA, IREMOS CONTAR SOBRE O QUE APRENDEMOS SOBRE ELE.

10


ARISTÓTELES

ARISTÓTELES FOI UM DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS DA HISTÓRIA, SEUS PENSAMENTOS REVOLUCIONARAM A FILOSOFIA ATÉ OS DIAS ATUAIS. ERA MUITO INTELIGENTE E PASSOU GRANDE PARTE DA SUA VIDA ESTUDANDO. FOI O CRIADOR DO PENSAMENTO LÓGICO SEPAROU A FILOSOFIA DE TEMAS EM DIFERENTES CONHECIMENTOS COM AREAS ESPECÍFICAS. ELE ACREDITAVA QUE O EQUILÍBRIO ERA ESSENCIAL PARA A VIDA E QUE PARA SER FELIZ O SER HUMANO DEVERIA VIVER DE ACORDO COM A SUA RAZÃO E CONSCIÊNCIA REFLEXIVA. A FELICIDADE, SEGUNDO ARISTÓTELES, ERA AMAR SEM INTERESSE, NÃO VIVER SOZINHO, MAS TER UMA BOA CONVIVÊNCIA NA SOCIEDADE, PRATICANDO O AMOR EM SUA FORMA IDEAL: A AMIZADE. A JUSTIÇA PARA ELE ERA A CARACTERÍSTICA MAIS IMPORTANTE QUE O SER HUMANO DEVERIA TER EM SOCIEDADE. E ASSIM, O FIM DO HOMEM NÃO ERA APENAS VIVER, MAS, SER FELIZ EXERCENDO O BEM VIVER COMUNITÁRIO.

12


Filosofia para crianças: Aprender a pensar é preciso!

“Pensadores” foi o grande tema escolhido para ser desenvolvido na Escola de Educação Integral Padre Quinha, no ano de 2019. Conceber o ensino como uma iniciação no processo de pesquisa também fez parte desse desafio. Por meio desse projeto, alunos e seus familiares puderam conhecer e refletir não somente sobre os grandes períodos históricos em que viveram Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes e Hannah Arendt, bem como a vida, os conceitos e as teorias de cada um deles. As questões filosóficas provocaram muitas dúvidas, reflexões, mudança de opinião, estimulando todos a pensar na sua própria existência e na da coletividade. As crianças transformaram-se em pequenos pensadores! Dessa forma, observaram e perceberam o mundo com outros olhares, a partir da curiosidade, ajudando-os a refletir melhor sobre o mundo ao seu redor, porque nunca é tarde para dar os primeiros passos rumo à sabedoria. Dessa forma, todos os envolvidos nesse projeto não saíram ilesos! Enquanto pensamos, estamos sendo transformados e, assim, o mundo já se torna diferente. Esse livro é um convite para o pensar, pois “Quem não pensa, é pensado pelos outros” (Sócrates) Ana Lúcia Antunes Lília Rodrigues de Albuquerque Mello


Este livro é resultado de um trabalho em conjunto da direção, coordenação e professores da Escola de Educação Integral Padre Quinha, dos voluntários do Projeto Era Uma Vez e da equipe do Projeto Escritor para o Futuro.

Escola de Educação Integral

Padre Quinha Centro Educacional Santa Teresinha

www.projetoeraumavez.org


escritor para o

futuro Acesse o nosso site:

www.escritorparaofuturo.com e entre em contato conosco. LĂĄ vocĂŞ poderĂĄ encomendar mais exemplares impressos para presentear amigos e familiares.

@neoedu.co facebook.com/neoedu.co @neoedu.co linkedin.com/company/neoedu +55 31 98798-6011 contato@neoedu.co


escritor para o

futuro

www.escritorparaofuturo.com

Profile for Escritor para o Futuro - NeoEdu

Aristoteles  

E.E.I. Padre Quinha - Petrópolis - RJ Projeto Era Uma Vez + Projeto Escritor para o Futuro

Aristoteles  

E.E.I. Padre Quinha - Petrópolis - RJ Projeto Era Uma Vez + Projeto Escritor para o Futuro

Profile for neoedu
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded