Issuu on Google+


Maria Helena Silva "Sendo jovem sinto que as minhas decisões acarretam uma responsabilidade acrescida, cada passo que der será a preparar o meu futuro e esse depende das decisões que tomo no presente. Além disso, temos todos o dever de zelar pela freguesia em que vivemos. Assim, sendo uma jovem sem qualquer filiação partidária apoio a candidatura de Daniel Vieira à união das freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova pois sei que é a pessoa certa para esse lugar de responsabilidade. Ninguém melhor poderá administrar diligentemente a união destas duas freguesias como alguém que ao longo de quatro anos deu provas concretas do seu trabalho e dedicação a S. Pedro da Cova. De carácter honesto, trabalhador, competente, destacam-se nele características como a prontidão, a educação e a inteligência. Capaz de responder activamente aos problemas que se vão interpondo ao desenvolvimento da freguesia e acima de tudo nunca desistindo daquilo que são os objectivos comuns dos habitantes de S. Pedro da Cova. Também em Fânzeres terá, com certeza, muito a realizar, com o mesmo empenho e o mesmo espírito com que, até agora, o fez na nossa freguesia."


Catarina Pereira "Quando conheci o Daniel ele tinha a função de meu 'chefe', pois eu trabalhava como monitora de idosos na colónia balnear. Era muito nova, mas, apesar dos meus 16 anos da altura, o Daniel tratou-me como uma adulta e com respeito. Com o passar dos anos, apercebi-me que ele não esquece uma única pessoa, que cada um é único e que ele obtém respeito dos outros porque também os respeita e não os esquece. Agora aos 21, se passar pelo Daniel ele continua a lembrar-se de quem sou, do que estudo, do que fazia, porque ele é assim: olha cada um como um ser único, e sobretudo, olha com coração humano."


Juliana Pacheco "As próximas eleições autárquicas vão ser realizadas no meio de uma crise profunda, onde o futuro é de incerteza e preocupação para todos nós e onde a única certeza é que posso confiar naquele que foi, durante os últimos 4 anos, Presidente de Junta de S. Pedro da Cova. Foi, de facto, um desafio à sua competência, à sua capacidade de empreender uma visão de futuro, assim como à sua missão de servir. Votar no Daniel Vieira é, desta forma, vencer qualquer desafio, sempre com perseverança, esperança e orgulho. Os meus pais sempre me incutiram que só se deve votar num candidato comprometido com o povo, por isso, Daniel, amigo, companheiro, camarada, juntos

conseguimos."


Ana Luísa Pereira "Numa palavra, a candidatura do Daniel foi, para mim, tranquilizante. Tranquilizante por saber que, na minha primeira ida às urnas enquanto eleitora, votarei em consciência e com confiança; esta certeza atenua a angústia e a constante preocupação com o futuro características de um jovem nos dias de hoje, assegura a possibilidade de eleger alguém que represente adequadamente, na proximidade de todos, os interesses e desejos dos habitantes de S. Pedro da Cova e de Fânzeres. Já conheço o Daniel há 10 anos, mais de metade da minha existência, mas o que o torna numa das personalidades mais marcantes no meu crescimento é o seu comportamento de excelência, enquanto músico e colega, enquanto amigo, enquanto cidadão e enquanto defensor da sua freguesia, das suas tradições e direitos! Há quatro anos, na primeira candidatura do Daniel, acompanhei a minha mãe em todas as iniciativas e no momento das eleições, mas não apoiando, como ela fez, o candidato, porque a idade não me “colocava nos ombros” a responsabilidade eleitoral: eu apoiava o amigo, alguém que sempre admirara e sentira poder fazer com a minha freguesia aquilo que tinha vindo a fazer com a nossa amizade: investir no seu desenvolvimento! Durante estes quatro anos o Daniel deu provas disso: tenho orgulho em S. Pedro da Cova, naquilo que cá se faz e em quem nos representa! Este jovem honesto, persistente e lutador é a esperança de um melhor futuro, de decisões tomadas de forma justa. Uma segurança que tem confortado os sampedrenses e que, certamente se estenderá aos habitantes de Fânzeres. Agora, com convicção, posso dizer que apoio o amigo, o candidato, o político! Eu apoio o Daniel!"


Carlos Ice "Bastante fácil falar sobre um grande amigo. Amigo este que fez-me acreditar que a simplicidade e humildade é o caminho certo, que por mais pequeno que sejamos, a vontade de ir mais longe supera tudo e todos. É assim que vejo Daniel Vieira. Um grande abraço Camarada.”


João Barbosa "Durante 4 anos a provar a sua competência e lealdade na presidência perante os sampedrenses, sem desistir da luta pelos nossos direitos, não nos deixando perder a esperança contra a poluição dos solos mineiros. Um exemplo a manter na presidência."


Alexandre Sousa "Independentemente da amizade que nos une, posso afirmar que o Daniel continuará a ser o melhor dirigente politico e humano para São Pedro da Cova. Os factos o demonstram, pois o seu carácter, empenho, sabedoria e sobretudo o “Amor” que sente pela freguesia faz com que desenvolva o seu trabalho de uma forma mais ativa, dedicada e sempre a querer mais e o melhor. O mandato que agora finda foi desigual, pois não só de obra e cultura se tratou, assombraram-nos alguns problemas como a remoção dos resíduos perigosos, a lei da agregação das freguesias, entre outros. Em todos os casos a resposta do presente executivo foi lutar pelos direitos dos Sampedrenses. No que concerne às próximas eleições à União de Freguesias Fânzeres e São Pedro da Cova penso que os Fanzerenses estarão também em boas mãos, pois com certeza, o Daniel Vieira acolherá esta freguesia com a mesma atitude e os mesmos princípios de valores."


Ana Dias "Para mim o Daniel Vieira é uma pessoa apaixonada pelo povo Sampedrense e que ao longo dos quatro anos como Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova fez-me relembrar a nossa marcante história, o que somos e as decisões que devemos tomar para o futuro. Assim, apesar de não ter filiação partidária apoio a candidatura do Daniel Vieira, porque acredito que o povo Sampedrense e Fanzerense ficará mais seguro tendo alguém responsável, honesto e próximo da população, na liderança. Gostava de acrescentar que o trabalho do Daniel Vieira distinguiu-se pelo seu cuidado e presença desde os mais novos até aos idosos, pelas dezenas de eventos criativos realizados e pela fomentação do espírito comunitário na nossa freguesia. Eu apoio a candidatura do Daniel Vieira!"


Ana Catarina Gonçalves “Foi no início da primeira candidatura à junta de freguesia de S.Pedro Da Cova, que comecei a ouvir falar do Daniel. Sendo-lhe mais tarde apresentada, através da minha avó materna, mas foi com a minha entrada na Banda Musical de S.Pedro aa Cova que a minha convivência com o Daniel, se tornou mais próxima. A partir dai, comecei a conhece-lo melhor, como pessoa, musico, amigo e politico, sempre pronto para ajudar. Tenho a convicção que sempre deu o seu melhor, até nos seus piores dias, que sempre lutou pelos seus ideais, e pelo bem de todos desta freguesia. Quando fiz 18 anos, e recebi pela primeira vez o meu cartão de eleitor, tive logo a certeza em quem iria votar nas próximas eleições autárquicas. Votar no Daniel, não é apenas uma cruz, é a certeza da continuação do desenvolvimento da nossa freguesia, da qual ele já mostrou ser capaz, e também acredito que agora em conjunto com a freguesia de Fânzeres ele será o melhor candidato em quem poderemos confiar o nosso voto. Apelo a todos os jovens a votar no Daniel Vieira.”


Vânia Pinto “Nas próximas eleições autárquicas apoiarei a candidatura do Daniel, para dar continuidade a um mandato pautado pelo dinamismo, perseverança, sentido de justiça e responsabilidade. Acredito que com o Daniel S. Pedro da Cova e Fânzeres estarão em boas mãos.”


Albano Micaelo “O Sr. Daniel é mais do que um presidente. Eu vejo-o como um amigo e apoio-o nas eleições que unem as duas freguesias. O Daniel é uma pessoa muito humilde e que mostra muito interesse pelo desenvolvimento da freguesia, pelas acitvidades e pelo povo e com certeza que, ao vencer as eleições, irá acolher a freguesia de Fânzeres da mesma forma. Juntos conseguimos!”


João Carneiro “A cultura permite a liberdade de pensamento e expressão desapegadas das lavagens cerebrais impostas pelos média e outros causadores de opinião globalizada. Permite acima de tudo, que cada individuo seja um ser único não só pela sua linhagem sanguínea, mas pela sua voz. O Daniel, é sem dúvida uma pessoa que aposta na cultura. O meu voto está com ele.”


Cristiana Ribeiro “Conheci o Daniel casualmente. Como a maior parte das pessoas que vamos encontrando por aí. Integrei uma manifestação, em frente a Câmara de Gondomar, reivindicando os direitos dos alunos, há já alguns anos atrás. Ele era líder, líder da manifestação, líder de opinião, líder de uma série de jovens, que lutavam pelos seus direitos. Ele deu a cara pelos outros, como o tenho visto fazer desde que foi eleito há 4 anos atrás. Desde então vejo-o em todas as lutas credíveis. Lutas por tudo aquilo que trará ao seu, nosso povo, uma melhor forma de viver. Sempre vi o Daniel na luta pela cultura da nossa freguesia, pela educação dos mais novos, apostando neles o nosso futuro, em lutas que mudaram a forma como outras pessoas viam a zona que temos plantada as nossas raízes. Estar nesta luta com ele e votar nele é saber que teremos sempre alguém disposto a lutar pelos nossos interesses e por um futuro melhor. É saber que a nossa freguesia se mantém fiel a si mesma. E descansar a noite, tranquilos porque sabemos que há alguém com garra, com força, com convicção, que está do nosso lado e não contra nós. Apoio o Daniel porque sei que os passos que ele dará serão sempre em prol de um caminho que todos nós desejamos.”


Telma Pacheco "Numa das etapas mais importantes do meu percurso académico o Daniel teve um papel fundamental. Acolheu-me e acompanhou-me no meu estágio no Museu Mineiro, mostrando sempre interesse nas novas ideias e opiniões. É sem dúvida uma pessoa atenta e preocupada com as necessidades da freguesia e dos seus moradores."


Raquel Alves “O Daniel é o futuro. É um jovem com grandes ideias novos projetos, capaz de ouvir cada cidadão e sempre o tentar ajudar. Sabemos ainda o que tem de se fazer pela nossa vila, o quanto é preciso lutar, pois assim acho que teremos agora e sempre um presidente à altura de defender e lutar pelos nossos interesses, pessoa humilde, lutadora e acima de tudo uma pessoa determinada . ‘No caminho certo para um futuro sorridente’ CDU SEMPRE!”


José Silva "Venho desde já agradecer a este grande presidente da nossa junta de freguesia por tudo aquilo que tem feito no seu mandato. Mesmo neste momento estando longe, não posso deixar de demonstrar o meu apoio ao Sr. Daniel... é um presidente muito presente e trabalhador! O meu desejo para as próximas eleições é que ele ganhe e que possa alargar o que tem feito em S. Pedro da Cova a Fânzeres."


Paulo Neves ”Pessoa amiga, humilde, com uma personalidade extrema e carinhosa de tratar e fazer bem os nossos habitantes de São Pedro Da Cova! Nestas eleições irá ter todo nosso apoio, só assim as coisas irão correr da melhor forma! A força sem inteligência é como o movimento sem direção. Obrigado por fazer sorrir a nossa população!”


Nuno Barbosa “Escrevo este texto não porque alguém me pediu, mas porque sinto que é meu dever ajudar à divulgação de uma candidatura honesta, preocupada, dedicada e empenhada na defesa dos interesses da população e sua comunidade. Falar de Daniel Vieira de uma forma reduzida não é fácil, podia estar aqui a enumerar adjetivos durante horas que, no fim, faltariam sempre alguns e o mais inacreditável seria, nessa infindável lista, não constar um que lhe atribua alguma característica negativa (coisa muito pouco comum no panorama politico português). O Daniel mostrou à população que é possível estar perto dela, que se pode estar atento ao mínimo promenor, quer ele prejudique ou beneficie uma ou mil pessoas. Vi a cara de sofrimento dele e a forma como vagueou pelos vários pontos da vila quando São Pedro da Cova ardeu; vi como se empenhou na luta pela retirada dos resíduos tóxicos; vi como trouxe o teatro e toda a agenda cultural para educar e animar a sua população; vi as vezes que a Junta de Freguesia estava fechada, mas o seu carro estava estacionado à porta e, lá dentro, ele concluía ou adiantava trabalho; vi como não deixou que a linha do 10 se extinguisse; vi-o muitas vezes, apesar de eu estar fora. Ora, se eu o vi muitas vezes, vocês viram-no mais do que eu. É um presidente que vive junto da sua população, porque não liga às hierarquias e não gosta de grandes destaques pessoais. É tempo de fazer o mesmo em Fânzeres. Tenho a certeza que fará o que estiver ao seu alcance para preservar toda a essência regional das duas freguesias, porque não é um homem da destruição mas sim da construção e construirá certamente um São Pedro da Cova e Fânzeres sempre melhor. Força Daniel.”


Susana Tavares “Foi com enorme alegria que recebi a notícia da candidatura do Daniel Vieira á União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova. Sendo eu natural de Fânzeres, embora tenha vindo a desempenhar grande parte da minha vida social em S. Pedro da Cova, sei que o Daniel é o homem certo para liderar estas duas freguesias. Sei-o porque já o demonstrou em S. Pedro da Cova, sei-o porque é íntegro, não vira as costas á luta, é extremamente responsável e aberto ao diálogo, consegue ter uma visão isenta sobre o mais variado leque de questões, porque dinamizou a freguesia de S. Pedro da Cova, porque lutou contra a remoção dos resíduos perigosos, quando todos achavam que seria uma "luta utópica", porque está sempre presente, porque está sempre pronto a ouvir e aberto ao diálogo. Fomos colegas de turma na escola secundária, foi nele que votei para Presidente da Associação de Estudantes daquele estabelecimento de ensino, foi ele que nos liderou durante esse período, foi dele que saíram sempre as primeiras palavras de ordem, foi sempre ele o primeiro a combater a injustiça e liderar os colegas nessas mesmas batalhas. Nas próximas eleições autárquicas votarei CDU, porque confio no Daniel Vieira, nas suas escolhas e na sua equipa. Nas próximas eleições autárquicas votarei no colega, amigo e atual presidente da JF de S. Pedro da Cova, porque quero ele seja o meu líder, como já o foi noutros tempos e noutras situações e porque sinto que Fânzeres e S. Pedro da Cova precisam da sua força e dinamismo para seguirem em frente! Nas próximas eleições autárquicas votarei no Daniel Vieira, o político competente!”


Tiago Coelho “Conhecendo o Daniel há mais de uma década, e tendo partilhado com ele o universo escolar e universitário que nos formou, tenho a certeza absoluta de que reside nele a melhor opção para que em Fânzeres e em São Pedro da Cova vejamos valorizado e promovido o que junto com a sua História, faz verdadeiramente grande um Povo: a Cultura e a Educação."


Ana Castro “Há 4 anos atrás, um jovem, cheio de ideias tornou-se o porta-voz da população da freguesia de São Pedro da Cova. Desde então envolveu-se em vários projectos dos quais destaco a luta pelos problemas ambientais e a organização de iniciativas que uniram a comunidade. Dos idosos às crianças, em todos os cantos de São Pedro da Cova, ninguém ficou indiferente às intervenções do Daniel Vieira. Um filho da terra onde todos o viram crescer, reconhecem agora o mérito do seu trabalho. O seu carisma, honestidade e simpatia são alguns dos pontos fortes

que o tornam querido por todas as pessoas de São Pedro da Cova. Eu apoio o Daniel!”


Dália Carvalho “Apoio o Daniel nas próximas eleições à União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova porque o Daniel é, do meu ponto de vista, o candidato mais bem preparado para assumir tão grande desafio e responsabilidade. Nunca é demais relembrar que o Daniel é um autarca com: obras realizadas (concretização do edifício da Junta de Freguesia, reabilitação e alargamento da Capela Mortuária, remodelação e sobretudo dinamização do Museu Mineiro que recebe atualmente milhares de visitantes por ano); cultura (diversidade de eventos de qualidade e acessíveis a toda a população das mais variadas faixas etárias); preocupação com o bem-estar da população (problema dos resíduos considerados perigosos depositados no complexo mineiro de S. Pedro da Cova; luta contra a extinção da carreira 10); e muitos outros atributos e qualidades que poderia continuar a enumerar… Partilho com o Daniel um sentimento: sou orgulhosamente Sampedrense! No entanto resido atualmente em Fânzeres. Pelas provas dadas durante os últimos 4 anos em S. Pedro da Cova, ficaria muito mais tranquila e feliz por ver o Daniel, dinâmico, lutador e competente, continuar na liderança e ao serviço das populações de S. Pedro da Cova e agora também de Fânzeres. Daniel, amigo, tens o meu apoio porque Juntos Conseguimos!


Bruno Borges “Todos nós devemos de pelo menos ter uma causa que defender. Eu defendo que ambas as nossas vilas devem de ter o melhor e para melhor só o Daniel Vieira, porque se existe uma pessoa que seja bastante responsável para liderar um povo, cuidar e tratar de uma população essa pessoa é o Daniel. Ele já conseguiu tanto pela vila São Pedro da Cova que certamente também irá fazer o mesmo pela vila de Fânzeres.”


Nídia Sousa “Sendo eu natural de Fânzeres mas a residir á 3 anos em S. Pedro da Cova, óbvio que votarei no meu caro amigo Daniel Vieira. É bom poder votar em alguém de confiança e que, com certeza, sempre fez, faz e fará tudo pelo melhor da sua terra.”


Nuno Cardoso “Com a formação que tive, aprendi que devemo-nos preocupar o ambiente, e das ações realizadas pelo Daniel que mais me marcou foi a preocupação com os resíduos que se encontravam nas minas de S. Pedro da Cova. A forma como levou o caso, demonstra a sua capacidade para a resolução de problemas, mesmo os mais delicados, como costumam ser os que envolvem grandes empresas e o ambiente. Por estes motivos acredito que o Daniel seja o candidato mais indicado para liderar as freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova. Venham ventos de mudança para Fânzeres!”


Miguel Vieira “Conhecendo o Daniel desde tenra idade gostaria de começar por dizer que é o sinónimo de humildade e dedicação, abrangendo todas as áreas que o vi interessar-se. Desde a história à música, o desporto ou também num novo panorama: a política, que ganha um novo significado com alguém deste calibre. Para mim continuará sempre a ser o 'Dino', o meu vizinho, apesar de toda a responsabilidade que carrega neste momento tal como seja, o leme da nossa estimada freguesia. Eu apoio o Daniel incondicionalmente, uma pessoa próxima, conhecedora, ambiciosa (no correcto sentido) e lutadora, vários foram os marcos desde nosso jovem Presidente, a remoção dos resíduos altamente tóxicos é apenas uma delas, mas que me afecta pessoalmente e directamente já que a minha família habita perto do indesejado local. Levaria algum tempo a mencionar todas as iniciativas que me agradaram como habitante, um 'boom' cultural que é notório e que nunca é de mais ser mencionado e que a mim me deixa feliz, particularmente. Uma proximidade da população, como lhe é natural, mas, em resumo, quero destacar essencialmente a união da freguesia e um novo acreditar ao sentir que é possível viver melhor e sonhar com um melhor amanhã, como todos merecemos. Daniel amigo, estou contigo, como é certo e sabido! Abraço”


Ana Santos “Apoio a candidatura do Daniel pela pessoa humilde, coerente e responsável que conheço há vários anos, demonstrando claramente um grande carácter. Destaco ainda a inteligência que nele reconheço e que é evidente na forma como abraça os desafios e responsabilidades inerentes ao cargo que desempenha, assim como a atitude com que conduz a sua atual campanha. Por todas as provas claras e concretas que tem dado do seu trabalho como Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, vejo no Daniel a pessoa mais indicada para representar Fânzeres e São Pedro da Cova na união de ambas as freguesias. Parabéns e boa sorte, Daniel!”


Patrícia Vieira “Quando era pequenita não sabia o que significava “politica” e nem sequer quem era o tal presidente que os meus familiares diziam mostrar-se descontentes. Mas cresci, amadureci e fui ficando mais atenta. Conhecia o Daniel mesmo antes de este se ter candidatado a presidente. Um jovem simpático, dinâmico, divertido e sempre pronto a ajudar os outros. Quando ele se candidatou, ouvia os comentários inseguros na rua quanto ao seu cargo por ser tão jovem, mas os S. Pedrenses deram-lhe um voto de confiança e ele ganhou as eleições. E assim sim, o Daniel provou que não era só um jovem mas sim um jovem com muito saber! Durante estes 4 anos o Daniel mostrou que tinha todos os requisitos para ocupar o seu cargo, dinamizou das mais diversas atividades, apoio o povo S. Pedrense em tudo que pode e acima de tudo conseguiu conciliar e o seu cargo de presidente e amigo, pois sem dúvida que S. Pedro da Cova ganhou um amigo para a vida, sempre pronto a ajudar! O certo é que o povo S. Pedrense não se mostrou descontente com o seu mandato, pelo contrário, acham-no o melhor presidente de há muitos tempos! Embora só possa votar para ano, espero que o povo S. Pedrense e Fanzerense tome consciência da pessoa impecável, do amigo presente e, acima de tudo, do presidente responsável e mais espetacular que é o Daniel Vieira e lhe dêem outro ou um voto de confiança, pois eu sei que não há melhor pessoa para ocupar este cargo e também sei que que ele não nos irá desiludir! Por isso só tenho mais duas coisas a dizer: Tenho orgulho em ser de S. Pedro da Cova, Força camarada!”


Bruno Nogueira “Eu voto Daniel Vieira, porque, confio em alguém que se preocupa com o bem-estar da população, porque se preocupa com a saúde pública e, acima de tudo, porque, é a pessoa que mais luta para que todos os habitantes tenham condições de vida dignas. Este candidato é de longe a pessoa em quem devemos confiar. É quem, para além da experiência, se interessa pelo associativismo, pela cultura e pelo desporto. Eu conhecia o Daniel Vieira dos tempos de escola mas estava longe de pensar a magnifica capacidade de comando, gestão e dinamismo que demonstrou ter ao longo destes quatro anos. Mas rapidamente me apercebi quando comecei a trabalhar com ele na comissão promotora das festas do 25 de Abril, onde continuei durante estes quatro anos. É isso que eu quero para mim e para a minha família: é alguém que continue o excelente trabalho que tem feito. No dia 29 de Setembro eu vou votar CDU – Daniel Vieira”


Catarina França “Nestas próximas eleições autárquicas eu vou votar no Daniel! É para mim a pessoa mais indicada par gerir e defender o nosso património, é amigo, prestável, perseverante. Por isso é sem dúvida o candidato mais Responsável para defender os nossos direitos, nesta época em que não conseguimos confiar a ninguém o nosso futuro.”


Pedro Lascasas Sendo amigo do Daniel há já alguns anos, torna-se especialmente complicado escrever um testemunho de apoio que, como se exige, seja completa e absolutamente imparcial. Esta exigência torna-se ainda mais desafiante quando falamos de alguém que, como o é o caso, nos sensibiliza e motiva de uma forma muito especial e intensa. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que falou comigo sobre o projeto autárquico da CDU para o concelho de Gondomar e para a freguesia de São Pedro da Cova, para o qual tive a felicidade de ser convidado. Desde esse momento passaram-se já duas eleições autárquicas, houve muito trabalho feito, muita luta, conquistas, desilusões, amigos que ficam, outros que vão, um abraço apertado na noite de 11 de outubro de há 4 anos atrás e a eleição para a presidência da Junta de Freguesia. Entre tudo isso, inúmeros momentos marcantes e histórias para mais tarde recordar, mas acima de tudo a crença inabalável num princípio simples: é possível. É possível sonhar e é possível lutar e prosseguir esses sonhos. É possível querer mudar o estado de coisas e exigir um rumo diferente. É possível sermos honestos, intransigentes na defesa das nossas convicções, ter princípios e estar na política, sem holofotes, sede de protagonismo, falsas promessas ou “porcos no espeto”. É possível, no fundo, fazer-se tudo aquilo que tantos nos querem fazer crer que não está ao nosso alcance: reivindicar, querer mais e melhor, lutar e exigir a mudança que se impõe, mas demora, no quadro político português. “Se outros não conseguiram também não vai ser agora que o edifício sede de Junta de Freguesia será construído”, “para quê lutar pela remoção dos resíduos se ninguém nos vai ouvir”, “a carreira 10 é um luxo e já temos sorte de ainda existir”, “os CTT fecham em todo o lado e São Pedro da Cova não é exceção”, e tantas, mas tantas outras frases que, como o Daniel, ia ouvindo das mais diferentes pessoas e quadrantes, em diferentes momentos. Em todos eles recordava sempre palavras proferidas nos momentos mais complicados: “quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre”. Num país em que precisamos de referências políticas positivas, de forma a alterar um estado geral de cansaço e desânimo, e a acreditar que ainda vale a pena batalhar pela alteração de uma conjuntura extraordinariamente complicada, em especial para os jovens, o Daniel acaba por ser justamente esse alento.

Por tudo isto e pelo muito mais que poderia aqui dizer, apoio incondicionalmente o Daniel e a sua equipa repleta de tantos outros jovens, esperando que com este testemunho possa incentivar que muitos outros o possam também fazer. Esse é, estou certo, o rumo certo para as Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Um abraço.


Alexandra Gandra “Como Sampedrense a estudar longe, a minha perspectiva depende do pouco tempo que passo em S. Pedro da Cova. Como tal, durante o período em que o Daniel esteve no cargo, fui-me apercebendo das mudanças que ele trouxe com ele. A sua preocupação com a Vila, com os cidadãos e, nomeadamente, com as questões culturais, garantiu um passo enorme para S. Pedro da Cova que é sinónimo de progresso. Não tenho dúvidas que também Fânzeres irá beneficiar com a sua humildade, o seu intelecto e as capacidades de Presidente que já demonstrou que tem.”


Fábia Azevedo “É com todo o orgulho que deixo o meu parecer, apoiando e dignificando o Daniel por tudo o que fez e tem feito pela comunidade. Pela primeira vez a comunidade onde vivo é sinonimo de luta, de dinamismo, de empenho, quando outrora foi estereotipada pela negativa. Acredito no Daniel e na sua Força, acredito ainda mais na sua tenra idade como presidente pois pela primeira vez unificou os jovens de S. Pedro da Cova! Já és um de nós, que continues a fazer parte de todos nós! Um bem Haja.”


Pedro Dias e Luísa Simão “São sobretudo três os argumentos que nos fazem ver no Daniel a pessoa ideal para liderar uma equipa responsável pelos destinos de Fânzeres e São Pedro da Cova: o Passado, o Presente e o Futuro. Passado - Conhecemos o Daniel há já alguns anos desde os tempos de escola e lembramo-nos dele sempre como alguém que sabe conciliar o ser activo, reivindicativo e exigente com o ser ponderado, assertivo e sensato. Presente - Observar a obra desenvolvida em quatro anos na freguesia que liderou, é a melhor forma de avaliar e quantificar a sua vida actual. Quem o quiser conhecer como presidente de junta, basta conversar com a população e desde logo se aperceberá da proximidade e do espírito pro-activo que o caracteriza. Futuro - Uma conversa com o Daniel permite absorver algum do seu entusiasmo, permite ganhar confiança num futuro melhor e permite sentir-nos envolvidos num projecto que ele tem. Mas há outra marca: a sua calma e atenção, a forma como ouve, anota e desenvolve diálogo. Temos para nós que a missão de um político é sobretudo encontrar forma de realizar as necessidades da população que o escolhe... Temos igualmente para nós que o Daniel não só preenche essas necessidades como transborda com ideias, projectos e dinamismo. Está na hora da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova se unir ao Daniel e com ele trilhar o caminho em busca de um Mundo melhor!”


Susana Vieira “Saber em quem votar ou apoiar é, nos dias que correm, uma tarefa cada vez mais difícil: as promessas são muitas, as mentiras são ainda mais, bem como todas as artimanhas que, aos poucos, vamos descobrindo sobre cada político. Apoiar a CDU e o Daniel é um orgulho! Todos estamos cansados do político que diz que faz, diz que altera, que manda os outros fazer. Pois bem, na CDU, FAZ-SE, na CDU, ALTERA-SE, na CDU as próprias pessoas FAZEM. De igual modo, para nada nos serve um político e toda a sua equipa distantes da população, vivendo na sua própria realidade, com segundos interesses e com uma ambição e força de lutar que se vão esmorecendo à medida que o tempo passa. O mandato que agora se encerra foi um mandato exigente, suado, um mandato pautado por grandes batalhas. Foi, também, um mandato que provou, sem margem para hesitações, aos São Pedrenses que, acima de tudo, está a vontade de querer mais, querer melhor; está a entreajuda e o não conformismo! Porque, quando muitos julgavam a remoção dos resíduos tóxicos uma missão impossível e iam desacreditando, o Daniel e a CDU não olharam para trás e continuaram a remar, remar contra a maré. E hoje sim! Hoje olham para trás e vêm a luta contra os resíduos ganha, a luta contra a extinção da linha 10 ganha, vêm a nova Junta de Freguesia, a nova capela mortuária: vêm tudo aquilo que conseguiram, juntos, erguer. Sozinho, ninguém vence batalhas, mas juntos conseguimos! Juntos, vamos olhar para o futuro, e remar em direcção aos novos objectivos de S. Pedro e de Fânzeres!”


Bibiana Silva “Apesar de sempre ter admirado, ainda que de fora, o trabalho, a vontade e a persistência demonstrada pela equipa do Daniel nos passados quatro anos, nunca pensei pensei envolver-me na actividade política. Não obstante, e ainda que como independente, tem sido um prazer e uma grande aprendizagem partilhar com o Daniel e com toda uma excelente e jovem equipa, esta caminhada rumo às autárquicas. Numa altura em que a desacreditação política e das caras que a representam é maior que nunca, penso que esta equipa é o exemplo de uma política distinta, focada em objectivos concretos e perfeitamente ao alcance de serem realizados, o exemplo de uma política de proximidade que privilegia o contacto com todos e cada um, a quem mais do que prometer mares e fundos se promete trabalho e dedicação. E é isso que temos encontrado neste grupo de trabalho, liderado pelo Daniel Vieira. Talvez seja isso que fez quatro jovens independentes se juntarem e trabalharem em prol de uma causa que se chama União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova.. Por tudo isto e muito mais, dia 29 de Setembro nós votaremos Daniel Vieira. Confiamos no projecto político da CDU. Queremos que faças parte deste conjunto de jovens que acreditam que para mudar o mundo temos que começar a mudar as pequenas coisas que nos rodeiam, estendendo o bom trabalho a lugares ainda não chegados.”


Nelson Vidal “Apoio o Daniel por vários motivos, sendo o principal: Porque faz sentido. Faz sentido continuar o bom trabalho desenvolvido pelo Daniel e pela sua equipa nos últimos quatro anos.

Apesar de discordar dos argumentos que levam á agregação de freguesias, sendo esta uma condição concreta, faz sentido alargar o bom trabalho também a Fânzeres. Creio que o Daniel e a sua equipa, podem continuar as lutas pelo que acreditam, pela sua população, pela sua gente, pela sua terra… Tenho a plena convicção de que no dia 29 de Setembro, ao votar e fazer uma cruz no quadrado da CDU, não estaremos só a eleger o Daniel, estaremos também a transportar para o papel e para a realidade, a vontade de todos termos uma vida melhor na Comunidade, na rua, no prédio onde vivemos. Sim, é possível Fânzeres e São Pedro da Cova desenvolverem-se unidas. E Sim, Juntos Conseguimos!”


Cíntia Nogueira “O Daniel é das melhores pessoas que alguma vez cruzaram na minha vida. Tive, há uns anos, a sorte de o conhecer fisicamente e, desde então, de o ir conhecendo verdadeiramente. É, efetivamente, tudo aquilo que o têm descrito os outros testemunhos, é um grande Homem, um grande amigo. Mas, como é costume dizer-se: “de boas intensões está o mundo cheio”, e, para se ser um bom político, a boa personalidade, ainda que importante, não é suficiente. Para se ser um bom político, é necessário que haja uma combinação entre uma boa personalidade e um ótimo trabalho e é nesse pequeno grande aspeto que ele se destaca de muitos outros. Estou convencida que, caso se concretize, a vitória do Daniel não se deverá à sua imensa simpatia; infelizmente, grande parte dos eleitores nesta agregação não terão, por circunstâncias da vida, o prazer de o conhecer da mesma forma que eu. Caso se concretize, a vitória do Daniel dever-se-á à sua enorme dedicação e à sua indiscutível obra na freguesia de São Pedro da Cova. O Daniel é um jovem político que, com os seus meros 27 anos idade e apenas quatro de mandato, já proporcionou à freguesia e aos seus habitantes mais do que qualquer outra pessoa. É, efetivamente, discutível se o seu coração é bom (“Deus que é Deus não agrada a todos”, já dizia a minha mãe), mas o que não é discutível é que ele e a sua equipa construíram uma sede de Junta que era desejada há décadas, não é discutível é que requalificaram o Museu Mineiro, que tanto significa para nós e para a nossa história, e cujas obras já eram há muito necessárias; é indiscutível que conseguiram, após muito lutar, a aceitação para a remoção dos resíduos perigos da nossa freguesia; é indiscutível que trabalharam com as escolas, com as crianças, com os jovens, com os idosos; entre muitas outras coisas que constam na grande lista dos trabalhos feitos por si. Por isso, se eu acho que devem votar no Daniel por ele ser boa pessoa? Sim, podem fazêlo, se o conhecerem. Mas o que tenho a certeza é que devem votar no Daniel porque é indiscutível que ele é um ótimo político e, não tenho qualquer dúvida, o melhor caminho para uma freguesia melhor. Porque eu sei que, seja o que for que necessitemos, ele não desistirá enquanto não esgotar todas as possibilidades de o conseguir. É de políticos destes que nós precisamos e, certamente, se todos fossem como ele, o mundo seria um local muito mais agradável para se viver.”


Obrigado por fazeres parte!



Testemunhos "Jovens Por Daniel"