Issuu on Google+

precisão ANO 7 – Nº 04 – MARÇO/2013

Nosso Maior Patrimônio!

NESTA EDIÇÃO MAJLAB: SOLUÇÕES INOVADORAS PÁG. 2

EXEMPLO MP: MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO PÁG. 3

K&L LABORATORIOS FLEXIBILIDADE E FOCO PÁG. 4

LABTELECOM: ESPÍRITO DINÂMICO E SENSO EMPREENDEDOR PÁG. 6

‘‘Deixemos que as nossas preocupações antecipadas se transformem em pensamento e planejamento antecipados.’’ Winston Churchill


PALAVRA DO PRESIDENTE

ASSOCIADOS

A UNIÃO FAZ A FORÇA! A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios consolida sua atuação como uma sociedade cien fica e tecnológica, independente, sem fins lucra vos que tem como missão “promover a cultura e a prá ca da metrologia como instrumento de compe

vidade e qualidade de vida”.

O foco da ação da REDE é contribuir para a compreensão da importância da metrologia, em todas as esferas de interesse: desde o cidadão comum ao profissional mais qualificado; da criança ao cidadão adulto. Pela grandiosidade destas propostas logo se conclui que somente se logrará sucesso nesta empreitada se a energia aplicada for o resultado da UNIÃO de esforços no mesmo sen do, isto é: a união supera crises; a união sustenta a economia; a união realiza os sonhos; a UNIÃO FAZ A FORÇA. Com esse pano de fundo, a Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios

Desde 1995, a Maj Lab presta serviço nas áreas de laboratórios de análises clínicas e pesquisa. Implantamos contratos de manutenção corretiva e preventiva, para laboratórios e indústrias, com programa de qualidade, certificação ISO, normas da vigilância sanitária ou para diminuir custos com assistência técnica. Em nossa sede contamos com uma estrutura cuidadosamente montada para fornecer o melhor atendimento e suporte técnico aos nossos clientes.

tem em seus associados a fonte da energia necessária para impulsionar suas inicia vas em prol da melhoria con nua e da qualidade compe

va.

Nesta edição do PRECISÃO, damos início à uma série de publicações

Os profissionais têm formação em engenharia eletrônica, física, técnica e realizam frequentes treinamentos e reciclagens nos fabricantes, no Brasil e exterior, a fim de acompanhar a evolução tecnológica e lapidar constantemente a qualidade dos serviços.

obje vando a divulgação da competência técnica e tecnológica instalada no Paraná, reflexo da atuação de nossos associados na promoção de conquistas e avanços no campo da inovação tecnológica, da qualidade de produtos e serviços, enfim, na promoção de uma sociedade mais compe

va.

Iniciamos a série apresentando os associados MAJ LAB, Exemplo MP, K&L Laboratórios de Metrologia e LABTELECOM, como exemplo vivo de que a expressão que dá tulo a este editorial é a chave para o sucesso nestes tempos ciberné cos e que mantém nossa Organização no caminho certo para se tornar referência na promoção da melhoria con nua em prol de uma comunidade paranaense mais compe

va.

Boa leitura!

Com o retorno satisfatório após a acreditação na grandeza volume, onde a Maj Lab é piorneira no Sul do estado, a empresa decidiu apostar na área de pressão como alvo de uma nova extensão de acreditação. Foram realizados investimentos nos últimos anos com equipamentos de alta qualidade, equipe técnica e procedimentos, a fim de oferecer serviços de qualidade e confiabilidade. Celso Romero Kloss Diretor Superintendente da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaio EXPEDIENTE - Precisão tem a Coordenação da Assessoria de Comunicação Empresarial da Paraná Metrologia e apoio dos Recursos Humanos. Jornalista Responsável: Pedro Ribeiro (MTB 0017-PR). Redação e Produção: Lucian Haro. Realização: Hora Extra Comunicação e Marketing. Fotos: Arquivos Paraná Metrologia. Projeto Gráfico e Diagramação: Celso Arimatéia. Reedição: Marcos Vinicius e Nelson M.W. Neto Impressáo: Idealiza Gráfica e Editora. Tiragem: 5.000 exemplares distribuídos aos colaboradores da Paraná Metrologia.

A Maj Lab pretende atender ao público industrial, farmacêutico e laboratórios de análises clínicas, com calibração de medidores de pressão analógicos e digitais.

PÁGINA 2


ASSOCIADOS

ExemploMP Hoje a qualidade deixou de ser um diferencial e tornou-se condição básica de desenvolvimento de um produto. Neste sentido, a empresa, para se manter competitiva, deve utilizar a tecnologia mais apropriada para garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Empresas que atuam na área de tecnologia devem fazer a calibração periódica dos instrumentos de medição utilizados nos processos de desenvolvimento, fabricação e serviços, assegurando assim a confiabilidade das medidas realizadas.

A Exemplo MP conta com laboratórios de calibração adequados à norma NBR ISO/IEC 17025, garantindo assim rastreabilidade e confiabilidade em seus processos.

Todos os padrões utilizados nos serviços de calibração são rastreados.

A Exemplo MP Ltda. surgiu de um processo de terceirização da empresa SIEMENS Ltda., o qual aconteceu em julho de 2000, transferindo-se todo o corpo técnico e a infra-estrutura existente. Iniciando no mercado como prestadora de serviço, a Exemplo MP traz consigo profissionais especializados e anos de experiência nas atividades de gerenciamento e calibração de instrumentos de medidas nas seguintes grandezas:

          

Dimensional (RBC) Eletricidade (RBC) Massa Medição de Peças Telecomunicações Pressão Rádio-Frequência Óptica Tempo e Frequência Temperatura Torque

Em dezembro de 2006, obtivemos a acreditação na Rede Brasileira de Calibração (RBC), na grandeza Eletricidade.

PÁGINA 3


ASSOCIADOS

Compromisso & Qualidade Fundada em 1990, em Joinville/SC, a K&L iniciou as atividades com serviços de manutenção em instrumentos de medição da área dimensional. O rápido reconhecimento permitiu investimentos em novas áreas e serviços voltados à metrologia e à qualidade, sem abrir mão da flexibilidade e foco nas necessidades do cliente.

físico-química, força, torque e dureza, massa, pressão, temperatura e umidade, tempo e frequência e da RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio) para ensaios mecânicos e ensaios térmicos.

Atualmente, possui três unidades, com laboratórios altamente equipados, nas cidades de Joinville e Blumenau no estado de Santa Catarina e São José dos Pinhais no estado do Paraná, com áreas de apoio, salas de treinamento e corpo técnico com profissionais qualificados e em constante aperfeiçoamento.

São qualificados pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nas áreas de acústica, dimensional, eletricidade, força, torque e dureza, massa, óptica, temperatura e umidade, tempo e freqüência, vazão, viscosidade, ensaios automotivos e ensaios de iluminância, além de ser homologada para a certificação de terceira parte de dispositivos de controle pela General Motors do Brasil fazendo parte do Bid List.

Seus laboratórios são acreditados pela CGCRE e fazem parte da RBC – Rede Brasileira de Calibração, em conformidade com a norma NzBR ISO/IEC 17025:2005 nas áreas: dimensional, eletricidade,

Seu Sistema da Garantia da Qualidade é unificado para todas as unidades, com informações sempre atualizadas e disponíveis no local de trabalho, desde o acesso a um procedimento operacional, até consultas a requisitos específicos de cada cliente.

PÁGINA 4


ASSOCIADOS

flexibilidade e foco

A K&L estará na Intermach 2013 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, de 09 a 13 de setembro de 2013 nos pavilhões da Expoville em Joinville/SC – com vasto escopo de serviços de calibração, ensaios e gestão do item 7.6 das normas ISO 9001 e ISO/TS 16949 além de apresentar os novos serviços de calibração em processo de acreditação nas áreas de Volume e Massa Específica e extensões nas áreas de Ensaios Térmicos, Tempo e Frequência e Temperatura e Umidade.

A K&L foi recentemente incluída pela GM no bidders list, com homologação para certificação de terceira parte de dispositivos de controle. Conta com uma estrutura preparada composta por uma máquina de medição por coordenadas CNC, equipada com software que permite comparação com modelo matemático, que atende as necessidades do mercado na avaliação dimensional de dispositivos de controle e peças diversas de pequeno a grande porte. A comparação com o modelo matemático permite trabalhar com alinhamentos especiais de melhor ajuste ou com o sistema RPS (Reference Points System) para melhor avaliação de superfícies ou geometrias complexas.Máquina de Medir por Coordenadas para peças e dispositivos até 2000 mm Para medições lineares ou parâmetros de forma, posição e orientação a K&L conta com acreditação da CGCRE/INMETRO na unidade de Joinville sob registro nº CAL 0065 com capacidade de até 2000 mm, para atender certificação RBC (Rede Brasileira de Calibração) de dispositivos e peças.

PÁGINA 5


ASSOCIADOS

LAB Telecom: espírito dinâmicoe senso empreendedor A LAB TELECOM, atualmente domiciliada à Rua Pastor Eurípedes Souza de Oliveira, 135, no município de Pinhais, nasceu do sonho de profissionais, num ambiente de pós-privatização de uma empresa estatal da indústria de telecomunicações – Telecomunicações do Paraná S.A –, cujo processo foi concebido em plena reestruturação empresarial e no tumulto da insegurança sobre o futuro profissional de cada um. Com o propósito empreendedor na mente, estes profissionais, em menos de treze anos, além de criarem uma Empresa de inegável sucesso atual, tornaram-se preceptores para a criação de perspectivas futuras de negócios.

Para melhor compreendermos as razões históricas do empreendimento, é necessário recuar no tempo e descrever parte do processo de privatização. O relato histórico nos faz ver que houve, ao longo da consolidação da Empresa, diversas alternativas de direcionamento, tais alternativas não passaram apenas por questões relacionadas ao empreendedorismo do seu principal articulador, o Sr. Antonio Hélio Alves Nunes, atual Diretor-Presidente da Empresa, mas também por questões de liderança, cultura, clima organizacional, além de alternativas que envolveram cenários de competição, tais como econômico-financeiros, mercadológicos e logísticos. Para a descrição do presente histórico da Empresa, que acumula 13 (treze) anos de existência, foi fundamental a colaboração dos seus gestores na geração de informações, as quais fornecem subsídios complementares para o entendimento do complexo empresarial que tem servido de berço para o sucesso da LAB TELECOM.

Na História A LAB TELECOM teve origem em 22 de maio de 2000, logo após a privatização do Sistema de Telecomunicações no Brasil, que ocorreu em julho de 1998, em cujo período ocorreu o fechamento de um departamento da empresa Telecomunicações do Paraná S.A – Telepar, denominado Centro de Reparos, com a conseqüente criação de um projeto de recolocação dos seus colaboradores no mercado de trabalho, denominado “Programa Apoio Daqui”, o qual ensejou o aparecimento de uma vocação empreendedora por parte das pessoas que lideraram a formação do novo negócio, mais fortemente representada na pessoa do engenheiro Antonio Hélio Alves Nunes. As pessoas que participaram no processo de absorção do negócio, ao desenvolverem as competências necessárias na área de manutenção de módulos eletroeletrônicos, tornaram possível a criação da LAB TELECOM a partir da sua estruturação e normalização. A nova Empresa foi estruturada para reparar módulos de equipamentos de telecomunicações que apresentavam defeito, procedentes de redes de transmissão, de comutação e de infraestrutura, ou de outros quaisquer equipamentos de tecnologia analógica ou digital pertencente à complexa estrutura do Sistema de Telecomunicações brasileiro. A competência dos empreendedores angariou prestígio através dos anos, tornando possível a sua consolidação no mercado, o que permitiu que a Empresa se diversificasse e passasse a comportar um espectro maior na sua área de atuação, envolvendo o reparo de módulos eletroeletrônicos, agora não somente da indústria de telecomunicações, mas também, envolvendo todos os ramos da indústria eletroeletrônica.

PÁGINA 6


ASSOCIADOS

Como a tendência do mercado mostrava-se positiva para a atração de novos competidores de grande porte, capazes de ofertar um vasto portfólio de serviços, a LAB TELECOM, tendo a conscientização de que o mundo globalizado reserva espaço apenas àquelas empresas que alcançam padrões internacionais na sua gestão e que buscam a sustentabilidade de seus processos, e vendo-se forçada a se adaptar e a rever suas estratégias e seu modelo de gestão, e, além disso, visando uma penetração ainda maior no mercado, no final do ano de 2008 estabeleceu e implementou um Sistema de Gestão Integrada, o qual comporta, além dos requisitos que envolvem a gestão da qualidade, também os aspectos de meio ambiente, segurança e saúde ocupacional e de responsabilidade social, viabilizando, desta forma, a complementaridade de suas atividades e a comunhão de seus valores e princípios, que permitem à Empresa ser mais competitiva e alcançar a excelência no desempenho.

Nos anos seguintes à sua criação, após obter o seu registro jurídico sob a denominação de Lab Serviços de comunicação Ltda, a Empresa, em função das oportunidades de negócio apresentadas pelo mercado e visando adequar-se às novas tendências do mercado competitivo, teve sua razão social alterada para Lab Soluções Tecnológicas Ltda, cuja denominação se mantém nos dias de hoje. Ao longo dos seus dois primeiros anos de vida, a Empresa já mostrava sua capacidade de honrar a sua tradicional competência, ao obter a certificação ISO 9001 – Gestão da Qualidade, a qual permanece até os dias de hoje moldando o seu modelo de gestão, o que configurava à LAB TELECOM um conceito de instituição agregadora de qualidade aos seus serviços e apta a crescer no mercado de competição, servindo, inclusive, para lhe dar suporte para a ampliação do seu portfólio de serviços.

Reconhecimento Nacional •

Ainda mais recentemente, ou seja, no dia 27 de junho de 2013, a LAB TELECOM se tornou a primeira empresa no Brasil a ser certificada para a prestação de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex” para CFTV (Circuito Fechado de TV) com tipos de proteção Ex “d”, Ex “p”, Ex pD e Ex t, de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 – Atmosferas Explosivas e dos Documentos Operacionais do IECEx. Os empreendedores retratam neste histórico, mais do que o sonho de ampliar e diversificar o escopo atual da Empresa, a possibilidade real de agregar valor à prestação de serviços de implantação, manutenção e ensaios na área industrial dos setores de telecomunicações e eletroeletrôncia, que inclui sistemas de CFTV, cujas atividades crescem a olhos vistos e demandam cada vez mais

No ano de 2003, a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, instituição regulamentadora dos serviços de telecomunicações no Brasil, passou também a reconhecer a LAB TELECOM como apta a realizar ensaios sobre produtos de telecomunicações, abrindose, desta forma, mais um nicho de negócios para a Empresa. Como os resultados indicavam impacto comercial positivo na descentralização em unidades de negócio, em 2005 a empresa, visando atender aos objetivos estratégicos de aumento da base de clientes e de melhor atendimento de suas necessidades, implementou mais uma unidade de negócio, agora voltada para manutenção preventiva, corretiva e de reparo de equipamentos de Sistemas de CFTV. O sucesso dos novos empreendimentos e o seu projeto de contínua expansão motivaram a LAB TELECOM a diversificar ainda mais seus negócios, e desta forma, no final do ano de 2007 a Empresa instalou mais uma unidade de negócio, desta feita voltada para a implantação de equipamentos de transmissão e multiplexação óptica. PÁGINA 7


PARA USO DOS CORREIOS

SUA EMPRESA PODE ESTAR AQUI. ANUNCIE. www.paranametrologia.org.br – Fone: (41) 3271-7567 ou 3271-7637 Av. Comendador Franco, 1341 - Campus da Indústria/FIEP - Curitiba - PR - CEP 80215-090

MUDOU-SE DESCONHECIDO RECUSADO FALECIDO AUSENTE NÃO PROCURADO END. INSUFICIENTE CEP NÃO EXISTE NO INDICADO INFORMAÇÃO ESCRITA PELO PORTEIRO OU SÍNDICO REINTEGRADO AO SERVIÇO POSTAL ____/____/____ ___/___/___ _________________ RESPONSÁVEL


Precisao