Page 1

1

Nelma Rocha nº20 8ºE

Pré-história

A história dos computadores têm início há aproximadamente 4000 a.C. desde que o homem descobriu que só com os dedos não dava para calcular, então foi criado o primeiro instrumento de cálculo.

Ábaco Era um aparelho simples feito de argila onde se escreviam números e que ajudava nos cálculos aos quais chamaram de Ábaco. Mais tarde o Ábaco era feito de madeira com pedras deslizantes e varetas, utilizado pelos mercadores para contar e calcular. Em termos aritméticos, as barras atuam como colunas que posicionam casas decimais: cada bola na barra das unidades vale um, na barra das dezenas vale dez e assim por diante. O ábaco era tão eficiente que logo se propagou por toda parte, e em alguns países é usado até hoje.

Máquina de Babbage Mas o desenvolvimento dos computadores como hoje os conhecemos devese a um matemático inglês de nome Charles Babbage que em 1812 revolucionou a forma de pensar e ver da sociedade dizendo que as operações matemáticas repetitivas se podiam fazer de forma mais confiável e mais rápida pelas máquinas do que pelo homem. Ele idealizou uma máquina a vapor capaz de realizar operações aritméticas mais complexas do que as quatro operações básicas. Esta máquina analítica nunca foi construída mas as ideias para os avanços da computação mecânica foram fundamentais.

7 de Maio de 2013


2

Nelma Rocha nº20 8ºE

Primeira Geração (Até 1951) ENIAC Electronic Numerical Integrator and Computer,ou seja, computador integrador numérico electrónico) foi o primeiro computador digital electrónico de grande escala. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos; Possuía 17.468 válvulas, de 160 kW de potência; Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

7 de Maio de 2013


3

Nelma Rocha nº20 8ºE

Segunda Geração (1952/1964) IBM 1401 O computador IBM 1401 foi anunciado publicamente pela IBM em 1959. Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microssegundos. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro). Deve notar-se que o byte-IBM tinha apenas 6 bit (BCD Binary Coded Decimal). Com 6 bit era possível codificar 64 estados diferentes o que era suficiente para a codificação dos 10 algarismos, 26 letras do alfabeto anglo-saxónico, o espaço e 27 símbolos. Este sistema de codificação derivava directamente da codificação utilizada nos cartões perfurados (código Holleritt). Na fotografia o armário da direita corresponde a uma unidade de expansão - para um total de 16K byte - da memória principal que está alojada no armário da esquerda (1,5 m de altura por 1m de largura).

7 de Maio de 2013


4

Nelma Rocha nº20 8ºE

Terceira Geração (1965/1971) IBM 360 Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 32K bytes. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro). É o primeiro computador ibm a utilizar 8 bit para codificação de caracteres e a palavra byte assume então o significado que ainda hoje tem. Com 8 bit era possivel codificar 256 estados diferentes o que era suficiente para a codificação dos 10 algarismos, 52 letras (maiúsculas e minúscula) do alfabeto anglo-saxónico, o espaço, 27 simbolos e 166 caracteres especiais. De início nestes caracteres especiais incluiam-se simbolos matemáticos e gráficos. Mais tarde foram incluidos caracteres nacionais (Francês, Espanhol, Alemão, etc.) suprimindo a codificação de caracteres gráficos. É o primeiro computador ibm que podia ser comandado a partir da digitação de caracteres numa máquina de escrever (Selectric typewriter console), visível na fotografia. Ao ibm 360 podiam ser acopolados leitores/perfuradores de cartões de 80 colunas, unidades de fita magnética, e uma impressora de caracteres que dispunha de uma cadeia metálica idêntica à já utilizada no ibm 1401.

7 de Maio de 2013


5

Nelma Rocha nº20 8ºE

Quarta Geração e Presente… (1972…) 1º PC da IBM Pentium IV É a quinta geração de microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela Intel, é a primeira CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995. Ao contrário do Pentium II, o Pentium III, e os vários Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro, tendo sido criado do zero desde o início. Uma das características da micro arquitetura NetBurst era o seu pipeline longo, desenhado com a intenção de permitir frequências elevadas. Também foi introduzido a instrução SSE2 com um integrador SIMD mais rápido, e cálculo de pontos flutuantes em 64-bit. O Pentium IV original, com o nome de código "Willamette", foi introduzido em novembro de 2000 para o Socket423, tendo sido lançado em versões 1.3 a 2.0 GHz. Para surpresa da maioria dos observadores da indústria, o Pentium IV não melhorou em relação ao velho projeto do P3 em qualquer uma das duas medidas chave de desempenho normal: velocidade de processamento de inteiros ou no desempenho de pontos flutuantes: pelo contrário, sacrificou o desempenho por-ciclo a fim de ganhar duas coisas: velocidades de clock muito elevados e desempenho de SSE. Como é tradicional na Intel, o P4 vem também em uma versão Celeron de gama baixa (frequentemente referida como Celeron 4) e uma versão topo de gama Xeon recomendada para configurações de SMP.

7 de Maio de 2013


Ficha nº11  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you