Issuu on Google+

O Barnabé Março 2013

Edital

Custo: 1€

NESTA EDIÇÃO:

Neste segundo período, a EB1/PE do Lombo do Guiné deu continuidade à promoção de diversas atividades pedagógicas que em muito enriqueceram a dinâmica e a singularidade da nossa instituição. Destacam-se, por exemplo, o Dia de Reis, Santo Amaro, Carnaval, São Valentim, assim como Ações de Sensibilização, abrangendo diferentes temáticas de interesse para toda a Comunidade Educativa. No nosso jornalinho poderão observar algumas das atividades promovidas na nossa escola, assim como alguns trabalhinhos realizados pelos nossos alunos ao longo deste período. Para finalizar desejamos a todas as nossas crianças e restante comunidade educativa uma Páscoa recheada de muita Paz, Amor, União e Harmonia.

Pré 3/4 anos Pré 4/5 anos

2 3

1º ano 2º ano

4 5

3º ano 4º ano

6 7

Expressão Plástica Informática

8 9

Inglês/ Ensino Recor- 10 rente 11 Projeto Eco-Escola

12

Feira do Livro

13

Passatempos

14

Receita de Páscoa

15

http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pelguine/ (site da escola) http://eb1pelguine.blogs.sapo.pt/ (blogue da escola) http://pensaresentirverde.blospot.com/(blogue do eco-escolas) http://www.asarteseaescola.blogspot.com/ (blogue do projeto: As artes e a escola) http://www.facebook.com (Facebook da escola)


Pré 3/4 anos Olá, amiguinhos. Aqui, estamos mais uma vez para vos contar algumas das atividades que fizemos depois da saída do último jornalinho. Assim como podem ver pelas nossas fotos, em dezembro fizemos vários placares de Natal. No mês de janeiro, fomos cantar os Reis, com os meninos da sala dos 4/5 anos, à Junta de freguesia do Arco da Calheta, à delegação Escolar da Calheta e à Câmara Municipal da Calheta para reviver as tradições. Também nesse sentido, fomos até a praceta do Loreto varrer os armários pelo Santo Amaro. Foi divertido pois levámos as nossas vassourinhas. Em Fevereiro, também fizemos atividades muito interessantes. Trabalhámos as figuras geométricas e até fizemos um palhaço. Desfilámos até à Praceta do Loreto todos mascarados e comemos malassadas e bebemos sumo. Este mês aprendemos muitos sobre os 5 sentidos e construímos livros sobre o assunto. No dia 14 de fevereiro, trocámos os postais que tínhamos feito na sala com os nossos amigos. No dia 15 de fevereiro, fomos à Calheta visitar os Bombeiros e à Maricultura. Foi muito bom ver o carro dos Bombeiros e saber como funcionam, assim como os peixinhos e descobrir o que comem. Foi um dia diferente e que nos deixou boas recordações… Até à próxima…


Pré 4/5 anos Neste segundo período letivo, desenvolvemos outras atividades tendo em conta o Plano Anual de Atividades de Escola e o Plano de intenções elaborado para a sala B do pré-escolar.

Participámos no Projeto do Espantalho

Registámos as características do inverno e fizemos pintura no cavalete individualmente.

No Carnaval divertimo-nos muito!

Vimos o teatro de marionetes “Puff, o dragão mágico” e explorámos a história na sala.

Iniciámos também os trabalhos da Páscoa.. Aproveitamos para desejar uma Páscoa Feliz para toda a Comunida-


1º ano Olá, amiguinhos! Cá estamos novamente para apresentar algumas das atividades que realizámos ao longo do 2º Período. Em primeiro lugar, queremos destacar os trabalhos de grupo que fizemos após a ação de sensibilização que decorreu na nossa escola, subordinada à Floresta Madeirense. Explorámos oralmente os diversos tipos de seres vivos existentes na floresta da ilha e tivemos a oportunidade de observar diretamente alguns exemplos, tais como: líquenes, musgos e alguns tipos de madeiras. Por forma a dar continuidade a esta iniciativa, propusemo-nos realizar trabalhos de grupo a partir das observações que foram feitas. No final, os grupos procederam a uma breve apresentação perante o resto da turma.

No dia 31 de janeiro, o pai do nosso colega Tiago disponibilizou-se a vir à nossa sala de aula para conversar connosco sobre a sua profissão. O Sr. Filipe é Técnico de Sistemas de Vigilância. Como tal, mostrou-nos como são os aparelhos no seu interior e explicou-nos como funciona o sistema de alarmes. Todos tivemos a oportunidade de experimentar... Foi divertido inserir o código para o alarme disparar quando alguém se aproximava. Foi espetacular!

Vamos mostrar agora as fotos de uma experiência que realizámos na nossa sala de aula no dia 28 de fevereiro. Sob o título “O esparguete dançarino”, utilizámos os seguintes materiais: 1 copo de vinagre, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma pitada de corante alimentar azul, e, claro, esparguete. Colocámos o esparguete num frasco transparente com 1 litro de água, adicionando os reagentes necessários. Constatámos a formação de muitas bolhas de gás que, ao serem libertadas para o exterior da água, faziam o esparguete subir, criando a ilusão de que estaria a “dançar”.


2º ano Olá amiguinhos, O novo programa educativo vem reforçar, uma vez mais, a necessidade de experimentar e contatar com os materiais. Trata-se assim do APRENDER—FAZENDO. Neste âmbito recorremos muito às novas tecnologias, como suporte a uma eficaz aprendizagem. No seguimento do PNL trabalhamos a história da Girafa que comia estrelas , recorrendo às novas tecnologias de informação. Os alunos produziram textos bastante criativos e elucidativos., muitos dos quais não figuram neste nosso Jornalinho. Aproximando-se mais uma época festiva: A Páscoa, procuremos rechear a nossa vida de paz, Harmonia e esperança. Boa Páscoa! A Girafa que comia estrelas

Christian, 2º ano

Micaela, 2º ano

Érica, 2º ano

Francisca, 2º ano


3º ano Olá a todos, a turma do 3º ano deixa-vos aqui algumas imagens de alguns trabalhinhos realizados ao longo deste período e deseja a todos uma Páscoa Feliz! Mascarados sem juízo A é a abelha que tem cara de velha. B é a borboleta que é forreta. C é a Cinderela que cai na panela. D é o dragão que se faz de parvalhão. E é o elefante que fala com o altifalante. F é a flor que tem uma dor. G é o gato que foge do rato. H é o hipopótamo que tira uma foto. I é a índia que dorme na cabana. J é a joaninha que foge da sua caminha. L é o leão que deu com o focinho no chão. M é o macaco que lambe o sapato. N é o Napoleão que andou de avião. O é a ovelha que sobe na telha. P é o pirata que foge numa pata. Q é o queijo que pediu um beijo. R é o rato que levou com o sapato. S é o sapo que comeu um guardanapo. T é a tulipa que fala com a Filipa. U é o urso que fala roso. V é a vaca que come a lata. X é o xarope que usa um tope. Z é o zorro que usa um gorro.

Trabalho realizado por Vitória e Lara

Ilustração realizada pelo aluno Franco

A Boneca Joana Era uma vez uma boneca chamada Joana que estava triste e esquecida na montra de uma loja. Certo dia, passou uma menina com a sua mãe e gostou da boneca. Ela pediu a boneca a mãe que lhe respondeu que não. Mas a menina explicou-lhe que aquela boneca era diferente das outras. Ela era magra e cor de chocolate, tinha cabelo grande e em pé, os olhos pareciam de gato, pequenos e amarelos. O nariz era grande e retângular e os seus lábios finos e castanhos. Usava uma camisola cor-de-rosa claro, calças roxas e uns ténis castanhos. A boneca Joana era doce e meiga. Depois da explicação da filha, a mãe compreendeu que a boneca era diferente mas especial. A menina ficou muito feliz com a sua boneca Joana.

Transcrição feita por Gonçalo


4º ano O segundo período chegou ao fim, passou rápido e tivemos de estudar muito! Na área de Língua Portuguesa temos trabalhado muitas obras literárias. Trabalhámos “A Maior Flor Do Mundo” de José Saramago. Este autor português, prémio nobel da literatura dizia não saber escrever para crianças e lançou o desafio de uma criança escrever a sua versão deste livro. O 4ºano aceitou o desafio e este foi um dos textos criado por um aluno. Era uma

vez um menino que vivia numa aldeia muito pequena com os seus pais e avós. Certo dia, o menino foi fazer uma caminhada com os pais e encontrou muitos insetos e flores. Os pais já estavam cansados mas o menino não, pois tinha ido sempre ao colo. Lá ao longe o rapazinho avistou uma flor muito pequena toda debruçada. O menino disse: -Oh! Coitadinha! O pai e a mãe do menino disseram em coro: -O que foi filho? O menino respondeu que estava muito triste porque aquela pobre florzinha estava murcha. Os pais regressaram a casa, então, o rapazote decidiu ir ao rio e trazer nas suas mãos água para matar a sede daquela planta. Quando anoiteceu o menino não regressou a casa. Os pais, os vizinhos e toda a aldeia estavam preocupados com o desaparecimento do rapaz. Organizaram-se me grupos para ir procurá-lo mas não encontraram. No dia seguinte, avistaram no cimo de uma montanha uma flor enorme. Foram até lá e encontraram o menino a dormir protegido pelas pétalas da flor. O menino acordou e muito feliz disse: - Esta é a minha flor! A maior flor do mundo!


Expressão Plástica Ao longo deste 2º Período os alunos realizaram trabalhos alusivos ao Santo Amaro , Carnaval, Dia do Pai, Páscoa, entre outros, com diversas técnicas. Fica aqui o registo fotográfico de algumas atividades.

Construção da vassourinha para o Santo Amaro

Trabalhinhos para o Carnaval

Prendinha para o Dia do Pai

Realização de um desenho acerca do Ano Internacional da Cooperação pela Água, no âmbito do projeto H2@rte, pelo aluno Diogo Reis, 4º ano


Informática Ao longo deste período, os alunos realizaram diversos trabalhos no Word, PowerPoint, TuxPaint, Paint, Correio Eletrónico, Tratamento de Imagens, etc e ainda participaram no projeto Aprender com o Cinema, Artistas Digitais e Segurança na Internet. Fica aqui o registo fotográfico de alguns desses trabalhinhos.

Desenho realizado no Paint, Carolina 1º ano

Pintura de um Palhaço no TuxPaint, Letícia Pré 5 anos

Projeto Aprender com o Cinema, Ilustração no Paint por Beatriz, 3º ano

Desenho no Paint sobre o Carnaval, Wilson e Luís Miguel, 2º ano

Ação de Sensibilização “Direitos e Deveres na Web” promovido pela Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional no dia 01 de março a todos os alunos do 1º Ciclo


Inglês Neste segundo período a turma do 3º ano iniciou o projeto “Secret Friend”. Este projeto é realizado conjuntamente com uma turma do 3º ano da Escola EB1/PE Estreito da Calheta através da troca de correspondência na Língua Inglesa. Os alunos descrevem-se e revelam os seus gostos pessoais a um aluno de outra Escola que desconhecem mas que mais tarde terão a oportunidade de descobrir quem é o secret friend com quem têm trocado correspondência. O projeto tem como finalidade o desenvolvimento da compreensão e expressão escrita bem como o fomento das relações inter-pessoais e de amizade.

Ensino Recorrente Horta Biológica Ao longo deste período os alunos do ensino recorrente meteram mãos à obra e decidiram rechear a Horta Biológica com mais algumas espécies hortícolas. Após a preparação do solo, os alunos plantaram cenouras, alfaces, espinafres, cebolas e nabos, espécies que virão a ser colhidas daqui a cerca de 3 meses. O sucesso desta atividade deve-se, principalmente, à experiência de uma vida ligada à lida do campo dos alunos do recorrente que ainda plantarão mais algumas espécies para acabar de rechear a horta da nossa Escola.


Biblioteca Baú de Leitura – Triatlo Literário No dia 19 de fevereiro, realizou-se a final Concelhia do Triatlo Literário na EB1/PE Ladeira e Lamaceiros. A nossa escola foi representada pelo aluno Oleksandr Bobuskyy, do 4º ano de escolaridade., o qual prestou uma excelente prova. Estamos muito orgulhosos dele!

Clube da Natureza No âmbito do projeto Eco-escolas, os meninos do 3º e 4º ano de escolaridade têm cuidado dos nossos jardim e horta. Gostamos muito de colaborar com o Sr. Vicente, que felizmente é paciente.

Até temos bebido chá com as ervinhas da nossa horta! Hum!


Projeto Eco - Escolas Palestra “Água, solo, plantas, cogumelos, curiosidades ambientais, sementes e pequenos animais” No dia 9 de janeiro, a Dr. Paula Marília, do Jardim Botânico Eng.º Rui Vieira, trouxe-nos a palestra “Água, solo, plantas, cogumelos, curiosidades ambientais, sementes e pequenos animais", para todos os alunos do 1.º ciclo. Pudemos conhecer algumas curiosidades do mundo vegetal e animal que achamos muito engraçada.

Palestra “ A Floresta da Madeira” No dia 29 de janeiro, a Dra. Paula regressou à escola, para duas palestras: a 1.ª dirigida aos meninos dos 3.º e 4.º anos e a 2.ª à comunidade escolar. Falou-nos acerca da floresta indígena da Madeira, quer dizer, das plantas e dos animais que são originários do nosso arquipélago. Contou-nos muitas curiosidades acerca das plantas e dos animais. Ficamos a saber que temos animais só nossos muito especiais: o francelho, a manta, o morcego e até uma lesma única (lesma preta). Ficámos curiosos e fomos depois descobrir mais coisas acerca da nossa ilha, que é pequena em tamanho, mas grande em biodiversidade .Querem saber mais? Vão ao Google e pesquisem acerca da floresta indígena da Madeira, ou, se quiserem, consultem em: http://madeira-gentes-lugares.blogspot.pt/2007/05/laurissilva-

floresta-da-madeira.html, por exemplo.


Feira do Livro Durante a 1.ª semana de março, decorreu a semana do livro na nossa escola, tendo sido obra de destaque O Raiozinho de Tomásia, de Vanda Perestrelo. No dia da abertura da Feira do Livro, os alunos assistiram à peça de teatro com o mesmo nome do livro, da responsabilidade da Direção de Serviços Educativos, Artísticos e Multimédia No dia 6 de março recebemos na nossa escola a escritora Vanda Perestrelo que promoveu um momento especial de meditação e relaxamento com os nossos meninos e demais comunidade educativa presente na escola. Os meninos da sala Pré B, realizaram uma pequena dramatização alusiva à história “O rei e a estrela”, o 2.º ano, dramatizou a história “A girafa que comia estrelas” e a turma do 4.º ano dinamizou um texto acerca da sua obra.

Marcadores realizados para a Feira do Livro

Para assinalar a Feira do Livro, a Educação Especial realizou uns bonitos marcadores para oferecer na compra de um livro.


Passatempos Pinta o desenho ao teu gosto.


Receita de Páscoa

Biscoitos Típicos de Páscoa Ingredientes:

   

10 Ovos 1kg de Açúcar 1kg de Farinha Raspa de 2 laranjas

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar muito bem e de seguida acrescente a farinha. Quando tiver uma massa fofinha adicione as raspas das laranjas e misture tudo. Com uma colher tire colheradas de massa coloque numa forma untada de manteiga mas sem as juntar. Leve ao forno.

A EB1/PE do Lombo do Guiné deseja a todos uma Páscoa Feliz repleta de Harmonia, Paz e Amor! Boas Férias!


Jornal "Barnabé"