Issuu on Google+

Procedimentos Internos


Fundada em 1994, a Terra Nova surgiu com o objetivo de estruturar operações de importação de automóveis no Brasil, acompanhando a demanda na época. Hoje, ampliamos significativamente nossa atuação e oferecemos uma plataforma completa de serviços que gerencia soluções logísticas, financeiras, fiscais e tributárias em toda a cadeia de comércio exterior, nos mais variados segmentos. Nossas operações são customizadas e integradas por meio de nossa infraestrutura, capacidade tecnológica e de uma rede de empresas do grupo especializadas em cada etapa da cadeia de importação e exportação, de porta a porta. Para que nossos clientes não tenham que se preocupar com nenhuma etapa do processo, a Terra Nova conta com soluções operacionais completas e personalizadas, gerenciadas por uma equipe de profissionais altamente qualificada.


Seja Bem-vindo! Para você que acaba de integrar a nossa equipe ou já faz parte dela, pontuamos alguns lembretes importantes:

Horário Nosso expediente é das 8:30 às 18:00 horas. Ponto eletrônico Faça seu registrado no início e no final do expediente, bem como, na saída e no retorno do almoço. A tolerância do ponto é de 10 minutos (entrada e saída). Almoço O intervalo para o almoço é de 1 hora e deve ser respeitado, utilize-o de forma integral, não é permitido fazer compensações. Atrasos: Atrasos ou faltas devem ser informados ao RH e ao gerente da área.


Uso de áreas comuns: Estações de trabalho: Não é permitido comer nas estações de trabalho, lanches rápidos deverão ser feitos nas copas. Copas: Apenas se alimentar no escritório no caso de dietas especiais ou lanches e refeições frias, evitando assim a propagação de odores pelo escritório. Banheiros: Jogue os papeis no lixo, cuide para que não fique água no piso e mantenha os sanitários limpos. Se notar algo errado nestes locais, avise as colaboradoras da copa para que sejam tomadas as providências, como: limpeza, reposição de papel e sabonete.

Uso da ferramenta Skype e Whatsapp É permitidos, desde que para uso profissional. Sempre que possível prefira o contato pessoal com o colega de trabalho. Mensagens com instruções, procedimentos e ou solicitações devem ser formalizadas por e-mail.

Uso de Redes Sociais É permitido apenas durante o horário de almoço.


Uso de e-mails Utilize sempre que necessário e para formalizar acordos, quando não for possível o contato pessoal. Não deixe que o e-mail se torne uma barreira de comunicação. O campo Assunto deve ser preenchido de forma que localize o e-mail posteriormente. Sempre que retomar um longo assunto, escreva resumidamente no início do e-mail um breve histórico do tema em pauta. No campo Para preencha com o nome das pessoas que devem lhe responder. No campo CC para as pessoas que apenas devem ter conhecimento do assunto e não tomar uma ação imediata. Evite gírias, excesso de pontuação, termos pessoais que denotem intimidade ou seja ofensivo. Cumprimente e despeça-se cordialmente.

Armazenamento de Arquivos Como todos os arquivos da empresa devem estar na rede e não na máquina do funcionário, é necessária a organização semanal da máquina, evitando assim, que qualquer atividade fique indisponível aos demais.

Avisos Corporativos Muitos assuntos são discutidos em salas de reunião e dependências comuns, mas as informações oficiais devem partir sempre dos e-mails da Diretoria, Gerência e RH. Qualquer outra situação, que gere dúvidas, deve ser consultada junto ao seu gestor para assegurar a veracidade das informações.


Vestimenta: Discreta Mulheres: não usar saias e vestidos curtos (com mais de três dedos acima do joelho) ou blusas apertadas ou decotadas. Esteja sempre bem penteada e maquiada, mas sem exageros. Não usar blusas de times e boné. Homens: não é permitido o uso de roupas de times nem boné. Preferencialmente, trabalhar com camisa, calça social e sapato. Proibido o uso de shorts e tênis.

Celulares: Mantenha o celular no silencioso ou no vibra call (neste caso, sempre no bolso ou em lugar onde a vibração atrapalhe os outros).

Salas de Reunião: Sempre que houver a necessidade de uso prolongado da sala de reunião, reservar com a recepção e antecipadamente.


Informações a terceiros: Nenhum documento ou dado da empresa (CNPJ, IE, referências bancárias), bem como, dos sócios podem ser repassados, com exceção das pessoas autorizadas pela Gerência Administrativa/Financeira. Quaisquer informações sobre funcionários e colaboradores, devem ser encaminhadas ao RH que se encarregará do fornecimento das mesmas. Tais informações devem ser solicitadas por e-mail do solicitante diretamente para carolina.oshima@tnova.com.br. Fica proibido passar informações por e-mail ou por escrito.

Contamos com a colaboração de todos!


Terra Nova Trading S.A. Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 – 2º And. Cj.B | CEP: 01451-001 – São Paulo – SP Tel: (5511) 3811-3811 Fax: (5511) 3819-4510


Procedimentos Internos - Grupo Terra Nova