Ensaios sobre a filosofia de Hume

Page 378

Ensaios sobre a filosofia de Hume HUME, David. Tratado da Natureza Humana. Tradução de Débora Danowski. 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Ed. UNESP, 2009. |T| KEMP SMITH, Norman. The Philosophy of David Hume, with a new introduction by Don Garrett. New York: Palgrave Macmillan, 2005. LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Tradução de Eduardo Abranches de Soveral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999. MALEZIEU, Nicolas de. Elemens de Geometrie, 1729. 147­50 apud KEMP SMITH, Norman. The Philosophy of David Hume, with a new introduction by Don Garrett. New York: Palgrave Macmillan, 2005. 340­42. REID, Thomas. An Inquiry into the Human Mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1970.

Notas 1 Não apresentarei a demonstração matemática da incomensurabilidade, apenas descreverei o procedimento e o resultado. Que a diagonal in­ terna do quadrado seja incomensurável com o lado é evidente pela equação para descobrir a medida daquela a partir da medida deste: d = l.√2, em que “d” é o valor da diagonal interna e “l” é o valor do lado do quadrado. A raiz quadrada de dois pertence ao conjunto dos números irracionais, que não podem ser obtidos a partir de uma razão entre números inteiros. 2 A “percepção da coisa” não implica necessariamente um intermediário entre a mente e a coisa, algo que está pela coisa e que é diretamente percebido no lugar da coisa, mas pode ser absorvida como expressão de um realismo direto, em que o objeto é percebido diretamente.

377


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.