Issuu on Google+

Plano de Candidatura

Presidente do Conselho Deliberativo NEJ UFU 2014-2

Luthuli Akanni Paixão

Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica – Bloco 1N – Sala 06 (34) 3239 4759 conselt@ufu.br


1 - Dados Candidato Nome: Luthuli Akanni Paixão Curso: Engenharia Elétrica Período: 7º IS: Universidade Federal de Uberlândia - MG EJ: Conselt - Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Elétrica Ingresso no MEJ: Abril/2012 E-mail: luthuli.conselt@gmail.com Telefone: (34) 9921-7802 Facebook: facebook.com/luthuli.akanni Skype: luthuliakanni Histórico no MEJ: Conselt 2012/2 - Diretoria de Qualidade 2012/2- Coordenador do Núcleo de Parcerias 2013/1 - Diretor de Qualidade 2013/1 - Núcleo MEJ 2013/2 - Presidente 2014/1 - Núcleo MEJ 2014/1 - Presidente

NEJ UFU

Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica – Bloco 1N – Sala 06 (34) 3239 4759 conselt@ufu.br


2013/1 - Assessor da Presidência 2013/2 - Presidente do Conselho

FEJEMG 2013 - Conselheiro Administrativo/Comissão de Rede 2014 - Conselheiro Administrativo

2 - Objetivo da Candidatura Com o trabalho desenvolvido nos 18 meses como presidente do conselho (sem que existisse conselho) junto a diretoria do núcleo foi possível perceber o quanto um conselho bem estruturado e ativo pode impactar diretamente nos resultados de um núcleo. Durante esse tempo o trabalho junto a Diretoria era de acompanhar as atividades e criar uma estrutura mínima ao núcleo para que as empresas pudessem ser filiadas, atrelando a isso o desenvolvimento do Conselho do NEJ UFU. Com a filiação das EJs e o início do trabalho, mesmo que em apenas 1 mês, foi possível notar o quanto as empresas filiadas tem interesse em contribuir para o desenvolvimento do Núcleo, gerando assim uma motivação em contribuir com esse trabalho. Diante disso apresento-me acreditando na criação de um conselho participativo e crítico em suas decisões, tendo o conselheiro como o elo entre os associados do núcleo e usando de sua voz no acompanhamento da Diretoria Executiva do NEJ UFU. Passando ao Presidente do Conselho a função de articular a rede para que isso aconteça gerando um conselho ativo.

3 - Ações propostas ANÁLISE E APROVAÇÃO DE DOCUMENTOS Durante o processo de regulamentação e estruturação, a Diretoria Executiva

Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica – Bloco 1N – Sala 06 (34) 3239 4759 conselt@ufu.br


trabalhou na reformulação do estatuto e regimento interno do núcleo, necessitando assim a aprovação desses documentos pelo Conselho para entrar em vigência. Para que a normas que regem o núcleo estejam em consonância com os interesses das empresas filiadas, será necessário uma análise desses documentos levantando e discutindo suas modificações para que seja aprovado e passe a vigorar.

CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS Com o intuito de dar suporte as EJs na escolha de seus conselheiros e regulamentar as atividades e normas de funcionamento do conselho os seguintes documentos devem ser elaborados:

I) Função e Responsabilidades do Conselho Definição da função de cada conselheiro e as responsabilidades que serão atribuídas ao representante de cada empresa.

II) Manual do Conselheiro Criação de uma cartilha tendo todas as informações necessárias para o desenvolvimento das atribuições do Conselheiro, punições referentes as atividades , entre outras informações. CAPACITAÇÃO Juntamente com a estruturação do Conselho, atualizar e capacitar o Conselho que está sendo formado faz com que todas as suas ações sejam embasadas. As capacitações vão suprir as necessidades iniciais dos seus membros: I) Conhecimento do Núcleo Quem compõe o núcleo, qual sua função, apresentação das diretorias e de suas ações e metas, conhecer o planejamento do núcleo, entre outros assuntos.

II) Qual a função do Conselheiro?

Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica – Bloco 1N – Sala 06 (34) 3239 4759 conselt@ufu.br


Qual a função do Conselho no núcleo, porque é importante as EJs participarem, como atuar, como fazer o Conselho se desenvolver, entre outros.

REUNIÃO INTERNA DO CONSELHO O Conselheiro é o principal meio de ligação entre a empresa e o núcleo, sendo este o responsável por desenvolver o NEJ-UFU através da expressão do conselho que faz parte. Com o início do trabalho do Conselho será necessário reuniões com espaço para análise e criação de documentos, alinhamento e discussões referentes as entregas do conselho e diretoria. As reuniões e a aproximação do Conselho criará em todos o caráter de equipe e não de um grupo que se reúne eventualmente para deliberar sem se conhecer. Assim é possível nos manter integrados, alinhados e trilhando um objetivo comum.

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO Promover reuniões abertas para conselheiros, diretoria e membros das EJs com objetivo de apresentar e discutir resultados, promoção de ações de engajamento e diretoria e repasses

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CONSELHO Com a demanda de atividades dos conselheiros em suas EJs é necessário a criação de um calendário com todas as atividades, capacitações e reuniões do conselho previstas para o semestre.

4 - Considerações Finais O Presidente do Conselho deve ser o articulador junto ao conselheiros para que a relação EJ-Núcleo seja cada vez mais próxima, fomentando a participação dos conselheiros nos assuntos do Núcleo e de suas Empresas Juniores. Deve-se buscar um relacionamento entre os Conselheiros Deliberativos e os integrantes da Diretoria para que seus interesses e dificuldade possam resultar em

Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica – Bloco 1N – Sala 06 (34) 3239 4759 conselt@ufu.br


ações para suprir essas necessidades. No contato com o Conselho é possível notar o interesse e a capacidade das EJs de Uberlândia em crescer e desenvolver o núcleo, criando assim o interesse em contribuir cada vez mais para a capacitação dos empresários juniores na efetivação do Conselho Deliberativo do NEJ-UFU. Assim me candidato ao cargo de Presidente do Conselho representando a Conselt, acreditando nos resultados a serem gerados.

Universidade Federal de Uberlândia Campus Santa Mônica – Bloco 1N – Sala 06 (34) 3239 4759 conselt@ufu.br


Proposta da CONSELT para Presidência do Conselho - Luthuli Akanni