Issuu on Google+

newj aqui, quem trás o conteúdo são as próprias ejs da ufpr!

1a Edição ago/2011

NESSA EDIÇÃO: JR, Ecomp e Trilhas contam práticas interessantes!

Rasdia conta um pouco sobre seus últimos projetos TITITI do NEJ: o que aconteceu de curioso nas ejs!


JR conta: a tradição das dinâmicas na ej

atividades que acontecem há anos na empresa incentivam e unem membros novos e antigos

ECOMP conta: SWOT para gerenciar projetos

a ej achou um jeito que se adaptaram muito bem para gerenciar os seus projetos

TRILHAS conta: aproximação com os professores

cartas escritas, um jeito simples de serem lembrados pelos mestres!


Rasdia

Tititi do mej

Promoção das mídias sociais

fique por dentro dos acontecimentos do primeiro semestre e veja o que estamos preparando para o próximo

fique por dentro dos acontecimentos do primeiro semestre e veja o que estamos preparando para o próximo

quer saber quem ganhou? Confira aqui!

Nossa intenção para o newj é que sempre alguma ej possa estar contando o que há de novo. Quem sabe, na próxima edição, não é a sua ej que vai aparecer! Já pense no que vocês podem apresentar!


JR Consultoria CONTA: A tradição de suas dinâmicas

Provavelmente qualquer membro de qualquer EJ da UFPR conhece a JR Consultoria. O que a maioria não sabe é da cultura que a JR tem de desenvolver os sonhos de quem faz parte da empresa. Uma prática em especial é a “Dinâmica dos sonhos”, realizada anualmente como a dinâmica de boas-vindas e de integração entre os novos membros e o pessoal que já está a mais tempo na empresa. Mas como ela funciona? A dinâmica consiste em confeitar o seu sonho (sim, um sonho de verdade) com diversos tipos de confeitos. Os confeitos representam tudo aquilo que você deseja alcançar na sua vida profissional, acadêmica ou pessoal. Depois de pronto, o membro apresenta seu sonho para o pessoal e depois compartilha com alguém. A atividade é bem lúdica, super divertida e com certeza é um ótimo jeito de integrar a galera nova no Movimento. Como dizem na JR: “Quando uma pessoa sonha, é só um sonho. Mas quando todos sonham, isso se torna realidade”


“Quando uma pessoa sonha, é só um sonho. Mas quando todos sonham, isso se torna realidade”

Entrevistamos a Ellen Cipriani, que já participou da dinâmica 4 vezes! Segundo ela “a entrada na JR foi muito marcante, pois foi a primeira realização de um sonho após entrar na Universidade, sendo assim são lembranças que ficaram”. E nessas quatro vezes, os sonhos mudaram. No início, o sonho dela era ser campeã mundial de Jiu-jitsu, acreditem! Mal seberia ela, que 4 anos mais tarde, ela estaria trabalhando para a Brasil Júnior. Quando estava na federação, sonhava com o crescimento da empresa, pela amizade e união. “Agora, em minha quarta dinâmica de sonho e mais marcante, falei o quanto a JR e o MEJ contribuíram para a pessoa que sou atualmente. O pensamento no eu, transformouse no nós, nós podemos transformar o país. A capacidade de o movimento transformar universitários em empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país, sendo esse o meu sonho, que o MEJ potencialize cada vez mais pessoas para termos um Brasil melhor.” quer saber mais? contato@jrconsultoria.com.br


TRILHAS CONTA: Aproximação com os professores

Para manter um relacionamento duradouro com os professores e funcionários, a Trilhas entrega cartinhas de aniversário e outras datas comemorativas para todos os funcionários do Departamento de turismo, criando um vínculo maior entre empresa e departamento. As cartinhas são personalizadas e possuem textos produzidos pelos próprios membros da Trilhas, assim o professor se sente mais próximo da empresa e importante para ela. O feedback é positivo, visto que todos os meses os professores se lembram da Trilhas, e além disso gostam muito de receber as cartinhas. A Trilhas sempre procura estabelecer um relacionamento com os professores do curso, pois estes são de extrema importância para o desenvolvimento da empresa.

quer saber mais? trilhasufpr@gmail.com


ECOMP CONTA: SCRUM no gerenciamento de projetos Sobre a Ecomp, empresa júnior de computação, falaremos sobre o Scrum. Mas o que vem a ser Scrum? De acordo com a Wikipedia, Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. Já de acordo com a Ecomp, ela pode ser definida como uma poderosa ferramenta na hora de realizar seus projetos. Implantada em Agosto de 2010 pela diretoria de projetos, que ficou responsável pelo treinamento dos membros, o Scrum veio como medida para agilizar o desenvolvimento de plataformas Web. É realizado por grupos de 5 à 9 membros, sendo um deles o ScrumMaster(responsável pelos processos, mas não é um líder), um Product Owner(respresentando os stakeholders) e o membros restantes formando o grupo multifuncional que faz toda a mágica acontecer. As equipes são auto-organizadas e não possuem um líder, o que exercita a comunicação, o trabalho em equipe e a sinergia. O Scrum não é necessariamente uma ferramenta para desenvolvimento de software, suas idéias podem ser aplicadas em praticamente qualquer contexto que necessite de um grupo de pessoas trabalhando para um objetivo comum e pode ser muito útil na sua EJ caso você esteja com dificuldades em manter prazos.

quer saber mais? ecomp@inf.ufpr.br


TITITI do nej fatos curiosos que acontecem nas ej!


Bêbado invade a Junior Design Em uma madrugada tranquila de trabalho… Madrugada? Sim! Eram duas horas da manha e alguns membros da Junior Design estavam finalizando um projeto, que deveria ser entregue no dia seguinte. A porta estava aberta, e de repente escutaram uma batida. “Deve ser algum membro” - pensaram, e nem deram atenção. Quando olharam para a porta, eis que surge um bêbado lá, dizendo que gostaria de ir ao CAFIL (Centro Acadêmico de Filosofia) mas não tinha ninguem lá. As 3 pessoas que se encontravam na empresa ficaram paralisadas, se entreolharam e depois ficaram olhando para o bêbado. Sentiram medo de que ele invadisse e roubasse a empresa. Ele começou a avançar, entrando na empresa, quando uma das meninas presentes falou: “ Não estamos em horário de serviço, você poderia voltar outra hora? “ . Lição: nunca deixe um projeto ser finalizado de madrugada, e se for, tranque a porta da ej (ainda mais quando a sede dela é no centro, perto das festinhas do dce!)

Batalha de Pokémons na ECOMP Quem não se lembra do Pokémon, uma febre mundial que começou por volta de 1996 e estrelou na televisão brasileira em 1997? Pois é, Pokémon marcou a infância de várias pessoas, inclusive de alguns membros da Ecomp. A história curiosa sobre Pokémon e Ecomp começa assim: Um dia de pouco movimento na Ecomp, os membros estavam nostalgiando e discutindo sobre coisas que marcaram a infância de cada um, quando o assunto Pokémon entrou em pauta. Todos começaram a contar sobre seus Pokémons favoritos até que uma afirmação errada à respeito do número do Mewtwo(Quem lembra dele?) fez com que os Ash e Misty(Os nomes foram trocados para presevar a integridade dos envolvidos) entrassem em uma discussão acirrada sobre quem estava certo. Ash defendia que Mewtwo era o #150, já Misty insistia no #151. Depois de um tempo brigando, foi provado que Mewtwo era realmente o #150 e Misty acabou retirando-se do campo de batalha. Hoje, ambos os treinadores não estão mais na empresa, mas algo que eles levaram para a vida, além da experiência da EJ, será o número correto do Mewtwo e a certeza de que Pokémon é um assunto sério para certas pessoas.


Projeto RASDIA: Como anda?

Projeto Captação da água da chuva O primeiro projeto técnico do Rasdia está alcançando sua fase final! Sobre o comando da futura engenheira ambiental Marília Moreira e com membros de 4 cursos diferentes. O projeto já iniciou a escrita dos memoriais descritivos que devem ser entregues a prefeitura do campus centro politécnico para o início das obras. Em paralelo está finalizando a papelada para se tornar projeto de extensão!


Processo Seletivo O tempo está passando!!! E você? Vai continuar sem fazer a sua parte pelo nosso planeta? Não perca mais tempo, se inscreva agora no processo seletivo do Rasdia! Os novos membros do Rasdia serão selecionados para gerentes de projetos e membros das equipes. O foco desse processo será membros novos de EJs! Então não perca mais tempo e já se inscreva! Envie um e-mail para rasdiaufpr@gmail.com e pronto! O Planeta conta com você!


PROMOÇÃO: quem ganhou?


Em breve, entraremos em contato com vocês! 1.

Raissa Roch

18. Andreia Beraldo

35. Junior Neves

2.

Kaique Penatti

19. Lívia Pereira

36. Leonardo Dabague

3.

Veridiana Paraski

20. Larissa Faria

37. Silvia C. Mainardes

4.

Paula Hirano

21. Luis Felipe Marin

38. Carolina Heimann

5.

Gabriel Garcia

22. Marco Aurélio

39. Veridiane Paludo

6.

Rodrigo Zornitta

23. Isis Guazina

40. Nathalia Camargo

7.

Bruna Louise Kshesek

24. Giovanna Kunze

41. Deco Rizzi

8.

Vanessa Silva

25. Pedro Silva

42. Bárbara Martinez

9.

Alice Mara Freitas

26. Álef Augusto

43. Maria Eugenia Serrati

10. Vinicius Botto

27. Suellen Giovanoni

44. Luan Campos

11. Geisa Fabiane

28. Rafael Mendonça

45. Mirian Yamamoto

12. Lucas Zagonel

29. Bruna Cenci Barato

46. Fhillipy Bosqui

13. Aline Cardoso

30. André Dupczak

47. Felipe França Silva

14. Tiago A. Corrêa

31. Ellen Cipriani

48. Gabriela Cardoso Pinheiro

15. Nícolas Nering

32. Robert Adonias

49. Diego Tutumi

16. Stefano Draghi

33. Jéssica Martins

17. Amanda D. Figueiredo

34. Maria Luiza Lionço


A EQUIPE NEJ UFPR: pra você que ainda não conhece

Álef Pontes de Souza Fran Trilhas Assessor de Desenvolvimen Tiago Alexandre Corrêa COEM Jr Assessor de Desenvolvimento

Leonardo Dabague JR Consultoria Diretor Executivo

Rafaella Raboni Junior Design Assessora Executiva

Rosana Ribe Trilhas Assessora d Maria Eugenia Serratti Junior Design Diretora de Marketing


Bruno de Alcântara

nça

nto Amanda Dolci Figueiredo Trilhas Assessora de Marketing

JR Consultoria Assessor de Desenvolvimento Matheus Franklin Godoy Ecomp Assessor de Marketing

Fhillipy Bosqui Ciclus Diretor de Desenvolvimento

eiro

de Desenvolvimento

Maria Luiza Lionço Trilhas Assessora de Marketing

Rodrigo Jacques do Carmo Alves Trilhas Assessor de Desenvolvimento

Daniela Gadens Ciclus Assessora de Desenvolvimento


NEWJ #01