Page 1

A Origem do Ser Humano


Descobrir as nossas origens é um tema fascinante que questiona o ser humano até os dias de hoje. Sobre o assunto existem duas explicações, o criacionismo e o evolucionismo.


CRIACIONISMO O Criacionismo defende a ideia que a vida e toda matéria existente no planeta são resultantes da ação direta de um Criador (Deus). A perspectiva criacionista está presente em várias culturas e religiões. É no primeiro livro da Bíblia, o Genesis, que encontramos a origem da vida no nossa planeta, assim do ser humano. Página 51 e 52


EVOLUCIONISMO A Teoria Evolucionista, ou Evolucionismo, é a teoria mais aceita atualmente. Essa teoria acredita que todos os seres vivos são derivados de um processo evolutivo. Essa teoria é fruto de um conjunto de pesquisas científicas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo trabalho deixado pelo cientista inglês Charles R. Darwin (1809-1882) .


Darwin elaborou sua principal obra a partir de uma viagem (1831 e 1836 ) por várias partes do mundo. Nessa viagem, o cientista inglês pode perceber como diversas espécies aparentadas possuíam características distintas (diferentes), dependendo do local onde eram encontradas. Trajeto da viagem de circunavegação realizada por Darwin.


Darwin pôde perceber ainda que entre espécies extintas e espécies presentes no planeta havia características comuns entre elas. Isso o levou a afirmar que havia um caráter mutável entre as espécies, e não uma característica imutável como antes era comum entender. As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem. Durante a evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores.

EVOLUÇÃO


Entretanto, para Darwin, evoluir é mudar biologicamente (e não necessariamente se tornar melhor), e as mudanças geralmente ocorrem para que exista uma adaptação das espécies ao meio ambiente em que vivem. A esse processo de mudança em relação com o meio ambiente Charles Darwin deu o nome de seleção natural.

Página 53


Foi com seu livro "A Origem das Espécies“, publicado em 1859, que Darwin introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural.


Alguns pontos de discussão na teoria de Charles Darwin: -Seleção natural; -Homem X Macaco; -Alfred Wallace.


Charges de Darwin quando publicou suas ideias, a Europa ainda era impregnada pela mentalidade religiosa. Por tal motivo ele foi bastante criticado.


ATIVIDADES (ou TAREFA) Pรกgina 66 Nos 1 e 2. Pรกgina 70 e 71.

A Origem do Ser Humano - 6º Ano (2018)  
A Origem do Ser Humano - 6º Ano (2018)  
Advertisement