Page 1

JUNTOS NA ARCA DA ALIANÇA

Quaresma B 2012

4º Domingo

O pecado como infidelidade à aliança: o perdão, como tesouro a descobrir LEITURA I 2 Cr 36, 14-16.19-23 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor, pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor inspirou Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar, em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: «Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, deu-me todos os reinos da terra e Ele próprio me confiou o encargo de Lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de entre vós fizer parte do seu povo ponha-se a caminho e que Deus esteja com ele».

O Perdão: O pecado, como infidelidade à aliança, e a oferta do perdão como nova oportunidade do amor, emergem da temática da 1ª leitura; o perdão é o dom maior do amor. Pode realçar-se o papel da correção fraterna em família, abordado na mensagem do Papa para a Quaresma. “O facto de «prestar atenção» ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual. E aqui desejo recordar um aspeto da vida cristã que me parece esquecido: a correção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos.

 Fazer um exercício de correção fraterna, entre pais e filhos, vendo os defeitos a corrigir ORAÇÃO DA FAMÍLIA: Senhor, eu quero mudar, dai-me ó meu Deus, força para vencer às tentações, fazei que aumente a minha fé, Eu quero, agora, mudar, Eu preciso mudar! Só assim sentirei paz interior. Oh! Deus amor! Pega na minha mão e ensina-me novamente a caminhar… Abranda, Senhor, o meu coração! Vós que Sois Omnisciente e Omnipresente, Sabeis que Vos quero realmente amar! Vinde, Senhor! Confesso, que me afastei de Vós, Ensina-me o caminho do amor, Quero, Senhor, voltar! Amém.

4 Domingo Da Quaresma  

Caminhada Rumo a Pascoa

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you