Page 1

INTRODUÇÃO DO CURSO Embora os arquivos e as práticas arquivísticas sejam bastante antigos, a Arquivologia é uma disciplina recente, cujo desenvolvimento científico começou a ganhar forças a partir dos anos 1970. No Brasil, existem 16 cursos de graduação em Arquivologia, distribuídos nas cindo regiões; nove associações de arquivistas; eventos científicos voltados para a área, realizados regularmente; e pesquisas científicas com temas arquivísticos produzidas na graduação e na pós-graduação. Recentemente, foi criado o primeiro mestrado em Arquivologia, na cidade do Rio de Janeiro.

PERFIL O perfil do profissional da área de Arquivologia deve levar em conta os desafios impostos pela sociedade contemporânea, caracterizada pela busca constante da informação e inovação tecnológica, necessidade de uma visão interdisciplinar da realidade e de garantir e ampliar os direitos e deveres dos cidadãos, dos grupos sociais e comunidades e do Estado. Portanto, o perfil desse profissional deve ser o de questionar, agir, buscar soluções racionais, criativas e inovadoras para garantir a preservação e o acesso aos documentos e às informações arquivísticos e atender às novas demandas sociais.

O CURSO NA UnB O curso de graduação em Arquivologia da UnB teve sua criação cogitada no final dos anos 1970. Todavia, somente em 1990 os estudos sobre a sua implantação foram retomados, culminando na sua aprovação, no ano seguinte. No 1º semestre de 1991, o curso, vinculado ao então Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, começa a funcionar no período noturno. Atualmente o curso é oferecido no mesmo período, pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI).

MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho para os arquivistas se encontra em expansão no Brasil, mas são bastante variáveis a oferta salarial e as condições de trabalho em âmbito nacional. A atuação dos arquivistas ocorre principalmente em órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, mas também cresce o número de empresas privadas, centros de memória e informação que requerem o conhecimento especializado desse profissional. Estão disponíveis, na Internet, vários endereços de instituições arquivísticas no Brasil, entidades e associações criadas por estudantes e profissionais da área, que oferecem informações detalhadas sobre as exigências da formação e as oportunidades de atuação profissional.

SAIBA MAIS Habilitação: bacharelado Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação Campus: Darcy Ribeiro Turno: noturno Vagas por semestre: 42 Número de semestres: 6 (mínimo) / 10 (máximo) Site: http://www.fci.unb.br E-mail: arquivologia@unb.br Telefones: (61)3107-2635

Banner Arquivologia  

Banner Arquivologia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you