Page 1


Editorial Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. (Vinicius de v

)

Foi assim que o poetinha abriu passagem para a educação, usando simplesmente a figura de uma porta. E não é que muitos e muitos anos depois alguém com um nome bem parecido com o do poeta também abriu as portas para a educação? Melhor dizendo: para a educação profissional, mais conhecida como qualificação profissional. É por este motivo que, em nossa 12ª edição, trouxemos um pedacinho da trajetória de sucesso de Vinicios Moraes Batista, fundador do ITEQ – Instituto Técnico de Qualificação. Em sua entrevista, Vinicios nos conta como surgiu esta grande ideia e como tornou um sonho a sua realidade e de muitas outras pessoas, transformando o futuro de muitas famílias no sul do país... Confira esta e outras informações na entrevista completa!

Agora, quando o assunto é moda, os holofotes estão voltados para o carnaval, por este motivo nossa consultora Sabrina Coelho mudou de estratégia e trouxe nos quadros moda e make ensaios fotográficos com dicas de looks e um passo a passo para arrasar na folia... Ainda falando de maquiagem, a empresária Suelen Sandri fala no quadro sustentabilidade sobre cosméticos testados em animais e dá dicas de onde encontrar marcas conscientes procuradas no mercado pela mulher que se preocupa com a natureza. Para encerrar, curtiremos o céu, o sal e o sol de Maceió... Então aproveite esta maravilhosa matéria e sugestão de roteiro muito “quente”. Boa Leitura! Suellen Mengatto

Expediente Redação Rua Fermino Vieira Cordeiro, 1284, Espinheiros Itajaí - SC

Thamiriz Garcia Campos.

Diretor Geral Diego dos Santos

Produção da Capa Empresário: Vinícios Moraes Batista Foto: Sayonara Foto e Video Tratamento e Montagem: BPM Comunicação

Diretora de Redação Suellen Mengatto

Tiragem/Circulação 6.000 exemplares / Itajaí e região

Diagramação Maíra Magalhães

Site www.revistanecessaire.com.br Facebook: necessaireitajai Youtube: revistanecessaire

Jornalista Responsável Wellington Mengatto Colunistas Agatha Limas Allison Zilio Ana Paula Majcher Petry Edeltraut Ludtke Knies Karoline dos Santos Rafaela Garcia Sabrina Coelho Suélen Sandri Pereira

Para Anunciar Ligue 47 9925 6959 ou envie e-mail para contato@revistanecessaire.com.br As matérias assinadas por colaboradores e colunistas não representam a opinião da direção da Revista Nécessaire Affaires, sendo de inteira responsabilidade dos seus produtores.


SUMÁRIO

INSPIRAÇÃO Moraes Batista, 27 anos, solteiro, é 22 Vinicios natural de Campos dos Goytacazes – RJ e

reside em Itajaí há quatro anos. Técnico em Eletromecânica e Tecnólogo em Petróleo e Gás, Vinicios fundou o ITEQ – Instituto Técnico de Qualificação com o objetivo de atender as demandas de mão de obra qualificada das empresas que atuam na manutenção e construção naval (estaleiros) e principalmente no setor de petróleo e gás.

MODA 10 12 14

“Rei Mandou cair na folia e lá vou eu” Hora de coordenar as estampas O luxo das rasterinhas

CASA E DECORAÇÃO 42

ACM o revestimento do momento

VIDA EM ORDEM 36

Projeto de Vida

40

Patrimônio automotivo

Comece por você!

RELACIONAMENTO l FILHOS 32

Ciúme

34

Limites e regras

o monstro de olhos verdes (parte I) O desafio de educar

ACONTECEU

SAÚDE E BELEZA 18 20 26 28 30

Sobrancelha Perfeita! Hidratação capilar Celulite Individualidade Beleza x testes em animais

MAKE 16

“Me leva que eu vou, sonho meu...”

NEGÓCIOS l DESTINOS 44

Treinamento a chave para o sucesso Costão prepara estada especial para o Dia das Mães

46

Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió...

38

GASTRONOMIA 52 54

Sabor do Café

48

Coluna Social Arlan Alves

Pão de queijo de microondas


Sabrina Coelho contato@revistanecessaire.com.br

MODA

“Rei Mandou cair na folia e lá vou eu”

E

lá vamos nós para mais um carnaval com muita animação e festa para essa edição especial, já dizia o poeta que “quem não gosta de samba é doente da cabeça ou doente dos pés”. Pensando nisso, fizemos um ensaio para inspirar nossas divas a decidir o que vestir para Arrasar na folia! Montamos Looks especiais para os bailes tradicionais de Carnaval, da nossa regitão, como o Vermelho e Branco e o Azul e Branco, e também para quem vai cair na folia dos blocos de rua espalhados por todo o estado, o que vale mesmo é se divertir com responsabilidade e muito estilo. Então vamos lá!

Durante o dia inserimos peças mais confortáveis para aguentar o calor e não sair da moda, apostamos nos tops com pedrarias, blusas florais e vestidos com estampas animal print...

Para a noite, optamos por looks cheios de glamour com lindos acessórios...

Então divas, caprichem ;)

Divas, espero que vocês arrasem nesse carnaval e enviem seus looks para mim que eu publico os melhores no meu instagram. Os looks mais curtidos vão ganhar um presentinho surpresa, que tal?

Fotos: Hugo Mogart Modelo: Sara Ramos

Para participar é só me seguir no instagram “@Sahcoelhoo” e colocar #Lookdecarnavalrevistanecessarie

10


Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 12:00 as 20:00 Sábado das 09:00 as 13:00

47 3346-4497 | 9700-1552 Rua Lauro Muller, 256, sala 04 (ao lado do Empório Dan Jean) – Itajaí – SC


Ágatha Limas

MODA

Consultoria de imagem e estilo l www.agathalimas.com.br

Hora de Coordenar Estampas!

U

ma das dúvidas mais frequentes entre as minhas clientes na hora de coordenar looks é a mistura de estampas.

Mas saiba que é possível e nem tão complicado assim. O mix pode deixar um look menos formal e mais divertido. A primeira dica vem com a harmonia, que sabemos que é tudo na hora da escolha das peças. Se a ideia é misturar estampas, então comece pelas cores. É importante que a cor que predomina na estampa seja repetida, ou de um tom próximo, na segunda peça. Flores, listras, os famosos poás (bolinhas) e animal print são chamadas de estampas universal e fazem muitas combinações entre si. Diferentes formas podem fazer bonito quando misturadas. Por exemplo, duas estampas geométricas, como losangos e quadrados. Desenhos iguais em tamanhos diferentes são super atuais também. Lembrando que a estampa maior deve ficar na região que você quer chamar a atenção. Se você nunca tentou, essa é a hora. Arrisque, brinque, aproveite a hora do vestir para se conhecer melhor.

Foto divulgação

Até a próxima edição.

12


Thamiriz Garcia Campos

MODA

www.mundomaiseu.com.br l contato@revistanecessaire.com.br

O luxo

das rasteirinhas

O verão pede conforto, frescor e muitas sandálias rasteirinhas. Uma para cada dia do mês, de preferência! Mas como não é nada fácil ter uma sandália para cada dia, que tal abusar das rasteiras que combinam com tudo? As rasteirinhas são clássicas e unem o útil ao agradável: conforto e estilo! E nesse verão, em especial, elas vieram para bater de frente com qualquer sandália luxuosa por aí. Pedraria. Das mais acessíveis às preciosas. Bordados de todos os tipos. Texturas e cores das mais variadas. E as correntes. Ah, as correntes! As nossas queridinhas sandálias ganharam muitos detalhes requintados nesta temporada. Quem não ama? Hoje é muito fácil você se sentir bem e elegante mesmo sem cansar os pés com os glamorosos saltos altos. As rasteirinhas de luxo são ótimas para quem não gosta ou não pode usar salto. Elas combinam com todas as ocasiões e com os mais variados estilos de roupa. Vale apostar no modelo até para as saídas à noite.

Foto divulgação

A dica é escolher bem os detalhes da sua rasteirinha. Se você quer um modelo para usar à noite, dê preferência aos brilhos e pedrarias. Para o dia, opte pelas cores vivas. Mas não se prenda a isso! Se você quiser, pode fazer o contrário. Use os brilhos durante o dia e as cores a noite. O que vale é inovar e abusar das rasteirinhas de luxo.

14


MAKE

“Me leva que eu vou, sonho meu...” E como a regra agora é festa, o fotógrafo e maquiador Hugo Mogart, montou um passo a passo para todas nós estarmos lindas e poderosas nesse carnaval. 1. A produção começou com um primer para olhos (Mary Kay neste caso, mas você pode usar o que preferir) 2. Uma sombra marrom que puxa para o bronze da NYX foi usada em toda a base do olho, esfumando bastante embaixo e em cima. 3. Para finalizar, passamos novamente o primer, mas desta vez para fixar o glitter dourado (um luxo!!!) 4. E, é claro, não podemos esquecer de limpar os brilhos que caíram do pincel e dar mais uma pincelada de pó para ficar tudo igual. Para a noite, ele sugere um olhar fatal com direito a cílios postiços, olhos muito esfumados e pretos, dando todo aquele ar de mistério no olhar... E aí divas, vamos arrasar? Fotografia e Maquiagem: Hugo Mogart Instagram: @hugomogart l Facebook: Hugo mogart

Modelo: Sara Ramos

16

Sabrina Coelho contato@revistanecessaire.com.br


SAÚDE E BELEZA

V

Sobrancelha Perfeita!

ocê já deve ter reparado que todo mundo recomenda a você, e até mesmo você já deve ter recomendado para alguém: “faça suas sobrancelhas!”, para deixá-las limpas e delineadas, mais finas, mais isso ou aquilo, não é verdade? De fato, as sobrancelhas não são mais um mero detalhe no rosto. Além do aspecto estético, elas são um recurso estrategicamente natural do nosso organismo que fornece proteção para a área dos olhos.

É certo que, elas marcam o nosso olhar, equilibram as linhas de expressão e emolduram o rosto, podendo fazer toda a diferença na harmonização da face. A melhor maneira de ter as sobrancelhas dos seus sonhos, antes de pegar a pinça e sair arrancando os fios, é recorrer a um profissional qualificado, ou seja, um Designer de Sobrancelhas, que possa te orientar corretamente quanto às técnicas utilizadas e quanto ao formato de sobrancelha mais adequado ao seu formato de rosto (isso é muito importante). Há quem use o lápis próprio para sobrancelhas e até mesmo uma sombra adequada, utilizada com um pincel chanfrado. E também há quem prefira as hennas, que tingem

18

os fios das sobrancelhas deixando um efeito mais duradouro de até 15 dias. Para quem quer uma sobrancelha bem marcada e com longa duração existe a micropigmentação, chamada também de maquiagem definitiva da sobrancelha. Enfim, o importante é você saber escolher um bom profissional e ficar com as sobrancelhas lindas e impecáveis. Afinal, quem é que não quer ficar com um olhar fatal?!


Déa Sabine contato@revistanecessaire.com.br

SAÚDE E BELEZA

Hidratação capilar

Mito ou verdade?

A

experiência vivida nesses 20 anos de profissão e especialização em cabelos me possibilita dizer que um cabelo hidratado faz total diferença nos fios. Eu ouso dizer inclusive, que um cabelo preto, crespo, bem hidratado e com um corte elegante, é mais bonito que qualquer liso, loiro descuidado. É por isto que digo e repito: uma boa hidratação faz toda a diferença! Sol, calor, ar condicionado, poluição, vento, secador muito quente, banhos de mar e de piscina, e é claro, as químicas, secam e quebram os fios, deixando-os pesados e sem vida. É por isso que os especialistas recomendam hidratações periódicas para evitar que o fio perca a maciez, brilho e beleza. A freqüência depende da estrutura do cabelo de cada um e das necessidades dos fios, mas podem ocorrer uma vez por semana ou a cada 15 dias. Desde o início de minha carreira como cabeleireira, decidi que iria ter total responsabilidade sobre as madeixas colocadas em minhas mãos. A partir daí, minha preocupação com ¨visagismo¨ no corte e com o tratamento dos fios é constante no meu trabalho. E as pessoas não tem noção de quanto uma hidratação ou um tratamento específico para o que seu cabelo realmente necessita faz. Hoje em dia, a tecnologia está apostando muito na área da beleza. Com isso, temos várias possibilidades de tratamento capilar. Reposição de elementos específicos de acordo com

20

a necessidade dos fios é uma das principais apostas do nosso salão. Por isso, faça-nos uma visita para a avaliação dos seus cabelos. Nem sempre ele necessita de um corte radical. Sempre há esperança para o cabelo de quem realmente se preocupa com a vitalidade, brilho e movimento. Até a próxima.


INSPIRAÇÃO

Qualificação

o segredo do sucesso

Vinicios Moraes Batista, 27 anos, solteiro, é natural de Campos dos Goytacazes – RJ e reside em Itajaí há quatro anos. Técnico em Eletromecânica e Tecnólogo em Petróleo e Gás, Vinicios fundou o ITEQ – Instituto Técnico de Qualificação com o objetivo de atender as demandas de mão de obra qualificada das empresas que atuam na manutenção e construção naval (estaleiros) e principalmente no setor de petróleo e gás. Há apenas três anos no mercado a instituição já é considerada referência no ramo, reconhecida pelas empresas que atuam no setor e também por seus alunos devido aos resultados obtidos. Em sua entrevista. Vinicios nos contou como surgiu esta grande ideia e como tornou um sonho a sua realidade e de muitas outras pessoas, transformando o futuro de diversas famílias no sul do país...

Uma dificuldade comum a todos Quando saiu da faculdade, encontrou muita dificuldade para conseguir um emprego na área, então, para agregar valor ao currículo, realizou vários cursos de capacitação e qualificação profissional, o que lhe ajudou muito. Quando finalmente conseguiu uma colocação profissional, Vinicios percebeu que esta dificuldade não era sua, mas de toda uma gama de profissionais nas mais diversas áreas, isto certamente acendeu uma centelha para que, futuramente, criasse uma instituição para qualificar, apoiar e direcionar os profissionais a obter seu espaço no mercado.

22


O primeiro passo... Vinicios relata que não teve muito tempo para planejar sua entrada no mercado, foram cerca de seis meses entre o projeto e a prática. Ao chegar em Itajaí percebeu que o setor naval, de petróleo e gás já estavam bastante aquecidos na busca de profissionais e até então não havia uma escola de qualificação para atender estas áreas. Foi somente uma questão de tempo para colocar suas ideias em prática.

ITEQ: sucesso e profissionalismo além das expectativas O ITEQ completa três anos no dia 22 de março e tem como objetivos aprimorar cada vez mais seu processo de qualificação profissional e ampliar a gama de cursos oferecidos para atender as necessidades do mercado. Expandindo constantemente, O ITEQ já atua em 15 cidades e abrange os estados de SC PR, tendo como cursos que mais se destacam hoje no mercado o de plataformista, voltado para a área de petróleo e gás e o de soldador industrial, voltado para área de construção e manutenção metal mecânica. Isto se deve à falta de profissionais qualificados e busca incessante desses profissionais pelas empresas. Mas com certeza as perspectivas para todos os outros cursos são inúmeras, considerando que as expectativas de crescimento do setor em nossa região são as melhores.

23


INSPIRAÇÃO

Mas nem tudo são flores... A falta de incentivo à informação, muitas vezes por parte do poder público, não facilita o processo de comunicação com a população, principalmente a população jovem. Ainda há muito a ser feito nesta área para que realmente sejam vistas as oportunidades e os benefícios gerados com a instalação das empresas na nossa região.

O sucesso das mulheres Hoje em dia não existe mais guerra dos sexos, pois o trabalho feminino é muito bem visto e requisitado pelas empresas, em alguns casos até mais que o dos homens. As mulheres estão revolucionando o mercado. Vários indicadores mostram que a contratação feminina cresce continuamente e elas estão até mesmo mudando o perfil do setor. A preferência por mulheres ocorre na área de solda em função do seu detalhismo e na ocupação de cargos de comando nas plataformas de petróleo em função da quantidade de fatores que as mesmas relacionam no momento da tomada de decisão.

O sucesso dos alunos é o resultado esperado Tendo oferecido a capacitação e o encaminhamento para o mercado de trabalho, o sorriso e a satisfação dos alunos que retornam à escola para agradecer a conquista do seu novo emprego é o melhor reconhecimento que o ITEQ poderia receber. “Isso realmente não tem preço” afirma Vinicios.

24


Um empreendedor atento e humano... Os principais diferenciais de Vinicios são a sua preocupação em formar profissionais qualificados de forma rápida, mas sem perder a qualidade, e inserir o aluno ITEQ no mercado, pois m uitas escolas entregam o certificado mas não se preocupam em direcioná-lo para uma oportunidade profissional. “Vejo em muitos casos, que o aluno chega à escola desempregado, precisando trabalhar. Por isso não podemos perder tempo, é o presente e o futuro dele e de sua família que estão em jogo.”

Aposte em parcerias, esta é a mensagem de Vinicios para você! “Nunca desista de buscar os seus objetivos, tenha sempre fé em Deus. As dificuldades vão surgir a todo o momento, o segredo é ter paciência para transformá-las em experiências para seguir em frente. Se você tem um sonho, torne realidade. Se não consegue sozinho, faça como eu: encontre profissionais dispostos a te ajudar, afinal, ninguém vence uma guerra sozinho (a)!!!”

25


Revista Nécessaire Affaires contato@revistanecessaire.com.br

SAÚDE E BELEZA

Celulite

C

om o calor da estação e o calor natural que temos aqui em nossa região tudo acaba diminuindo, inclusive nossas roupas, mostrando até o que estava mais escondidinho no inverno, como os indesejáveis furinhos da celulite!

O que é A Celulite (fibro edema gelóide - FEG) trata-se de uma desordem localizada de origem não inflamatória que envolve alterações estruturais (derme, tecido conjuntivo subcutâneo, circulatórias). Ocorre predominante em mulheres, por conseqüência do hormônio feminino (estrogênio). Essas alterações causam a perda da elasticidade, dificuldade na circulação linfática, evidenciando o famoso aspecto de “casca de laranja”.

O que causa Freqüentemente associada ao acúmulo de gordura, independente do peso, sedentarismo, tabagismo, anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e hábitos alimentares pouco saudáveis.

Venha nos fazer uma visita e diga adeus à sua celulite!

26

Tratamentos Na Rede Magrass você encontra tratamentos que podem auxiliar a reduzir a celulite. O Flex Celulite é um tratamento indicado para celulites de grau I, II e III no qual é associado o Programa Metabólico e duas técnicas especializadas, o Anidro X Medicinal e a Endermologia. O Anidro X Medicinal, uma exclusividade Magrass, mescla o poder da Carboxiterapia à Melange-CBX (ativos que proporcionam a quebra de gordura com a tecnologia de nanopartículas). O Gás Carbônico Medicinal (carboxiterapia) é aplicado com objetivo de causar a ruptura das células de gordura e também das fibras de colágeno esclerosadas. A Endermologia é uma técnica que combina simultaneamente a sucção proporcionada pela pressão negativa do aparelho, com a ação massageadora auxiliando duplamente a redução de medidas e celulite.


SAÚDE E BELEZA

Allison Zilio CREF 013864-G/SC l contato@revistanecessaire.com.br

INDIVIDUALIDADE

A

individualidade são as características ou particularidades inerentes a cada indivíduo. É a reunião dos atributos que diferenciam uma pessoa ou alguma coisa, fazendo com que algo ou alguém seja único.

Tendo entendido isso, pergunto: Por que o meu treino na academia deve ser exatamente igual ao de outro aluno? Tirando alguns casos específicos, devemos sempre pensar nas seguintes questões: • Exercícios: “Não existem exercícios contraindicados na musculação, mas pessoas contraindicadas a executar determinados exercícios”. Cada pessoa tem sua limitação, assim, fulano talvez consiga fazer um agachamento tranquilamente, mas o colega do lado não. Isso deve ser analisado toda vez que você fizer um novo exercício. Se não se sentir confortável, informe o professor. • Patologias: problemas cardíacos, joelhos, desvios posturais, são apenas algumas variáveis que devem ser observadas na prescrição de exercícios. • Estilo de vida: uma pessoa sedentária não pode, a princípio, ter o mesmo ritmo de treino que uma

Foto divulgação

28

pessoa ativa, sendo necessária uma adaptação. • Biótipo: devemos considerar fatores genéticos, idade, peso, altura, e demais características do indivíduo. Uma pessoa de 20 anos é diferente de uma pessoa de 35, na questão de metabolismo por exemplo. • Frequência na atividade: devemos considerar quantas vezes por semana você irá praticar a atividade. Isso influencia na montagem do treino. • Objetivos: Se meu objetivo é emagrecer, não será muito lógico o meu treino ser idêntico ao de um aluno que queira hipertrofia. A ideia é observarmos nossas próprias características para construirmos nosso treino. Não cito o fato de dois amigos que vão até a academia e fazem o mesmo treino, pois isso é motivador. Mas devemos sempre respeitar nossos próprios limites e não achar que o que serve para o meu vizinho me servirá também.


SAÚDE E BELEZA

Beleza x

testes em animais

N

o Brasil, por trás da grande indústria da beleza, existe uma fábrica de horrores: vários animais como coelhos, camundongos, cachorros, etc, usados para testar as possíveis reações alérgicas e o nível de toxidade desses produtos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diz que qualquer animal pode servir à experimentação, mas os modelos mais utilizados para testes de cosméticos são aqueles com maior sensibilidade, facilidade de manejo e similaridade anatômica, fisiológica ou metabólica com o homem. Agora, por favor me expliquem por que na Europa os testes em animais estão proibidos para cosméticos desde março de 2013? A única resposta oficial é essa aqui: “ainda não é possível abandonar a utilização de animais na avaliação da segurança de produtos por falta de métodos alternativos validados”. Na realidade, “os testes em animais servem mais para dar segurança á empresa do que para o consumidor. Esse teste feito para testar se o produto vai arder no olho, por exemplo, pode ser feito numa película do ovo que é muito semelhante à membrana ocular. O organismo dos animais é diferente. Eles têm certas imunidades que nós não temos e vice-versa.

30

Suélen Sandri Pereira Consultora de Beleza Integral e Professora de SUP Yoga

Quem garante que um teste em animal protege a gente? Protege a empresa porque amanhã no tribunal ela vai mostrar um documento dizendo que fez o teste. Pergunto: quantos remédios testados em animais já foram retirados do mercado?”. Ótima observação da Clélia Angelon, presidente da empresa de cosméticos orgânicos Surya Brasil. Numa sociedade civilizada, não pode haver beleza em crueldade contra os animais. Já está mais que na hora da ciência aqui no Brasil evoluir com a tecnologia! Confira no site http://www.pea.org.br/crueldade/ testes/naotestam.htm uma lista de produtos não testados em animais.


RELACIONAMENTO

Suellen Mengato Psicóloga CRP 12/09970 l contato@revistanecessaire.com.br

Ciúme

o monstro de olhos verdes (parte I) de autoestima e de confiança em si próprio mais do que na falta de confiança no companheiro.

Foto divulgação

E não venha me dizer que um pouquinho de ciúme faz bem, é precaução (isso é pensamento de ciumento, rsrs). Ciúme não é saudável, o que faz bem para uma relação é o zelo, a preocupação e o respeito entre o casal. Perceber que a pessoa ao seu lado entende suas necessidades e individualidades proporciona um sentimento de amor e proteção. “Oh, tende cuidado com o ciúme. É um monstro de olhos verdes, que zomba da carne de que se alimenta” diz uma famosa fala de Iago em Otelo, de Shakespeare. Ciumentos, nós? O ciúme é um dos sentimentos destrutivos que mais afetam os relacionamentos. Segundo dados de uma pesquisa da Universidade de Sunderland, na Inglaterra, os brasileiros são a população mais ciumenta entre as nacionalidades investigadas. Relacionado à ameaça de perda de alguém que se ama para outra pessoa, o ciúme depende de como você “interpreta” a situação, não necessariamente se refere a fatos concretos. Vem sempre recheado de incertezas, dúvidas, possibilidades que se insinuam. É um sentimento certamente muito doloroso e vem associado a outros como a raiva, o desejo de vingança, a inveja e a ansiedade. Pode estar diretamente relacionado à falta

32

Até certo ponto o ciúme pode ser inofensivo, precisa estar presente quando há uma ameaça real de perda, de traição. Entretanto, quando se baseia em evidencias fictícias, sem nenhuma ameaça real, é percebido como desproporcional e vem acompanhado de sintomas como aperto no peito, palpitação e imaginação de traição ou algo do gênero o ciúme está exagerado. Muitas vezes a pessoa começa com comportamentos compulsivos (mais fortes do que ele ou ela) na tentativa insana de obter segurança, como: abrir correspondência do outro, ouvir telefonemas, olhar os bolsos, carteira, conferir recibos, extratos bancários. Nestes casos, é necessário tratamento, pois torna-se patológico. Na próxima edição, vamos falar sobre o tratamento, como o outro pode lidar com o ciumento e quais as suas possíveis causas.


Ana Paula Majcher Petry

FILHOS

Psicóloga CRP 12/10780 l anap.petry@gmail.com

Limites e regras

O desafio de educar

U

m dos maiores desafios para os pais é conseguir estabelecer limites e conquistar a autoridade. Cada criança é única e sua individualidade deve ser respeitada, no entanto, existem algumas atitudes que podem tornar esta tarefa mais eficaz. O primeiro aspecto é o exemplo, afinal, se você quer que seu filho tenha um determinado comportamento, deve dar o exemplo, a regra do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” nem sempre funciona. Reforçar o bom comportamento (não com “brindes” materiais, mas com carinho e elogios, por exemplo) é sempre uma boa opção. Além disso, valorizar mais o esforço do que o resultado final também faz diferença, assim, frases como “Parabéns, você é muito bom” podem ser substituídas por “Que legal, você se esforçou bastante para esta tarefa”. Cuidado para não confundir autoridade com au-

toritarismo, bater e gritar não são necessários, por isso, ter paciência e compreensão é primordial. Dar limites não é ser tolerante a erros, é ter paciência, compreensão e sabedoria. Os pais devem aceitar os erros, afinal, quem não erra? Os pais devem saber ouvir, acolher com doçura, mas ao mesmo tempo ser sérios e sensatos, justos, apontando os erros, de forma a ensiná-los. Esta tarefa deve ser iniciada desde cedo, e os pais devem estar de acordo, nunca desautorizando um ao outro na frente do filho, se você não concorda com a atitude de seu parceiro, converse com ele em particular. E não esqueça: não cumprir algumas regras e “escorregar” é normal, desde que isso não seja constante, o bom senso sempre é bem vindo!

Foto divulgação

34


VIDA EM ORDEM

Edeltraut Lüdtke Knies www.transformandoespacos.com l contato@revistanecessaire.com.br

Projeto de Vida

Comece por você!

A

definição do título desta coluna como “Vida em Ordem” foi uma escolha muito acertada, pois quando falamos em organização não nos referimos somente a casa e trabalho, mas a vida como um todo, englobando suas mais diversas áreas. A forma como administramos nossa vida que refletirá “a ordem ou a bagunça” nos demais aspectos. Se você espera um ano diferente, está com muitas ideias novas para colocar em prática, pare e organize seus pensamentos criando seu Projeto de Vida. Ele ajudará você a se conhecer melhor e a traçar o caminho para realizar seus sonhos. A primeira versão do seu Projeto de Vida dará mais trabalho para elaborar, porém nos anos seguintes bastará revisar o que for preciso.

Reflita sobre cada uma destas perguntas e escreva suas respostas: 1. Qual é a sua missão? 2. Qual é a sua visão? 3. Quais são os seus valores e princípios? 4. Quais são os seus pontos fortes? 5. Quais são os aspectos que você precisa melhorar na sua vida? 6. Quais são as oportunidades que você poderá aproveitar? 7. Quais são as ameaças que poderão atrapalhar os seus planos? 8. Quais são os seus objetivos de vida? 9. Quais serão as estratégias (ações) que você utilizará para atingir os seus objetivos (considere também todas as respostas anteriores)? 10. Quais são suas metas a curto, médio e longo prazo?

Há diversos modelos que poderão te ajudar, também disponibilizo alguns no meu blog www.transformandoespaços.com. Se quiser trocar uma ideia sobre o assunto fique a vontade para questionar!

36


NEGÓCIOS

Karoline Santos www.companhiadaestrategia.com l contato@revistanecessaire.com.br

Treinamento

a chave para o sucesso FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO: devem ser realizados quando o profissional não possui o conhecimento específico desejado. Podem ser omportamentais: trabalho em equipe, feedback e comunicação ou técnicos: atendimento ao cliente, programa 5S, vendas, administração do negócio, gerenciamento para a qualidade, entre outros.

Encontrar a pessoa certa para fazer parte da sua equipe é uma tarefa difícil. Raramente encontramos profissionais com as competências necessárias para uma vaga. E você sabe o que é competência? Ela está baseada em: Educação - refere-se a escolaridade, Treinamento - formação, cursos realizados, Habilidade - saber fazer e Experiência - trabalhos já realizados (NBR ISO 9001). O Treinamento está entre as principais barreiras nesta busca e você empreendedor(a) precisará formar essa competência. Há três tipos de treinamentos que quero destacar: Integração, formação/aperfeiçoamento e desenvolvimento. INTEGRAÇÃO: essencial para o candidato que acaba de chegar. Conhecer a empresa, políticas, valores, normas, responsabilidades, clientes, foco da empresa e a importância de cada função para a empresa. Assim o colaborador se sentirá parte dela.

38

DESENVOLVIMENTO: Esses tendem e inspirar funcionários, pois desenvolvem novas competências, diferentes da área de atuação do funcionário, como um treinamento de desenvolvimento de líderes, gestor de qualidade, gestor ambiental, formação de auditor interno. Não adianta o dono ter um excelente negócio se sua equipe não está devidamente treinada e preparada para atingir o objetivo. Treinar é a chave do sucesso. Conheça a nossa agenda e programe-se. Inscrições abertas 2014: www.companhiadaestrategia.com ou contato@companhiadaesttrategia.com.

Foto divulgação


VIDA EM ORDEM

Patrimônio automotivo

Dicas para cuidar do que é seu!

F

az parte da cultura do brasileiro cuidar do automóvel por prazer. Esse gesto não só conserva o patrimônio e valoriza para uma futura comercialização, mas também tem tudo a ver com a sua saúde, a sustentabilidade e economia do planeta, você sabia? Por exemplo, muitas vezes a parte interna do automóvel é esquecida, porém, Carpetes e tapetes podem ser responsáveis por diversos problemas respiratórios. Fique atenta! Já o polimento é considerado um processo ecológico e econômico, onde evita-se uma restauração, o uso de solventes, tintas, vernizes, massas, fundos, entre outros, redução não só quantitativa, mas associada a melhora qualitativa, como no uso de produtos à base de água. Considerando que as mulheres estão cada vez mais atentas ao seu patrimônio automotivo e depois de muito analisar o mercado feminino, suas necessidades, dúvidas e dificuldades, a Esteticar Martelinho de Ouro resolveu inovar mais uma vez preparando pacotes de embelezamento automotivo para deixar seu carro ainda mais perfumado e conservado. Confira nossas propostas para você:

40

• Kit estética: banho de espuma, brilhante na lataria, escovação dos tapetes e carpetes. • Escova limpa pelos para estofados: esta é para você que tem um bichinho de estimação que gosta de passear, é uma ótima opção para manter o estofamento sempre novo. • Peeling na pintura: polimento espelhado na pintura removendo manchas, rugas (riscos superficiais) e impurezas causadas pela ação da natureza. • Tratamento profundo na pintura: espelhamento com produtos à base de água e cera de carnaúba proporcionando mais brilho e deixando a pintura do seu carro mais protegida por até seis meses.

Que tal um banho de loja?


Rafaela Garcia

CASA E DECORAÇÃO

Aline Silva Arquitetura l contato@revistanecessaire.com.br

ACM

o revestimento do momento

A

procura por praticidade também se faz presente na Arquitetura, com isso, o desenvolvimento de novos materiais que proporcionem este efeito é constante, como o ACM (em inglês, Aluminum Composite Material) utilizado para revestimentos. Atualmente arquitetos utilizam esse material inovador em função da sua rigidez e leveza, além das possibilidades de moldá-lo (cortar, dobrar e curvar) conforme as necessidades de cada projeto. O Revestimento ACM é um material composto em alumínio, que apresenta grande versatilidade e pode ser usado na decoração de ambientes, fachadas, painéis luminosos, platibandas, pilares, entre outros.

Antes

42

O material apresenta-se em placas com espessuras de 4 a 6mm que podem ser fixadas em estruturas ou paredes, oferecendo uma grande variedade de cores e imitações de texturas. O uso do ACM, na sua maioria, é empregado em projetos da Arquitetura Contemporânea. Porém também é recomendado para remodelações de RETROFIT por apresentar uma boa resistência e leveza, tornando adequado aos serviços de reforma em edificações, onde se deseja dar um novo aspecto estético sem a necessidade de reforços estruturais. As vantagens em empregar este material são a sua maleabilidade, grandes modulações, amortecimento acústico e térmico (fachadas ventiladas), leveza, resistência, durabilidade e redução da manutenção.

Depois


DESTINOS

Costão prepara estada especial para o Dia das Mães

U

m dos resorts mais luxuosos do Brasil, o Costão do Santinho, no norte de Florianópolis, já preparou a organização de uma das datas mais importantes do ano: o Dia das Mães. E, para este ano, a principal atração será o show nacional da Banda Blitz. A direção do Costão aguarda casa cheia e preparou um desconto especial nos apartamentos no fim de semana entre 9 e 11 de maio. A Festa “Mãe Glamorosa” tem uma série de atividades programadas. Entre elas, o espaço da beleza destinado às mamães, workshop de pole dance, gincana mães e filhos, confecção de presente surpresa, palestra sobre sensualidade, almoço especial, cassino e boate costão disco. Além disso, as hóspedes ilustres poderão participar da caminhada ecológica, observação de espécies, trilhas na Mata Atlântica e visita ao Museu Arqueológico com cinco mil anos de história. No mês passado, o Costão do Santinho foi duplamente premiado no Traveller’s Choice 2014, nas categorias Melhores Hotéis para a Família na América do Sul e no Brasil. “Desde o ano passado adotamos o conceito The Family Resort em todas as nossas ações, ser o Melhor Hotel para as Famílias

44

no Brasil e na América do Sul é fantástico e mostra que estamos no caminho certo” comemora o diretor comercial do resort Rubens Régis. Concedido pelo TripAdvisor, um dos mais importantes e acessados sites de viagens do mundo, os vencedores do Traveller’s Choice são conhecidos por meio das milhões de opiniões de turistas que a página na internet recebe. “Vencer o prêmio torna-se ainda mais gratificante, pois é o reconhecimento de nossos hóspedes pelo serviço que prestamos a eles”, completa Régis. “Visitei o Costão do Santinho pela segunda vez recentemente. Considero um dos melhores empreendimentos de lazer do Brasil. Atendimento impecável, instalações muito confortáveis e uma variedade culinária extremamente atraente e qualificada. Merece ser conhecido e frequentado pelos amantes do lazer. Meus cumprimentos ao empreendedor pelo seu arrojo e aos seus funcionários pelo bom atendimento aos clientes”, reconhece o hóspede Carlos Alberto Felizola Freire. Rafael Andrade Editor-chefe do Notisul


DESTINOS

Karoline Santos www.companhiadaestrategia.com l contato@revistanecessaire.com.br

Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió...

C

omo diz a música mais famosa da capital alagoana, é para ficar com saudade. Listarei minhas melhores experiências para deixá-los com água na boca e motivados para conhecer.

Feirinhas de artesanato: preços ótimos de roupas de banho, saídas de praia, chapéis, muito filé (renda típica da região), bebidas e doces nordestinos delíciosos.

Praia do Francês: Com arrecifes que embelezam as praias e as deixam perfeitas para o banho. Bares em bancos de areia no meio do mar, coco, passeios de barco são os atrativos desta praia. Um emocionante passeio de bugue te leva as falésias de onde são retiradas as areias dos souvenirs mais famosos daquela região.

Há uma variedade lugares para se deleitar em Maceió e não se pode deixar de conhecer a Bodega do Sertão com as melhores comidas nordestinas e sertanejas. Programe-se e descubra mais um belo Destino.

Maragogi: a alguns minutos da orla um catamarã te leva para se deliciar nas piscinas naturais. Água transparente entre os arrecifes cheio de peixes nadando ao seu redor naturalmente. Você pode realizar um mergulho com cilindro, ver corais e a vida marinha da região. Paripueira: uma praia gostosa cheia de verde com uma estrutura excelente (lojinhas, feirinha, restaurante, show cultural e forró pé de serra). São Miguel dos Milagres: uma praia tranquila. Pesseie de bugue pela comunidade e conheça as plantações de coqueiros, a “praça da fofoca”, a simplicidade da vila e a beleza natural que se completam.

46


O CENARIO

IDEAL

PARA VOCE APROVEITAR SUAS FÉRIAS

@remorapousada

facebook.com/PousadaRemoraPraiaDoRosa

Reservas: +55 48 3355-6050 | remora@pousadaremora.com.br

w w w. p o u s a d a r e m o r a . c o m . b r


Arlan Alves

ACONTECEU

arlanalves2011@gmail.com l www.arlanalves.com.br

Na posse da (ABRAMECOM), socialite e benemérita Rosemary Nogueira, Vera Tabach da ABIME, Beth Germer, Ivete Rodrigues da Sul Fashion e Neide Bini da Troféu de Cristal de Blumenau

O colunismo perde a rainha da FEBRACOS - Vera Martins

Argemiro Nunes recebeu o troféu Personalidades de SC 2013 no Laguna Tourist Hotel

Kleber e Marcelo do grupo Confraria Empresária Daniela Mendes em Laguna

Zuleide Herrmann de Criciúma

Geraldo Linzmeyer diretor geral do grupo CHA.

Sandro e Grazi lançam livro que é record de vendas em Itajaí 48

Rammon Bittentourt com Kiki Hoffmann do poderoso Villa Mer de Balneário Camboriú

Beth Tiscoski recebendo Gelson Padilha e o deputado Joares Ponticelli com o marido o Secretário do Ministério das Cidades Léo Tiscoski

Artista plástico de Tubarão Alan Mattei

Dr Mario Caporal com sua esposa Dra Silvana na noite de lançamento de seu livro em Tubarão


É INVESTIMENTO QUE GERA RESULTADO

Itajaí é um lugar bom para se viver, se investir e se divertir, mas para que a cidade continue crescendo, é preciso estar em dia com o município. O IPTU é uma forma de contribuição feita pelo cidadão, revertida em investimento para a cidade que volta em benefícios para você.

ESCOLA MUNICIPAL MELVIN JONES - CORDEIROS

15% de desconto até 15 de fevereiro

Se você pagou o IPTU 2013 em dia, neste ano você já receberá seu carnê com 10% de desconto. POSTO DE SAÚDE - CIDADE NOVA

Confira no site

10%

www.itajai.sc.gov.br

os pontos de distribuição dos carnês e retire o seu até o dia 15 de março. Se preferir, você também pode imprimir o boleto online.

de desconto até 15 de março

10x

1º vencimento em 15 de março CRECHE LOTEAMENTO SANTA REGINA

Rua Alberto Werner, 100 Vila Operária 47 3341.6000 www.itajai.sc.gov.br

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA


GASTRONOMIA

Sabor do Café

Dicas de preparação Confira aqui as regras fundamentais para a preparação desta bebida deliciosa: • Quanto melhor o café, maior é a extração e melhor o sabor da bebida. • Veja a data de fabricação. Café recém torrado tem mais sabor! • Existem 4 fatores que aceleram a perda de qualidade do Café, também conhecido como LUTO, por tratar-se de LUZ, UMIDADE, TEMPERATURA E OXIGÊNIO, por isso o ideal é manter o café sempre dentro de sua embalagem ou em uma lata com fechamento hermético, para diminuir essa perda; deixe o café em local fresco e seco, fora da geladeira.

• A água utilizada deve ser apenas aquecida - não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A temperatura ideal de preparo é de 90ºC. • Pelo pó de café deve passar somente água quente, jamais a bebida. A recirculação torna a bebida amarga, áspera e desagradável. • O café usado (borra) é o pior inimigo do sabor, aroma, da cafeteira e da sua saúde. Nunca reutilize, sequer misturando-o ao café fresco. • Use xícaras de porcelana, o sabor fica destacado e a temperatura constante.

• 98% do café é água, por isso utilize água filtrada ou mineral na preparação do café.

• No caso do uso de garrafas térmicas, estas devem ser limpas e exclusivas do café, lembrando que a garrafa térmica pode manter aquecido o café, mas nunca a qualidade da bebida.

• Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, nos próximos 20 minutos.

• Nunca prepare ou armazene a bebida adoçada porque se formará uma crosta de mal sabor nas paredes do recipiente.

• Não existe um ‘sabor ideal’ para o Café, o ideal é aquele que agrada a quem vai tomar, mas para auxiliar o preparo a ABIC criou uma receita padrão, trata-se de 6 a 8 colheres de sopa para 1 litro de água. Se a bebida resultar sem sabor aumente a quantidade de café. Se ela ficar amarga, áspera ou desagradável, diminua o tempo de contato com o café, diminuindo a quantidade do pó.

Enfim, deguste com prazer a bebida preparada na hora, pois ela vai deteriorando lentamente e um café preparado há mais tempo não terá o sabor agradável de um café fresco.

52

Fonte: ABIC


GASTRONOMIA

PÃO DE QUEIJO DE MICROONDAS Ingredientes

Modo de preparo:

• 1 ovo • 4 colheres de leite • 2 colheres de óleo • 1 pitada de sal • 4 colheres de polvilho azedo • 1 colher pequena de fermento em pó • 4 colheres de queijo ralado

Despeje numa tigela todos os ingredientes, coloque o queijo por último. Mexa até que tudo vire uma massa uniforme. Quanto mais ralado estiver o seu queijo, mais lisa vai ficar a massa.

54

Faça as bolinhas e coloque no microondas por 1 minuto de cada vez. Em no máximo 2 ou 3 minutos estará pronto seu pão de queijo!


Nécessaire 12a ediçao  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you