Page 1

Flipped Clasroom

Sala de Aula Invertida Prof. Maria Aparecida C. Knuppel - Unicentro


O conceito de uma flipped class, ou sala de aula invertida, incorpora uma nova visão da forma escolar: “em vez de aprender a teoria em classe e fazer exercícios na lição de casa, os alunos estudam os conteúdos preparados e sugeridos pelo professor em casa, para depois desenvolver em sala de aula e no caso da EAD, nos encontros presenciais e eu tarefas do Moodle atividades “


O método nasceu nos Estados Unidos para, entre outros fins, tornar as aulas mais divertidas e compatíveis à realidade dos alunos, reduzindo assim a evasão escolar.

A iniciativa têm se mostrado extremamente efetiva, não só fazendo com que os alunos não desistissem dos estudos, como melhorando seu aprendizado e seu desempenho.


Salas de aula invertidas podem se valer da disponibilização de aulas expositivas em vídeos online e fazer com que os estudantes realizem o “trabalho de casa” em aula, porém eles podem, e devem, ser muito mais que isso. Métodos baseados em pesquisa em ensino para inverter sua aula incluem o Ensino sob Medida (Just-in-time Teaching) e a Instrução pelos Colegas (Peer Instruction).


De acordo com Bergman e Sams 2012, existem diversas maneiras de inverter uma aula “Não há apenas uma maneira de inverter uma aula e é nisso que reside um dos pontos fortes desta metodologia”.

Segundo o autor citado a instrução pelos Colegas é, sem dúvida, a maneira mais utilizada de inverter a sala de aula. Entretanto, há a metodologia de ensino baseada no trabalho em grupo (team-based-learning) e no desenvolvimento de projetos (Project-based learning).


Em uma sala de aula invertida, os professores são essenciais e

realizam as mesmas tarefas que fariam em ambientes de ensino tradicional, tais como auxiliar a aprendizagem dos estudantes, selecionar e ministrar conteúdos, avaliar o desempenho dos estudantes. A diferença mais importante é que em uma sala de aula

invertida

aproveita-se

de

formas

diferentes

as

competências do professor dentro e fora do ambiente escolar.e se respeita os estilos de aprendizagem dos alunos. A aprendizagem invertida opera a partir do pressuposto de que os conteúdos estão dispostos na rede e em outros ambientes fora da sala de aula e deve ser uma tarefa compartilhada com os alunos e não um trabalho exclusivo do professor.


O trabalho de análise sugere que são necessárias quatro condições:

A principal ideia da flipped class é que devemos pensar cuidadosamente sobre qual é o melhor uso do tempo nos momentos presenciais e qual é o melhor uso do tempo no Moodle. Naturalmente, isto varia conforme o tópico e o grupo.


1. Ambientes flexíveis de aprendizado. Isto significa que os estudantes escolhem onde e quando querem estudar; 2. Cultura de aprendizagem centrada no aluno; 3. Conteúdo intencional, o que significa que os professores devem pensar cuidadosamente sobre quais os materiais e atividades são mais adequados; 4. Educadores precisam de formação continuada.

Aula invertida  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you