Issuu on Google+

PROJETODE

PATROCÍNIO NDESIGN2010


PROJETO 05 OBJETIVOS 05 IMERSÃO 06 JUSTIFICATIVA 06 ACESSIBILIDADE 06 DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO 07 PROJETO VERDE 07 CONDE 08 CONTEÚDO DO EVENTO 11 OUTRAS INFORMAÇÕES 14 BENEFÍCIOS ESPERADOS 16 PLANO DE MÍDIA 16 PLANO DE PATROCÍNIO 19 CONTATOS 22


01.PROJETO 1.1 RESUMO: Pretende-se abordar a interculturalidade através da imersão de participantes de todo o país em uma cidade evento. Durante uma semana serão abordados, através do Design, diversos aspectos sócio-culturais, sustentáveis e artísticos, buscando a discussão de idéias e experimentação de soluções visando o desenvolvimento humano.

1.2 IDENTIFICAÇÃO: • • • •

Nome do Evento: 20º Encontro Nacional de Estudantes de Design – N Design Imersão 2010 Cidade sede: Curitiba, PR Local de realização: Universidade Positivo - UP Estimativa de participantes: 5000

1.3 PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Data Início de realização: 20/01/2010 | Data Final de realização: 18/10/2010 Início do evento: 11/07/2010 | Final do evento: 18/07/2010

1.4 PÚBLICO ALVO: O público-alvo do Encontro Nacional dos Estudantes de Design - N Design é caracterizado por acadêmicos e profissionais de Design, além dos interessados nesta área, como por exemplo, os ramos de Arquitetura e Publicidade. Segundo dados da última edição do N Design realizada em 2009, em Olinda-PE, os 2158 participantes inscritos oriundos das diversas regiões do país: 1,8% da Região Centro-Oeste; 9,1% Região Norte; 49,1% da Região Nordeste; 28,3% da Região Sudeste e 10,3% da Região Sul, 45,8% eram homens e 54,1% mulheres. Este público é composto por acadêmicos e profissionais que procuram não só a visibilidade da sua profissão, integração, troca de experiências, formação de uma rede de contatos, mas que tem por intenção desenvolver uma formação profissional e acadêmica com uma visão mais ampla e crítica da realidade.

02.OBJETIVOS O N Design Imersão 2010 acontecerá entre os dias 11 e 18 de julho de 2010, na cidade de Curitiba-PR, terá como sede a Universidade Positivo. Propondo a criação de um ambiente completo para o evento, a cidade evento, onde os inscritos poderão participar de forma plena. Todas as atividades serão realizadas no mesmo espaço, proporcionando a troca de experiências e vivências entre, aproximadamente, 5.000 participantes de diversas regiões e culturas.


Objetiva-se o desenvolvimento do senso crítico e da pró-atividade, condizente com as movimentações sociais e culturais ocorridas nos últimos anos. Através de atividades horizontais, onde o participante atua ativamente, no compartilhamento do conhecimento. Busca-se também a difusão da cultura nacional em atividades, tais como shows, grupos culturais, feiras gastronômicas e mostra de vídeos, sob a ótica do Design. Para favorecer esta difusão cultural e a inclusão social, o evento oferecerá inscrições a preço acessível. Por fim, haverá a promoção e difusão do evento e dos arquivos históricos, com o lançamento da Exposição Comemorativa dos 20 Anos de N Design, apresentando todo o material nunca antes divulgado.

03.IMERSÃO Pronto para mergulhar? Imersão, por definição, é a dedicação intensa de um indivíduo a determinado assunto. Ela visa um vínculo maior entre o encontrista e o evento, resultando em uma integração e uma interação satisfatória entre as partes. Os formatos tradicionais dos eventos já conhecidos foram adaptados para melhor atender a nossa proposta, a fim de atingir os objetivos. Por isso, disponibilizaremos uma cidade evento, com todas as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades com o máximo de comodidade para o encontrista.

04.JUSTIFICATIVA O N Design – Encontro Nacional dos Estudantes de Design – é um evento sem fins lucrativos de caráter científico, político, acadêmico e cultural, realizado anualmente desde 1991. Surgiu com o objetivo de criar um espaço para o encontro de todos os estudantes de Design do país, e assim promover discussões, troca de idéias e geração de soluções para as questões relativas ao mundo do Design. Em 19 anos de realização, o N Design conseguiu se consolidar como um dos maiores eventos da América Latina, tornando-se referência de qualidade na área de Design. No ano de 2007, em Florianópolis-SC, atingiu-se o maior número registrado de participantes, totalizando 4532 inscritos. Hoje, o N Design é organizado para propiciar aperfeiçoamento pessoal, disseminação de conhecimento e integração à comunidade brasileira de Design. O evento também visa proporcionar aos participantes diferentes fontes de conhecimento além das tradicionais. Isto acontecerá através da interação entre os participantes e do contato com profissionais. Além de promover o crescimento e amadurecimento pessoal e profissional, contribui para a formação de cidadãos, conscientizando-os da importância do Design como fator de desenvolvimento social. A Comissão Organizadora do N Design sempre se preocupou em propiciar a todos a possibilidade de participar do evento. Para que isto ocorra, é necessário obter patrocínios e


04.JUSTIFICATIVA apoios. Em edições anteriores, uniram-se ao projeto, Governos Municipais e Estaduais além da Petrobrás, AMD e Correios. Embora tenham ocorrido várias mudanças sócio-culturais neste período, tais como a revolução digital, difusão da internet, e, mais recentemente, as redes sociais, o N Design apresenta basicamente o mesmo formato desde o seu lançamento. Diante destas mudanças torna-se necessária a alteração do formato do N Design para adequar-se à realidade vivida 20 anos após o seu lançamento. Assim, nasceu a proposta para a vigésima edição do evento, novamente a ser sediada em Curitiba, intimamente ligada à interculturalidade e à interdisciplinaridade, que serão analisadas e trabalhadas através das ferramentas do Design. Além de valorizar e dar continuidade à história dos estudantes de Design proporcionará ao participante diferentes experimentações em atividades culturais que visam o desenvolvimento humano.

05.ACESSIBILIDADE O espaço destinado à cidade evento é o Campus da Universidade Positivo, espaço escolhido, dentre outros motivos, por proporcionar conforto e comodidade a todos. Além do amplo espaço físico, salas de aula e auditórios, a Universidade oferece infraestrutura adaptada ao acesso de portadores de necessidades especiais, minimizando a barreira física, disponibilizando estacionamentos exclusivos, rampas de acesso, elevadores, banheiros e vestiários. Especificamente, no Teatro Positivo, local onde irão ocorrer as principais atividades, há poltronas confortáveis para diferentes tipos físicos e locais para portadores de necessidades especiais. O sistema de transporte público que alimenta a instituição dispõe de ônibus também equipados para atender a esta demanda especial. Para minimizar as barreiras tecnológicas, a acessibilidade à web será parte integrante do projeto, seguindo os princípios de inclusão digital.

06.DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO O evento tem como característica predominante a sua horizontalidade, ou seja, os participantes serão convidados a colaborar com a disseminação do conhecimento e da cultura e contribuir com a construção do conteúdo do evento. A participação de diversos grupos e segmentos sociais sejam estes de diferentes regiões do país, classes sociais ou ideologias políticas, contribuirá com a geração e multiplicação do conhecimento. Trabalhos inscritos no Seminário de Produção Acadêmica (SEPA), Mergulhos e Mostra de Vídeos farão parte destas oportunidades de contribuição, onde os projetos avaliados e selecionados por uma comissão avaliadora estarão isentos da inscrição do evento. Outra forma de isenção serão os monitores, participantes que irão somar ao corpo de staff do evento na realização de pequenas atividades, passando por avaliação e seleção. Ao todo, as isenções irão totalizar 10% das vagas disponíveis no evento, aproximadamente 500 colaboradores.


O N Design Imersão 2010 tem como proposta uma série de exposições durante o evento. Estas exposições serão abertas à sociedade e, a fim de difundir este conhecimento para as futuras gerações as escolas de Ensino Fundamental e Médio serão convidadas para visitálas gratuitamente. Isto poderá ser viabilizado em parceria com a Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba e Governo do Estado.

07.PROJETO VERDE O formato de cidade evento irá possibilitar um maior controle do impacto ambiental, isto porque todo o consumo e emissão de resíduos estarão restritos a um mesmo local. Serão criados pontos de coleta seletiva do lixo, antes e durante o evento, para que este tenha destino adequado através de parcerias com órgãos públicos e ONGs. Para reforçar a importância da coleta seletiva, serão criadas campanhas educativas que estimulem ações de redução do impacto ambiental e conscientizem os participantes e a comunidade durante e depois do evento. Ao invés de materiais descartáveis, serão produzidos e utilizados materiais de consumo reutilizáveis. Para materiais de consumo de curta duração, será utilizada matéria-prima reciclada. Haverá ainda a implantação do Sistema de Informação do Encontrista, com quatro ilhas que garantirão acesso rápido e funcional às informações do evento através de totens interativos e ambientes virtuais. Tal sistema reduzirá a produção de material gráfico minimizando o impacto ambiental e fomentando a conscientização ecológica dos participantes.

08.CONDE 8.1 CONDE CURITIBA: A Comissão Organizadora do N Design - Conde Curitiba, formou-se em dezembro de 2008, com um grupo de 15 (quinze) pessoas ligadas aos Centros Acadêmicos da cidade, além de apoios de fora da cidade e colaboração de professores como a Doutora Maristela Ono e o Mestre Naotake Fukushima, Coordenador Geral do 1 º N Design. Durante 45 (quarenta e cinco) dias este grupo estruturou o pré-projeto apresentado em reunião do Conselho Nacional dos Estudantes de Design em Janeiro de 2009 na cidade de Recife, oficializando a candidatura da Cidade. Nos meses seguintes, o grupo cresceu, alcançando 38 (trinta e oito) membros, e desenvolveu o projeto defendido em reunião do Conselho Nacional dos Estudantes de Design em Julho de 2009, durante o N Design Pernambuco. A candidata foi eleita por unanimidade dos votos e a partir de então a equipe trabalha na execução da proposta. Em dezembro de 2009, alcançou o seu número máximo, 64 membros efetivos, todos voluntários, além de dezenas de colaboradores, sendo na sua grande maioria estudantes de Design de diversas Instituições de Ensino de Curitiba.


8.2 ESTRUTURA: A Conde Curitiba possui, além dos Órgãos Gestores - Representantes Institucionais; Gerenciamento de Projetos e Conselho de Planejamento - 29 comissões distribuídas em 6 áreas: Área Administrativa • Comissão de Assuntos Jurídicos • Comissão de Qualidade • Comissão de Recursos Humanos • Comissão de Secretaria Geral • Comissão de Tesouraria Área de Conteúdo • Comissão de Atividades Indicadas • Comissão de Atividades Inscritas • Comissão de Atividades Paralelas • Comissão de Exposições • Comissão de Núcleo de Pesquisa Área de Marketing • Comissão de Criação • Comissão de Promoção • Comissão de Registro • Comissão de Relações Públicas Área de Recursos • Comissão de Bazar • Comissão de Editais • Comissão de Patrocínio Área de Estrutura • Comissão de Alimentos e Bebidas • Comissão de Alojamento • Comissão de Bem-estar • Comissão de Centro de Convivência • Comissão de Eventos e Integração • Comissão de Espaços de Atividades • Comissão de Kit e Almoxarifado • Comissão de Logística de Pessoas • Comissão de Monitoria • Comissão de Tecnologia e Informação Área de Relações Estudantis • Comissão de Assessoria ao Cone Design • Comissão de Assessoria ao Encontrista


8.3 FUNCIONAMENTO As comissões tem autonomia para atuar em estudo, planejamento e execução de suas funções específicas. Assuntos comuns às comissões de uma mesma Área são tratados semanalmente nas Reuniões Ordinárias de Áreas. Cada Área possui um conselheiro que a representa perante o Conselho de Planejamento, que se reúne também semanalmente e é responsável pela estruturação e gestão estratégica do projeto. Além destas reuniões, acontecem as Reuniões Ordinárias Gerais, atualmente com periodicidade semanal, onde participam todos os membros da Conde Curitiba. A estrutura foi pensada para que não houvesse decisões centralizadas, mas sim responsabilidades distribuídas entre todos da equipe, onde os interesses de cada comissão são representados pelos seus conselheiros, que possuem direitos iguais em momentos consultivos e deliberativos do Conselho de Planejamento. Os demais membros da Conde Curitiba possuem direito igual de voto em sua comissão, Reuniões de Área e nas Reuniões Gerais. Os projetos e soluções propostas iniciam-se a partir de sugestões internas e externas e são desenvolvidos de maneira colaborativa, em documentos compartilhados on-line, onde todos os membros tem acesso simultâneo a edição. A revisão e finalização são realizadas em Reuniões Executivas, nas quais participam conselheiros e membros interessados ou convocados. Este procedimento visa incluir diferentes pontos de vista e tornar o projeto adequado e mais abrangente.


8.4 ORGANOGRAMA


09.CONTEÚDO DO EVENTO O N Design Imersão 2010 oferecerá atividades que tenham um caráter horizontal, possibilitando, assim, uma maior aproximação do participante. Para atender a um público estimado de 5000 pessoas, serão propostas várias atividades tais como Debates, Mostra de Vídeos e Exposições, além de alguns modelos novos adaptados ao projeto de Curitiba, tais como os «Biarticulados» e os «Mergulhos». Segue abaixo a relação de todas as atividades:

9.1 DEBATE: Discussão entre três convidados e um mediador, que podem ser tanto estudantes quanto profissionais de qualquer área. Terão duração de 2 horas, com uma hora e meia para discussão, relacionando o tema do dia com o Design e suas vertentes. A meia hora restante será aberta para questionamentos e comentários do público. O espaço será o Grande Auditório do Teatro Positivo que comporta até 2400 pessoas. Local: Grande Auditório - Teatro Positivo | Quantidade: 6 | Convidados: 24

9.2 BIARTICULADO: Bate-papos descontraídos entre dois convidados que já se conheçam ou que dominem assuntos semelhantes. Cada um apresentará um conteúdo e ao final ambos discutirão até chegar a um consenso. Consiste em um diálogo determinado por temas específicos, tais como Design de Moda, Design Social, Identidade, Cultura e Sociedade. Serão realizados no Pequeno Auditório do Teatro Positivo com espaço para até 714 pessoas, durante toda a semana. Local: Pequeno Auditório| Quantidade: 4 | Convidados: 8

9.3 SEPA: É o Seminário de Produção Acadêmica, onde ocorrerão apresentações de projetos acadêmicos, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, entre outros. Os trabalhos serão selecionados por um comitê científico, de acordo com as inscrições feitas previamente através do website do evento. Ocorrerá diariamente, tendo 1 hora e 20 minutos para a apresentação de 4 projetos e 40 minutos para perguntas e comentários do público. Serão realizados em Auditórios, para até 450 pessoas. Local: Auditórios - Bloco Vermelho | Quantidade: 5 seções | Convidados: 60 selecionados na categoria oral e 20 selecionados na categoria pôster.


9.4 CONE DESIGN: É o Conselho Nacional de Estudantes de Design, está sempre presente nas edições do N Design, através de representantes de Entidades de Base e Instituições de Design do Brasil. Possuirá reuniões diárias, que ocorrerão em horários exclusivos durante as manhãs, para discussões sobre articulação acadêmica, apresentação de cases e candidaturas das cidades-sede para o N Design 2011. Haverá também o Espaço Executivo do Cone Design, no qual os representantes e participantes podem decidir questões pertinentes ao Movimento Estudantil de Design, como o Estatuto do Cone. Este espaço será uma sala de um dos blocos da Universidade Positivo durante todo o dia. Local: Sala para até 60 pessoas | Quantidade: 6

9.5 PLENÁRIA: Momentos para balanços diários das atividades, informes, comentários e sugestões sobre o evento. Ocorrerão no Grande Auditório do Teatro Positivo, que comporta até 2400 pessoas, com duração de 45 minutos. Além das Plenárias Diárias, haverá a «Abertura do Evento» no primeiro dia e a «Plenária Final» (encerramento), no penúltimo dia, na qual ocorrem as considerações finais sobre o N Design e a votação para próxima cidade-sede. Local: Grande Auditório - Teatro Positivo | Quantidade: 7

9.6 COPA DO MUNDO DE DESIGN: Atividade esportiva em que os participantes poderão inscrever equipes de futebol (masculino e feminino) participando de um campeonato estruturado pela Conde Curitiba. Será realizada em duas quadras de futsal cobertas, localizadas na Universidade Positivo. Local: Quadras de Futsal - UP | Quantidade: 5 rodadas (5 dias) | Convidados: até 16 equipes femininas e 16 equipes masculinas

9.7 CENTRO DE CONVIVÊNCIA: Local de responsabilidade da Conde Curitiba, onde estarão disponíveis as informações do evento para os participantes. Local: Eixo central dos corredores externos de acesso aos blocos da UP

9.8 DISPERSÃO: Para se adequar ao formato do N Design Imersão 2010 - que visa à participação plena do encontrista, o primeiro dia foi reservado para que todos conheçam a cidade de Curitiba e não precisem sair da Universidade nos dias seguintes. Essa medida foi tomada como prevenção à evasão do evento. Desse modo, serão disponibilizados ônibus especiais exclusivos para o evento, que viabilizem o deslocamento dos participantes. Local: Cidade de Curitiba | Quantidade: 1 dia


9.9 QUEBRANDO O GELO: Atividades de integração, recreação e cultura. Ocorrerão diariamente, em horários alternativos do evento, principalmente no período da manhã. Envolvem apresentações de bandas que exige uma estrutura específica como palco e equipamentos de som (essa mesma estrutura será aproveitada para outras atividades). Serão realizadas em ambientes externos e em ateliês dentro dos espaços da Universidade. Maiores informações estão contidas no tópico «Atividades Culturais» do item «Outras Informações». Local: Ambiente externo da UP / Cozinha do Bloco Amarelo | Quantidade: 49

9.10 MOSTRA DE VÍDEO: Exibição de vídeos de curta e média-metragem previamente selecionados. É uma forma de incentivo à produção cultural, principalmente de estudantes. Ocorrerá nos Auditórios com capacidade de 200 a 500 participantes no Bloco Vermelho. A Mostra funcionará como um concurso dividido em 6 categorias, sendo elas: videoclipe, animação, ficção, documentário, experimental e institucional. Os projetos serão selecionados por uma banca julgadora através de inscrições pelo website e os melhores de cada categoria serão premiados. Local: Pequeno Auditório do Bloco Vermelho | Quantidade: 5 seções

9.11 EXPOSIÇÃO: Haverá a disponibilidade de espaço para até dez exposições, sendo que quatro delas já possuem tema definido e as demais serão selecionadas pela Conde Curitiba. As três exposições já decididas estão especificadas no item «Outras informações». Local: Corredores externos de acesso aos blocos da UP e Halls de entradas do Auditórios | Quantidade: 10

9.12 MERGULHO: Os Mergulhos constituem-se do produto ‘Oficinas e Workshops’. Consistem em Oficinas Workshops e Grupos de Discussão. Além de contribuírem para o enriquecimento do evento no âmbito da prática e teoria do Design e para a discussão de assuntos relacionados ao tema da proposta, eles serão fatores importantes na democratização do conhecimento. Isso porque os resultados, além de expostos durante o evento, serão levados e divulgados em outros meios, permitindo maior acesso ao conteúdo gerado ou discutido. Será o principal formato do evento com atividades práticas e teóricas que incentivem a produção e a busca pelo conhecimento. Com o lançamento do Edital de Inscrição de Mergulhos em 20 de janeiro de 2010, as pessoas interessadas poderão inscrever atividades para participar do evento. Posteriormente as atividades passarão por processo seletivo composto por uma banca de professores e organizadores do evento onde serão adotados critérios como: a qualidade, o tema abordado, a relevância. Estes serão selecionados através de inscrição pelo website do N Design Imersão 2010, e para serem aceitos deverão cumprir os seguintes pré-requisitos: discutir sobre o assunto antes do evento através de redes sociais ou fóruns na internet; propor troca de conhecimento que tenha relação com a temática do evento, podendo ir além do universo do Design; gerar e apresentar o resultado da atividade.


Os Mergulhos tem maior carga horária na programação e podem ter durações variadas, de acordo com a proposta do ministrante. Terão entre 20 e 50 participantes e serão realizados em salas de aula, laboratórios, ateliês e até ambientes externos, caso necessário. Utilizarão todos os espaços previstos na Universidade Positivo. Local: Salas, ateliês, laboratórios do Bloco Vermelho | Quantidade: 165 | Convidados: 150 selecionados / 15 convidados.

9.13 REPENTINA: Atividade surpresa a ser realizada no segundo dia, deverá envolver a temática do evento e incentivar a construção coletiva para integrar os participantes que virão de diferentes regiões do país. Trata-se de uma proposta tradicional dos eventos de Design. Será realizada em ambiente externo na Universidade Positivo, prevendo a participação de pelo menos 1500 pessoas. Local: Ambiente externo da UP | Quantidade: 1

10.OUTRAS INFORMAÇÕES 10.1 EXPOSIÇÃO DE 20 ANOS DE N DESIGN: Em Curitiba está arquivada grande parte dos documentos relacionados com o Movimento Estudantil de Design a partir de 1987, ano de fundação do Centro Acadêmico de Design (CADIUFPR). O CADI é único local onde se pode encontrar os cartazes de divulgação de todos os N’s Design, por exemplo, além de centenas de documentos manuscritos e cartas da época da organização e divulgação do 1º N Design (1991), quando ainda não contávamos com as atuais facilidades da comunicação online. A Conde Curitiba criou, dentro da Área de Marketing, a Comissão de Registro, incumbida de coordenar um trabalho de levantamento e digitalização destes documentos, registros fotográficos e audiovisuais, com o intuito de organizar uma exposição comemorativa de 20 anos do evento. Esta exposição será lançada durante o 20º N Design e poderá percorrer outras cidades brasileiras, a partir de editais distintos.

10.2 SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA | SEPA: Exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso, artigos científicos, projetos de faculdade, de pesquisa e de extensão. É um espaço tradicionalmente disponibilizado em eventos de Design para que estudantes possam expor seus trabalhos, a fim de divulgar aquilo que produziram ao longo de sua vida acadêmica. Com isso os participantes poderão compartilhar um pouco de suas conquistas e estudos. Será lançado o Edital no site do evento, a partir do qual os interessados enviarão suas propostas via internet e, por fim, para serem selecionados, os projetos passarão por uma banca julgadora.


10.3 EXPOSIÇÃO DOS MERGULHOS: Exposição gradual e cumulativa dos resultados de cada Mergulho (como Oficinas, Workshops e Grupos de Discussão) em espaço aberto. Todas as atividades de «Mergulho», por definição, devem produzir algum resultado, seja ele prático ou teórico. Portanto, diariamente, serão expostos os resultados das atividades para que todos os participantes tenham acesso ao que está acontecendo no evento, garantindo um maior envolvimento. Dentro das atividades está previsto um tempo específico para produção de tais resultados e cada ministrante será responsável pela geração do produto de sua atividade. O objetivo é tornar a construção coletiva do evento algo mais palpável.

10.4 NOVOS TALENTOS E TALENTOS DA HISTÓRIA: A exposição tem como objetivo, traçar um paralelo entre os expoentes de Design que deixaram sua marca e os futuros designers que estão construindo o seu nome. Utilizando a internet como fonte de triagem para os novos talentos e contando com o auxílio de um curador convidado para a indicação e seleção dos talentos.

10.5 EXPOSIÇÕES CONVIDADAS: Além das exposições de responsabilidade da Conde Curitiba, contamos com seis (6) convidados para os quais cederemos espaços para a exposição durante o evento. A execução será de total responsabilidade do expositor.

10.6 ATIVIDADES CULTURAIS: As atividades culturais serão realizadas de modo a valorizar e difundir as diversas manifestações culturais e nacionais, além de facilitar o acesso às mesmas. O evento não se limitará a manifestações somente da área do Design, e exercerá sua interdisciplinaridade através de apresentações de músicas regionais, dança, performances teatrais, feiras gastronômicas e de artesanato. As exibições, discussões e atividades de integração estimularão o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de um senso crítico coletivo. Os resultados das atividades serão registrados e os produtos do evento serão exibidos nas exposições e publicados em diferentes meios de divulgação. Essas atividades irão ocorrer diariamente, principalmente durante as manhãs, porém serão realizadas, também, em horários alternativos do evento.

10.7 ALOJAMENTO: O N Design Imersão 2010 pretende envolver o tema e o formato de imersão, em que o participante poderá se dedicar intensivamente à programação. Desta maneira planeja-se evitar ao máximo o deslocamento do participante, fazendo com que seu alojamento seja próximo ao evento. Isso beneficiará ao participante, diminuindo os gastos com transporte. O alojamento do N Design Imersão será na Chácara do Instituto Paranaense dos Cegos, um espaço de aproximadamente 16.000m², a 600m do Ponto de Encontro. Onde deverão ser acomodadas aproximadamente 3500 pessoas, em espaço totalmente coberto.


10.8 GRADE DE PROGRAMAÇÃO:


11.BENEFÍCIOS ESPERADOS 11.1 AOS ACADÊMICOS: • • •

visibilidade da profissão, integração, formação de uma rede de contatos com profissionais e estudantes; aprendizado diferencial, desenvolvimento de uma visão crítica sobre a área, profissional ou acadêmica; troca de experiências, enriquecimento da formação cidadã.

11.2 ÀS INSTITUIÇÕES SUPERIORES DE ENSINO: • • •

maior visibilidade para a própria instituição em nível nacional, formação de rede de contatos entre acadêmicos; espaço para desenvolvimento da excelência acadêmica e inovação tecnológica científica; ampliação da participação de acadêmicos em atividades de cunho científico.

11.3 À SOCIEDADE: Ao município e à sociedade em geral: exposição da cidade em nível nacional, reconhecimento da cultura local, ampliação do turismo e desenvolvimento da economia em período de baixa temporada, ampliação de possibilidades de renda para o setor hoteleiro, restaurantes, bares, boates, serviços de transporte e artesanato local, geração em nível imediato de benefícios pelo contato do público do N Design Imersão 2010 com os setores sociais, exposições e eventos culturais abertos à comunidade.

11.4 AO PATROCINADOR: Visibilidade da marca e sua inserção em meio a número significativo de futuros profissionais e atuais consumidores, interação direta da organização com o público, oportunidade de participação de um evento de grande porte de cunho acadêmico-cultural.

12.PLANO DE MÍDIA Para atingir o público-alvo do N Design Imersão 2010 a Conde Curitiba planeja usar diversas mídias para divulgação do evento antes citado. Tal divulgação deve ser dividida em três fases distintas: divulgação pré-evento, comunicação durante o evento e comunicação de registro, pós evento.


12.1 DIVULGAÇÃO PRÉ-EVENTO: Será feita em diversas mídias e visa atrair o público para os meios de comunicação da Conde Curitiba e consequentemente para o evento. Mídias a serem utilizadas: site do N Design Imersão 2010, blogs externos nacionais e internacionais, vídeos, sites de relacionamento e Twitter. Além de mídias tradicionais como revistas, jornais e rádio.

12.1.1 MÍDIAS DIGITAIS: O site do evento – www.ndesign.org.br – é o principal canal de comunicação entre Comissão Organizadora e público-alvo. O site atingiu 15.000 acessos (por pessoas diferentes) no mês de fevereiro de 2010, totalizando atualmente mais de 51.050 acessos ao site desde a mesma data. Outro canal de comunicação do evento é a comunidade N Design na rede social Orkut – www.orkut. com. Essa comunidade possui hoje cerca de 9.300 membros associados (dados correspondentes ao mês de março de 2010). O Twitter vem se firmando cada vez mais como um importante canal de comunicação e é possível observar a participação de empresas dos mais variados portes e ramos. O sistema mostra mensagens curtas (140 caracteres) para todos os seguidores de um determinado usuário. Os seguidores podem replicar (retweet) e responder (reply) às mensagens ao toque de um clique fazendo com que o Twitter seja um canal de comunicação global. O usuário N Design Imersão http://twitter.com/ndesignimersao - possui cerca de 2650 seguidores (dados correspondentes ao mês de março de 2010). Atualmente a divulgação através de vídeos é parte fundamental no processo de promoção de organizações e empresas. A aplicação deste recurso acontece, usando como canal, o site Youtube, onde foi criado um canal especificamente sobre o N Design Imersão 2010 -http://www.youtube. com/user/NDesignImersao. Atualmente, os vídeos já foram assistidos cerca de 800 vezes.

12.1.2 MÍDIAS IMPRESSAS: Serão enviados, a partir de janeiro de 2010, cartazes do N Design Imersão 2010 para diversas localidades. Tais cartazes serão recebidos e distribuídos, por pessoas específicas, participantes de uma campanha batizada de 00N – Agentes da Conde. Essa campanha consiste em ter pessoaschave em locais de difícil acesso como estados do Norte e Nordeste. Essas pessoas recebem um pacote com materiais para divulgação. Além disso, serão espalhados cartazes pelas universidades e faculdades de Curitiba e região metropolitana. A papelaria da Conde Curitiba será usada para documentos, por exemplo, papel timbrado. As cartas convite serão enviadas para pessoas escolhidas pela Conde Curitiba para participar de atividades específicas durante o evento.

12.1.3 DIVULGAÇÃO EM EVENTOS: Como parte da divulgação entre o público-alvo do evento a Conde Curitiba enviou representantes para os diversos eventos regionais realizados no Brasil. Tais como, os Encontros Regionais dos Estudantes de Design, R Design. A divulgação ocorreu por meio de apresentação formal nas Plenárias de Abertura e Encerramento dos eventos, cartazes espalhados pelos locais, marketing de guerrilha e atividades ministradas por membros da Conde Curitiba.


12.2 COMUNICAÇÃO DURANTE O EVENTO: 12.2.1 SINALIZAÇÃO: Serão desenvolvidas maneiras de sinalização para os participantes do evento. Esse desenvolvimento será feito de acordo com o Projeto Verde que visa à redução do impacto ambiental que um evento desse porte pode causar.

12.2.2 IMPRESSOS ÚTEIS: São aqueles entregues aos participantes para facilitar suas decisões e mobilidade durante o evento. É necessário visto que o local do evento – Universidade Positivo – apresenta grande área. Dentro desse pacote também está incluído um guia contendo um compilado das atividades que irão acontecer, bem como o horário de início e término de cada uma delas. Está previsto o desenvolvimento de uma central de informação para os participantes do evento. Essa central vai informar em tempo real tudo o que acontece durante o evento.

12.2.3 ESTANDES E BANNERS: Também serão disponibilizados espaços institucionais para os parceiros, apoiadores e patrocinadores. Banners do evento bem como dos parceiros, apoiadores e patrocinadores estarão estrategicamente dispostos no local do evento.

12.3 DIVULGAÇÃO PÓS-EVENTO: Caberá à Conde Curitiba realizar os registros das atividades durante o evento e divulgá-los posteriormente.


13.PLANO DE PATROCÍNIO 13.1 COTAS: A categoria Apoio Institucional será destinada a órgãos governamentais e instituições que darão ao evento apoio moral e técnico. Esta categoria é especial e passa por uma avaliação da equipe organizadora do evento. Nos itens de divulgação, esta categoria poderá se equivaler entre a cota ouro, prata ou bronze.

13.2 RECEITAS ESPERADAS: Custo total: • R$ 1.119.220,00 ; Entradas : • Patrocínio: R$ 188.940,00 • Inscrições: R$ 622.500,00 • Editais de Incentivo: R$ 307.780,00


13.3 PLANO DE DIVULGAÇÃO:


13.4 ITENS DE DIVULGAÇÃO: Marca no mailing do evento Inserção na marca nos mailings enviados pelo evento aos encontrisas, acadêmicos, profissionais e patrocinadores. Marca nas mídias digitais do evento Inserção da marca na estrutura das mídias digitais do evento, tais como site e blog. Marca no guia do encontrista Inserção da marca no guia do encontrista. O guia do encontrista é um livreto com as principais informações da estrutura e da programação do evento, com previsão de 6.000 exemplares. Marca nos vídeos de intervalo do evento Inserção da marca nos vídeos de intervalo do evento. Este vídeo será exibido entre as principais atrações do evento: Mostra de Vídeo, SEPAs, Debates e Biarticulados. Marca nas apresentações do evento Inserção da marca nas apresentações do evento em situações de divulgação e eventos entre estudantes, acadêmicos, profissionais e patrocinadores do Brasil inteiro. Marca no banner de divulgação do evento Inserção da marca nos banners de divulgação do evento. Espaço para exposição de banner no local do evento Disponibilização de espaço dentro da estrutura para a exposição de 01 (um) banner durante o evento. Marca nas camisetas do evento Inserção da marca na camiseta do evento, com previsão de 6.000 unidades. Marca no Kit do encontrista no evento Inserção da marca no kit do encontrista do evento. O kit irá conter itens como camiseta e caneca, com previsão de 6.000 unidades. Marca no projeto do evento e de patrocínio Inserção da marca nos impressos do projeto do evento e no projeto de patrocínio. Estas publicações serão entregues a instituições governamentais, instituições de ensino públicas e privadas e órgãos privados. Marca no cartaz do evento Inserção da marca no cartaz de divulgação do evento. Marca no certificado do evento Inserção da marca no certificado do evento, com previsão de 6.000 unidades impressas. Marca nos anúncios do evento em revistas e sites especializados Inserção da marca nos anúncios do evento destinados para revistas e sites especializados parceiros. Espaço de ½ página no guia do encontrista Espaço de ½ página no guia do encontrista para inserção de anúncio do patrocinador. O guia do encontrista é um livreto com as principais informações da estrutura e da programação do evento, com previsão de 6.000 exemplares.


Menção na rádio do evento Menção do patrocinador durante a programação da rádio durante o evento. Marca nos vídeos institucionais do evento Inserção da marca nos vídeos institucionais do evento. Estes vídeos serão publicados na internet e divulgados para estudantes, acadêmicos, profissionais e patrocinadores. Menção nos releases do evento Menção do patrocinador nos releases do evento direcionados para meios de divulgação tradicionais e revistas e sites especializados. Espaço para stand no evento Reserva de espaço para stand na estrutura do evento. Espaço de 1 página no guia do encontrista Espaço de 1 página no guia do encontrista para inserção de anúncio do patrocinador. O guia do encontrista é um livreto com as principais informações da estrutura e da programação do evento, com previsão de 6.000 exemplares. Espaço para inserção de totem no local do evento Disponibilização de espaço dentro da estrutura para a exposição de 01 (um) totem durante o evento. Espaço na programação do evento Dispobilinização de espaço de 30 minutos na programação do evento. Ou apresentação de vídeo de 30 segundos no horário nobre da programação do evento. Disponibilização de inscrições gratuitas (relativas ao pacote básico) Disponibilização de inscrições gratuitas para acesso às atividades do evento.


13.5 DIMENSÕES DE APLICAÇÃO DE PATROCÍNIO:

Cota Diamante 35 x 35 mm 100 x 100 pixels

Cota Prata 26 x 26 mm 75 x 75 pixels

Cota Ouro 30 x 30 mm 85 x 85 pixels

Cota Bronze 22 x 22 mm 62 x 62 pixels

14.CONTATOS REPRESENTANTES INSTITUCIONAIS • Alexander Czajkowski - 41 8856-7201 • Fabiano R. Braga Griebeler - 41 9163-7727 • Mario Ohashi da Trindade- 41 9927-1730

contato@ndesignimersao.com www.ndesign.org.br

Cota Apoio 18 x 18 mm 50 x 50 pixels


15.N DESIGN EM NÚMEROS

MÍDIAS

INSCRITOS

IMPRESSOS

ATUALMENTE : 3570


15.N DESIGN EM NÚMEROS

RENDA FAMILIAR

EDIÇÕES ANTERIORES


2010

w w w. n d e s i g n . o r g. b r


Projeto de Patrocínio