Issuu on Google+

Release Núcleo de divulgação Científica da Universidade Federal de Viçosa

A arte também faz ciência Universidade Federal de Viçosa desenvolve projetos no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Apesar de ter tradição e reconhecimento internacional com pesquisas em Ciências Agrárias, a UFV também desenvolve diversos projetos de extensão e pesquisa nas ciências humanas. Um desses projetos chama-se Sarau Cultural. Todas as sextas-feiras, de meio-dia às 14 horas, ele promove apresentações artísticas no Barzinho DCE da universidade. Pelo pequeno palco improvisado já passaram músicos, dançarinos e até mesmo intérpretes literários. O projeto, coordenado pela Professora Alba Vieira, tem como foco de pesquisa a formação de público. “Nós observamos que as pessoas não compareciam aos espetáculos realizados no Espaço Cultural Fernando Sabino, mesmo àqueles com ingressos a preços populares”, diz ela. Inspirados no verso “todo artista tem de ir aonde o povo está”, trecho da canção “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, eles perceberam que era preciso cativar o público e ensiná-lo a apreciar espetáculos. Passaram, portanto, a realizar apresentações em espaços abertos. Outro projeto que também pesquisa a formação de público é o Educação Para As Artes, do mesmo departamento. Surgido em 2008, conta atualmente com cinco professores, três bolsistas de Iniciação Científica e 26 voluntários, envolvendo os cursos de Dança, Comunicação Social, Educação e Pedagogia. Ele oferece oficinas e apresentações artísticas em creches e escolas da rede pública de Viçosa e cidades vizinhas. A metodologia é feita pelo modo participante, através da aplicação de questionários técnicos ao iniciar e ao finalizar o projeto em determinada escola. “Nós levamos as crianças a diversos espetáculos e ensaios de dança. É interessante como depois de algum tempo elas conseguem descrever processos coreográficos ou perceber erros de iluminação”, conta a Professora Alba. Este projeto de pesquisa e extensão rendeu um vídeo-documentário que está em fase de finalização e brevemente será distribuído nas escolas de Viçosa. Os resultados para as pesquisas na Dança estão alcançando resultados satisfatórios. O espetáculo “D de Divina Dama” lotou o Espaço Fernando Sabino no sábado dia 19 de março de 2010.

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV – CCH O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes é formado por 11 departamentos e oferece 14 Cursos de Graduação, um em Administração, modalidade a distância, um em Pedagogia (Veredas), modalidade a distância, cinco de Pós-Graduação (Stricto Sensu) e oito de Especialização (Lato Sensu). Para atender aos Cursos de Graduação, conta com dois


Laboratórios de Informática e um de Prática Jurídica, além de publicar, semestralmente, a Revista de Ciências Humanas. O curso de Dança da UFV A UFV é pioneira nesta área. A criação deste curso foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV em 2000, teve início em 2002 e oferece atualmente 20 vagas. Trata-se do primeiro curso superior de Dança no Estado de Minas Gerais, dentre universidades particulares e federais, sendo também o único até o ano de 2010, quando a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - também começou a oferecer o curso.

Contato com Professora Dra. Alba Pedreira Vieira: Telefone: 31 3899-4077 E-mail: apvieira@ufv.br

Contato: Léa Medeiros Jornalista Telefones: 31 3899-4397 ou 31 9795-0594 E-mail: ciência@ufv.br ou medeiros@ufv.br


DANÇA - A arte também faz ciência