Page 1


Jornal Nosso Bairro de Caieiras - CNPJ: 02.103.329/0001-03 Jornalista responsável: Prof. Marcelo V. Bruggemann - Mtb/SP 52.882 Representante Comercial: João Pereira Tel: 6250-1062 (Perus) José Pedro Tel: 6409-7940 (Fco. Morato) Colaboradores: Karoline V. de Paula da Silva e Jaqueline Sampaio Arte: Vanderlei dos Santos Silva Circulação: Caieiras, Franco da Rocha, Fco. Morato, Cajamar, Mairiporã, Campo Limpo Paulista, Perus, Pirituba e Lapa. - Os artigos assinados são única e exclusivamente de responsabilidade de seus autores Distribuição gratuita Fone: 4605 6401 // 7404 0640 // 9758 1456 e-mail: jornal@nbcaieiras.com.br www.nbcaieiras.com.br Rua João Rosolen, nº 125, Vila Rosina, Caieiras - SP

A reprodução total ou parcial das matérias, anúncios e fotos publicadas sem prévia autorização é expressamente proíbida


Educadores da Rede Municipal Participam do Concurso de Fotos Com o tema “Um momento intenso, significativo e prazeroso de aprendizagem”, Secretaria da Educação de Caieiras mostra em fotos a alegria de aprender

A

Secretaria Municipal de Educação realizou um concurso de fotografia com a finalidade de apresentar à população local, a partir do olhar de um professor ou educador, um momento rico de aprendizagem que aconteceu na rede municipal de ensino, premiando os melhores trabalhos dos segmentos EMEMI e EMEF. A avaliação das fotos foi feita por uma comissão julgador a for mada por representantes de pais, professores, educadores e da Secretaria Municipal de Educação, seguindo critérios como a ligação entre o tema e a frases, a criatividade, a consideração de um momento real, a estética e a qualidade da

foto. Foram premiadas uma foto de cada segmento, mas todas serão expostas em painel na Secretaria Municipal de Educação. As vencedoras foram: EMEMI - Angela Maria Barbosa dos Santos (Victório Schirmanoff) Frase: “Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão”. EMEF - Fabiana Suzi Ferreira da Silva (Luiz Zovaro) Frase: “Ser professor é saber que não existe limites, barreiras, exclusão social... Ser professor é se doar ao ser humano para que o resultado seja alcançado”.


Você sabe o que é bullying? H

oje com todos os meios de infor mação que possuímos, temos a obrigação de saber o que é o bullying. Basicamente o bullying consiste em agressões físicas e psicológicas que acontecem repetidamente, com frequência nas escolas. O ter mo bully vem do inglês, significa valentão. Acredito que é um problema gravíssimo e deveria ser tratado com mais atenção pela sociedade. Muitas pessoas acham que é um problema insignificante per to dos vários outros que temos em nosso país, mal sabem elas que o bullying é um problema sério que vem aumentando a cada dia. São inúmeros os casos graves de que temos notícias, desde assassinato dos agressores pelas pessoas a gr edidas, até mesmo o suicídio. As

pessoas que praticam o bullying deveriam ser punidas mais severamente, já que esse problema causa muito sofrimento às pessoas agredidas e suas famílias. Em geral as que sofrem agressões têm muito medo de contar a alguém o que estão sofrendo. Por isso, devemos estar sempre atentos e se presenciarmos algum ato de bullying devemos infor mar a alguém da escola, ou se for o caso, denunciar à polícia. Ficar em aler ta passa a ser um dever de todos, pois o bullying pode estar acontecendo até mesmo com nossos familiares. Ar tigo de opinião criado pela aluna: Ingrid Pereira da Silva (8ªD) da E.E.Afonso Moreno, em Fr ancisco Mor ato.


NO ÔNIBUS Um bêbado entrou num ônibus, sentou ao lado de uma moça e disse: - Mas como tu é feia, tu é a coisa mais horrível que eu já vi!! - A moça olha para ele e responde: - E tu seu bêbado nojento!!! E o bêbado imediatamente responde: - É, mas amanhã eu estou curado!!! ZORRO Um portuga tinha bebido a mais e voltando para casa, capotou com o carro e ficou pendurado numa arvore, sobre um precipício de 10000metros. Logo após chega um mascarado todo vestido de preto, num cavalo preto, e usava uma espada e salva o portuga. Logo pega a espada e faz um Z na barriga do por tuga e pergunta: - Sabes quem eu sou? O portuga pensa (?) olha o Z e responde: - Pois claro! Zuperman... ÁRIES - 21/03 À 20/04 É apenas um trailler do que vem pela frente, a data é simbólica: Urano, o planeta das grandes chacoalhadas cósmicas e culturais, adentra seu signo. A última vez foi em 1927/28. A idéia: aumentar a consciência do poder do individuo na sociedade.

TOURO - 21/04 À 20/05 Tire o dia para afinar os compromissos com sócios e clientes. Talvez receba um convite, é bem interessante e não há tempo a perder. Mudança astral: Urano em Áries marca o início de uma época em que você precisa apostar mais no seu poder pessoal.

GÊMEOS - 21/05 À 20/06 Sintonia fina com as pessoas que fazem parte de seu cotidiano. Bom dia pra trabalhar em alianças e pactos, preservando sua independência. Por falar nela, Urano em Áries aponta a necessidade de se libertar de esperanças vãs. Novos amigos chegam.

CÂNCER - 21/06 À 21/07 Lua ainda em Sagitário pede entusiasmo ao tocar a rotina e cuidar dos assuntos domésticos e cotidianos. A saúde está mais sensível a mudanças, preser ve sua paz de espírito. Mas a mudança radical vai acontecer na área profissional, nos próximos meses

LEÃO - 22/07 À 22/08 Inspirado, você hoje enxerga mais longe e vai entusiasmar as pessoas. Para isso, tem de sentir que está combatendo pelo que é justo e certo. No âmbito coletivo, a entrada de Urano em Áries favorece permeabilidade a teorias inovadoras,

LIBRA - 23/09 À 22/10 Fato importante é que Urano tecnicamente entra em Áries, prometendo abalos nas sociedades e parcerias. Suas expectativas sobre relacionamento serão alteradas. Mas nada disso é para um dia só. Será por alguns anos, a partir de agora. Ligue-se.

ESCORPIÃO - 23/10 À 21/11

pesquise.

Percepção boa para lidar com finanças e assuntos correlatos hoje. Será preciso ter golpe de vista e esperança pra colocar algo adiante, mas valerá a pena. Noticia nova de hoje é entrada de Urano em Áries inaugurando novo ciclo de atitudes.

VIRGEM - 23/08 À 22/09

SAGITÁRIO - 22/11 À 21/12

Algo mais no céu que traz frescor e novidade ao cenário astral é a entrada de Urano em Áries. Eletricidade a solta no signo da liberdade de ser e de existir pode ser altamente revigorante e ao mesmo tempo desafiadora para você. Terá tempo para entender.

Vai durar muito tempo, mas oficialmente começa hoje: Urano entra em Áries e para você a promessa é de novas percepções no âmbito afetivo e romântico, o nascimento de um talento, a vinda de um filho etc. Desejo de liberdade e de expressão.

CAPRICÓRNIO - 22/12 À 20/01 Abre-se hoje uma janelinha na cena intima: Urano entra em Áries prometendo revolucionar o âmbito doméstico e familiar com alterações, mudanças e chacoalhadas. Vai ser um transito planetário lento, por alguns anos. E vai mudar muita coisa.

AQUÁRIO - 21/01 À 19/02 Júpiter saindo de Peixes ainda promete sorte no âmbito financeiro, aproveite os últimos dias! Lua em Sagitário traz amigos que o protegem e facilitam algo para você. Urano começa hoje sua jornada - que vai durar anos em Áries: novos interesses!

PEIXES - 20/02 À 20/03 Urano saiu de seu signo e adentra Áries. Ok, ele vai demorar anos nessa trajetória, e em alguns meses volta a seu signo, eletrizando você de novo. Mas agora chegou o tempo de repensar sua independência financeira. Novidades estão chegando por ai.


NB Caieiras - Edição 138  

Jornal da Região de Caieiras