Issuu on Google+

Proposta de trabalho 2 – A bipedia na evolução física e intelectual do Homem A adaptação dos hominídeos ao novo meio ambiente - a savana - foi muito lenta. O aspeto do seu corpo e as suascapacidadesmentais (inteligência) foram evoluindo ao longo de milhões de anos. Contextualização – seriação de factos que explicitam a noção de evolução 1- Completa os espaços em branco do texto que se segue, recorrendo às palavras apresentadas.

inteligência;

instrumentos;

quadrúpede;

mãos;

bípede

Osseres que desceram das árvores tiveram que se adaptar a uma nova forma de vida. Abandonaram a posição ____________e passaram a locomover-se sobre os dois pés, adotando a locomoção _______________. Desta forma, passaram a ter as __________livres para se dedicarem a outras tarefas, como por exemplo: o fabrico de ____________________. Ao longo de milhares de anos, o Homem foi tendo necessidade de se adaptar ao meio que o rodeava, o que demonstra que possuía _________________, conforme nos comprova os diferentes instrumentos por ele criados. Contextualização - Distinguir causas e consequências 2 - Completa o esquema com as respetivas consequências.

A influência da bipedia na evolução física e mental do Homem

O hominídeo desceu das árvores e passou a procurar alimento no solo. ________________________

O hominídeo deixou de precisar das mãos para se deslocar. _________________________

A libertação da mão permitiu-lhe desenvolver outras capacidades, que resultaram em novas experiências ________________________



Hominização - PT2