Issuu on Google+

EDIÇÃO #1 NOVEMBRO 2013


“A arte e o design coexistem em um espaço e tempo onde o belo e o funcional se tornam cúmplices de algo maior presente na vida das pessoas, nos sonhos de consumo, na própria existência. Somos todos partes dessa existência e assim estamos lado a lado com o design que vestimos, calçamos, ouvimos, utilizamos, queremos, somos. A revista VENUS nasceu a partir do desenvolvimento de um projeto acadêmico para a disciplina de HADBRAS. VENUS é a primeira da série de revistas sobre design a serem publicadas, cada nomeada de acordo alguma obra referenciada no passado, sendo VENUS a primeira e CAROLINE e segunda publicação.” -Nayra Martins


A

04

ARTE POP

11

08

12

06

10

por trรกs do

DESIGN E O ARTESANATO


A

ARTE POP por trรกs do


2


4


Max Huber é um dos mais importantes designers gráficos do século XX e exerce, até hoje, grande influência sobre o design moderno. Ele estudou em Kunstgewerbeschule na cidade de Zurique onde trabalhou como diretor de arte até se mudar para Milão, em 1940, onde se tornou diretor de arte do conceituado Studio Boggeri. Huber sempre foi muito influenciado pelos ensinamentos modernistas de Max Bill e Lazlo Moholy-Nagy. Um de seus trabalhos mais memoráveis, os pôsteres feitos para as corridas de Monza, são o reflexo de suas influências e ilustram a maestria com a qual ele criava suas composições visuais. Tendo inicio no ano de 1928, Huber fez o design de pôsteres promocionais e flyers para as corridas de Monza, Itália. Compunham também essa série a identidade do Grand Prix e da Loteria da Corrida.

No ano de 1948 seus pôsteres para as corridas de Monza incorporaram ilusões de perspectiva visual que reinteram o senso de movimento e velocidade. As letras desaparecendo em contraponto a setas que se movem para frente, tipografias variadas de diferentes estilos e tamanhos e uma transparência vibrante criam a sensação de profundidade, ritmo e movimento, que buscam simular o sentido dos carros e ao mesmo tempo procuram mostrar a rua em sua posição estática. Antes de olhar para o futuro do design é preciso olhar para o passado e conhecer cada pedaço dos aspectos que constituem nossas facilidades. Max Huber como tantos outros são os precursores de tantos efeitos que estão a nossa disposição em ferramentas de softwares.


CAROLINE EDIÇÃO #2

DEZEMBRO 2013



Venus