A flecha negra

Page 26

rezar. - Que estás a fazer? - perguntou Dick. - Rezo por sua alma - respondeu o outro numa voz um pouco perturbada. - Por alma da bruxa? - exclamou Dick. - Pois reza por ela, se isso te agrada. Foi a melhor donzela da Europa, essa Joana d'Arc! O velho Appleyard, o besteiro, contava ter fugido dela em Mahoun. Na verdade era uma valente rapariga! - Está bem. Mas, caro Ricardo, se gostas tão pouco das mulheres, não és um verdadeiro homem; porque Deus fez os dois intencionalmente, e lançou o amor verdadeiro no mundo para que fosse a esperança dos homens e a consolação das mulheres. - Deixa-te disso! - disse Dick. - És uma criança de mama, para falares de mulheres. E se pensas que eu não sou um verdadeiro homem, apeia-te e, como queiras: a murro, à espada ou com arco e seta, provar-te-ei a minha virilidade. - Não, eu não sou guerreiro - disse Matcham, com veemência. - Não quis, de maneira alguma, ofender-te. Estava só a brincar. E se falo de mulheres, é apenas por ter ouvido que te ias casar. - Eu casar-me! - exclamou Dick. - Pois bem , é a primeira vez que ouço falar em tal. E com quem estou eu para casar? - Com uma tal Joana Sedley - respondeu Matcham corando. - É obra de Sir Daniel, que ganha dinheiro das duas partes, e, na verdade, ouvi a pobre

43 Stevenson

rapariga lamentando-se tristemente, por causa do casamento. Parece-me que é da tua opinião, ou, então, não gosta do noivo. - Bom! O casamento é como a morte, chega a todos disse Dick com resignação. - E ela lamentava-se? Vê lá como as raparigas são estúpidas? lamentar-se antes de me ter visto! Eu não me lamento. Se tiver de casar, casar-me-ei sem lamúrias. Mas se tu a conheces, dize-me cá: como é ela? Bonita ou feia? Desajeitada ou agradável? - Que te importa? - disse Matchám - Se estás para casar, não tens mais do que casar. Que te importa que seja feia ou bonita? Isso são ninharias! Tu não és nenhum menino de mama, Master Ricardo. De qualquer modo, casas sem lamúrias. - É verdade - respondeu Shelton -, pouco me importa. - Parece-me que a senhora tua mulher vai ter um agradável senhor - disse Matcham. - Terá o senhor que o céu lhe destinou - respondeu Dick. - Julgo que tanto poderia ser pior como melhor. - Pobre donzelinha! - exclamou o outro. - Pobre porquê? - respondeu Dick. - Pobre, por casar com um homem de pedra replicou o seu companheiro. - Coitada! Um marido, um marido de pedra.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.