Trabalho, tecnologia a educação: o impacto da tecnologia no trabalho docente

Page 93

FOTOGRAFIA E ALIENAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A IMAGEM* Lidiane da Silva Santos Vanessa Matos dos Santos Gerson de Sousa INTRODUÇÃO E sem dúvida o nosso tempo […] prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser […] Ele considera que a ilusão é sagrada, e a verdade é profana. E mais: a seus olhos o sagrado aumenta à medida que a verdade decresce e a ilusão cresce, a tal ponto que, para ele, o cúmulo da ilusão fica sendo o cúmulo do sagrado. Feuerbach (Prefácio da 2ª Ed. De A Essência do Cristianismo)

Vivemos em um mundo ditado pela produção e consumo de imagens o que favorece a atual condição onde, segundo Marcondes Filho (2007, p. 153) “tudo tem de ser transformado em imagens, tudo só encontra sua expressão quando mostrado nas figuras”. Neste ambiente, o excesso de imagens provoca certo horror a possibilidade de um mundo em que elas não existam. O resultado desse processo é uma cadeia de produção imagética respaldada pela necessidade incontrolável de produzir esse material. Tal atitude resulta em um processo que culmina no aprisionamento do ser humano em um ambiente pautado pela supremacia do visual, configurando assim um processo que pode culminar na alienação do homem. Esta compreensão nos conduz a repensar como é essa vida baseada em imagens: se ela existe de fato ou se configura como mera indagação conceitual, traduzindo–se como um espe*

DOI – 10.29388/978-85-53111-18-3-0-f-87-98

____ 87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.