Trabalho, tecnologia a educação: o impacto da tecnologia no trabalho docente

Page 126

desconectado da realidade, o educador tem a função de organização e orientação do planejamento das atividades didático–pedagógicas de forma interessante e interdisciplinar, utilizando projetos, oficinas, jogos, brincadeiras e outros meios que integrem os eixos temáticos. Nessa perspectiva, o professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano (BRASIL, RCNEI, 1998, p. 30).

Para isso, o docente deverá conhecer e respeitar as singularidades dos educandos em suas diversidades de hábitos, costumes, valores, entre outros, a fim de embasar seus planejamentos curriculares e tornar o processo educativo mais interessante. Segundo o processo de ensino–aprendizado progressista e emancipador, como defende Paulo Freire (2009), não é mediante uma “educação bancária”, com mera transmissão de conteúdos desarticulados, mas sim, com um ensino que considera as potencialidades e os conhecimentos dos sujeitos e incentiva o despertar de sua criticidade e criatividade. Nesse tipo de Educação, o educador deverá ser aberto ao diálogo e buscar alternativas em vista da aprendizagem significativa. O que torna essencial na educação de crianças tão pequenas, a integração do educar e o cuidar, em vista de ações significativas que promovam o aprendizado das mesmas, “[…] não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores” (BRASIL, RCNEF, l998, p. 23). E sim, considerá–las em seus vários contextos, oportunizar o contato com diversas linguagens e conhecimentos para a construção de sua identidade e autonomia, de forma a fazer uma “[…] reflexão sobre a prática direta com as crianças”, articulando maneiras de analisar o desenvolvimento das mesmas com “a observação, o registro, o planejamento e a avaliação” (BRASIL, RCNEF, l998, p. 41), entre outros, sem a intenção de classificar ou reprovar. Mas, para verificar possíveis lacunas no processo de ensino–aprendizagem, o que ____ 120


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.