Page 186

semestres regulares cumpridos em Regime de Alternância entre Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Entende-se por TempoEscola os períodos intensivos de formação presencial no campus universitário e, por Tempo- Comunidade, os períodos intensivos de formação presencial nas comunidades camponesas, com a realização de práticas pedagógicas orientadas; [...] e) apresentar currículo organizado de acordo com áreas de conhecimento previstas para a docência multidisciplinar – (i) Linguagens e Códigos; (ii) Ciências Humanas e Sociais; (iii) Ciências da Natureza, (iv) Matemática e (v) Ciências Agrárias. Recomenda-se, preferencialmente, que as habilitações oferecidas contemplem a área de Ciências da Natureza e Matemática, a fim de atender a demanda de docentes habilitados nesta área nas escolas rurais; [...] (BRASÍLIA, 2012, p.02).

Observa-se que as questões dialogadas pelo Movimento de Educação do Campo são, em certa medida, enfatizadas, como os aspectos relacionados à compreensão das comunidades locais e suas demandas, ao Regime de Alternância como estratégias fundamentais no processo educativo dos sujeitos do campo e os próprios aspectos relacionados com a formação por área de conhecimento. Ademais, é necessário que a instituição preveja formas de ingresso específicas, afirmando o caráter de ação afirmativa do PROCAMPO. Sobre os critérios avaliados nos Projetos apresentados alguns chamam atenção: [...] g) articulação com um conjunto de movimentos sociais e sindicais do campo ou Comitês Estaduais de Educação do Campo; h) contribuição do projeto político pedagógico do curso para o desenvolvimento da Educação Básica no campo; i) formação alicerçada em saberes, teorias, metodologias, competências e práticas que integram e fundamentam os processos de ensinar e de aprender na área objeto da formação docente, tendo como referência a realidade sociocultural do campo; j) promoção de estratégias de formação para a docência multidisciplinar com organização curricular por áreas de conhecimento; k) realização de práticas pedagógicas orientadas em Regime de Alternância; [...] (BRASÍLIA, 2012, p.03).

Assim, a articulação com os Movimentos e organizações Sociais do campo são aspectos avaliados dentro do critério, compreendendo que a LEdoC, para prezar sua

178

Profile for Carlos Lucena

Princípios de movimento de educação do campo: análise dos projetos político-pedagógicos das LEDCs do  

Princípios de movimento de educação do campo: análise dos projetos político-pedagógicos das LEDCs do