Page 137

CAPÍTULO 3 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Nesse capítulo buscamos descrever e problematizar discussões acerca do Projeto Político-Pedagógico, focalizando principalmente na discussão sobre seu papel enquanto instrumento vinculado com a inovação regulatória versus a inovação emancipatória. Além disso, precedemos com discussões relacionadas a própria constituição da universidade no século XXI, para pensar sobre o papel do PPP nesse contexto. Finalizamos com a discussão sobre o PPP na Educação do Campo.

3.1. Projeto Político-Pedagógico O Projeto Político-Pedagógico (PPP) se constrói como estratégias capaz de deixar posto [...] opções, definir intencionalidades e perfis profissionais, decidir sobre os focos decisórios do currículo (objetivos, conteúdo, metodologia, recursos didáticos e avaliação), analisar as condições reais e objetivas de trabalho, otimizar recursos humanos, físicos e financeiros, estabelecer e administrar o tempo para o desenvolvimento das ações, enfim, coordenar os esforços em direção a objetivos e compromissos futuros (VEIGA, 2007, p.13).

Desta forma, o PPP surge enquanto alternativa para se vislumbrar possibilidades, formas e estratégias para resolver, debater e materializar questões que se caracterizam como problemáticas no processo educativo. Vai além de uma lista de planos e atividades, é um processo vivenciado nos diversos momentos da instituição, na busca de uma direção. É uma ação com intencionalidade, de um processo coletivo na co-responsabilização dos diversos sujeitos que compõem a dinâmica educativa, levando em consideração tensões locais, nacionais e globais (VEIGA,

129

Profile for Carlos Lucena

Princípios de movimento de educação do campo: análise dos projetos político-pedagógicos das LEDCs do  

Princípios de movimento de educação do campo: análise dos projetos político-pedagógicos das LEDCs do  

Advertisement